terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dúvidas sobre Melasma


Amigas sofredoras de melasma:

Tenho recebido vários comentários com dúvidas sobre o maldito.

Aguardem, pois estou preparando um post especial sobre melasma.

Enquanto isso, estou recolhendo algumas dúvidas das leitoras, tipo: tem cura? Luz pulsada ajuda? existe algum creme milagroso? Porque meu melasma piora mesmo quando eu uso protetor solar? Etc,etc,etc.

Mandem suas dúvidas sobre melasma ainda esta semana!!!

Beijos!

28 comentários:

Anônimo disse...

QUERIDA LUCIANA, MINHAS DÚVIDAS SÃO: O MELASMA ESTÁ RELACIONADO COM A GRAVIDEZ? lUZ PULSADA É O MAIS INDICADO? CREMES COMO: TRI LUNA, E CLARIDERME, AJUDAM?? Bjs, Marta

Anônimo disse...

Eu tenho uma dúvida!Tenho manchas de acne que já tive!Os tratamentos para esse tipo de mancha é o mesmo para pessoas que possuem amnchas de sol ou hormonios?Pq toda vez que vejo cremes que clareiam, eles dizem que clareiam esse tipo de mancha mas nunca falam sobre manchas de acne!Se o motivo da mancha é diferente o tratamento não seria diferente?Obrigada!!

lu disse...

Luciana,

Adoro seu blog e sempre passo por aqui, agradeço muito por você compartilhar seus conhecimentos!!!

Gostaria, se possível, que você comparasse os clareadores disponíveis atualmente.

Obrigada

Anônimo disse...

Tenho melasma, frequento regularmente a dermatologista, uso duas aplicacoes de hidroquinona (4%) durante o dia e hidroquinona e glicolico aa noite. Filtro solar 70 direto. Nunca vou aa praia e fujo do sol. Mas o danado do melasma nao some.
O que fazer?
Obrigada.

Anônimo disse...

o que vem a ser?melasma

Luciana Leal disse...

Ótimas perguntas!!!
Aguardem as respostas!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Querida Luciana,

Na verdade a dúvida é para minha melhor amiga que "emendou" duas gestações e está amamentando e seu sonho é se livrar destas terríveis manchas. Existe algo que ela pode usar com segurança durante a amamentação? A pele dela pigmenta-se com facilidade e até hoje (temos 33 anos) ainda sofre com acne, com erupções isoladas internas e enormes.
Será já podemos começar a ajudá-la?
beijos
Juliana

Anônimo disse...

Quero saber se aquela mancha escura na axila causada por lamina de babear e melasma, e como faz para clarear com receita caseira.
obrigada

Anônimo disse...

Luciana querida,

o melasma tem a ver com a pílula? Ele pode voltar, mesmo depois de tratado? Existe solução sem ser o laser?

Abraços e obrigada

P.s; passo aqui todo dia. Adoro!

Margot disse...

ah legal! eu já estou meio q conformada q não tem muito o q fazer... os tratamentos me parecem meio high maintenance demais.. bom, depois comento no teu futuro post. bjos!! o q eu faço é SPF 55 diariamente e deu...

Badá Rock disse...

Eu tenho melasma, tenho a pele super-oleosa e uso ácido retinóico à noite. Mas não uso direto porque o dermatologista já disse que não pode, e também não vejo bons resultados no melasma. Clariderm ajuda? Algo ajuda?
Por que não existem filtros que não me deixem brilhando?
Existe algo que possaclarear o melasma, diminuir as cicatrizes de acne e retrair os poros excessivamente abertos?
Sou disciplinada para os tratamentos, aplico direitinho, mas os resultados são mínimos...

Anônimo disse...

