
Como comentei no post de rosácea, Rinofima é a complicação mais temível e desfigurante desta doença. O nariz torna-se bulboso e grotesco, resultado da hiperplasia das glândulas sebáceas e telangectasias.
Pode ser predominantemente do tipo glandular, fibroso ou fibroangiomatoso.
Além da rinofima, outras "fimas" podem ocorrer: a metofima (fronte edemaciada), a blefarofima (edema das pálpebras), a otofima (nos lobos da orelha, que ficam parecendo uma couve-flor) e a gnatofima (acomete o queixo).
O tratamento é difícil e algumas vezes frustante. Tenta-se cirurgia ou lasers ablativos.
6 comentários:
SOPHIA ROSA lança coleção 2009.
Imagina desfilar por ai com bolsas exclusivas e super feshion.
Conheça essa marca...
tem uma BOLSA que é a sua cara!
Tratamento djá!!
Adorei o post sobre rosáceas!!
=)
Luciana, acompanho seu blog faz um tempinho e gostaria de fazer um pedido, sem querer ser chata, mas voce poderia, por favor, fazer um post sobre doenças e/ou manchinhas escuras nas unhas. muito obrigada, Wânia Roa.
adorei também!
gostaria de sugerir que fosse feito um posto sobre o roacutan - li que vc também já tomou - pretendo começar a tomar esse ano, pois trato acne há 10 anos e ainda não consegui me livrar desse mal. tem muitos efeitos colaterais?
Olá, tenho acompanhado seu blog faz um tempo, e adoro as dicas.
Queria fazer uma perguntinha, já que você é dermatologista, queria ouvir a opinião profissional... o tal do leite de magnésio usado na pele como matizante faz mal?
Assim, a longo prazo. Tenho a pele bem oleosa e li sobre isso, fiquei tentada, mas não sou muito fã de maluquices que não se enxagua heheheh
Parabéns pelo blog!
Oi, gostaria de saber se Rinofima se restringe somente ao nariz?
ah adorei o blog!
Postar um comentário