domingo, 2 de dezembro de 2012

Veneno para a sua pele...literalmente....


Na medicina, cada semana temos uma novidade. 
Mas na dermatologia, é demais. Algumas semanas recebemos duas ou três novidades na área. A indústria farmacêutica não perde tempo.
O tema de hoje não é novidade para a maioria de vocês. Com certeza vocês já leram nas revistas que algumas "famosas estão usando veneno de cobra ou abelha para ficar com a pele linda" (porque essas novidades começam sempre com " famosas"?).
Tudo começou quando um médico chamado Sang Mi Han começou um estudo que avaliava a contribuição do veneno de abelha na formação de colágeno da pele.

Os dois principais compostos estudados são a melitina, que além de estimular o colágeno, tem também ação imunomoduladora e antinflamatória, e a calmodulina, cuja ação é regulada pela melitina. Esses ativos também melhorariam a microcirculação da pele, razão pela qual também estão sendo empregados para tratar a calvície.
Existem alguns poucos e inconclusivos estudos sobre a ação da melitina no câncer, esclerose múltipla, neuralgia e na artrite.

Curiosidade: na Nova Zelândia, um dos maiores produtores de veneno de abelha, um grama de veneno equivale a 10.000 picadas de abelha e custa aproximadamente $304, oito vezes mais do que o valor corrente do ouro. Fora da Nova Zelândia, o veneno de abelha é vendido a preços mais amigáveis.

Outra curiosidade: sabem como as coitadas das abelhas produzem tanto veneno? Existem vários métodos, mas um deles é assim. 
Elas ficam dentro de uma espécie de caixa de vidro cheia de eletrodos. Essa caixa é colocada sobre a colméia. De vez em quando tomam um choque leve (?), levam um susto - para dizer o mínimo - e "picam" o vidro, onde depositam o tal do veneno. Dizem que o veneno é muito parecido com sal. Depois as empresas usam uma coisa parecida com uma lâmina de barbear para raspar todo o veneno do vidro. Obviamente esse veneno é purificado antes de ser colocado nos cremes.

Terapia com pólen, mel, própolis e veneno de abelha vem sendo praticada há centenas de anos pelos chineses, gregos e egípcios. Mas naquela época, eles colocavam a própria abelha para picar o paciente, muitas vezes em pontos de acupuntura. Interessante, não é? E doloroso também.

Antes de você ficar toda(o) ouriçada(o) querendo usar o veneno de abelha para ficar com a pele parecida com a da Kate Middleton, é bom verificar se você não tem alergia a picada de abelha. Porque, se tiver, pode haver inclusive um choque anafilático e MORTE. Faça um teste alérgico antes.
A propósito, o tal do creme usado por ela é este aqui.


 Eu acho legal esses ativos terem a maior repercussão internacional, porque minha mãe vem de uma época em que as pessoas achavam o fim do mundo aplicar toxina botulínica. E hoje em dia, todos aceitam numa boa toxina, veneno, esses nomes não amedrontam mais, ainda bem!!!!

Eu, particularmente, ainda não encontrei artigos científicos confiáveis que comprovem a eficácia do produto, mas prescrevo se o paciente me pedir, sempre mediante uma conversa prévia, a respeito dos possíveis resultados ou não-resultados. Eu não posso fechar meus olhos diante desse bafafá, concordam?

Mais uma coisa: não confundir o "creme da Kate" com esse aqui, o Sineik. Ele é muito legal, mas tem veneno de cobra e não de abelha. E tem ouro, olha que coisa fina!


Só faltam mesmo inventarem um creme com veneno de sogra, cunhada, ex-mulher, chefe, colega de faculdade... com certeza ia ser bem baratinho, afinal essas pessoas produzem o veneno em quantidades abundantes....
(falou a princesa venenosa...)

15 comentários:

Juh disse...

Adorei o post, super bacanas as dicas.. Eu por exemplo tenho alergia a veneno de abelha, imagina o caos.. rs. Beijos

Milena disse...

O derivado de vitamina C, STAY C 50 é um antiacne confiável?