Oi,Luciana,
Faz tempo que não comento(mas leio sempre) e hj tinha vindo aqui pra te fazer uma pergunta sobre manchas e encontrei esse post; muito legal. Minha dúvida é quase igual a do anônimo: eu tb tenho manchas de acne e estou fazendo tratamento pra isso; a dermato já passou ácido manipulado e tb estou fazendo tratamento com laser, alternado com peelings. Só que agora ela mudou pra um clareador que segundo a bula, é indicado pra melasma(como disse o anônimo). Li a bula e fiquei assustada, pq diz que não pode tomar sol de jeito nenhum, e que tem que usar chapéu. A questão é que mesmo sem me expor ao sol, a gente acaba pegando o sol que bate no carro, minha cidade é muito, muito quente, e tem índice UV considerado extremo. E tb na bula diz que esse gel é indicado pra quem tem melasma, e eu não tenho melasma, mas manchas de acne, como eu já disse. Não tive coragem de usar esse gel, falei pra dermato que eu tinha ficado assustada com a bula, mas ela falou que todas as bulas são assim, e que eu não precisava me preocupar. Sinceramente, fiquei desanimada e gostaria de poder usar outro produto mas ela insiste em passar este(ou um outro similar,onde só muda o nome). E não quero trocar de médica agora pq faço vários tratamentos com ela. Enfim, esses clareadores específicos de melasma servem pra manchas de acne? são mesmo assim tão "perigosos"? Outra coisa: onde moro simplesmente não faz frio, quando faz, são 3 dias por mês, então nem tenho como deixar pra fazer tratamento no inverno, o que me preocupa ainda mais, por causa do sol intenso.
Obrigada.

Mônica Souza disse...

Luciana, são tantas as dúvidas...enquanto aguardo minha próxima ida ao dermato, fico navegando na rede e as novidades são tantas que haja dúvidas!!!!!
Mas vamos lá: eu queria saber qual o tratamento mais eficaz...estou fazendo peelings superficiais de ácido retinóico (no consultório), já fiz duas aplicações, faltam mais duas. Em 1 mês de tratamento, minha pele está visivelmente mais clara, mais fina e uniforme...mas as manchas mais escuras estão lá...menos visíveis, mas ainda lá...diariamente aplico uma fórmula manipulada de ácido retinóico (0,025%) e hidroquinona (4%) mais açido glicirrhizico (2%). A dermato pediu para alternar com Active C XL da La Roche. Filtro solar Ansolar 30 diariamente pela manha e na hora do almoço reaplico o pó da Shiseido com filtro 34 (minha pele é muito oleosa e faço uma make leve de manha. fico com preguiça de tirar na hora do almoço, então só reaplico o pó. Na verdade, eu já usei muita coisa pra melasma: Triluma, Vitacid, outras manipilações...mas é a primeira vez que tenho um resuldado bom.
Será que tem mais coisa, mais novidade?
Outra coisa: não sei onde vi que uma associação de 2 g de vitamina C mais 1000 UI de vitamina E exercem um efeito protetor solar sobre a pele, minimizando os melasmas, é verdade?????
Desculpa o tamanho do post, mas vc pediu as dúvidas...aí despejei...rsrsrsr
Bjos e obrigda pela disponibilidade!

Anônimo disse...

Olá Luciana, eu já perdi as esperanças, já usei tantos produtos e nada, clareia mas não some, é uma mancha na testa, foi por causa da pílula, após a gestação, eu acho que só resolve se fizer um pelling daqueles f....., que desfigura a pessoa e tem que ficar em casa no mínimo um mês, BJS Mari

Anônimo disse...

Oi Lucina,
Bom,tenho um melasma em volta da boca ate o final do queixo.Fui na dermatologista e ela me indicou uma loção manipulada:hidroquinona4%,acido retinoico0,025%,alfa-bisabolol2%,hidroquinona 1% e sol.hidroalcoolica 20g.Ela me indicou passar no rosto todo um dia sim um dia não.A duvida é:se eu passar no rosto todo o resto do rosto q não tem melasma tb não vai clarear?Não seria melhor passar so na mancha?ou passar um dia no rosto todo e um dia so na mancha e ir alternando dessa forma?E outra duvida,tem algum laser ou luz pulsada que ajude no tratamento?Uso protetor 40 da ADCOS.Sera q o fator de proteção 40 é suficiente?ou seria melhor um fator + alto?Bom,acho q é isso hahahaha Vc vai salvar a minha vida!!!!
Parabens pelo blog e desde ja agradeço o post especial para melasma.Obrigada

Anônimo disse...

