quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fatos sobre a Vitamina C


"Para entender a vitamina C, precisamos de algumas informações gerais sobre vitaminas. A palavra vitamina é derivada da combinação das palavras: vital amina. As vitaminas são moléculas orgânicas (contêm carbono), que funcionam principalmente como catalisadores para as reações dentro do corpo. Os catalisadores são substâncias que permitem que uma reação química ocorra usando menos energia e menos tempo do que precisaria em condições normais. Se estiverem em falta, como no caso de uma deficiência vitamínica, as funções normais do corpo podem falhar, deixando a pessoa suscetível a doenças.


As vitaminas são exigidas pelo corpo em quantidades mínimas (centésimos de grama, em muitos casos). Obtemos as vitaminas de três fontes:
alimentos, bebidas e nosso próprio corpo - a vitamina K vem de uma bactéria do nosso intestino e a D é produzida com a ajuda de radiação ultravioleta sobre a pele As vitaminas podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis. As lipossolúveis podem ser lembradas através do mnemônico ADEK (para as vitaminas A, D, E e K). Essas vitaminas são armazenadas com as reservas de gordura do corpo e dentro do fígado. As vitaminas hidrossolúveis incluem a vitamina C e as vitaminas do complexo B. Se ingeridas em excesso, são eliminadas pela urina. Ambas são armazenadas no fígado.


É interessante observar que a maioria dos animais produz sua própria vitamina C. Os homens, os primatas (macacos, chimpanzés, etc.) e os porquinhos-da-índia perderam essa capacidade. Devido à semelhança com o homem, os porquinhos-da-índia têm sido usados como cobaias em estudos sobre a vitamina C.


A vitamina C é importante para o ser humano (e também para os animais), pois é vital para a produção de colágeno. Ela também ajuda a proteger as vitaminas lipossolúveis A e E e os ácidos graxos da oxidação. A vitamina C previne e cura o escorbuto e pode ser benéfica no tratamento da anemia ferropriva.


A maioria das pessoas não tem idéia do que é o colágeno e por que ele é tão importante. O colágeno é a substância mais encontrada no organismo, pois é a fibra mais abundante no tecido conectivo. Esses tecidos dão forma a nosso corpo e sustentam nossos órgãos. Para ter uma idéia de como o colágeno é importante, eis uma lista dos cinco tipos de colágeno e em que parte do corpo eles são necessários:
tipo 1 - tecido conectivo da pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, fáscias, membranas dos órgãos;
tipo 2 - cartilagens;
tipo 3 - tecido conectivo dos órgãos (fígado, baço, rins, etc);
tipos 4, 5 - camada entre as células epiteliais e endoteliais, assim como entre as células esqueléticas ou de musculatura lisa (lâmina basal), glomérulos renais, cápsula do cristalino, células gliais e de Schwann do sistema nervoso. Como você pode ver, o colágeno está por toda parte em nosso corpo e a vitamina C tem um papel importante em sua formação. Então, como essa vitamina está envolvida na síntese do colágeno?


Quando o colágeno é produzido, acontece uma complexa série de eventos, alguns dentro e outros fora da célula. A vitamina C é ativa dentro da célula, onde hidroxila (adiciona hidrogênio e oxigênio) dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada procolágeno, que é mais tarde mudada para colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida, causando uma série de problemas em todo o corpo.

A vitamina C é encontrada em frutas cítricas como laranjas, limões e tangerinas e em vegetais como tomates, pimentões, batatas e outros. A vitamina C é facilmente perdida durante a preparação dos alimentos: durante o corte, exposição ao ar, cozimento, fervura e ao ficar de molho em água. A quantidade de vitamina C é tão alta na maioria dos alimentos que a quantidade que resta após o preparo costuma ser suficiente para suprir as necessidades diárias.
O Consumo Diário Recomendado (CDR) de vitamina C é de 60 a 90 miligramas por dia. Homens devem consumir mais do que as mulheres. Além disso, os fumantes devem consumir todos os dias 35 mg de vitamina C a mais do que um adulto não fumante. Isso porque o fumo diminui os níveis de vitamina C no organismo e também é um catalisador de processos biológicos que danificam as células. Apenas 5-7 mg diários previnem o escorbuto e um americano consome, em média, 72 mg por dia.
É interessante notar que a vitamina C é usada como um conservante em muitos alimentos processados, fazendo com que sua deficiência seja ainda mais rara. "


Dr. Jerry Gordon. "HowStuffWorks - Como funciona a vitamina C". Publicado em 01 de abril de 2000 (atualizado em 09 de dezembro de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/vitamina-c3.htm (28 de janeiro de 2009)


Como eu tomo a minha vitamina C: bem, cada caso é um caso e você não deve fazer uso de nenhuma medicação sem o consentimento de seu médico. Como eu não me alimento bem, costumo tomar 1 g de vitamina C por dia, porém as doses são fracionadas, ou seja, tomo 500mg pela manhã e mais 500mg durante a noite. Dessa forma, a vitamina C é melhor absorvida pelo corpo, e só Deus sabe o quanto eu preciso que a minha seja bem aproveitada.

O Dr.Perricone (quem ama cremes importados deve lembrar desse nome), iniciou seus estudos sobre antioxidantes por acaso. Um belo dia, enquanto ainda estava na faculdade, pegou sol demais e ficou todo ardido. Daí, resolveu pegar vitamina C efervescente e borrifar em um só lado do corpo ardido (cheio de radicais livres). Ficou intrigado quando percebeu que a área que recebeu o borrifo se recuperou mais rápido do que a outra. A partir daí, ele iniciou seus estudos e não parou mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pessoalmente, eu sempre fico em dúvida quanto a segurança dos suplementos de vitaminas - principalmente quando eles são tomados por alguém que já tem uma alimentação saudável. Li um estudo segerindo que o consumo de suplementos antioxidantes aumenta o risco de câncer. A teoria é que os antioxidantes poderiam não somente "fortalecer" as células saudáveis - mas também as cancerosas.

O Dr.Benabio, dermatologista, comentou sobre isso em seu blog:

http://thedermblog.com/2008/03/10/cancer-myths-debunked-antioxidants-protect-you-from-cancer/

Por outro lado, fico pensando se eu realmente não poderia me beneficiar ao tomar certos suplementos (caso o meu médico recomende, claro).

Acho que esse tema ainda vai gerar muita discussão, como quase tudo no meio científico.

Beijo,
Pedro

Anônimo disse...

Realmente,há uma controversia muito grande em relação á tomar ou não suplementos vitáminicos. Mas por curiosidade qual voce toma?

Patrícia - Bh

Anônimo disse...

se so precisamos de 60 a 90 mg por dia, por que tomar duas doses de 500 mg?

ok, eu tb tomo...

Cida disse...

Se precisamos de 60 a 90mg de vitamina c por dia para que então existem vitaminas com 1g 2g ?

Graziela Dantas disse...

Existem no mercado vitamina c com 1 e 2g, mas nosso corpo só consegue absorver 1g por dia, o excesso é escretado nas fezes ou urina. Portanto , 2g de vitamina c é simplesmente um "engana trouxa" para vender mais produto...

Manuella Martins disse...

Estou tomando vitamina C 500mg por dia, mas vi agora que precisamos de 100mg no máximo! Estou romando errado, não é? vou dividir o comprimido em 4 partes?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???