sábado, 3 de maio de 2008

Mitos de beleza: CHOCOLATE DÁ ESPINHAS






















Essa série de posts que estou com vontade de escrever, serão uma mão na roda para diversos dermatologistas espalhados pelo país. Isto porque nossa especialidade é cercada de mitos e crenças, difíceis de serem aceitos como tal pelos nossos pacientes. Resolvi começar pelo mais comum deles. Esta é uma questão bastante complicada, porque as mães gostam que os filhos acreditem nisso, pois é uma maneira de controla-los. Como são adolescentes e têm acesso ao chocolate facilmente, muitas genitoras procuram diminuir o consumo de chocolate de seus filhos através do medo.


Enfim, chocolate, amendoim, gorduras, etc, causam acne? Não, mil vezes NÃO!!!!!!!

O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea. Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

Mas porque então algumas pessoas juram de pés juntos que ficam com espinhas quando comem chocolate? Essa pergunta tem duas respostas.

A primeira e mais comum é a seguinte: ALERGIA ALIMENTAR. Que pode ser ao leite, ao amendoim, ao camarão... Uma das manifestações da alergia alimentar, além do exantema (ficar cheio de manchinhas vermelhas), é a acne (com pús e tudo). Portanto, se você relaciona o aparecimento de espinhas ao consumo de determinados alimentos (independente de ser chocolate ou não), procure o seu médico.


Outra situação comum, principalmente entre as mulheres: stress emocional. Pode ser causado por uma prova difícil, um desgraçado que não telefona, ou qualquer outra desgraça. O que costumamos fazer quando estressamos??? COMEMOS CHOCOLATE. Quilos de chocolate, de preferência. O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, não pelo chocolate em si, mas pela alteração hormonal decorrente dessa condição de estresse. Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células. Fique atenta à cor do chocolate. Isso porque os Flavonóides estão no cacau e quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde.

Então, as mães dos meus pacientes que me desculpem, mas chocolate NÃO DÁ ESPINHAS.
(ah, e só pra constar: seguindo a mesma linha de raciocínio, masturbação também não...)

15 comentários:

Anônimo disse...

muito legal esse post, luciana! assim eu percebo que quando eu exagero no chocolate, batata frita etc ( mas exagero, um bombom não faz a menor diferença) a minha pele fica pior, mas talvez o efeito seja psicológico sei lá... é que eu já tenho pele oleosa e tendência a ter cravos, então qualquer coisa é motivo ( até um tempinho a mais com maquiagem)mas talvez isso ocorra pq quando comemos chocolate, amendoim etc estamso deixando de coemr coisas que realmente fazem bem a pele com frutas, e aí vem a culpa...é algo a se pensar, não?
mil beijos

Luciana Leal disse...

Com certeza, Marina!!!!

Anônimo disse...

Oi, Luciana; cheguei aqui pq vi um comentário seu no blog da Renata, a rainha do universo, rs. Gostei do blog, principalmente das dicas pra pele, e já fui lendo tudo. Eu fiquei com uma dúvida no post do dia 23/02; lá vc fala da da máscara da Neostrata chamada Rapid Clear, mas não encontrei nenhuma máscara da Neostrata; e Rapid Clear é um esfoliante da Neutrogena. É esse nome mesmo o da máscara?
Obrigada.

Luciana Leal disse...

Oi,Jussara!!!
Você está certa!!!!
Eu devia estar com algum problema neurológico naquele dia...
Mas olha, o rapid clear é uma máscara esfoliante. Deve existir também o esfoliante clássico (com grãozinhos) dessa marca, mas eu estava falando mesmo da máscara.Que, aliás, eu usei hoje!!!
Vou consertar o post agora e obrigada pelo toque!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi, Luciana.
Já encontrei a máscara! imagina, "problemas neurológicos" acontecem!rs. Vc só trocou os nomes das marcas. Se vc usa e diz que é bom, eu vou nela então, até pq, o preço é bem convidativo.

Estou querendo comprar uns produtos da Anna Pégova, vc sabe dizer se são bons? estou entre eles e uns da Avène, que sei que são bons, mas AP nunca usei.

Vc falou num outro post sobre o Tend Skin, para pêlos encravados; não sou do Rio, mas procurei no site da Época e não tem; não teria um outro produto similar fabricado no Brasil? eu estou fazendo depilação a laser, mas mesmo assim, alguns pêlos insistem em encravar :/.

Em relação a este post, já notei que o meu emocional influencia muito a minha pele. Uma dermato uma vez me falou que tem a ver.

Bjs,obrigada e desculpe o comentário enorme.

Anônimo disse...

Ah, gostei das músicas que vc postou lá embaixo. Depois vou anotar os nomes de algumas pra colocar no meu mp3 quando for malhar.

