quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desvendando o seu creme: Ascorbosilane C


De vez em quando, você pega o creme que foi prescrito pelo médico, e inúmeras dúvidas surgem. Principalmente quando o produto é manipulado. Tantos nomes estranhos... engraçados... você já parou pra pensar, para que serve cada um deles?
Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma série de posts entitulados "Desvendando o seu creme". Podem ficar tranquilos que não vou ficar a semana inteira só falando sobre princípos ativos, mas eventualmente vou falar de algumas substâncias aleatórias.
Como por exemplo, o tal do "Ascorbosilane C". Agora vocês me respondam: não tinha um nome mais horroroso para ser inventado? Façam-me o favor! Ascorbosilane C para mim, é nome de corvo de bruxa (porque, na minha imaginação, as bruxas possuem três corvos: o Ascorbosilane A, B e o C).
Continuando.
Ascorbosilane C nada mais é do que a união da consagrada vitamina C (ácido ascórbico) com uma estrutura silanol (silício). O seu PH ideal varia entre 3,5-7,0, o que permite a sua associação com vários outros princípos ativos, inclusive outros ácidos.
As ações de ambos foram escritas na foto, mas no geral, esse composto é muito usado por reunir as quatro principais ações anti-envelhecimento, que são: diminuir radicais livres, manchas, hidratação e estímulo do colágeno.

16 comentários:

Leticia disse...

Lu
Adorei isto! Toda vez que leio a minha receita, quando consigo entender a letra da médica, fico tentando entender o palavrão que vou usar... achei o máximo.
antes me dedicava a altas pesquisas na net... agora vou acompanhar por aqui.
Beijos
lelê

PS> só não mando os meus porque são vários e mudam de 2 em 2 meses... rs.

Manu Freitas disse...

Lu,

Ótimo post! Mesmo não sendo médica, adoro saber como funcionam e pra que servem as substâncias que o meu dermato prescreve para a minha pele (assim como a Leticia, pesquiso td na internet rs!).
Mudando de assunto, queria saber o que você acha do sistema 3 passos sa Clinique... Sempre ouvi dizer que não é aconselhável para peles oleosas usar produtos com álcool, pois eles dão um "efeito rebote", aumentando a oleosidade...Eu experimentei e adorei a Clarifying Lotion 3 da Clinique (que possui álcool), mas não sei se com uso frequente ela pode causar o tal efeito rebote...

Beijos,

Dermatologista em pele negra disse...

Lú,eu Amo....suas postagens...Muito divertidas!!!!Preciso aprender contigo....Adorei esta postagem,parabéns!!!Beijos e saudades,Katleen.(sua fã)

Mariana B. disse...

Luciana, sempre leio o seu blog.
Estou a procura de uma dermato em SP. Vc atende aonde?
Se puder me passe um email com o seu contato. Meu email é marianacb@uol.com.br
Obrigada!

Ri Coelho disse...

Oi dra luciana

Acho muito bem essa iniciativa de explicar o nome e o intuito dos principios activos para a população em geral, pois para muita gente faz muita confusão esses nomes e leva as pessoas a pensar que fazem mais mal do que bem.
É importante manter o consumidor informado e essa sua forma de o fazer foi muito boa.
(como sou estudante na área da saúde esses nomes não me fazem tanta impressão assim)


Relativamente ao model in a bottle ( o tal fixer que eu falei) eu amei!
Fixa mesmo a make up. Eu nos dias de mais calor (e note-se que aqui não faz tanto calor como no Brasil!) eu costumo suar na testa e tenho sempre aquele "medo" de começar a parecer uma boneca de cera a derreter (o que é péssimo) e com aquele fixer, mesmo indo a uma festa ou a uma "balada" como vocês dizem, apesar do fumo ou ambiente mais quente/humido do local, no fim da festa a maquilhagem continua com bom aspecto.
Em relação à sua profissão, que passa o dia todo no consultorio ou depois vai para as aulas ou até alterna entre hospital/consultório, iria notar que ao fim do dia a maquilhagem iria continuar em bom estado, não deixando o seu rosto com o ar "fatigado" de fim do dia.

Peço desculpa pelos eventuais "erros de portugues" que possam separar a nossa digitação (vai ser mesmo duro habituarmo-nos ao acordo ortográfico) mas, como sabe é nossa norma escrever desta forma.

Beijinho e continuação de bom trabalho

Ri Coelho disse...

Ah! esqueci de dizer! Aquele fixer é ideal para peles oleosas, é não comedogénica (não provoca "cravinhos" como se diz no brasil) não interfere com protectores solares e absorve o excesso de óleo (já li anteriormente que possui pele oleosa) além do mais tem um acabamento mate, contem cerca de 300 "esguichadas" por embalagem (eu costumo usar 2 no meu rosto) e não é testado em animais

http://www.modelinabottle.com/ tem aqui o link
eu comprei no ebay

Unknown disse...

