terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Arauto da felicidade


Oi, pessoal !
Fiquei com vontade de dividir com vocês uma coisa muito legal que aconteceu ontem. Apesar de ser um assunto "off topic", pois não trata de cirurgia plástica diretamente, foi uma experiência diferente que tive, e se depender de mim terei por muito anos mais.

Foi o seguinte. Sexta-feira, dia 14, fizemos a prova de seleção para a pós-graduação do serviço do prof. Ronaldo Pontes. Trinta e dois candidatos se inscreveram para concorrer a apenas três vagas. Lembro que há alguns anos atrás era eu que estava sentado lá fazendo prova.

O mais impressionante é que tem gente que está tentando pela terceira, quarta vez e não desiste. Estes são verdadeiros vencedores e temos que aprender muito com eles. Desde que era residente eu participo do processo seletivo, claro que agora com funções mais "importantes" como elaborar a prova e entrevistar os candidatos, quando da época da residência ficava distribuindo a prova e oferendo água a quem tem sede (rsrsrs).

Mas este ano uma nova incumbência caiu no meu colo, e acho que por pura coincidência, ou sei lá, era eu que estava alí na hora, e o prof. Ronaldo Pontes pediu que eu ligasse para os três candidatos aprovados e lhes desse a notícia. Ok, me passa aí o telefone dos meninos.

Vocês não tem idéia das reações que tive do outro lado da linha!!!!
O primeiro foi o Dr. Carlos, um jovem cirurgião de trauma de São Paulo. Quando eu muito formalmente me apresentei e dei a notícia, o menino começou a berrar, a me agradecer (ora, quem fez a prova foi ele), a dizer que era a melhor notícia do mundo e etc.

Achei que no próximo poderia ser menos formal, pois minha voz parecia denunciar o contrário. A próxima aprovada é uma menina do RJ, Dra. Juliana, que também é cirurgiã de trauma, formada no hospital da Posse (me perdoem os puritanos, mas é a sucursal do inferno), mas por ser uma menina, fui igualmente comedido. E novamente gritos, berros, "Eu CONSEGUI", e etc.

Caraca! Formalidade não tem nada a ver com essa função! Eu queria gritar com eles, comemorar junto! O próximo vai ser diferente.
Era o Dr.Sócrates (não é o jogador, até porque esse muito precocemente nos deixou), mas eu sempre tive uma certa admiração pelo Sócrates. É o segundo ano que ela tenta entrar no serviço, ano passado... bateu na trave.
E ele tem uma história muito bacana. Fez segundo grau técnico em mecânica de precisão (?????) e depois resolveu fazer medicina. Que guinada não é?
Pois com ele já fui logo gritando:
- Parabéns meu velho, você conseguiu! Bem vindo ao time!
E só ouvia choro do outro lado, claro que de alegria...

Acho que dar aula e participar da formação de novos cirurgiões plásticos nos dá ensinamentos que muitas vezes não estão nos livros técnicos. Participar diretamente desse turbilhão de emoções que eu mesmo há tão pouco tempo atrás vivenciei, nos renova e principalmente nos dá a real dimensão do quão difícil e concorrida é essa especialidade. Nos valoriza ainda mais.

Uma vez me disseram "tentar, não significa conseguir, mas todos os que conseguiram, um dia tentaram".

Portanto fica a lição:
NUNCA desistam dos seus sonhos.
E sejam bem vindos os novos residentes.

Um grande abraço
Luiz Felipe

20 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!
Parabéns para você também, por ter participado desse momento de felicidade na vida dessas pessoas, e por ter tido a sensibilidade, a delicadeza e a compreensão de que não foi importante apenas para elas, mas para você também. Uma bela experiência :-)

Sandra - Brasília

Anônimo disse...

Vc é um lindo!!!!! Me emocionei muito com o seu relato...acho que estamos carentes de pessoas como vc...que se importam com os sentimentos do próximo. Continue sempre assim...precisamos disso.
Waniajskdata

Anônimo disse...

Que maravilha ler essas palavras hoje. Estou tentando anestesio...me dediquei muito esse ano aos estudos e infelizmente nao tenho ido muito bem nas provas. Pensei em desistir, chorei todos os dias nos últimos 14 dias rsrsrs...
MASsss, o importante e seguir em frente. Obrigada por compartilhar essa experiência conosco.

Parabéns aos novos residentes

Vanessa disse...

Muito lindo seu texto.
Tem muito com o que estou vivendo no momento. Bjs,

Anônimo disse...

Que lindo, Luiz Felipe!!!!
Você é um vencedor!
essas histórias nos inspiram!

Paula

Anônimo disse...

