terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que é o Ácido Hialurônico???

Muitas pessoas encheram a cabecinha de dúvidas em relação ao ácido hialurônico... resolvi dividir com vocês esse trecho retirado de um site para que todos possam compreender melhor o que é, onde fica e para que serve o ácido hialurônico (também, com esse nome, até eu pensaria que o ácido hialurônico seria um ácido estilo ácido retinóico, glicólico...).

"O ácido hialurônico preenche os espaços entre as células e é responsável pela fixação da água na pele, daí sua importância vital a saúde.
Diariamente é produzido pelo organismo, numa proporção de ínfimos 0,02% do peso total, é constantemente reabsorvido no processo de regeneração celular da pele. Até a maturidade, a quantia produzida pelo organismo é suficiente, mas a partir disso torna-se insuficiente e a conseqüência é que a pele perde água e começa a murchar. É quando normalmente ocorre o aparecimento de rugas. Com a perda de elementos naturais, como o ácido hialurônico a pele perde a capacidade de manter a estrutura e a elasticidade, propiciando o aparecimento das rugas.

O ácido hialurônico é um mucopolissacarídio, macromolécula do grupo das glicosaminoglicanas, constituído aproximadamente de 1.000 a 10.000 unidades de dissacarídios, com alto peso molecular. Está amplamente distribuído em vários tecidos conectivos animais, como componente principal de substâncias intercelulares, que mantém uma matriz geleificada ligando-se a proteínas, outros mucopolissacarídios e água.

Acredita-se que a diminuição dos níveis deste ácido seja a principal causa do ressecamento da pele durante o envelhecimento. Portanto, a suplementação do ácido hialurônico na superfície da pele, através da formação de um filme artificial, pode manter a condição de umectação natural.
O ácido hialurônico é indicado como princípio hidratante e antienvelhecimento. Pode ser incorporado a cremes e loções de tratamento com concentrações usuais de 1,0 a 10%."


FONTE: Fragmento extraído do curso de Estética Facial – Cosméticos antienvelhecimento do Portal Educação
http://www.esteticacursos.com.br/estetica/cursos/cursos_detalhes.asp?id=229

23 comentários:

Anônimo disse...

Lu, vc lê pensamentos né? Antes de entrar no blog já ia te perguntar isso e aí quando entrei...tava tudo aqui...hahahahahahha. Otima você!!!!! Adorei o post. Agora me diga, acha realmente que um protetor solar com este ácido seria mais indicado para deixar a pele mais bonita? beijos e obrigada, Dani

Anônimo disse...

Olá doutora Princesa!!!!

Vc acha que devo utilizar o filtro TODOS os dias, em se tratando que moro na Europa e que o clima aqui tá friooooo, céu cinza, chuvinha.....Mesmo sem dias com sol, é indispensável? As mulheres brancas daqui tem a pele maravilhosa....sabia que aqui na Europa é muito comum ter em casa uma daquelas camas de bronzeamento artificial? É normal ver a mulherada aqui na época do verão com aquela cor de cenoura....fica tão feio!!!! Prefiro continuar branquela mesmo...rsrsrs. Uso o Anthelios 50 fluide extreme.Bjs!!!

SaraH disse...

Drª Princesa,

Me ajudou a esclarecer a dúvida do post anterior.

Obrigada!

Beijos,

SaraH

Anônimo disse...

Oieee amo seu blog, venho todos os dias, mas não costumo escrever... Dra. Princesa, gravida pode usar esse produto com acido hialuronico? beijos e sucesso sempre!!!! VAnessa

Anônimo disse...

ele é obtido animais?

Anônimo disse...

Doutoura,bom dia!
Obrigada pelas informações, pena que voce não pode dar nenhuma dica de produtos que contenham uma boa dose deste ácido.
Abraços,
Patrícia - BH

Casa de Catarina - lelê disse...

Obrigada,
este era o tipo de dúvida: sempre quis saber e nunca tive para quem perguntar... rs.
Beijos
lelê

Flávia Santos disse...

Olá, Dra. Preciso de uma ajudinha sua.

Tenho 26 anos e estou a procura de um bom produto para a área dos olhos. Olhando o site da La Roche Posay vi o Active C XL, mas existem 2, um normal para peles secas e normais e outro fluido para peles mistas e oleosas. Não sei qual dos dois é o mais indicado pra mim, pois tenho a pele mista a oleosa, mas o contorno dos meus olhos é de seco a ressecado mesmo!

Pra escolher entre eles devo considerar a pele do rosto ou do contorno dos olhos?

Se vc puder me ajudar, aguardo a resposta.

Bjins

Pedro disse...

Não sei se vocês lembram, mas há uns 10 anos o ácido hialurônico era usado em uma boa parte dos hidratantes e ninguém dava bola. Nessa época, a Dermage, por exemplo, tinha (e ainda tem) um hidratante com AH para o rosto.

Tati Ghazali disse...

Oi, Dra,

Adoro seu blog, é bem diferente e me esclarece muita coisa... Já li uma reportagem sobre o ácido hialurônico em testes para aumento de mamas (em substituição ao silicone), claro que não iria durar tanto, pois com o tempo seria absorvido pelo organismo e os tamanhos não poderiam ser tão grandes quanto algumas mulheres querem. Vc já viu algo sobre isso???

