segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rosácea


"Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que acomete principalmente as regiões centrais da face, caracterizada por episódios de eritema e telangiectasias, podendo evoluir com a presença de pústulas e edema.

Costuma evoluir por estágios, num período de anos. Acomete mais pessoas de pele clara, do sexo feminino, com idade variando entre 30 e 50 anos. É uma doença de etiologia multifatorial.


Fatores constitucionais, facilitando crises de eritema facial, desencadeados por estímulos diversos e a exposição crônica ao sol, são importantes por danificarem os vasos linfáticos levando a edema intersticial e inflamação crônica. Fatores gastrointestinais tem sido exaustivamente estudados e atualmente tem-se dado importância para a relação com a presença do H. pylory o que não é aceito por todos.


O papel patogênico do Demodex folliculorum, parasita comensal de folículos pilocebáceos, também tem sido muito debatido, sendo que a alguns autores consideram que um número maior que 5/cm é altamente especifico para rosácea. É importante ressaltar que a rosácea também acomete o olho, em até 50% dos doentes, causando principalmente blefarite, conjuntivite, hordéolo, calázio e até ceratite que pode levar à cegueira. É importante que todos pacientes com rosácea sejam examinados por oftalmologistas, periodicamente.


O paciente de rosácea, ao ser tratado, deve ser orientado para evitar fatores que, conhecidamente, causem crises de flushing como: álcool, comidas condimentadas, calor, sol, estresse, entre outros, e irritantes locais. "




Dicas para quem tem rosácea:

Existem diversos tratamentos para rosácea, cada um específico para cada caso (a rosácea tem graus variados de gravidade). Além dos medicamentos que o paciente vai seguir por orientação médica, existem cuidados que devem ser observados pelos pacientes.

Todas as manhãs e noites, faça uma limpeza suave no rosto. Evite usar esfoliantes. Lembre-se, a sua pele é sensível.

Enxágüe o rosto com água fria e seque delicadamente com uma toalha macia de algodão. Gosto muito de usar fraldas de pano para esse fim.

Evite o uso de esponjas e toalhas felpudas.

Evite as maquiagens de tons rosado ou alaranjado, as perfumadas e as que contenham álcool.

Os homens devem usar barbeador elétrico.

Proteja-se do sol: use sempre protetor solar com um FPS alto.

Nos dias com temperatura e umidade altas, procure ficar em ambientes com ar condicionado.

Se o frio agravar a sua rosácea, procure não ficar ao ar livre em dias frios e use um creme para evitar o ressecamento da pele.

Procure evitar situações de estresse .

Faça atividades físicas de baixa intensidade. Procure levar um spray de agua thermal geladinha para refrescar o rosto durante o exercício.

Anote em um diário os dias em que a rosácea piorou e procure identificar os fatores que a afetam.

Determinados alimentos (queijos, cremes, iogurte, cítricos, chocolate, molho de soja, baunilha, vinagre, espinafre, fígado), bebidas alcoolicas ou bebidas quentes pioram a rosácea.

Anote em um diário os dias em que a rosácea piorou e procure identificar os fatores que a afetam.

21 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Dra. Luciana!
Estou sempre dando uma olhada no seu blogger e gosto muito de aqui vir. Tenho uma irmã que recentemente apareceu com rosácea. Ela, atualmente, mora na Inglaterra e foi lá que surgiu esse problema. Interessante a questão alimentar, vou passa ras dicas. Parabéns pelo sobrinho, pelo blogger e pelas dicas.
Ótima semana!

Mariana Castro disse...

Oi, Dra. Princesa!

To c uma dúvida gravíssima... o Effaclar DUO e o M se equivalem?!! qual o melhor?!! devo usar os dois?!! uso já há algum tempo o M todas as manhãs antes do protetor solar e da maquiagem, mas agora com o DUO não sei se devo trocá-lo! Vi o post sobre eles mas vi q a Dra. usa os dois como primer o q só aumentou minhas dúvidas! help me, please!!!

Parabéns pela nova sobrinha!!!

bjooss

Milena disse...

Olá, Doutora
Parabéns pela sobrinha e obrigada pelos esclarecimentos sobre a rosácea.
Gostaria de saber se a isotretinoína serve para tratá-la. Tem pesquisa quanto a eficácia desse remédio para o tratamento da rosácea? Só quero sua opinião a respeito desse tratamento.
Bom dia e muito obrigada mesmo!!!

Gabriela disse...

Olá Drª, já havia mandado um comentário com essa pergunta, mas vc ñ respondeu... e como eu sou brasileira... lá vai de novo!
Gostaria de saber se um única meio de comunicação com vc é através dos comentários? Pois, queria tirar algumas dúvidas... Não quero fazer uma consulta ñ, rsrsrs...
qq coisa meu email é gal_bio@hotmail.com.

Aguardo sua resposta,

Um beijo!

Ani disse...

Olá, Doutora
Parabéns pela sobrinha e gostei muito dos esclarecimentos sobre rosácea.
Gostaria muito que você falasse um pouco sobre hidroquinona.
òtima semana!!

Anônimo disse...

Oi Dr.ª Lu, sempre leio seu blog, é a primeira vez que escrevo.Adooooooro, pois eu fico sempre bem informada e as novidades trazidas são ótimas. Me trato com uma dermato excelente em Icaraí, em Niterói e confirmo no teu blog as medicações que ela me indica, pois tenho acne persistente, mas bem leve;meu problema mesmo são as manchas que ficaram. Te adoro, beijos.

Anônimo disse...

