segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Curtinhas" do congresso


- Skingen: lembram do creme personalizado a partir de uma biópsia de pele do paciente? Então. A palestrante mostrou muitas fotos ótimas, de Antes & Depois, de pessoas que usaram SOMENTE o Skingen. A idéia é essa mesmo, usar somente um produto . Porém, se a pessoa tiver queixas específicas, como por exemplo, manchas, ou olheiras, é necessário combina-lo com outros medicamentos. Também não é possível adicionar protetor solar ao Skingen, porque não é interessante que o protetor solar chegue às camadas mais profundas da pele.

- No melasma, a melhor forma de avaliar o prognóstico, ou seja, o quanto de clareamento o paciente poderá obter, é através da dermatoscopia, e não da luz de wood. Se a mancha se acentua, é sinal de que está superficial e provavelmente o paciente vai responder bem ao tratamento.


- Sabemos que o melanogênese (formação e deposição de melanina na pele) cursa com a formação de radicais livres. Então, além dos agentes antioxidantes tópicos, é importante fazer uso de antioxidantes orais.

- Algumas vezes, a pessoa tem a mancha clareada no melasma, mas resta uma espécie de sombra residual, que incomoda o paciente. essa sombra pode ser vasinhos residuais, pois geralmente onde existe uma mancha de melasma, sempre existem vasos sanguineos. Solução: tratar essa "sombra" com substâncias usadas na rosácea.

- Por falar em rosácea, uma substância apresentada no meeting americano, e que deve começar a ser usada em breve no Brasil, é a Brimonidina 0,5%. Trata-se de uma substância vasoconstritora, que ajuda a diminuir a vermelhidão do melasma.

- O Implante de fibroblastos está sendo cada vez mais usado um dermatologia. Pena que continua um tratamento tão caro, pela tecnologia que demanda.

- Imiquimod, uma substância usada para tratarmos diversas patologias, tem tido ótimos resultados no fotoenvelhecimento, e também no tratamento de angiomas. É um tratamento doloroso, caro, mas vale a pena.

- Na alopécia androgenética feminina, nem sempre o uso da finasterida apresenta bons resultados. Isso acontece porque no nosso sexo, a enzima 5 alfa redutase não está envolvida.

- Na europa, uma droga que está fazendo sucesso para o tratamento de queda de cabelos em mulheres, é o Eucapil.

- Nas pessoas que fazem uso de ferro para queda de cabelos, mas que não conseguem melhorar o valor da ferritina, uma dica é usar o aminiácido L-lisina junto com o ferro, pois ela ajuda a melhorar a capacidade de ligação do ferro, e consequentemente a ferritina.
#ficaadica


- Spectra, laser para tratamento do melasma. Ideal para melasmas dérmicos, profundos. O laser não destrói o melanócito, mas fere seus dendritos (os dendritos são umas espécies de prolongamentos da célula, por onde eles injetam o pigmento na pele). Não é a cura do melasma, mas é mais uma arma para o seu controle. E sim, é raro, mas alguns pacientes podem piorar com ele.


Outras opções de tratamento de melasma: Laser Quanta Asset, peelings Cosmelan, Dermamelan, Melanesse, Ácido Retinóico + Jessner...

(SAUDADES DE VOCÊS!!!)

25 comentários:

Cristina disse...

Dra. Lu!
Saudades também!
Amei o post pois eu tenho melasmas, esta praga...
Já fiz alguns tratamentos com resultados razoáveis e me entupo de protetor.
Tão difícil né, parece até que gruda no osso, melhora mas não sai.
Bom saber que andam pesquisando.
beijos!

Anônimo disse...

ola Dra.,
a vitamina C é um antioxidante oral bom?? ou vc aconselha algum outro??

obrigada, adoro seu blog

Anônimo disse...

Lu,

Preciso voltar ao seu consultório urgente para você aplicar todo esse conhecimento sobre melasma em mim!!!

Bjs

Veronica

Anônimo disse...

Lu,
Fala mais um pouquinho sobre o Cosmelan. Já li algumas coisas na internet, queria saber se você teve bons resultados com alguma paciente.
Tenho uma dúvida. Estecistas podem fazer o peeling Cosmelan ou devo procurar um dermato?
Beijo e obrigada.
Mirian

Anônimo disse...

Olá Dra. Luciana,
Moro em BH e tinha uma dermato ótima, que infelizmente parou de atender...
Estou agora órfã... Você conheceria alguma dermatologista para me indicar aqui ?
obrigada
Cindy

Anônimo disse...

obrigada por tanta informação!

Anônimo disse...

Oi Luciana!
Quanto ao tratamento do Spectra, há mesmo uma possibilidade do melasma não voltar?
Beijos
Simone

Anônimo disse...

Bom dia Dra.. A minha ferritina sempre baixa e o ferro Neuropurun 500 não é sufuciente, como faço pra manipular oucomprar a L-lisina?
bjo
vanessa

Anônimo disse...

Dra Luciana, por acaso vc saberia indicar um(a) dermatologista que atenta convênios em São Paulo?

Anônimo disse...

Oi Dra Lu!! Adoooro o seu blog e sou neurótica com minha pele.. porém, minha dermatologista que eu adoro esta atendendo mto longe da minha casa, impossível de ir!
Gostaria de me consultar com vc, sei que é em ipanema, poderia dar o contato do consultorio, please?

