quarta-feira, 30 de abril de 2008

Seu shampoo cumpre o que promete? Confira...

Os efeitos do seu xampu
O primeiro xampu nos moldes modernos apareceu na década de 30 e, desde então, uma variedade de novas substâncias cheias de promessas vem sendo acrescentada à velha fórmula. Algumas funcionam — outras não.

A empresária Ana Paula Graziano, 39 anos, tem sempre em casa uma coleção de vinte xampus diferentes: "Minha experiência mostra que muitos deles não cumprem com a promessa do rótulo".
Essa é a conclusão de uma nova pesquisa conduzida pelo Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), cuja especialidade é justamente o estudo sobre cabelos. Durante cinco anos, os pesquisadores observaram cientificamente o efeito de algumas dessas substâncias, entre elas o áloe vera e as ceramidas. Enquanto isso, outros quatro grupos nos Estados Unidos e na Europa faziam um trabalho semelhante.

Ao final, chegou-se a uma análise detalhada de cinco das substâncias mais usadas nas fórmulas dos atuais xampus.
Conclusão: três delas causam, de fato, algum impacto positivo aos cabelos – e as outras duas têm efeito nulo. A seguir, os especialistas explicam por quê.

Com filtro solar
Promessa do xampu: proteger os cabelos contra os raios UVA e UVB, nocivos, nesse caso, por duas razões – eles deixam os fios ressecados e mais quebradiços, segundo foi comprovado por meio de estudos científicos.
Funciona? Não.
Conclusão da pesquisa: o filtro de proteção contido no xampu não resiste a um único enxágüe – 98% dele desaparece no ato. O resíduo que fica nos cabelos tem efeito zero

Com vitaminas
Promessa do xampu: com fórmulas compostas, em geral, por vitaminas A, B ou E, a idéia é fortificar os fios e lhes conferir brilho.
Funciona? Não.
Conclusão da pesquisa: o consumo regular de alimentos ricos em tais vitaminas de fato estimula o aparecimento de fios mais fortes, como já foi comprovado cientificamente – mas no xampu o efeito delas é zero. Também não se verificou nenhum impacto positivo quanto ao brilho, como prometem alguns fabricantes

Com silicone
Promessa do xampu: tornar os cabelos mais fáceis de pentear e lhes dar brilho.
Funciona? Sim.
Conclusão da pesquisa: por sua oleosidade, o silicone cumpre com as duas promessas e ainda ajuda a formar sobre os cabelos uma camada protetora – espécie de blindagem contra a perda natural de proteínas durante a lavagem.
Com isso, os cabelos ficam menos quebradiços a longo prazo. É bom, no entanto, manter parcimônia no uso: a aplicação diária desse tipo de xampu pode deixar os cabelos oleosos demais.

Com ceramidas
Promessa do xampu: repor o suprimento de ceramidas, uma proteína natural dos cabelos cuja função é manter os fios uniformes da raiz às pontas, livres de eventuais ramificações.
Em quatro meses de uso do xampu, cerca de 80% de tais proteínas desaparecem dos cabelos, daí a necessidade de uma dose extra delas.
Funciona? Sim.
Conclusão da pesquisa: as ceramidas artificiais de fato aderem aos cabelos e se prestam bem ao papel de unir as escamas dos fios, conferindo-lhes uma superfície mais lisa e algum brilho.

Com Áloe Vera
Promessa do xampu: hidratar os cabelos por meio do áloe vera, um extrato retirado da babosa fartamente usado pela indústria de cosméticos.
Funciona? Sim.
Conclusão da pesquisa: o extrato em questão é composto de 96% de água e 4% de moléculas de carboidrato. São justamente essas moléculas as responsáveis pelo transporte da água às camadas mais internas dos fios, daí o efeito hidratante. Os testes indicam que o melhor resultado se dá quando o xampu permanece por pelo menos três minutos nos cabelos.

Fonte: REVISTA VEJA

Queridas: como vocês sabem, eu sou médica e trabalho basicamente com a beleza. Uma das minhas maiores dificuldades é desmistificar uma série de conceitos que as pessoas possuem. Nós mulheres somos bombardeadas diariamente com falsas promessas pela indústria da beleza. Exercitem mais o seu questionamento, parem pra pensar antes de gastar seu dinheiro. Um dia vou fazer um post aqui só sobre "mitos de beleza"...

17 comentários:

Anônimo disse...

adorei!
vou correr pra comprar uma máscara de ceramidas, silicone e aloe e vera! hahaha

Anônimo disse...

É fogo!!!!
O pessoal ganha muita grana em cima da nossa vaidade!!!!
Adorei,Dra.Luciana!!!

Luciana Leal disse...

Oi,Camila!!!
Você está certa!!!Precisamos escolher muito bem onde vamos gastar nosso rico dinheirinho!!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Luciana, muito legal o post. Seria legal tb um sobre cremes anti-idade.Ouvi falar bem da Avene e da La Roche Posay, sao bons mesmo?

Luciana Leal disse...

