sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Queda Capilar: DESESPERO TOTAL!!!



Principais causas da queda de cabelo nas mulheres:

• Tendência genética
• Oscilações hormonais
• Dietas radicais
• Deficiência de minerais (ferro, cobre e zinco)
• Stress
• Problemas no couro cabeludo (como dermatites)

Diante de uma queixa de queda, o médico vasculha a vida e a saúde da paciente. É preciso afastar qualquer disfunção em glândulas ou doenças, checar se os níveis de ferro estão altos (é verdade que não basta estarem nos níveis normais, devem estar ao patamar intermediário para cima), dosar hormônios, avaliar a condição nutricional. Enfim, ele verifica tudo o que tem relação com a produção do cabelo. Só assim detecta o que pode estar causando o problema.

Não existe um único tratamento nem remédio milagroso. Se o problema for relacionado a uma disfunção hormonal (da tireóide, por exemplo), deve-se corrigi-la com remédios específicos. Dependendo do desequilíbrio, os médicos podem receitar desde suplementos vitamínicos até anticoncepcional para regular os hormônios da mulher. O transplante só é indicado para casos muito graves: aqueles de origem genética, em que a calvície atinge um estado avançado, quando os fios já sumiram e não são repostos.

VEJA COMO AGEM ALGUNS TRATAMENTOS:

Suplementos: de vitaminas e minerais que, em falta, podem contribuir para a queda de cabelo. Os principais são ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B, zinco e cobre. Além de procurar balancear a dieta, há produtos específicos no mercado com a função de repor essas substâncias em quem tem queda por deficiência nutricional.

Remédios para bloquear a ação da testosterona: a reação de uma fração desse hormônio masculino com uma enzima localizada nos folículos pilosos faz o cabelo cair em quem tem essa tendência.
• Minoxidil: substância de uso local que melhora a irrigação do couro cabeludo, aumentando o aporte de nutrientes. Funciona em alguns casos, dependendo da causa da queda. Mas, se parar de tomar, o cabelo tende a cair novamente.
• Laser de baixa intensidade: também melhora a irrigação do couro cabeludo. Tem efeito antiinflamatório, que ajuda bastante no caso de dermatites.
• Intradermoterapia: injeções de medicamentos (como estrógenos e minoxidil) diretamente no couro cabeludo, com o objetivo de acelerar o resultado do tratamento.

Fonte: Revista Boa Forma

OBS. Atualmente dispomos também da Carboxiterapia, que consiste na injeção de gás carbônico. Ela atua promovendo vasodilatação, ou seja, trazendo sangue para nutrir o folículo piloso.




15 comentários:

Izabela disse...

Que saudade do seu cantinho, Lu!
Acabei de voltar de viagem, e foi muito bom ler todos os posts antigos, que continuam ótimos, como sempre.
Bjo!

Anônimo disse...

o AVICIS costuma trazer um bom resultado tb...

Anny disse...

Passei maus bocados com a queda dos meus cabelos. Agora estou feliz. O que aconteceu? Ah, o último chá que estou tomando: Chá de amora. Funciona mesmo.
Beijos.
Anny

Luciana Leal disse...

Izabela:
Que bom que você voltou!!!!Estava sentindo a sua falta!

Morgana: o Avicis é tudo de bom!!!!

Anny:Chá de amora????Vou procurar pesquisar mais sobre ele....

Anônimo disse...

Dear Lu,
Há muito tempo ouvi falar sobre o minoxidil e indico para minhas alunas passarem nas sobrancelhas ralas, pois me disseram que é bom.
Vc escreveu que, se parar de tomar...
Existe fórmula via oral tb?
Um abraço e obrigada,
Luiza

febuff disse...

Eu tomo o Inneov, está sendo ótimo. Reduziu bastante a queda do meu cabelo.

febuff disse...

Eu uso o Inneov e gosto bastante. Reduziu muito a queda do meu cabelo.

febuff disse...

Eu uso o Inneov e gosto bastante. Reduziu muito a queda do meu cabelo.

Anônimo disse...

TENHO OS CABELOS FINOS E RALOS, ESTOU COM UMA QUEDA TREMENDA! FIZ EXAMES HORMONAIS COMPLETOS, E NADA! MAS EM COMPENSAÇÃO ESTOU MUUUITO ESTRESSADA, ESTOU ATÉ TOMANDO UM REMEDINHO PRA VER SE MELHORO, CLORIDRATO DE SERTRALINA. POR FAVOR, DRA., ME INDIQUE ALGUMA "COISA", PRODUTO QUE PODEREI USAR PARA CONTROLAR ESSA QUEDA DEVIDO AO ESTRESS. TENHO OVÁRIOS POLICÍSTICOS, MAS ESTÃO BEM CONTROLADOS COM O DIANE 35.
BJS
DANY

ACHEI O SEU BLOG MUITO INFORMATIVO! PARABÉNS! ESPERO SEMPRE TER VC POR AQUI AJUDANDO A NÓS, DESESPERADAS!

Anônimo disse...

Anny, esse chá que vc disse é da folha da amora? Da amora da folha gr ou da pequena? Sua queda era de estress?
Obrigada
Daniela

Anônimo disse...

Olha comigo Avicis está dando super certo...Estou tão feliz, quando percebo que meus cabelos estão ficando no seu devido lugar, sentir eles mais cheios, isso não tem preço!!

Hanid disse...

Luciana,
Cada dia mais amo seu blog e ja estou viciada neles. Vc nao pode se ausentar por muito tempo. Seu blog ja minha biblia.
Gostaria de saber se Nutricerat vende aqui nos EUA???
Beijos
HAnid

Luciana Andrade disse...

Olá, meus problemas de queda de cabelos é mais freguente do que o normal, e sinto que no inverno a queda é realmente maior, agora estou usando um tonico capilar da segredosdaamazonia e parece que esta havendo um bom resultado, mas alguem sabe informar se estes tonicos funcionam mesmo.

Anônimo disse...

Oi :)

Chamo-me Daniella e eu estou adorando os seus pots, são muito informativos, mas vou directa ao ponto! hehe
Eu tenho tido uma forte queda capilar e eu estive lendo blogs sobre queda capilar... eu sei que podem ser muitos sintomas mas como eu sou gordinha pensei que poderia ser tiróide.. pois para alem da queda de cabelo e de excesso de peso eu também tenho irregularidades menstruais.. e tudo remete que seja tiróide mas não sei que médico especifico eu procuro .. dermatologista(por causa do cabelo) endócrinologista( para saber se tenho tiróide), ginecologista( irregularidades menstruais)

:S estou com a minha auto-estima muito baixa, não sei o que fazer tenho medo de ficar careca sei lá..o que você acha querida?

beijinhos :P

Anônimo disse...

Boa tarde,
meu nome é Karina e eu conheço um tratamento natural maravilhoso, meu cabelo era muito fino, estava insatisfeita com o volume dos fios e além disso com o passar do tempo eles começaram a cair. Uma amiga me indicou o salão da Deborah Pavani. Super recomendo a avaliação é gratuíta.
Fica a dica.
3062-9015, o salão fica na Rua Augusta.
beijos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???