terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como fazer um hidratante tonalizante:

Sabe aqueles dias em que não queremos sair com a pele carregada de maquiagem, mas por outro lado também não seria interessante estar "de cara lavada"?
Nesses dias eu faço assim: pego minha base de uso diário (Toleriane base FPS 20) e meu hidratante da vez (atualmente uso o Effaclar M e alterno com o Normaderm da Vichy, ambos matificantes).

Daí eu coloco uma gota ridículamente pequena na palma da mão e misturo com uma gota um pouco mais bem nutrida de um dos hidratantes. Você pode colocar maior ou menor quantidade de cada um dos "ingredientes" de acordo com o resultado que pretende obter (mais ou menos natural).
Lembrando sempre que esse FPS 20 vai se perder... o produto estará muito diluído.
Não se esqueçam de lavar bem as mãos antes!

Agora é só misturar os dois e aplicar no rosto. Costumo ensinar esse truque para as minhas pacientes, principalmente para aquelas que não usam base com medo que ela se acumule nas ruguinhas.


Não seria interessante fazer essa mistura com cremes cheios de ingredientes ativos sob risco de diminuir a eficácia dessas substâncias.
E, como eu sempre recomendo aqui, não faça uso de nenhum produto para a pele sem o conhecimento do seu médico.

13 comentários:

Jéssika disse...

Parabéns pelo blog!!! É ótimo, muito explicativo e fácil de entender. À propósito, adorei o post! Vou tentar fazer depois!

Mas confesso que tinha um certo receio de misturar produtos, especialmente se tratando de protetor solar. É fato que diminui a eficácia do protetor por estar diluído, mas será que não pode ocorrer alguma reação química indesejável ao fazer misturinhas que faça com que o protetor perca a fotoestabilidade, ou, na pior das hipóteses, gerando alguma substância tóxica?
Isso é algo que morro de medo! Eu passo um produto para manchinhas, espero uns 4 minutinhos, passo protetor solar, espero uns 7 minutinhos e passo a base e pó por cima. Estou diminuindo a eficácia dos produtos? Quanto tempo devemos esperar para aplicar os produtos?

Luciana Leal disse...

Oi,Jessika!
Seu receio tem total fundamento, vc está muito certa.
Por isso que é necessário usar um hidratante neutro e uma base (a minha por acaso tinha FPS, mas isso não é necessário para o efeito que procuramos aqui).
E, lógico, vc nunca deve inventar de misturar produtos sem conversar com o seu médico.
Eu testei esses três produtos, que não provocaram nenhuma reação na minha pele. Mas se vc tiver uma alergia ou hipersensibilidade a alguma das substancias, pode sim ter algum problema. Por isso que eu digo sempre para ninguem usar nada no rosto sem o conhecimento do médico.
Beijos!

Unknown disse...

Legal!!!
Esta base e este hidratante da la roche são os únicos que não me dão espinhas, mas só preciso usar o hidratante no inverno, quando estou usando mega ácidos ressecadores.
Adorei o post e vou experimentar!!!
bjs Zica

disse...

Lú,
eu uso esta mistura da gotinha de base com o protetor solar "Helioblock 30" da La Roche. É bem neste esquema "nada"de base. Mesmo assim vc acha que o protetor fica comprometido????
beijos

Faby disse...

Lu, adorei a dica! Usei por algum tempo a base oil free da Dermage com o Minesol 30 desta maneira... adoro o resultado!
Beijos
Faby

bebel disse...

Oi;
Sabe que eu tb faço isso morrendo de medo,mas o resultado é tão bom, tão natural, que eu acabo arriscando.
Eu misturo o minesol oil control 30 com o retin-ox illuminateur, que tb tem fator de proteção 15, e aí é que tá; será que tem problema???
A cor fica perfeita e a textura ótima, só a cobertura que não fica lá essas coisas, mas pro dia a dia, acho perfeito, super natural.
Outra dúvida, será que compromete a ação do retin-ox?

Luciana Leal disse...

Ihhh, gente, não respondo pelas suas misturinhas, viu????
Principalmente quando existem ácidos no meio da história....

pribrandt disse...

adorei o vídeo das cangas!
abraço, Lu!

miss m disse...

luciana, usar primer todo dia faz mal a pele? ouvi dizer que impede a pele de respirar, os silicones contidosna formula. bjs!

Andreza Mattos disse...

Lu...

Vc eh ótima com suas dicas. Obrigada por compartilhar conosco...

Marcelle Sommer disse...

Oi Lú.essa dica é ótima ,mas se a mistura compromete o protetor,só devemos usá-la à noite ou passamos um protetor por cima durante o dia?
Obrigada

Valentina disse...

Puxa...

Eu fazia isso, mas achava que não era muito legal... agora estou mais tranquila... tb uso o Hidratante Eflacar M e sinto que ele com a base dá uma aparência e uma sensação bem leve ao rosto.

Parabéns pelo blog, viu? Já virei seguidora...

Beijo

Emmi disse...

show de bola a dica
parabéns pelo blog!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???