Olá Dra e leitoras!!

Gostaria de trocar experiência com quem está usando o Genifique na região dos olhos. É normal dar uma ''esquentada'' na hora da aplicação ou está ocorrendo uma reação alérgica em mim?

Obrigada a quem puder responder.

Thaís disse...

Oiii Lú!!!!!!

Eu estava lendo seu blog como faço todos os dias :) e me deparei com o segunte pensamento: Todas as vezes que leio os seus dizerem imagino como vc estivesse falando...ou seja criei uma voz pra vc que faz parte do meu dia dia assim como o Willian Bonner hahahhahah, e desta forma bateu uma enorme curiosidade de "conhecer" sua voz. Sei que seu dia é curto, mas ADORARIA assistir um video da princesa :) !!!!

super beijoo

Fabíola( Bia ) disse...

Oi Luciana.
Estou encantada e muito bem informada no seu Blog.
Sou formada em Estética e cosmetologia, estudo muito, mas nunca achei nada tão agradável como seus posts.
Sou Maquiadora, moro em BH.
Parabéns!!
Sou sua Fã.(rsrs)
BjO.
Fabíola.

Harumi disse...

Ótimo post, adorei! Minha mãe usava um gelzinho da Vitaderm que continha vitamina C em silício e o nome da substância não estava nos ingredientes, estava como "vitamina C em silício" mesmo. Pesquisei sobre a tal "vitamina C em silício" na internet mas nunca encontrei nada relevante, agora sei o que é!!! Obrigada doutora!

Queria perguntar uma coisa... Leio muitas notícias por aí, falando sobre cosméticos perigosos. Falam de chumbo em batom, parabenos, mercúrio em clareadores para manchas (neste caso, na ásia, muitos produtos possuem mercúrio mesmo alegando não possuir, é aterrorizante...) , oxibenzona... Mas muita gente diz que é só boato, que as tais substâncias não fazem mal... Então sempre paira uma dúvida. Seria possível que fizestes um post sobre substâncias perigosas em cosméticos, que devemos evitar, e como evitar? :)

Obrigada!

Diário Previdenciário e Trabalhista disse...

Olá!!!
Lu, me diz o que você acha ...
Estava eu xeretando blogs por ai, quando cai no 'Vende na Farmácia' (http://www.vendenafarmacia.com/2010/03/resenha-da-leitora-fabiane-po-magico.html), e li um post que foi feito por uma leitora dizendo sobre um 'pó milagroso da Pond's' que foi comprado na Tailandia ... não vende no Brasil, mas encontraram uma pessoa que vende no Mercado livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140276156-ponds-magic-powder-evita-brilho-e-espinhas-com-filtro-solar-_JM) ... a menina que escreveu o post falou maravilhas desse pó, que ele acaba com a oleosidade da pele e com os cravos, mas depois uma leitora escreveu nos comentários que esse pó contem triclosan, e q essa substancia pode causar cancer etc ...
Aguardo seu comentário, pois fiquei tentada em comprar o tal 'pó'!!
Super obrigada, bjoss

shoes disse...

Luciana, acompanho seu blog há um tempo e gostaria de saberse você tem consultório no Rj. Se tiver, gostaria de uma consulta. Se possível, me envie seu contato:

anacristinafurt@uol.com.br

VAP disse...

Oi Dra. Princesa!
Sou a favor das fórmulas manipuladas, são indicadas levando em conta o estado da nossa pele e muitas delas são mais baratas. A única coisa que não gosto é a validade...Porque tem pouco tempo de validade? E porque algumas fórmulas devem ser guardadas na geladeira?
;)
Bjão!

Patrícia Lemos disse...

Adorei! Sugestão: desvende, por favor, o Vitacid D, que eu uso. Bjão!!

Cássia B. disse...

Alguém está endo esse post em 2016? Rsrs
Queria saber se alguma(s) de vocês já ouviu falar do creme "Ácido Hialurônico+Densiskin+Ascorbosilane, FACELIFT EM CREME" vendido pela farmácia online ---> http://www.dermoformulacoes.com.br/busca/?q=acido
Grata.

Cássia B. disse...

Alguém está vendo em 2016? Rsrsrs
Queria saber se alguma(s) de vocês já ouviu falar no anti-rugas "Ácido Hialurônico+Densiskin+Ascorbosilane, FACELIFT EM CREME", ele é vendido na farmácia online -----> http://www.dermoformulacoes.com.br/busca/?q=acido
A fórmula diz conter 5% de ácido hialurônico, 5% de Densiskin e 5% de Ascorbosilane.
O que acham?
Beijos!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???