Beijos, caroline

Cristiane disse...

Oi Dra. Lu,
tô desesperada porque vou me casar dia 06 de outubro agora, e tô com a pele horrível cheia de melasma, principalmente perto da área dos olhos. Vc acha complicado começar um tratamento com ácido, tipo o Vitacid plus agora? Um mês e meio antes do casamento? E quanto à vitamina C 10% da Adcos, vc acha que melhoraria minha pele usando somente ela? Por favor Dra. Lu,me ajude, pois preciso melhorar minha pele pelo menos um pouco antes do casamento. Tenho 37 anos, tomo anticoncepcional, tenho pele mista, propensa a rugas, etc. Me desculpe tantas perguntas, mas tô meio que desesperada já. Abraços Dra.

Respeite e Proteja os Animais disse...

Amei seu Blog Dra. Luciana! Me interessa tudo que diz respeito a pele, pois a minha não é lá muito boa...
Estou te seguindo com todo prazer!
Se gostar de animais, dê uma passadinha em meu cantinho...
Bjs e uma ótima sexta-feira!

Andressa disse...

Esse comentario nao tem nada a ver com o post. E na verdade uma pergunta fala que eu te escuto...rsrsrsr Me deparei na internet com um site que classifica os cosmeticos de acordo com o ingredientes toxicos e a possibilidade do produto causar doencas ex: cancer e outros problemas (http://www.ewg.org/skindeep)
Produtos que eu uso como mascara de cabelo da kerastase, blush na nars,sombras da mac sao todos toxicos... (http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/cosmeticos-que-voce-usa-substancias-toxica/)Eu to com uma "mini" depressao. Vc como medica, o que acha dessa historia toda?? Help please! Obrigada

Bárbara disse...

Oi Dra!

Tenho queda de cabelo, trato a minha ferritina baixa com sulfato ferroso. Já repeti três vezes, mas o aumento não sustenta! Tem alguma formulação pronta do ferro com este aminoácido??

Rena disse...

Oie dr, ótimas dicas, fiquei interessada no uso de aminoácido L lisina, tomo noripurum na veia a cada 3 meses, como faria uso deste outro medicamento? Minha ferritina é sempre baixa :(

Amanda disse...

Oi Dra. Luciana,

Tenho uma queda de cabelo que já está num nível "a olhos vistos". Desespera. Uso avicis e fique interessa no eucapil. Funciona mesmo? Onde posso achar?

Anônimo disse...

Adorei seu blog! Super valiosas para mim as informções sobre queda de cabelo! Se vc tiver mais novidades, não deixe de nos contar! bjs

Suzana disse...

Dra, vc tem alguma informação sobre o aparelho Miradry? Ele trata sudorese excessiva nas axilas usando microondas, pelo que li. Será que pode ser aplicado nas mãos e pés?

Suzana disse...

Dr, vc tem alguma informação sobre o aparelho Miradry? Ele trata sudorese excessiva nas axilas usando microondas, pelo que li. Será que pode ser aplicado nas mãos e pés?

de tudo um pouco disse...

DRA LU

EU USAVA O AMELAN HÁ UNS ANOS ATRÁS MAS ELE SUMIU DO MAPA E VOLTOU COSMELAN ( CERTO???) ONDE EU POSSO COMPRAR FOI O ÚNICO QUE AMEI NESSA VIDA DE MANCHAS . BJ
MYSIA

Isabella Rabello disse...

Suzana,
Eu tenho hiperidrose e a única coisa que me ajudou foi o Driclor. Infelizmente não vende no Brasil, mas você acha pra comprar no Mercado Livre ou em sites internacionais http://www.sweetcare.pt/driclor-anti-transpirante-p-CM0910DR.aspx - confio muito nesse site.
Vale demais a pena!

Adriana Rodrigues disse...

Oi Luciana!
Congressos são sempre animadores e cheios de informação e troca de idéias. Tudo de bom!
Lendo seu post surgiu uma dúvida: quem tem a pele muito clara e com sardas (só avermelha, com sardas e melanina mal distribuída) pode tomar cápsulas que "preparam, aceleram e prolongam o bronzeado" ; " protege a pele do envelhecimento do sol" ?
Há várias no mercado como da Nestlé, Vitalfam (Furterer) e outras tantas.
Esta da Furterer, por exemplo, tem por cápsula: carotenóides vegetais (20mg), tocoferóis (vitamina E e selênio = 2,6 mg) e óleo de borragem (20mg). Poderei ficar mais sardenta e/ou as sardas mais escuras ou pode fortalecer a pele e resistir melhor aos efeitos do sol se tomar 1/dia? Obrigada.
Beijos
Adriana

Eliana disse...

Luciana, tem a Dra Roberta Motta, que éva minha e é excelente!É até professora!

Anônimo disse...

existem cremes para fazer desaparecer algumas manchas ou o melhor é um laser?
alguns lugares de dermatologia em são paulo falam uma coisa e outros algo diferente...

Ana Paula disse...

Ola Luciana.
Esse Eucapil pode cmprar sem receita medica na europa, sabe dizer?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???