Acho que ainda existe a possibilidade de uma pessoa ser feliz sendo sendo mecânico de precisão, e que eles são muito necessários na nossa sociedade, assim como os cirurgiões plásticos, etc. Ele pode ter encontrado a sua vocação na medicina..

Luciana Leal disse...

Anônimo:
Também acho. Só que uma pessoa que faz o segundo grau técnico em mecânica, o caminho natural seria fazer uma faculdade de engenharia.
O que eu achei legal nele é que a guinada foi muito grande. E as duas áreas do conhecimento se completam. Pensa só:
Um cirurgião plástico trabalha com detalhes e precisão, não é mesmo?
Acho que ele vai ser um excelente profissional pelo caráter e idoneidade que nos passou, independentemente de ser médico ou mecânico.
Obs: Sempre pergunto se os candidatos tem algum hobbie, praticam algum esporte e etc, e ele me disse que é piloto de kart e ele mesmo mexe nos motores, portanto se algum aparelho de lipo pifar, não precisamos mais chamar o técnico!
Abraços

A DIVINA COMÉDIA disse...

Que gostoso ler essa postagem. Obrigada por dividir conosco. Me emocionei também.

Anônimo disse...

Você entendeu errado o significado da palavra "guinada". Significa mudança de comportamento, desvio de rota, e não "subir na vida".

Karen disse...

Não entendi o comentário maldoso do anônimo. Tentou distorcer completamente o que o dr.Luiz Felipe quis dizer.
Em momento nenhum o dr. Luiz Felipe sugeriu que o aluno estava subindo na vida.
É impressionante como existe gente que pensa pequeno nessa vida. Ou não consegue interpretar um texto, sei lá.

Fátima Bastos disse...

Parabéns, Dr. Luiz Felipe!!!!! Nós seguidores deste blog maravilhoso, ficamos honrados em participar de mais um momento maravilhoso de sua vida. Que Deus o abençoe que o senhor continue ajudando a realizar muitos sonhos. Sespost são ótimos!!!

Bjs!!!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Obrigada, primo, por compartilhar essa experiencia tão emocionante! Tô amando seus posts!

Anônimo disse...

Essa parceria do Blog está maravilhosa! Parabéns pelo trabalho!!
Érika Lima

karol disse...

a minha `guinada` é bem menor então, de odontologia para medicina... fico muito feliz em saber que as pessoas podem mudar de direção na profissão e ser bem recebido pelos seus tutores.Parabéns!!!

Manuella de Freitas disse...

Olá, Doutor!
Adorei o post! Muito legal vc ter essa sensibilidade com os seus colegas de profissão! Continue assim!
E não ligue pra pessoas recalcadas que estão sempre querendo criticar ou implicar com alguma coisa, como o anônimo aí em cima! :P

Ahh, aproveito pra deixar também uma sugestão de post: falar sobre as próteses de silicone nos seios. Sei que é uma das cirurgias mais "comuns", mas acredito que mtas pessoas ainda tem dúvidas sobre ela... Eu tenho vontade de fazer, mas ao mesmo tempo morro de medo rs!
Beijos!

Luciana Leal disse...

Oi, Manu!
Aqui é a Luciana, irmã do Luiz Felipe. Ele já escreveu sobre próteses de silicone.
Procure nos marcadores "cirurgia plástica".
Beijos!

Anônimo disse...

Que coisa linda de se ler ao meio dia de uma quinta feira modorrenta! Sorri bonito como há dias não fazia! Obrigada por compartilhar conosco esses momentos!

Isis disse...

Fiquei muito emocionada com o relato. Não importa a área que a pessoa trabalha, mas quando se atinge um objetivo, recompensando todo o esforço que tivemos,é uma sensação indescritível.

Muito legal!

Lilian disse...

Muito bom! Um médico sensibilizado com as realizações de outros médicos. Não posso nem julga-lo nem incluí-lo no montate de médicos indiferentes que estamos sujeitos a encontrar nas clínicas e hospitais brasileiro mas esse relato já reflete coisas boas a seu respeito. Boa sorte nessa caminhada da vida!

Paty Molina disse...

Lu do céu que saudade de você e do seu blog! Como seu filhote cresceu! Tá muito lorinho e lindo! Vou anotar todas as dicas dos creminhos novos e eu amo esses posts que você faz porque sempre me emociono!Achei ótimo vc ser a arauta de boas novas! Vai melhorar sua performance na próxima vez e gritar com os aprovados! Também reparei que seu digitais nas fotos estão ainda mais legais e uma vez bem antigamente, vc postou um tutorial de como fazermos isso aqui no blog mas não consegui localizar. bjkas Paty

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???