sábado, 2 de março de 2013

Reação de corpo estranho em pigmentação de sobrancelha...



Há alguns meses, eu estava dando minhas aulas tranquilamente na minha sala da cosmiatria, quando fui chamada para ver uma paciente no ambulatório geral. 
Quando cheguei lá, me deparei com essa senhora, emocionalmente devastada, pois tinha feito uma pigmentação de sobrancelha e alguns dias depois, amanheceu assim.
O que aconteceu?

Provavelmente o salão de beleza não usou um produto de qualidade (lembrando que isso pode ocorrer até com a melhor tinta do mundo, embora seja mais difícil), e o corpo dela rejeitou esses pigmentos, fez uma reação granulomatosa de corpo estranho. Parecido com o que acontece quando entra uma farpa no nosso corpo.
No caso dela, a reação foi tão intensa, que até os gânglios mais próximos ao local da pigmentação ficaram aumentados, e ela chegou a ter pequenos picos febris.

O tratamento proposto por mim, após o ambulatório geral conseguir "acalmar" o processo inflamatório, foi desbastar as lesões hipertróficas com laser de CO2, e depois usar um laser que tenha afinidade com pigmento vermelho, para tentar igualar a cor da sobrancelha à cor da pele.
Lamentavelmente, será difícil algum pêlo de sua sobrancelha resistir a todos esses tratamentos, e ela ainda tem o risco de ficar com cicatrizes, pelo tratamento agressivo com laser.
Por isso, quando vocês forem fazer qualquer tipo de tatuagem, procurem um profissional competente, que use um material de qualidade, e estejam cientes de todos os riscos envolvidos.

OBS. Para o pessoal que está gostando das dicas de Cancun, ainda tenho MUITO o que falar de lá, mas estou evitando postar tudo de uma vez, para o blog não ficar com mono-tema. aguardem outras dicas de Cancun! Isso não foi nem o começo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Desejo muito que ela se recupere e encontre uma solução real e satisfatória.

Anônimo disse...

Meu Deus! Que horror! Eh por isso que eu sempre digo que devemos nos informar mto bem sobre o profissional/clínica/produtos antes de qualquer procedimento deste tipo... Muitas vezes as pessoas, principalmente mulheres, buscam tratamento estético a qualquer custo... E as consequências são graves, outras vezes até fatais.
Que ela fique bem!!!

Anônimo disse...



Que falta de higiene!! e quem fez isso nao sabia o que estava fazendo, pois nao se implanta pigmento vermelho na sobrancelha!!!Estou horrorizada!!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???