terça-feira, 6 de maio de 2008

Mitos de beleza: SE EU RASPAR OS PÊLOS, ELES NASCERÃO MAIS GROSSOS...


Resolvi escrever sobre isso, porque hoje é um dia em que vou responder essa pergunta umas 17.984 vezes no consultório. É dia de depilação a laser, e como a maioria das mulheres sabe, antes de aplicar o laser, precisamos raspa-lo. Isso diminui a dor sentida e a possibilidade de uma queimadura, pois o laser esquenta o pêlo que têm melanina. Ao encostar o hand piece sobre o pêlo, ele se deita sobre a pele. Como esquenta, ao invés de a pessoa sentir uma fisgadinha, sentirá uma fisgadona (se não raspar). Além disso, sem raspar, a energia do laser se dispersa um pouco e não chega no fundo do folículo piloso, onde ele nasce.
Até aí tudo bem, se a criatura quiser depilar a virilha ou as pernas. Mas experimente apontar uma lâmina de barbear para o rosto ou buço de um ser humano do sexo feminino!!! É uma crise!!! Em outras palavras:
"Mas doutora, meus pêlos vão crescer mais grossoooooooos!!!!!!!!!!!!"
Queridas: Nada que se faça com a haste do pelo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo ficou mais grosso deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Outra coisa: Quanto mais longo for o pêlo, mais fino temos a impressão de que ele se torna (e no cabelo é assim mesmo, pois vai ficando com pontas duplas). Mas a base de onde ele nasce continua a mesma. Quando cortamos no ombro um cabelo que ia na cintura, não parece que ele fica "mais cheio"? A mesma coisa acontece ao se raspar: aquela pontinha preta quando "desponta no horizonte", como é muito curtinha, dá a impressão de ser mais grossa.
Essa crença é tão arraizada nas culturas, que existe um país aqui na América do Sul que raspa o cabelo de todos os recém-nascidos quando eles nascem, na esperança de deixar os cabelos mais grossos...doce ilusão...
Então, vamos combinar: raspar os pêlos pode deixa-los encravados, pode dar foliculites e infecções, pode escurecer a área pelo atrito, pode ser desconfortável e durar pouco, mas não deixa os pêlos mais grossos. Ok????
Agora vou bordar essa explicação nas costas do meu jaleco e quando eu escutar essa pergunta, ao invés de repetir isso tudo, vou me virar de costas, conto até 20 e depois me desviro, com o mito devidamente desmistificado....

17 comentários:

Thais Bouckorny disse...

hahaha muito bom!!!
mas e o que eu faço então para clarear a area que foi escurecida?
beijooooooooos lu!

Anônimo disse...

Hahahaha, agora vou mandar minha mãe ler isso.
Pois ela vive dizendo que raspar os pêlos faz eles crescerem grossos.
Adoro seu blog.

Beijoos
Débora

Luciana Leal disse...

THAIS:
Olha, existem vários cremes que você pode usar para clarear a área. Também pode fazer laser ou peelings, mas se não retirar a causa do escurecimento (que é o atrito),nada vai adiantar...

DÉBORA: não é só a sua mãe que diz isso, tadinha...99,9% da população acredita nisso...Sabe outro fato que colabora para essa crença que eu esqueci de colocar no post?
Quando é que começamos a raspar pernas, buço, etc???Na adolescência, certo???E qual é a época em que nossos pêlos começam a engrossar devido às explosões hormonais??? Justamente a adolescência. Daí a pessoa associa o engrossamento à coitada da lâmina. Mas o pêlo engrossaria até se fosse depilado com a força do pensamento.Porque é o que acontece nessa época da vida...
beijos!!!

Anônimo disse...

Agora to boba... Tai uma coisa que sempre acreditei piamente...!
Gente, to amando esse blog!!

Anônimo disse...

Muito bom mesmo esse post. Estou adorando essa serie dos mitos de beleza.
Deu até para perder um pouco o medo de raspar a perna.

beijos

Gabi Magioli disse...

Eu acho que no fundo todos sabem disso... mais é aquele negócio né? "quero ouvir do profissional" mais que deve encher o saco responder isso sempre,ahhh deve!

Luciana Leal disse...

Que tal falarmos agora sobre colocar anticoncepcional no shampoo?????
Beijos!

Luciana Leal disse...

Que tal falarmos agora sobre colocar anticoncepcional no shampoo?????
Beijos!

Anônimo disse...

luciana, tira outra dúvida? e depialr com cera ou qualquer outro método pela raiz, afina e diminui ou isso tbm é só impressão?
beijos!
ps: essa do anticoncepcional no shampoo eu nunca acreditei...rs
tem gente que acredita ainda?

Luciana Leal disse...

Marina,
Tirar com cera afina o pêlo a longo prazo sim!!!!Deixa a perna até falhada!!!!Aliás nem precisa ir muito longe: gente que tem o mau costume de usar calças compridas apertadas também podem ficar com os pelinhos falhados!!!
Beijinhos!

Vanessa disse...

Oi Luciana

Sou uma leitora nova e estou adorando o seu blog!Moro aqui no Emirados Árabes ( um lugar de temperatura agradável (40 graus na sombra) e umidade daquela que te deixa grudando em 5 segundos. Minha pele ta uma bos..... Ela era ótima (após o roacutan claro) e pra piorar to toda empolada não sei se é o sol ou transpiração parece como se eu tivesse escabiose rs... Mas vamos mudar de assunto pois não é uma consulta.Qual creme seria bom para clarear a axila?
Obrigada e desculpa o aluguel aqui não tem médicos tão bons quanto no Brasil buáááááa

Anônimo disse...

Qual o melhor tipo de laser pra fazer a depilação definitiva? Moro em Campinas e estou procurando alguma clínica pra tratamento...

Dani é: disse...

Boaaaa!

Unknown disse...

Olá, como fazer para os pelos não coçarem muito depois, pois notei que ao usar gillete, coça muito logo depois, existe alguma pomada ou outro recurso?

karen disse...

to adorando esse blog

Anônimo disse...

Nossa, fiz depilaçao a laser hoje e a primeira pergunta foi essa! hahaha! No procedimento ela nao me deu e nem uso oculos, é necessario usar?

Anônimo disse...

Oi lu meus pelos das pernas eram fininho aí raspei duas vez agora eles estão muito grosso como faço pra afinar eles ?obrigada

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???