quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mini-aula sobre Lifting Facial











"Neste artigo, veremos como os cirurgiões plásticos estão prometendo juventude em forma de cirurgia facial. Vamos aprender como o procedimento é executado, quão drásticos podem ser os resultados e quais são os riscos envolvidos. Mas antes de entrarmos nas plásticas faciais, vamos dar uma olhada em como a pele de nosso rosto envelhece.
Conforme vamos envelhecendo, a pele passa por muitas mudanças. As células se dividem mais lentamente. A derme ou a camada mais profunda da pele, fica mais fina. É composta de vários tipos diferentes de tecidos, incluindo elastina e colágeno. A elastina dá elasticidade à pele e o colágeno a mantém firme. Com o tempo, ambas as proteínas começam a diminuir, fazendo que a pele fique flácida. A perda de elasticidade faz que a pele e o tecido subjacente fiquem mais suscetíveis aos efeitos da gravidade. Em vez de voltar para o lugar quando é esticada, a pele cai. Além disso, a composição do músculo e tecido abaixo da pele é modificada, formando rugas.


Uma plástica facial não consegue apagar definitivamente os sinais da idade e não pode consertar todos os problemas, como pálpebras flácidas, sobrancelhas ou descoloração da pele. Para corrigir esses problemas, um paciente precisaria passar por outros procedimentos, como plástica nos olhos, nas sobrancelhas ou peeling químico.
Na próxima seção, vamos aprender exatamente o que ocorre durante uma plástica facial.
Quem são os melhores candidatos a plásticas faciais?

São pessoas com rugas e flacidez na pele da face e pescoço, mas cuja pele ainda tenha um pouco de elasticidade. O procedimento funciona melhor em pessoas na casa dos 40, 50 e 60 anos, mas ainda pode funcionar em pacientes com uns 80 anos.
São recomendadas apenas para pessoas com peso normal e com boa saúde. Pessoas com outros problemas, como problemas de coagulação sangüínea, pressão arterial alta e descontrolada e com tendência a formar grandes cicatrizes, devem consultar seus médicos antes de decidir fazer uma cirurgia.

Uma vez que cada rosto tem formato e contorno específicos, a cirurgia será um pouco diferente em cada paciente. Antes da cirurgia, o médico avalia a consistência da pele do paciente e explica como funciona. Fumantes terão de parar de fumar pelo menos uma semana ou duas antes da cirurgia e continuar sem cigarros por algumas semanas após, pois o fumo inibe o fluxo de sangue para a pele e pode interferir na cicatrização. Também devem evitar aspirina e outros medicamentos que possam aumentar o sangramento.

A maioria dos pacientes recebe anestesia local combinada com um sedativo, para que fiquem acordados mas incapazes de sentir o que está acontecendo. Alguns médicos usam anestesia geral, o que faz o paciente dormir.

Em uma plástica facial tradicional, o médico faz uma incisão que normalmente começa ao redor da linha do cabelo, partindo da têmpora e faz uma curva ao redor do lóbulo da orelha, terminando debaixo da linha do cabelo. Ele também pode fazer uma pequena incisão embaixo do queixo, especificamente para esticar a pele do pescoço.

Primeiro o médico separa a pele da gordura e do músculo que fica embaixo. Ele pode aspirar, por meio de lipoaspiração ou cortar o excesso de gordura para dar ao rosto uma aparência mais suave. Embaixo da pele existe uma camada de tecido chamada de SMAS (sistema músculo aponeurótico superficial). O médico estica essa camada, dobrando-a e puxando novamente sobre ela mesma. Isso levanta as bochechas, dá mais definição às mandíbulas e firma o pescoço.

Finalmente, o médico estica a pele e remove os excessos com uma faca ou laser, da mesma forma que puxamos o carpete para que fique esticado no piso e cortamos os excessos. A incisão é fechada com pontos, suturas ou cola para tecido. Os pontos são situados dentro dos limites da linha do cabelo, para que fiquem escondidos.
A cirurgia pode levar de duas a quatro horas, dependendo da quantidade de tecido e músculo e de procedimentos a serem executados.
A seguir, vamos aprender diferentes técnicas de plástica facial.