Andréa Porfírio disse...

Dra. Lu, vc postou no meu blog que o Roacutan melhora mesmo a pele. Realmente, faltando apenas 1 mês para o fim do tratamento, eu sou outra, embora precise de alguma coisa pra melhorar os buraquinhos herdados dos cravos. Agora, meu bumbum não melhorou nada, continua cheinho de espinhas, na verdade comecei o tratamento justamente por causa dele e não vi nenhuma melhora. Uso calcinhas de algodão, só tenho 2 calças jeans que raramente uso, não uso roupas apertadas, será maldição?

Luciana Leal disse...

JUSSARA:

Que bom que você me perdoou...algumas vezes quando venho escrever aqui, já trabalhei e repeti nome de creme o dia inteiro...e algumas marcas são tão parecidas!!!Por exemplo, alguem merece lembrar qual creme é da DERMATUS e qual é da DERMAGE????
Olha só, pararam de importar o Tend Skin, não sei qual o motivo...mas não se preocupe.Seu dermatologista poderá mandar manipular uma loção com os componentes principais da fórmula.
Ainda em relação aos cremes que você quer comprar, também acho que você deve ir ao médico antes. A marca é boa sim, mas de repente existe outro produto melhor e mais barato para o seu problema.
Pense nisso....
Beijos e escreva sempre!!!Não tive tempo de responder ontem, me desculpe, tá???
Beijinhos!

Luciana Leal disse...

ANDREA:

A pele fica mesmo uma seda!!!!
Em relação ao seu bumbum, sabia que existe um tipo de foliculite que é causado por fungos e não bactérias??É muito difícil diagnosticar isso, pois é igualzinho à foliculite comum. Qualquer médico, eu inclusive, não pensaria primeiro nessa possibilidade. NÃO ESTOU DIZENDO QUE VOCÊ TENHA ISSO, porque não te examinei, não sei quais tratamentos você já fez antes, não sei o que você já usou em casa, não sei que dose de Roacutan você usou e etc...Acho que você deve voltar lá no seu médico (no mesmo médico) e tentar outras possibilidades de tratamento como laser ou peelings.Outra solução pode ser depilar o bumbum com laser. Te desejo boa sorte e melhoras!!! Gostaria de poder ajudar mais...

Anônimo disse...

Oi, Luciana.
Imagina, não tinha pq não te "perdoar". Acho seus comentários divertidos, rs. Aliás, Dermatus e Dermage, são duas marcas ótimas, não? só não se pode dizer o mesmo dos "precinhos", hehe.
Vou ver então com minha dermato se ela me passa uma receita pra eu mandar manipular.
Não tem problema por não ter respondido ontem, imagina.
Pode deixar que já virei assídua do seu blog ;).
Vc teria o link do jornal que saiu com a sua matéria? eu procurei no site, mas não encontrei, não sei se está disponível na versão online, está?
Tks again.

Luciana Leal disse...

Jussara,
No blog da Anne Makeup (o blog dela tb saiu na matéria) tem o link que faz cair diretamente na matéria...acho mais fácil assim....
http://annemakeup.blogspot.com

Eu sou monguinha em relação a coisas tecnológicas...aliás nem sei como consegui fazer esse blog...
:-)

Anônimo disse...

oi Luciana, descobri seu blog por acaso, e olha...não sei porque,mas sempre que eu como muito chocolate, sim que me aparece espinha....então qual e a explicação??bjs para voce

carol rocha disse...

APROVADÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

eva disse...

Luciana adorei o post. Eu sempre tive acne e sou chocolátra. Algumas pessoas quando me encontravam comendo chocolate ficavam falando: isso dá espinha! Bom o que posso dizer é que independente do tanto de chocolate que como, o que realmente me dá acne é o stress, as alterações hormonais. Época de prova na faculdade, acne na certa. Semana do meu casamento, infelizmente, acne na certa. Agora casada, amada e feliz, pele radiante sem acne, exceto pela TPM.
Gostei bastante do seu blog. Parabéns. Beijos

Anônimo disse...

Alimentação influencia demais na pele. Meu marido tinha acne que não resolvia nem c/ isotretinoína/roacutan. Aliás, esse medicamento foi péssimo p/ ele, teve de suspender. Foi só suspender proteína bovina (leite e carne), por motivos que não tinham inicialmente a ver c/ a pele, que a acne desapareceu e acabou o excesso de oleosidade. A pele melhorou ainda mais c/ a retirada do glúten. Minha pele tb virou outra. A Universidade Católica de Campinas já comprovou, em pesquisas, que o leite, devido aos hormônios, entre outras causas, provoca acne.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???