quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fitofotodermatose: o que é, como evitar...


Há alguns anos, uma paciente me apareceu no consultório listrada. Isso mesmo que você leu: LISTRADA.
Acontece que ela era muito bonita, bem casada, ótima profissional, e uma amiga indicou que ela tomasse um banho de ervas, para afastar o mal olhado. Toda mulher adora afastar o mal olhado, porque nunca se sabe. E nessa época de final de ano, muitas pessoas supersticiosas, acabam procurando uma receitinha aqui e outra ali.
Bom. Tomou o banho, afastou o olho gordo, mas no dia seguinte... tomou sol. Como ela era também RICA, tinha uma bela piscina para receber os amigos, e foi o que fez.

Horas depois, percebeu listras amarronzadas em todo o seu corpo e foi correndo me procurar.
Diagnóstico: FITOFOTODERMATOSE

Mas, o que é isso?
Trata-se de uma lesão decorrente da interação do sol (particularmente a radiação ultravioleta A)com algumas substâncias psoralênicas, geralmente presentes em algumas plantas, e frutas cítricas.
Pode haver alguma ardência, mas não é comum. E as manchas costumam aparecer horas ou dias após a ocorrência da equação sol+ planta. Em casos mais graves, surgem até mesmo bolhas.

Evite virar uma "banana de pijama" afastando-se de caipirinhas, frutas, sorvetes cítricos e mandingas durante esses dias quentes de verão.
Se acontecer o contato, lave o local abundantemente com água e sabão e fuja do sol. Mesmo se você limpar a área, AINDA ASSIM as manchas podem acontecer.

Manchou...e agora?
Não precisa ter grandes trabalhos. A mancha vai sumir, mas pode levar um bom tempo, que varia de semanas a meses. Use um belo bloqueador solar, e roupas que tentem cobrir a área afetada, para evitar as perguntas dos curiosos.
Não precisa torrar o seu décimo terceiro com lasers ou peelings. Basta ter paciência, a mancha costuma desaparecer sem deixar vestígios.

E para o ano-novo, meu conselho é tomar banho de sal grosso, que não causa fitofotodermatose e ainda serve para esfoliar seu joelho ou cotovelo durante o banho.
:-)

Quer saber mais sobre o assunto? Neste link você encontra:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962010000400009&script=sci_arttext

A FOTO FOI RETIRADA DO ARTIGO CITADO NO MEU TEXTO.

10 comentários:

Anônimo disse...

meu irmão estava na praia tomando picolé de limão na praia e ficou manchado no peito (ele é meio babão mesmo), e demorou um tempão pra sair! desde então prestamos muita atenção para não acontecer com ninguém!

Anônimo disse...

meu irmão estava na praia tomando picolé de limão na praia e ficou manchado no peito (ele é meio babão mesmo), e demorou um tempão pra sair! desde então prestamos muita atenção para não acontecer com ninguém!

Fabiana disse...

Olá,

Então... até picolés industrializados como frutare de limão pode acontecer isso? E uma grande dúvida... Vc conhece o verbena da loccitane? essa linha tem limão ou algo cítrico. Se usar durante o dia corre o risco de manchar? Ela é tão refrescante...

Thalita Cunha disse...

Nessa época do ano é uma dica excelente hehehehe Beijo!

Luciana Leal disse...

Sim, até picolés industrializados podem causar essa mancha.

Mas a boa notícia é: OS DE CHOCOLATE não causam!!!! Pode comemorar!!!!

E lembre-se: poder causar não significa necessariamente que VÁ causar. Mas é um possibilidade, existem casos descritos.

flavia disse...

OI Lu gostaria da sua opinião e é claro,se vc puder ajudar.Jamaica ou Ilha Barbardos Caribe.Alguém já viajou???sugestões de hotéis??Dúvida entre Jamaica e Barbados AFFF para carnaval

Luiza disse...

Oi princesa, tenho uma duvida sobre pele do rosto na verdade... Minha derma me passou um sabonete pra pele oleosa, o da avene, um protetor, o roc, e um acido. Perguntei se precisava de tonico, ela disse que isso nao serve pra nada, e se precisava de um hidratante, ela disse que so o protetor ja e hidratante, e que peles oleosas nao precisam de hidratante. Obs: minha pele e oleosa e acneica. O que ela falou é verdade? Ela ta atrasada? É melhor eu procurar outra dermato? Beijao

disse...

De férias com uns amigos tivemos a idéia genial de fazer caipirinha na praia. Resultado: todo mundo manchado.
Sou bem branca e fiquei com manchas marrons nas mãos, na barriga e (pior) no buço. Demorou muito tempo para sumir completamente.
Engraçado é que quando nos vimos malhados imaginamos mil e uma coisas, desde alergia até micose, menos que a culpa era do limão!

Charlene disse...

Adorei a leveza do post sobre um assunto sério e pertinente nesta. bjos

Pandora disse...

Oi outro dia eu estava com uma doença na pele causada por acaro e vi q arruda era bom para matar esses acaros, o q acontece é q ela tbm causa fitofotodermatose, estou com manchas horriveis no peito e pernas, tem certeza que estas manchas desaparecem com o tempo?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???