sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Novidades e truques para acabar com as ESPINHAS MALDITAS!

Quem nunca passou pelo problema que atire a primeira pedra. Elas aparecem quando menos esperamos (ou precisamos). Esses momentos geralmente são o dia do nosso casamento, o primeiro encontro com o maior gato, a entrevista de emprego...
Mesmo tentando improvisar uma camuflagem (tópico que discutiremos mais tarde), e por melhor que fique o resultado, nós sabemos que a bandida está lá sugando toda a nossa autoconfiança.
Então, o que fazer???????
Vou partir do princípio de que você já segue uma rotina básica de cuidados com a pele. Quem realiza sistematicamente esse ritual, por si só já garante uma menor chance de sofrer com esses inconvenientes.
Mas ainda assim os astros conspiraram contra e você amanheceu com o vulcão em erupção bem no meio da testa.
Em primeiro lugar: FIQUE CALMA/O. Sabe-se que o stress precipita ou piora a acne.
Em segundo lugar, LIGUE PARA SEU DERMATOLOGISTA. Não esprema a espinha,sob risco de inflamar ainda mais a região.
Provavelmente seu médico irá recomendar que você use um creme com antibiótico e corticóide SOMENTE SOBRE A ESPINHA. Nos Estados Unidos eles aplicam uma injeção sobre a lesão chamada de Kenalog injection, que nada mais é do que corticóide, uma substância que ajuda a seca-las por diminuir a inflamação. Mas sabemos que o corticóide forte aplicado na pele, principalmente a longo prazo, pode causar vários efeitos indesejáveis como atrofia da pele, teleangiectasias (vasinhos), estrias...então essa solução não deve ser usada rotineiramente.
Quem gosta de tecnologia e vai viajar pode comprar dois aparelhinhos que ajudam a manter o rosto livre das indesejáveis:
* ZENO ($225; http://www.myzeno.com/), que ajuda a exterminar a bactéria causadora da acne sem os efeitos colaterais das medicações tópicas.
* Verilux HappySkin System ($199.95; http://www.healthylight.com/), um sistema que combina luz azul e vermelha com ações sinérgicas antinflamatórias e antibacterianas. É como se o paciente tivesse um Clearlight em casa, só que um pouquinho mais fraco. O Clearlight só pode ser usado em consultório médico, pois a sua luz azul é mais potente.

Se a espinha não ocorrer exatamente na véspera do seu acontecimento social, seu médico poderá propor um peeling feito no consultório, ou sessões de luz pulsada.
Espero que você consiga dar um fim bem rápido nesse desconforto! Eu como médica sei que quem tem espinha tem PRESSA!!!!
Boa sorte!

6 comentários:

amanda_louzano@hotmail.com disse...

olha.. eu leio TODO DIA seu blog, mas nunca comento... mas hj n teve jeito.. MENINA DO CEU, COMO VC EH COMPREENSIVA! eu jamais imaginei q uma medica, q lida tds os dias com problemas tao mais graves que espinhas, pudesse ter a sensibilidade de entender que UMA espinha pode estragar um dia, uma semana de uma pessoa (confesso q eh o meu caso!! auahahaha)
eu fiz tratamento com roacutan, mas raramente me aparece uma espinha (inclusive.. isso eh normal? espinhas dps de tomar esse remedio? faz 3 anos q terminei.. vou ao derma saber!), e ai meu mundo acaba!
nossa fiquei mto feliz msm.. pensei q se eu ligasse pro derma por causa de uma espinha, q pra mim eh MTO importante, pra ele seria uma bobeira!
adorei!!!!!!
bjos!

Fernandina Oliveira disse...

Oi eu adoro o seu blog, na verdade todos os blogs que falam de produtos e novidades para a pele estou eu lá dando uma olhada, lendo a sua matéria, eulembrei que tbm uso um produto,eu só do tipo que ñ acredito em milagres cosméticos, mas esse creminho realmente me deixou satisfeita é o concentrado ativo anti-imperfeições ele ñ acaba com a Acne de um dia pro outro mas realmente deu uma diminuida boa. Em mim geralmente uma espinha interna demora quase um mês pra sair( como eu ñ espremo) e usando esse creme no 2° dia ela já esta bem seca. Ha ñ esquecendo quero participar do sorteio eu sou "turista Real". Bjos e bom fim de semana

Unknown disse...

OIiii. queria mto te mandar um e-maill pode me passar? adorooo seu bloggggg.

Camila disse...

POxa fui em uma dermato com três espinhas enormes e perguntei se não rolava um peeling.. ela nem ai pra mim.

S A R A disse...

Olá, encontrei o seu blog e me maravilhei. Incrível como a senhora consegue ser tão sensível e compreensiva. Eu sou portuguesa, tenho 17 anos e problemas de acne desde os 12. Quando me apareceram as primeiras borbulhas eu nem reparei e deixei o assunto se arrastar até ficar com a cara cheiaa de espinhas.
Aí eu fui em varios dermatologistas que não resolveram meu problema. O ultimo que eu fui me deu um creme (effaclar K) para de manhã; um acido (eryfluid) para a tarde e o effaclar k de novo á noite. Me mandou lavar também o rosto com o gel da effaclar antes de aplicar os cremes. Para alem disso começei tambem a tomar a pilula e o minocin depois do jantar.
Com todo esse monte de medicamentos consegui superar meu problema, aí me descuidei, deixei de tomar tudo e voltei a ganhar espinhas á uma semana e estou ficando cheia de novo.
Agora retomei a pilula e hoje vou iniciar de novo o minocin e o effaclar.
Acha que é mesmo isso que devo fazer? Gostaria de tentar uma solução mais rapida. Pois da outra vez demorou muito para eu superar o problema :(
O que posso fazer?
Obrigado e desculpe o incomodo.

S A R A disse...

ah e gostaria tambem de saber se a base que eu uso para disfarçar as espinhas (La Roche-Posay Toleriane Base Fluída) prejudica o meu acne. É que estou com muitas espinhas mesmo e não consigo ir na escola sem colocar a base, me sinto muito observado e isso me deixa mal :(

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???