Oi Luciana,
antes de mais nada, preciso dizer que sou fã do seu blog, venho aqui com frequencia...
Pelo que li dos posts anteriores, não vou falar nenhuma novidade, mas mesmo assim achei legal deixar meu "depoimento".
Atualmente tenho 40 anos e meus 2 filhos estão com 16 e 17 anos. Coemecei a perceber o melasma na minha face, qdo meu filho mais novo tinha aproximadamente uns 3 ou 4 anos, ou seja, bem depois da gravidez. Desde então venho lutando contra as "manchas". Ja fiz de tudo, tento TODAS as novidades que minha dermatologista indica e faço o "dever de casa" direitinho. Aplico os cremes toda noite, lavo na manhã seguinte e NUNCA saio do querto sem protetor, muito menos vou à rua sem proteção, no mínimo 100 e agora ainda comprei um chapeu que tb tem FPS. Faço peellings com frequencia e não economizo qdo o assunto é a minha pele do rosto. Ja usei amelan(dermelan/cosmelan), triluma, ICP e TANTOS outros que já nem lembro mais os nomes. O fato é que num primeiro momento eles até funcionam, eu sinto que dá uma clareada, mas com o tempo parecem não fazer mais efeito NENHUM! Tenho procurado me informar sobre o assunto e o que tenho lido é que realmente não existe cura!!! Tenho andado desanimada, mas confiante de que algum dia vai aperecer um tratamento realmente eficaz!!!
Aguardo ansiosamente o seu port sobre o assunto!!!!!
Beijos,
Lilia

Unknown disse...

Preciso de sua ajuda/dicas, pois sofro com o melasma!
Eu uso diariamente, até para ficar dentro de casa o photoderm max fluido FPS 100 e PPD 31 (grau de proteção UVA), a dermatologista me informou que não existe no mercado fator de proteção solar maior que o dele!
Estou pensando em comprar:Minesol Actif, pois soube que possui duração de 8 horas, sendo assim, não preciso reaplicar de 2 em 2 horas.
Estou usando toda noite o vitacid plus creme (clareador), os componentes são: Fluocinolona acetonida 0,01%, hidroquinona 4% e tretinoína o,o5%.
Fico super triste, pois quando vou para a praia ou piscina o que é raro.... De chapéu, óculos e filtro solar... Fico com as manchas bem escuras/marrom escuro! Na testa, maças do rosto e buço...
Eu pesquisei uma clinica pela internet, fui fazer a avaliação para o pelling, mas fiquei com medo de fazer e piorar, até porque não tinha indicação de ninguém...
Já fui em várias dermatologistas e nada, a última me informou que realizar o peeling era um dinheirão jogado fora, pois depois volta tudo! Uma me informou que as manchas nunca iriam sair, somente clarear... Outra disse que sairia...
Hoje sei que nunca vai sair... somente clarear..
Me ajude! O que vc acha do meu atual tratamento? Photoderm fluido FPS 100 + vitacid plus noite? Vale a pena eu trocar para o minesol, sendo o FPS bem menor que o photoderm?
Obs.: Deixei de usar por alguns dias o vitacid plus, pois iria viajar para a praia, e as manchas já foram aparecendo.. mais escuras!!! A útima dermato me informou, que eu tinha que parar com o clareador pelo menos 1 semana antes de ir para a adorada e temida praia! É esse o procedimento correto?
O peeling é dinheiro jogado fora?

Anônimo disse...

Olá, tive melasmas a pouco tempo e suspendi o meu anticoncepcional Gracial e passei a usar o tri-luma. Mas desde então tenho tido uma recaída, choros, cólicas, mal humor, até meu bruxismo voltou. Se eu voltar a tomar o remédio, usando filro solar 60, as manchas voltarão^? Agradeço a atenção

Coisas de Menina disse...

Gente... existe sim um produto milagoso... pelo menos comigo foi assim... eu fiz o tal laser, e nada... aí resolvi testar mais uma coisinha... um tal de melan-off da adcos... e gentemmmm minha pele ta uma porcelana.... eu desacreditei...
mas é real.... tem tb um sabonete glico-ativo... tira a oleosidade da pele... e ajuda na escamação.... a pele não fica escamando grosso sabe? é bem fininho... nem da pra perceber... e eu to usando no auge do verão... claro que não descuido do protetor... mas vale a pena... cada centavinho.... aproveitem!

Unknown disse...

dermelan M com o melhor preço do brasil priligy.us@gmail.com

Unknown disse...

tenho melasma faço tratamento sempre com dematorlogista resolveu bastante o problema acho o tratamento muito caro devia ser tratado como uma doença e não como estética.

Anônimo disse...

Oi Drª Luciana, boa arde!!!

Já fiz de tudo para tentar eleminar o melasma da minha pele e ele continua aqui.
Existe algo eficaz contra ele?