Anônimo disse...

Dra., só uma correçãozinha... o correto é acupuntura ;)

mcoral disse...

acho q ja esta na hora de voce patentear e vender produtos de beleza.........pense nisso
beijos
marcia de sao paulo

Luciana Leal disse...

Com o meu veneno??????
:-)

Obs. Obrigada pela correção!!!

Anônimo disse...

Coitadinhas das abelhas... Ficar aprisionada dentro de uma caixa levando choques... Que crueldade!!!!
Paula.

Marta disse...

Não consegui parar de pensar nos choquinhos a que são submetidas as abelhas... dó...

Luciana Leal disse...

Eu também morri de pena das abelhas. Quando fui fazer a pesquisa para o post, li um artigo em inglês que dizia que eles faziam "leves descargas elétricas".
Ora, pra mim, tomar leves descargas eletricas é a mesma coisa que tomar um choque!
Coitadinhas!

Anônimo disse...

Oi Lu, tava lendo o New Zealand Herald hoje e tinha um anucio desse crema da Abeeco que a Kate usa, achei o precinho camarada, 89.95 a mascara, 48 o creme facial e 45 o creme de olho. Mais barato q muitas marcas famosas. O website dele pra quem se interessar e www.abeeco.co.nz
Mas eu nao me animei nao, no verao daqui meu queridinho e o 8 hour cream da Elizabeth Arden spf 50!!! O sol daqui detona, voce chega a sentir a pele assando, ta ai a dica se alguem estiver com planos de visitar a NZ ou Australia nao pode esquecer de trazer litros do seu protetor favorito e mais potente, chapeu e se exponha ao sol, muita sombra, roupas com protecao e bom senso!!! Mas o legal aqui e que tem muitas arvores nas praias, agora nas ruas geralmente nao tem uma sombra....
Ah, os precos sao em dolares neo zeolandeses e nao sei se enviam pro brasil.
Beijos
Syl

Juliana Carvalho disse...

Dra, a partir de que idade se pode usar o Melora C e o Redermic R?

Guilherme Mattos disse...

"e a calmodulina, cuja ação é regulada pela melitina. Esses ativos também melhorariam a microcirculação da pele, razão pela qual também estão sendo empregados para tratar a calvície."
Luciana, essas substâncias já estão em uso corrente para calvície? Os resultados são bons? Abraços.

Pedro disse...

Quando eu era criança fui picado por abelhas bem naquele lugar, quase morri de dor e inchaço (a bem da verdade, tive a brilhante ideia de urinar na casa delas, mesmo assim acho que está na hora de dar o troco).

Anônimo disse...

oi Dra Lu, conheci seu blog a 1 mes e estou amando, sempre gostei de cuidar da minha pele, ela e otima e tento conserva-la. Hoje moro em Los Angeles CA USA,a 4 anos e fico pesquisando os melhores produtos, no momento uso o Lifecell, comprei ontem o abeeco (beevenomask)e quero comprar o Flavo C, os 2 ultimos vi no seu blog.Posso usar todos juntos ou vou ter um black out na minha pele? No Brasil eu tinha uma Dermatologista que fui por 10 anos a cada 6 meses, so p/ cuidar mesmo, hoje estou sem, compro por minha conta. Oque vc acha?
Beijo e obrigada.
Sou a Bel e tenho 46.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber a indicação para o veneno de abelha e de cobra. Sempre leio e me parece que é a mesma finalidade.

Patricia Soares disse...

Olá
Cremes Veneno de cobra e venenod e abelhas são parecidos.
Os de cobra atacam muito rapidamente as rugas.
Os melhores são o BABARIA e o EXTRATENSORA VENENO DE COBRA. Este segundo a venda somente em embalagem profissional.
Veneno de abelha acaba com rugas e faz uma nutrição ABSURDA na pele. Neste caso se fala do da MARCA ESSENCE, que é o mais vendido na europa.
Ambos existem no Brasil em estoque local com o importador que tem a exclusividade das marcas para o Brasil.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???