Tem um selinho pra vc lá no blog:
http://make-mix.blogspot.com/2009/11/selinho.html

Beijos

Anágua de Renda disse...

DRA PRINCESA,
O QUE VC ACHA DOS NUTRACÊUTICOS CONTENDO AC HIALURÔNICO?
CONSIDERANDO Q O AC HIALURÔNICO É UMA MACROMOLÉCULA, NÃO VAI SER ABSORVIDO TOPICAMENTE, DAÍ Q ESSES MILAGRES NÃO ACONTECEM DA FORMA COMO VEM SENDO ANUNCIADO NA MÍDIA...TALVEZ SE FOSSEM NANOPARTÍCULAS DE AC HIALURÔNICO...O Q VC ACHA LU????
BJUS,
LÊ!

Márcia Cosméticos disse...

Olá, Meninas!
Agora eu também estou por aqui.
Siga o meu blog, fique por dentro das novidades de beleza, e ainda, concorra aos produtos exclusivos da nossa marca por sorteio.
Não perca tempo!
Abraços da Márcia

Márcia Cosméticos disse...

Olá, Meninas!
Agora eu também estou por aqui.
Siga o meu blog, fique por dentro das novidades de beleza, e ainda, concorra aos produtos exclusivos da nossa marca por sorteio.
Não perca tempo!
Abraços da Márcia
www.marciacosmeticosoficial.blogspot.com

Caroline disse...

Você realmente é o máximo!!! Agora entendo pq aquele protetor pode ser usado na praia hehehehe Bjos

Bia disse...

Oooi Dra. Princesa,
Apesar de ter um hidratante c/ proteção solar da dermage com o tal ácido, não entendia qual a função específica, benefício dele. Adorei o post, esclareceu minhas dúvidas!!! :)
Bjks

Danni Fernandes disse...

Olá, Dra Princesa,
estou precisando de uns esclarecimentos please.
MEu avõ descobriu que esta com hanseniase e estava na minha casa, e não sabia,então nao estava em tratamento, mas começou essa semana.Dai a DRa dele pediu que todos daqui de casa tomassem a vacina BCG.até ai tudo bem.

o detalhe é que eu tomei essa vacina faz 5 anos e não gostaria de ficar com o braço inchado de novo, preciso tomar novamente?

o outro detalhe é meu namorado é frequentador e convive com meu avô, ele também tem que tomar a vacina?

Obrigada e desculpa te incomodar..
Bju

Fabiana Baylee disse...

Me ajuda?
Quais os componentes presentes em sombra que são os causadores frequentes de alergia. Comprei algumas sombras e me deram uma coçeira e ardencia, mas nas q tenho nao acontece nada...
Obrigada!

Anônimo disse...

Lu, adoro seu blog. Leio sempre, comento pouco mas cutro muito. Mas hoje eu gostaria de perguntar uma coisa: eu noto ha muito tempo que algumas vezes a raiz do meu cobelo fica dolorida. Se eu mudar o cabelo de posicao sinto um dor significativa. Isso jah aconteceu varias vezes e por varios anos. Assim como essa dor vem, ela vai. Vc jah ouviu falar sobre isso?
Beijos e obriagda por compartilhar tanta coisa legal com a gente.

Tata

Anônimo disse...

Oi Lu, tudo bem?
Tenho uma dúvida nada a ver com o post...
Li um post uma vez aqui em que vc aconselhava colocar o hidratante na geladeira para fechar os poros temporariamente. Melhorando a textura da pele.
Mas a maioria dos hidratantes tem escrito no frasco para conservar em temperaturas de 15ºC a 30ºC (por ex).
Mesmo assim podemos colocar hidratantes e protetores na geladeira??? Com esse calor não tem nada mais gostoso né?!

Bjs dra Princesa.

Mi disse...

Olá Lú, amo o seu blog, é útil demais, parabéns, viu? Queria te perguntar uma coisa. Comprei um protetor solar tonalizante da marca VEER (R$ 59), que eu ainda não conhecia; aparentemente gostei dele, é sequinho e tem boa cobertrua, porém ele tb promete prevenir rugas e marcas do sol, mas aí já não pude avaliar rs... Você conhece essa marca, o que acha dela? Obrigada

PAULA disse...

Oi
Vc já viu o lançamento da Avon com ácido hialurônico? Será que é bom?

Elaine Moreira disse...

Queria saber se alguém já usou este produto que a Paula falou...

Maíra disse...

Oi Lu, faz tempo que não comento aqui, mas sempre passo e dou uma olhadinha...

Sabe o que eu tava querendo, seguinte, eu tenho a pele mista e uso effaclar k pra dormir no rosto, mas não na área dos olhos né? aí eu tinha um creminho que eu usava na área dos olhos, um creminho normal, mas as vezes ardia um pouco essa região, e aí eu queria uma dica de um creminho pra área dos olhos, ah, eu tenho 23 anos!

beijos e obrigada antes de tudo.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???