terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Males de Verão: Pitiríase Versicolor

 
Talvez você conheça essa doença pelo nome "pano branco" (o que me remete a pensar em fantasmas, vestidos de noiva, etc).
Nada disso se relaciona ao nosso assunto de hoje.
Pitiríase versicolor é causada por um fungo, o P. ovale. Ele gosta de viver entre a ceratina, folículos pilosos e gordura. Por isso, a pele de inúmeros brasileiros no verão, é algo parecido com um Club Med para esses seres.
 
Para vocês terem uma idéia da incidência, em climas temperados, ela ocorre em aproximadamente 2% da população. Já no clima tropical, esse número pode chegar a 40%.
Algumas pessoas possuem uma predisposição pessoal aumentada para ter essa doença. Ou seja, alguns sofrerão diversos episódios durante a vida. É important conversar com o seu médico sobre medidas de prevenção dessas recidivas. Algumas delas incluem o uso de medicamentos.
Geralmente é uma doença sem sintomas. A coceira, quando está presente, é branda.
As pessoas procuram tratamento muito mais por questões estéticas.
 
O tratamento é chato, demorado e pode incluir medicação tópica e até oral. Quando usamos o shampoo, é importante tratar também o couro cabeludo, bem como o corpo. Alguns fungos podem ficar morando lá no alto da sua cabeça, enquanto você extermina os que moram no seu corpo.
 
O nome "versicolor" procede devido a uma variedade de tonalidades que a dermatose pode se apresentar, desde esbranquiçado até o marrom-claro, dependendo do fototipo do paciente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luciana....tenho uma dúvida cruel. Bepantol+ Hipoglós+ Vitamina A realmente funciona para a área dos olhoS ou é só marketing....

Bjinhus e obrigada.

Anônimo disse...

Parabéns pelo dia de ontem, do Dermatologista.

Roney

Anônimo disse...

Oi Dra. Luciana... Parabens pelo blog, gosto muito!!

Nunca tinha ouvido falar desta doença. Meu pequeno, de 7 anos, sempre aparece com essas manchinhas no rosto quando volta da praia (ele vai com o pai e, apesar das minhas recomendações, costuma exagerar no sol). Como ele nunca se queixou de incomodo, sempre deixamos pra ver depois e no final acabamos esquecendo. No caso dele seria melhor ele se consultar com um dermatologista, ou o próprio pediatra faz o tratamento?

Obrigada!!
beijoss

Vanessa disse...

Eu tive lá pelos 15 anos, e passei até os 22/23 tentando erradicar a doença... usei medicação tópica e, posteriormente, oral. Hoje já faz pelo menos 3 anos que não tenho mais nada, graças a Deus. É preciso muita disciplina e paciência para acabar de vez com isso. Realmente fica muito feio do ponto de vista estético, especialmente quando se pega sol (no inverno nossa pele fica mais clara e quase não aparece, e daí que os danados dão para proliferar aos montes).

Flavinha disse...

Eu tenho manchas brancas no torso desde uns 12 anos de idade... Quando tomo sol fica horrível pq elas aparecem ainda mais. Fiz diversos tratamentos mas nada resolveu. Um dia elas sumiram por conta própria. Agora voltou tudo de novo. É muito feio.

karla disse...

Parabens pelo blog. Gostaria do tel do seu consultorio .Aguardo resposta.

Patricia Mel disse...

Dra. Princesa, nos abandonou???

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???