Bjs

Luana disse...

Eu tenho a pele linda, heheh! Eu uso Vitacid 0.5 todos os dias, mesmo quando a pele já esta booa! Li num coment que não pode usar direto, é verdade e porque?

Mas a questão é sobre o tal do melasma não eh? Então vamos lá, minha mãe tem melasma na testa, bochechas e buço, já usou hidroquinona, vitacid plus, varios creminhos, avon, natura, racco e tudo mais que indicavam. No mesmo período em que a pele descamava, ocorria uma melhora, só que no mesmo dia que ela percebia a melhora era só dar uma saidinha de casa que já aparecia tudo de novo. Ela nunca conseguiu se livrar das malditas manchas! Eu andei pesquisando e encontrei um tal de Cosmelan dizem que é a solução, mas parece que também tem que usar pra sempre e tem que viver que nem vampiro, n existe um tratamento que dê jeito n? e tbm um protetor que n deixe destruir o tratamento, pq todos os protetores mega caros que ela já usou nunca deram jeito! Bjs

Anônimo disse...

teho melasma há muitos anos, estou com 45. Já sofri muito com este problema e já gastei muito também. Já tentei diversos tratamentos e todos caros e com duração de pouco tempo, e depois, lá voltava ele mais forte que nunca. Recentemente eu estava usando um creme da Mary Kay e um da TheraSkin que, juntos, ficavam em quase 200,00. Vi um lançamento do Avon e resolvi experimentar. Eu já havia tentando outros cremes do Avon e inclusive um tive que reclamar no site e devolveram meu dinheiro, mas, como a gente se desespera com estas manchas, resolvi tentar mais uma vez porque a gente sempre acha que vai encontrar a solução, afinal, esperança é a última que morre. Este novo creme de apenas 17,80, o Avon Solutions banishing night (não uso o day porque durante o dia me ensopo de protetores) não vou dizer que sumiu tudo não, porque as minhas estão muito profundas, mas fez o mesmo resultado ou até melhor do que outros cremes bem mais caros e o melhor, não arde e nem avermelha a pele, e olhe que adquiri ao longo desses anos uma intolerância a ácidos e hidroquinona de tanto usar. Se voce é como eu, já está desanimada de tantos cremes caros e sem solução, vale a pena tentar. Pelo menos para mim, mesmo com tantos problemas já adquiridos pelo melasma, posso garantir que está sendo muito bom. Voce sente os resultados já na primeira semana. Se estiverem em dúvida, deixo até meu contato para verem que realmente estou sendo honesta: mariamaria_claudia@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu estoiu com melasmo e uso acido mais nao faz efeito

van disse...

Anômima: Tenho melasma na bocheca e nevo de ota ao redor dos olhos , apenas em um lado do rosto. Fiz tratamento com o melhor dermatologista da minha cidade, varias seções de laser e luz pulsada. foi dinheiro jogado fora. /tenho 34 anos ha 6 anos convivo com o melasma, estou com a auto estima baixa. Por favro quem teve resultado me ajude por favar.

Taty disse...

Tenho melasma na testa e bochechas, há muito tempo e, como muitos aqui, já passei por vários 'tratamentos' e cremes; com total frustração! Comecei um tratamento com o dermelan m e estou muito confiante pelo que li à respeito, dos resultados com o produto! Espero, muuuuuito, que os r$1800,00, investidos, à princípio, entre os peelings/produto, surjam os efeitos esperados! Tamo juntas nesta luta! Kkkk Sucesso pra nós, q merecemos ter a felicidade de uma pele uniformizada e linda! Rs Depois, volto, pra dar boas notícias! Kkk E, Van, não desista; vc é maior do que o melasma, viu!

Taty disse...

Tenho melasma na testa e bochechas, há muito tempo e, como muitos aqui, já passei por vários 'tratamentos' e cremes; com total frustração! Comecei um tratamento com o dermelan m e estou muito confiante pelo que li à respeito, dos resultados com o produto! Espero, muuuuuito, que os r$1800,00, investidos, à princípio, entre os peelings/produto, surjam os efeitos esperados! Tamo juntas nesta luta! Kkkk Sucesso pra nós, q merecemos ter a felicidade de uma pele uniformizada e linda! Rs Depois, volto, pra dar boas notícias! Kkk E, Van, não desista; vc é maior do que o melasma, viu!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???