Carlav,
Adoro os cremes da La Roche e da Avène...pode comprar qualquer um sem medo...esses laboratórios estão sempre presentes nos congressos mundiais e meetings de dermatologia. Fazem estudos clínicos, comprovados cientificamente, e meus pacientes adoram!
Só tome cuidado para comprar o creme ideal para a sua faixa etária. Para isso, converse com o seu médico.
Beijos e volte sempre!!!

Fast Fashion disse...

eu adoro seu blog.Obg pela visita.Beijos

Izabela disse...

Amei os esclarecimentos!
Mas gostei mais ainda da idéia do futuro post "mitos da beleza"! Espero ansiosamente, Lu!
Um beijo e ótimo feriado.

Anônimo disse...

Luciana, bom saber que esses cremes sao confiaveis. Estou usando o Active C XL e o para os olhos tb. Tenho 30 anos. sao indicados para essa idade, certo?
Na verdade comprei sem orientacao medica, estou morando na Italia e ainda nao achei nenhuma dermatologista de confiança por aqui.

Estou adorando o blog.
beijos
Carla

Luciana Leal disse...

Carlav
Você está morando muito bem, viu????
O Active C XL é muito legal para quem tem 30 anos. Acertou na mosca.
Quanto ao dermatologista, me diga em que cidade está que eu te recomendo um nome legal de médico.
Volte sempre!!!

Luciana Leal disse...

Izabela,
Podes crer que vou fazer esse post mesmo...Acho que vou pegar uma semana para ser "A SEMANA DOS MITOS" e vou desmistificar 1 por dia. O que acha????
Bom feriado!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Luciana!Fazia um tempinho que não comentava,mas vinha sempre aqui..é ótimo os posts que você faz,pq além de empolgar nosso lado mulherzinha,ainda é uma visão de uma profissional,então eu pelo menos,me sinto ainda mais animada a me cuidar,com os produtos que realmente valem a pena!
beijaoo

Beauty Tips disse...

Luciana,
Xampus sem sal são realmente melhores e esses anti age também?
Tem alguma marca que você indica.
Obrigada!
camila.carita@gmail.com

Luciana Leal disse...

Camila (Beauty Tips),
Todo xampú tem sal, até os que se auto-denominam "sem sal". É que eles têm MENOS sal realmente...então de fato, agridem menos...pode usar tranquila, especialmente se faz alguma química pesada nos cabelos.
Quanto aos anti-aging, são a maior balela do mundo, porque nosso cabelo tem um ciclo de crescimento e queda, que varia entre 3 e 7 anos (por isso que em algumas pessoas o cabelo nunca chega na cintura.O ciclo dele termina antes de chegar no comprimento que a pesoa deseja).Portanto, nosso cabelo não envelhece nunca mais do que 7 ou 8 anos...Logo, uma pessoa de 70 anos tem um cabelo de, sei lá, 5 ou 6 anos no máximo. A cada ciclo completo, porém, o cabelo vai nascendo em menor quantidade, mais fino, e com ciclos mais curtos. O último Congresso Mundial de Dermatologia lançou um comprimido que diminui esse problema. Chama-se Innèov Hair Mass.Algumas importadoras brasileiras já estão endndo essa gracinha.
Beijos!

Anônimo disse...

Ai, que raiva, escrevi, escrevi e apaguei o meu post.....vamos la, de novo

Oi Luciana, que bom que acertei no Active C, estou adorando.
Eu moro em em Limone sul Garda, como diz o nome na regiao do lago de Garda. Serà que vc conhece alguem por esses lados?

Mudando de assunto, eu vi seu comentàrio sobre o Inneov. Tb estou usando jà que depois que vim para cà meu cabelo ficou muito mais fino e começou a cair tb. Nao sei se pela alimentaçao ( mto carboidrato) ou pela agua ( mto calcàrio). Na duvida estou mandando ver no Inneov, ainda nao vi mto efeito, tem 1 mes que estou tomando.

beijos

Luciana Leal disse...

Ciau, Carlav!!!
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiii....não conheço ninguem nessa sua região....é perto de Roma???Lá eu conheço um médico legal que poderia te indicar....
Quanto ao Inneov, acho que você vai adorar, mas tem que esperar uns 3 meses para ver um bom efeito.Outra coisa, seria interessante fazer um exame de sangue para ver se vc não está com nenhuma doença de base (anemia, problemas de tireóide,...)
Por isso acho que vc deveria mesmo procurar um médico..seja onde for...Olha, se tiver qualquer dúvida, me escreva!!!
Beijos!
Luciana

Anônimo disse...

Oi Luciana. Muito obrigada, vc é um amor.
Eu moro bem longe de Roma, aqui é mais perto de Verona ( norte da Italia). Vc tem razao, melhor eu consultar algum medico.Nao custa nada tentar algum por aqui. Enquanto isso continuo no Inneov, acho que nao tem problemas.

Agora vou ler o post do chocolate, quero ver se é verdade ou nao que ele dà espinhas.

beijos

Sílvia disse...

Pessoinha, AMEI o teu blog^^ Sou revendedor AVON, e gostei das dicas de maquiagem... Favoritei no meu PC, depois vou pôr no meu blog^^
se cuide
=****

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???