A minicirurgia plástica facial é uma expressão usada para descrever procedimentos menos invasivos, que usam uma incisão menor e trabalham em uma área menor do rosto do que uma cirurgia tradicional. Um tipo de minicirurgia plástica facial chamada de "plástica facial de fim de semana" leva esse nome porque muitos pacientes fazem a cirurgia na sexta-feira e já retornam ao trabalho na segunda. Ela melhora a aparência do queixo duplo e da pele flácida no pescoço, mas com resultados menos dramáticos do que uma cirurgia normal. Primeiro, o médico anestesia a parte inferior do rosto do paciente. Em seguida, durante uma ou duas horas, ele faz uma incisão em formato de S partindo da costeleta do paciente, passando ao redor da orelha e indo em direção à parte inferior da linha do cabelo. Ele estica a membrana conjuntiva que fica embaixo da pele, remove o excesso de pele e fecha a incisão com pequenas suturas.

A cirurgia plástica suave trabalha apenas no terço inferior da face, suavizando o pescoço e o queixo duplo. Depois que o médico aplica uma anestesia local na área próxima à orelha, o cirurgião faz uma incisão em formato de S e separa a pele do tecido que fica embaixo. Quando a pele é levantada, os músculos e tecidos subjacentes são puxados. Pelo fato de a área de trabalho ser menor (e conseqüentemente a incisão também), essa técnica leva menos tempo do que a tradicional e o tempo de recuperação também é menor.

Para executar a cirurgia plástica intermediária, o cirurgião faz incisões muito pequenas na linha do cabelo, acima da orelha e também dentro da boca. Durante o procedimento, ele puxa a gordura das bochechas para cima e sobre os ossos salientes para esticar a pele flácida dessa região. Os médicos também fazem esse procedimento usando um endoscópio, uma câmera muito pequena que permite a visualização da área cirúrgica.
A cirurgia plástica facial com cola para tecidos não é um tipo diferente de plástica facial, mas usa uma técnica diferente para fechar a incisão. Em vez de suturas e pontos, o médico pode aplicar uma cola cirúrgica (normalmente cola de fibrina) por toda linha da incisão. A cola funciona como um vasoconstritor, fechando os vasos sangüíneos para parar o sangramento e fechar o ferimento. De acordo com relatos, essa técnica reduz o tempo de recuperação e os ferimentos. Com o tempo, o corpo se livra da cola.

Existem também técnicas de plástica facial empregadas em áreas específicas do rosto. Uma plástica nos olhos remove o excesso de gordura e de pele flácida para reduzir pálpebras caídas, ao passo que uma plástica nas sobrancelhas remove os músculos e solta os tecidos na testa para levantar as sobrancelhas e reduzir as linhas de expressão."

Stephanie Watson. "HowStuffWorks - Como funcionam as plásticas faciais". Publicado em 06 de setembro de 2005 (atualizado em 16 de julho de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/plasticas-faciais.htm (28 de janeiro de 2009)

14 comentários:

Anônimo disse...

oi, td bem? adoro teu blog.....gostei do texto informativo sobre lifting facial. mas tenho algumas outras dúvidas que gostaria q vc me respondesse, se possível: tenho 44 anos, na última visita ao meu dermatologista ele me passou um ácido, que já uso faz tempo e arbutin q tb já uso, todos manipulados. Como tenho a pele oleosa demais, me passou tb um gel seborregulador (Epidac). Minha pergunta é: esse gel funcionaria como um matificante ou é apenas um tônico? Outra questão: o colágeno em pó vendido em lojas de produtos naturais realmente funciona? è q em uma entrevista, a Marília Gabriela disse q toma e fiquei curiosa. Bjos e obrigada.

Gris Holsback

Anônimo disse...

Meu Deus... eu fico só me imaginando depois da cirurgia com a cara toda inchada e doendo... auihaiuhauihuaihuiahuiaha... não ia prestar!

Karoline Veruska Quesada disse...