Oi Lu, apareceu uma no meu nariz e ficou desde janeiro me dando problema. Agora ficou uma marquinha chata...o que fazer? beijos, Dani

mariana disse...

Oi Dra.!!
Adorei o post, como já disse aqui no blog.. numa consulta que eu fiz a dermato me explicou que eu tinha rosacea, e procurando pela internet, percebi que talvez é isso mesmo que eu tenha.. porque eu acreditava que era alguma alergia.. mais é muito chato isso né? pelo que eu entendi não tem cura, só tratamento.. Ah.. Dra tenho uma pergunta, se a minha pele é sensivel, como as dermatologistas explicam, eu deveria optar pelas maquiagens da clinique?? ou eu posso continuar usando de outras marcas?

Obrigada pelo post, e por todas as informações que você divide com suas leitoras
Adoro seu blog.
Beijos

Anônimo disse...

Lú! Tô aguardando ansiosa para o power paper na versão genérica em com gelatina incolor. Tenho um casamento chique esse sábado e quero arrasar. Vê se não esquece de publicar essa receitinha please!

Beijos Lú!

Bia

Anônimo disse...

Caramba, joguei no google agora info sobre tetralysal, que to tomando e tá ajudando bem minha pele, e tinha aberto seu blog. Quando fui pra aba da sua janela, quase levei um susto, muita coincidência!
Agora vou ler o post
Beijosss

Myla

Carolina disse...

Caramba! Ia justamente pedir pra você falar um pouco sobre rosácea...
Costumo usar o sabonete de enxofre da Granado [indicado por um médico]. É muito "forte"?
Beijos!

Luana N. disse...

Gostaria muuuito de ver um post sobre dermatite atópica. Não sou a única quem sofre com isso!

Unknown disse...

Olá. Adoro o seu blog, tenho rosácea e compro todos os cremes possíveis e imagináveis para acalmar a pele, mas nao tem jeito!
:(
O melhor que eu achei foi o hidratande Calmance, da Roc. Tenho também, da linha da Clinique Redness solutions, só a base com FPS e o cleanser, nao consegui comprar o Urgent e o hidratante por sites .Uso agua thermal, bebo mt agua, nao bebo alcool e etc... Eu já desisti de ir a minha dermatologista, como é sabido, NAO TEM CURA, SO PODEMOS CONTROLAR!!!! entao, venho pesquisando por blogs, sites...,produtos para amenizar. Pra voce ve como é difícil a vida de quem tem a pele linda ao acordar e no longo do dia aparece bolinhas na teste, bochecha vermelha....HORRIVEL!Poderia dar dicas de produtos EFICAZES??? Agradeço antecipadamente a atençao!

Bru disse...

Oi Dra!!! é isso mesmo que eu tenho :(
doenca terrivel esta eu acho. alias td q nao existe cura pra mim é terrivel.
Estou tratando, mas nada melhorou ainda... este post veio bem a calhar.

beijos bru

Anônimo disse...

Oi, Lu! Gostaria de saber se a ingestão de vitamina C piora a pele de quem tem rosácea? Por exemplo, seria indicado tomar Inneov Fermeté? Obrigada, beijos, Michelle.

Anônimo disse...

Por favor, Lu, responde meu comentário... "Oi, Lu! Gostaria de saber se a ingestão de vitamina C piora a pele de quem tem rosácea? Por exemplo, seria indicado tomar Inneov Fermeté? Obrigada, beijos, Michelle." Já entrei mil vezes para ver se tinha resposta e nada :( Sou sua leitora assídua! Beijos

Anônimo disse...

Olá! Essa é a primeira vez q entro em seu blog,e adorei...sou mt nova e ja tenho rosácia,ja fui em vários dermatologistas,ja comprei vários cremes...e tem dias q está melhor ,mas tem dias q nossaa... ta um horror!!!estava usando o rosex,percebo q ocorre melhoras,mas queria um produto mais eficaz...o q vc recomenda?uso boas maquiagens...e acho q n sao elas q causam piora...mas gostaria dasua opiniao e sua ajuda..!!bjss

danyff29 disse...

Descobri que tenho rosácea há 1 mês.Estou fazendo o tratamento e aguardando os resultados.Tive 2 calázios em pouco mais de 1 ano,fiz uma cirurgia pra retirar o primeiro.O segundo ainda ta me incomodando.Quem sabe se eu tratar a rosácea consiga me livrar dele.

danyff29 disse...

Descobri que tenho rosácea há 1 mês.Estou fazendo o tratamento e aguardando os resultados.Tive 2 calázios em pouco mais de 1 ano,fiz uma cirurgia pra retirar o primeiro.O segundo ainda ta me incomodando.Quem sabe se eu tratar a rosácea consiga me livrar dele.

Anônimo disse...

Olá.. encontrei o blog por acaso.. procurando tratamentos para rosácea... estou passando por um período difícil.. tomando antibiótico (Doxiciclina)e usando um gel (Rosex)alguém me diz quanto tempo demora para fazer efeito??? meu rosto está horrível!!! obrigada

Anônimo disse...

Minha pele sofreu muito até eu seguir a recomendação do dermato por 45 dias. Aboli sabonete, mesmo o de bebê, usando apenas Cetaphil Loção, Protetor Solar, Metronidazol 2% uso tópico e tomei tetraciclina 500 mg também pelo mesmo período, sendo que, durante os primeiros 5 dias, tomei também prednisona. Evitei até hidratante enquanto a pele estava muito inflamada, mas o protetor hidratava. Foi o que salvou a minha pele que estava em brasa há várias semanas.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???