segunda-feira, 25 de abril de 2011

Toxina Botulínica de uso Tópico


Revence Therapeutics é uma toxina botulínica que está sendo desenvolvida para ser aplicada tópicamente na pele.
Provavelmente você ainda não ouviu falar dela porque antes de um medicamento ser lançado, ele precisa passar por uma série de pesquisas e testes clínicos.

Estes testes clínicos geralmente ocorrem em três fases, e Revence encontra-se ainda na fase 2 para duas indicações clínicas distintas: seu uso em rugas tipo pés de galinha e hiperidrose. Clique AQUI para ver os primeiros resultados dos estudos científicos (tem fotos).

A cada dia que passa, a tecnologia desenvolve moléculas menores, com a capacidade de penetrar cada vez mais fundo na pele. Isso está estudado e sacramentado. Minha dúvida é: penetrar na pele, ok. Mas, penetrar no músculo??? Como muitos de vocês já sabem, a injeção de toxina botulínica ocorre a nível muscular e não puramente cutâneo. Se eles forem mesmo capazes de desenvolver uma toxina que chegue ao músculo, imaginem que maravilha!!!

Aliás, deve ser por isso que os estudos preliminares estão ocorrendo nos pés de galinha, porque essa é a área do rosto que possui a pele mais fininha. Então deve ser mais fácil o gel penetrar até onde deve.

Eu estou torcendo ardorosamente para que o produto se revele realmente eficiente. Parece que o creme possui de 60 a 70% da efetividade da injeção. Se pararmos pra pensar em como os pacientes com hiperidrose sofrem para receber diversas agulhadas em palmas das mãos e plantas dos pés, ainda que não se consiga eliminar 100% do suor, o benefício já está valendo.

Outra preocupação minha: muitas pessoas sabem que o uso excessivo da toxina pode causar uma tolerância à mesma, ou seja, o indivíduo deixa de ter uma resposta ao produto. Será que essa toxina tópica não poderia induzir a uma tolerância mais rápida?

Muitas perguntas na minha mente e só o tempo poderá esclarecer...

5 comentários:

Livia Pino disse...

Luciana, que coincidencia. Estou preparando um post sobre este assunto tb!!
Adorei!!
beijos
livia pino
www.dermatologiaemfoco.blogspot.com

Silvia Duarte disse...

OI Luciana, adorei o post. Já tinha lido a respeito numa revist, acho q foi na Vogue e estava curiosa.
Vamos esperar pra ver, tomare que dê ótimos resultados!!!
bjs
www.treinoebeleza.blogspot.com

strawberryandpeach disse...

Essa história dessa toxina tópica já rola há muito tempo. Confesso que sou meio cética em relação a isso.
Melhorar pés de galinha...muitas fotos de cremes por aí melhoram. Sinceramente a única coisa que faz algum sentido é para hiperidrose...E só..

Bjos

Daniella

www.strawberryandpeach.blogspot.com

Anônimo disse...

Dra. Luciana,

Sobre penetração de substâncias na pele... A xantina em creme não penetra até o tecido adiposo, não é? A ionização ajuda a penetração de algumas substâncias?
Abraços, Ângela

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Olá, Luciana.
Concordo com vc. Ainda é cedo para animar.
Não acredito que seja tão efetiva quanto a aplicação intramuscular, mas são sempre bem-vindos avanços na área da Dermatologia.
Parabéns pelo blog!
Bjinhos.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???