quinta-feira, 10 de abril de 2008

De Olho nas Olheiras...


As temíveis e desgraçadas olheiras são causadas basicamente pelo depósito de pigmentação escura nas pálpebras inferiores, podendo ou não estar associada a uma discreta depressão local. Com o envelhecimento da pessoa, o problema tende a se agravar, pois essa pele que já é fina, tem sua espessura cada vez menor.
Consequentemente, a visualização desses vasinhos torna-se maior.
Esses capilares tem pequenos furinhos em sua parede, eles servem para dar passagem a células, que precisam transitar entre os vasos e os tecidos. Além das células, passa linfa e pigmentos de hemoblobina. Esse extravasamento promove a coloração arroxeada das olheiras.
Dito isso, já deu pra entender que não existe tratamento que elimine 100% esse problema. Principalmente as de origem genética. Mas elas podem melhorar seu aspecto drasticamente.
As compressas de chá de camomila gelado (receita da vovó) clareia o local transitóriamente por fazer uma vasoconstrição na pálpebra. Se o vaso se encolhe, os furinhos por onde o sangue extravasa se encolhem também.
O velho e delicioso SONO é fundamental para uma boa circulação sanguínea no local, motivo pelo qual sua falta imediatamente é percebida nas olheiras.
Um tratamento novo e não tão agradável quanto o bendito sono, é a carboxiterapia. Ela também age melhorando a circulação local, mas quando a pessoa interrompe o tratamento a tendência é voltar o problema.
As veias bem fininhas e superficiais podem ser cauterizadas por laser (Nd-yag, Rubi) e os resultados geralmente são mais duradouros (não são definitivos porque a longo prazo há uma neovascularização local).
Para retirar apenas os pigmentos extravasados, existem peelings (que por tabela acabam melhorando ruguinhas finas também), laser e luz pulsada (Quantum, dermapulse, Harmony...) que tenham como alvo o pigmento, e formulações clareadoras à base de ácido Kójico,hidroquinona, furfuriladenina, melawhite, arbutim, vitaminas k e C.
Para melhorar a congestão local você pode fazer drenagem linfática da área periocular e usar cremes auxiliadores com ativos como camolila e gingko biloba.
PIORAM A OLHEIRA:
# Sol
# Gravidez
# Período pré-menstrual
# Fumo, calor, choro
# Medicamentos para pressão alta
# Envelhecimento
# Provas de vestibular/faculdade/concursos em geral
# Marido/ namorado que sai para "tomar cerveja com os amigos"
# Filhos recém nascidos, crianças de 1 ano e meio e adolescentes de 16 anos.
# Época de natal e carnaval
# Vôos para a China na terceira classe
PARA AGUÇAR A SUA CURIOSIDADE, AMANHÃ DAREI UM NOME DE UM CREME DE OLHEIRAS QUE JÁ ESTEVE ATÉ EM FALTA NO MERCADO, PORQUE TODO MUNDO ESTÁ ADORANDO...

9 comentários:

Anônimo disse...

Olha,fala mesmo desse creme porquê eu desde que me conheço por gente parece que levei um soco em cada olho..Boa parte da minha é genética mesmo,minha mãe tem bastante,minha irmã também...além disso,eu realmente gosto de dormir tarde...tô tentando melhorar isso..Mas FALA LOGO PELAMÔRDE DESSE CREME por quê o caso aqui é sério...iuahiuahuiahua!!
O blog tá cada vez melhor!Bjão!

Mari disse...

Oi Lu, td bem, ainda vou te perturbar um pouco, como descobri o seu blog a pouco, estou nos post's antigos visitando todos e amando, realmente suas dicas estão vindo a calhar, em um post anterior vc comentou sobre os preparativos do seu casamento, quero saber sobre o roacutan, eu tomei a uns 10 anos atrás, a minha pele era muito oleosa e eu tinhas umas espinhas internas, tomei por um tempo e sempre fazendo controle com exames de sangue. A minha pergunta é o meu marido tem uma pele suuuuuuper oleosa, já cheguei a marcar consulta com dermato pra ele e comentei sobre o assunto, não quis dar de jeito nenhum, resumindo, não pode tomar tendo uma pele extremamente oleosa?AHHHH adoro esse seu senso de HUmor, fico rindo sozinha,,,,,,Beijos

Luciana Leal disse...

Mari,
Cada médico adota uma conduta diferente, até porque ela é que conhece o histórico clínico do seu marido. Mas eu sem conhece-lo e julgando que ele é uma pessoa saudável,não vejo problema no uso do Roacutan. Já tem um tempinho que ele é prescrito até para ajudar no rejuvenescimento, em pessoas sem oleosidade alguma. E vi isso no último Congresso Mundial de Dermatologia. Então, converse com sua médica e pergunte quais são os motivos médicos para o qual ela julga que ele não deve tomar o remédio.Fazendo o acompanhamento laboratorial certinho não tem problema nenhum.AH,E NÃO ENGRAVIDE DE MANEIRA NENHUMA,OK???Beijos!

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas!!!!

Sandra disse...

olá Lu tudo bem? eu sou nova no blog dei uma lida no tema "olheiras" e gostei do creme Hylexin (e tenho uma amiga que está indo à California por esses dias) mais estou com medo de usar e ter reações alergicas, minha Dermato me receitou um creme Epidrat olhos, comprei ardeu no primeiro dia achei normal mais assim que acordei no dia seguinte um dos meus olhos estava roxo e coçava muito! o que achas? já ouviu falar em reações alergicas com o Hylexim?

Paulinha disse...

Vôos para a China na terceira classe
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
adorei os causadores

Gaspinha disse...

Doutora

Estou indo viajar e gostaria de saber qual é o Hylexin correto para os olhas, já que na Sephora existem vários.
Obrigada.
Bjks
http://gaspinha.blogspot.com

Anônimo disse...

Luciana,

Gestantes podem usar o Hilexyn?

Obrigada!

Fernanda.

nanda disse...

Hilexyn pode ser usado por gestantes?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???