Oi Lú ... queria te perguntar uma coisa. Tenho 29 anos, pele oleosa e de vez em quando aparece umas espinhas ... fui na dermatologista e ela passou o ADACNE GEL para passar 3 vezes na semana de noite e alternar com clearence loção da avene (de noite)... mas de noite eu gostaria de usar um anti-rugas ... qual vc recomenda? ela passou um só pra região dos olhos (neovadioal eyes), mas eu queria um pro rosto todo ... e de manha eu uso o normaderm fator 15. qual o seu email? vc pode responder pra karolineveruska@hotmail.com

Roberta Hernandes disse...

Muito bom seu blog, parabéns!

Ana disse...

aiii q doorrr de ver o desenho do rostinho cortado ... hahahahahahahah
bjuuuu

Amanda disse...

Tem um mimo para vc lá no meu blog, entre e confira!

Anônimo disse...

Olá, Luciana! Como é bacana seu blog!
Descobrio-o recentemente enquanto lia outro blog e devoreio-o numa sentada. Se possível, gostaria de uma dica sua: tive queda de cabelos provocada por fatores emocionais e depois de terapias alterativas como a luz pulsada (que nada fizeram por mim além de levarem grande soma de dinheiro embora), por indicação de outro médico, comecei a tomar o Pantogar. Ele já tem me ajudado bastante, mas como meu cabelo é muito oleoso, o tratamento fica muito difícil. Uso o Doctar shampoo em dias alternados. Existe algum tipo de loção cosmética ou que eu possa manipular para "enxugar" a oleosidade nos dias em que não for lavar os cabelos? Muito obrigaga e parabéns pelo blog! Bjos

Luciana Leal disse...

Gris: o Epidac não é nem uma coisa e nem a outra, ele é exatamente o que o nome diz, um gel seborregulador...
Em relação ao colágeno em pó, nunca fiz uso...
Beijos!!!

Nica: no pós operatório dessas cirurgias, parece que a pessoa foi atropelada por um caminhão!!!Mas vale a pena!Beijs!

Karoline: o proprio Adacne já faz o efeito anti-rugas que você procura. O Adapaleno serve para isso também!!!
Beijos!

Robs, obrigada pelos elogios!

Ana: pois é, temos que cuidar para não demorarmos a precisar disso...

Batom: vou lá conferir!!!

Marcela: existe sim, mas sinceramente? Quem tem cabelos oleosos como o seu, deve lavar os cabelos diariamente. O cabelo não fica mofado e nem nada disso.Muitas pessoas acham que têm o cabelo oleoso, mas só lavam a cabeleira 3 vezes na semana...
Faz o seguinte: lave sempre os cabelos e se o problema persistir, me avise que eu te dou o nome da loção...
Beijos!

Anônimo disse...

Que legal esse seu blog Luciana!!!
Tô pensando em fazer algo parecido, mas o tempo... Mto trabalho (graças a Deus!).
Vou te adicionar novamente no meu orkut,de vez em qdo mexo e faço besteira!!!
Parabéns atradíssimo pelo casório!!
bjins
Renata Francesconi

Luciana Leal disse...

Renata, que saudade!!!!

Olha, te dou a maior força para fazer um blog!!!!
Falta de tempo não é impedimento (se vc não se importar de escrever de madrugada, ou entre uma consulta e outra, ou no computador do Mc Donald`s......enfim, se houver uma brechinha, vá lá e poste algum recadinho legal)!!!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Muito obrigada pela dica, Luciana!
Vc é muito atenciosa, isso é tão bom!
=) Bjos

DRIKA disse...

oi,sou mineira e como todo mineiro,sou desconfiada queria ver mais fotos,tenho 42 anos ja faco botox a cada seis meses e sei que a hora p mim ja chegou,preciso de uma certeza de que nao vou ficar diferente do que sou,estou pensando ate me separar temporariamente do marido;sera que qdo voltarmos ele vai perceber?beijos DRIKA.

Unknown disse...

OI, gosteimuito do seu site, e tenho algumas perguntas, tenho 30 anos e algumas linhas de expressao que me incomodam muito, fiquei sabendo que o tratamento de plasma contra envelhecimento facial e muito bom, o q pode me dizer sobre isso? Bjos.

Anônimo disse...

Vou deixar minha receitinha de lifting facial caseiro:
bata 2 olheres de nutryorac, uma clara de ovo e uma colherzinha de chá de azeite extra-virgem.
aplique no rosto e massageie bem
não há nada melhor

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???