Esse é o conteúdo de uma reportagem que a revista Les Nouvelles Esthetic fez comigo sobre os diferentes tipos de pele e o que fazer para minimizar os seus danos:
TIPOS DE PELE:
1)Pele estressada:
O estresse aumenta a produção de radicais livres, que acelera o envelhecimento, debilitam o sistema imune e forçam o organismo a consumir mais nutrientes para se equilibrar, deixando a pele opaca, sem brilho e com o aspecto cansado. O resultado é pele envelhecida antes da hora. Cremes que contenham substancias antioxidantes (vitaminas C e E) ou neurocosméticos (substancias com ação semelhantes as endorfinas que aumentam a sensação de bem estar) ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres sobre a pele, minimizando seus efeitos.
2)Pele desgastada (fumo,bebida...):
Sabe-se que o cigarro tem diversas substancias nocivas à pele. Uma das mais temidas é a nicotina, que prejudica a circulação periférica,ocasionando perda do viço,o que torna a pele pálida e cinzenta. Além disso, a fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela produçao de uma enzima que provoca a quebra das moléculas de colágeno e elastina da pele. Como se não bastasse, o movimento muscular do musculo orbicular da boca, que é altamente solicitado na prensão do cigarro pela boca, provoca rugas de expressão e o temível código de barras, localizado no lábio superior.Tratamento: parar de fumar,estimular a oxigenação da pele com carboxiterapia e tratar as rugas de expressão com botox nas fases iniciais e preenchimentos, lasers ablativos ou peelings nas fases mais tardias, quando a ruga já se instalou definitivamente. Quem sai muito à noite não fornece a pele o repouso necessário que ele necessita para se desintoxicar através da mobilidade de líquidos pelo sistema linfático, que é facilitado pela posiçào deitada que assumimos ao dormir.
Tratamento: massagem facial feito por uma estecicista, máscaras descongestionantes, algumas horas de sono ou reposo deitado.Bebidas: o etanol também estimula a formação de radicais livres. Por isso,após uma noite de excessos etílicos é recomendável realizar uma dieta de desintoxicação, rica em chá verde, que é um poderoso anti-radicais livres.
3) Pele na TPM:
A diminuição do estrogênio nessa fase,provoca um relaxamento arterial, responsável pelo edema que surge principalmente nas pernas durante esse periodo. As variações hormonais estimulam a glandula sebácea a produzir sebo, resultando num aumento de oleosidade e o aparecimento de acne nesse período. Para evitar que isso aconteça é interessante utilizar sabonetes que reduzem a oleosidade e fazer máscaras como a de Argila verde, que suga o óleo excedente na pele,evitando o seu acúmulo. Para reduzir o edema corporal,recomenda-se drenagem linfática. Quando esse edema é muito intenso, pode-se fazer uso de diuréticos. Estudos indicam que o consumo de magnésio, calcio e vitamina B6 ajudam a reduzir os efeitos da TPM.
4)Pele pós menopausa:
A deficiencia estrogênica pós menopausica causa diminuição do colágeno e elastina, resultando numa menor espessura dérmica. Há também diminuiçào da secreção das glandulas sudoríparas e sebáceas, além de alterações na microcirculação. Com isso a pele se apresenta fina, seca e enrugada.
Tratamento: cremes que contenham isoflavonas de soja ou polifenóis como o Resveratrol (um dos 200 polifenóis do vinho), que tem uma semilaridade funcional e estrutural muito grande com o estrogênio,sendo por isso conhecido como fito-estrógeno. Além disso, pode-se melhorar a flacidez que piora nesse periodo com o Thermacool.
5) Pele de quem faz dieta:
Os cosméticos ajudam a melhorar a qualidade da pele, mas o brilho dos cabelos, das unhas e da pele dependem dos nutrientes que chegam até eles através da alimentação, sem esquecer da ingesta hídrica diária, mais necessária para se obter uma pele suficientemente hidratada do que qualquer hidratante. Por isso, recomenda-se fazer uso de alimentos com alto teor de vitaminas antioxidantes, ferro, calcio e complexo B, não se esquecendo também de que a carência de aminoácidos também é fator determinante da queda capilar e da flacidez cutânea.
6)Pele de quem se expoe ao sol:
O sol provoca elastose (destruição de colágeno e elastina) e manchas, inibe a expressão de determinadas celulas de defesa (aumentando o risco de cancer) e estimula a formação de vasinhos indesejáveis, as aranhas vasculares.
Tratamento: uso diário de protetores solares, terapia fotodinâmica para tratar lesões pré cancerígenas e alguns tipos de canceres cutaneos, Luz pulsada para melhorar manchas e o uso diário de cremes com formulações específicas para estimular colágeno e clarear a pele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário