segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bom dia!!! (e novidades boas!)

Oi, pessoal!!!
Estou escrevendo este post da academia, por isso não teremos fotos hoje. O meu computador de casa está com um probleminha, e no consultório, nem sempre sobra tempo.

Vocês não imaginam como me ajudaram com os últimos comentários do post sobre autismo. Digo isso, porque, de verdade, muitas pessoas amigas e parentes, me desaconselharam veementemente  a escrever aquele post. Claro, me disseram isso com as melhores intensões em relação ao Gabriel. Acho que o medo deles, era justamente o preconceito, o estigma. Pois todas as pessoas do meu círculo de pacientes, amigos e familiares, eventualmente dão uma passadinha aqui no blog.
E contar algo no blog é contar para o mundo. Tipo, tem gente na Rússia que lê o blog!!!

Me disseram assim:
"E se o Gabriel crescer e melhorar muito, ele será sempre taxado como autista, vão tratar ele diferente..."
Gente, sinceramente? 
Uma criança que precisa de fono duas vezes na semana, psicóloga quinzenal na escola, e terapia de intervenção precoce (ou nazismo, como eu costumo chamar, porque o troço é rigoroso pacas), é uma criança especial. Ela invariavelmente será tratada de forma diferente. E não vejo isso como uma coisa ruim. Até porque, quando e se ele melhorar muito (acredito que vai!), retornar ao padrão de normalidade, a tendência é que voltem a trata-lo normalmente.

Muitas pessoas que me conhecem, foram extremamente carinhosos comigo depois que leram o post. Me telefonaram, me mandaram e-mails, e os comentários de vocês foram de tirar o fôlego.

Pensei até em fazer um blog sobre autismo, que já tinha inclusive nome ("Rainbow Kids"), mas pensando bem, não tenho dado conta nem desse blog, que é o xodó da minha vida, imaginem se eu tivesse dois blogs? Sinistro!

Sem contar que tenho uma notícia ultra-mega-hiper maravilhosa para dar a vocês!
Sim, o autismo é uma espécie de buraco negro, que te suga para dentro dele, com tudo o que você tem. Mas não, eu definitivamente não vou permitir que isso aconteça comigo e a minha família. Portanto, após a fase do luto inicial, e da instalação da nova rotina na nossa vida, eu estou voltando com força total ao meu trabalho (eu não parei de trabalhar, mas confesso que o sorriso que eu sempre distribuí entre meus pacientes, não conseguia chegar aos meus olhos).

E aí, pra inaugurar essa nova fase ótima, de transformações pessoais e familiares, resolvi dar um novo grande passo. Compramos finalmente um aparelho po-de-ro-so para diminuir medidas. 
Quem lê o blog, sabe que estou há mais de um ano namorando uma máquina que trabalhasse esse tipo de queixa. As máquinas vão chegar em outubro no Rio de Janeiro, em pouquíssimos consultórios, entre eles, o nosso!!!!
E o melhor! Essa máquina não trabalha com congelamento de gordura e nem com vácuo, que provocava hematomas e dor.
Esse é um laser mesmo!!! Indolor (aleluia, meu pai!!!).
Depois vou fazer um post só sobre isso, mais detalhado, pois quero colocar fotos e informações científicas.

A vida não se resume a autismo, meu povo!!!
Bola pra frente!!!

43 comentários:

Jô Turquezza disse...

Aêêê bola pra frente ..........
Adorei a sua disposição para com a vida, mesmo sendo ela complicada.
Estou sempre compartilhando suas postagens no meu Face. Todos precisam saber o que acontece e procurar ajudar da melhor maneira possível.
Uma ótima semana.
Beijos.

Anônimo disse...

É isso aí princesa!!!
A vida continua. Fiz um comentário enorme esse final de semana e caiu a energia buáaaa... me chamo Ana paula, Sou leitora do seu blog a algum tempo, tenho um filho dentro do espectro Vítor, hj com 4 ANOS. Com terapias meu filho melhorou muito e seu filho com certeza irá melhorar!!! bjss pra vcs. EssA reportAgeM é muito boa http://www.youtube.com/watch?v=xhCHna8TXL4. Tem um grupo no face muito bom ele se chama MEUS AMIGOS DE LUTA, É um grupo fechado lá trocamos experiencias, o grupo é ótimo.

Carina-Senzatia disse...

Vc deve ser uma pessoa muito iluminada, Lu!
Leio teu blog há um bom tempo e sempre te achei um doce, mas parece que ser uma pessoa que cativa as pessoas e instrui não é tua única função nesta vida. Deus te deu uma tarefa maior, e vc já está se saindo maravilhosamente bem.
Tenho certeza que o sucesso do teu blog até hoje não foi por motivo fútil, foi pra preparar tudo que vc ainda vai ensinar e partilhar conosco sobre a vida, autismo, saúde e beleza. Admiro demais tua coragem e obrigada pelo teu último post, não sei se vc faz ideia de quanto vc mudou em mim e nas pessoas que o leram a forma de ver um altista.
Força e muita luz na tua luta, ela vai ser leve, porque vc é leve e especial.
Um beijo cheio de admiração.

Anônimo disse...

Dra. Princesa Lu! É isso mesmo, bola pra frente...
Tô sentindo falta dos pots do seu irmão, rs! Queria perguntar pra vcs sobre os cremes (geralmente maipulados) que prometem aumentar os seios ou bumbum, se fazem efeito e se o efeito é temporário.
Bjs e uma excelente semana!

Anônimo disse...

Ahh Lu, fico muito feliz em ver que seu 'luto' acabou rapidinho. Como disse no outro post, o Gabriel tem muita sorte de ter você como mãe, e nós também de ter um blog para poder te acompanhar e aprender muito além de beleza e saúde!!
beijos
Luci

Fabiana disse...

É isso aí Luciana!
Fé em Deus e pé na estrada!!!
Acredito que vc vai tirar de letra toda adaptação a nova rotina do Gabriel. Acredite no tratamento, isso é fundamental para o sucesso da terapia. Sou fonoaudióloga, trabalho com pacientes autistas e temos muito sucesso no desenvolvimento e principalmente quando se trabalha com estimulação precoce.
parabéns pelo sucesso com o novo aparelho na clínica. Muito bom termos recursos indolores nas questões estéticas! Rsrs
Um abraço! E conte sempre com o apoio das leitoras queridas!
Bjs

Anônimo disse...

Querida Luciana e isso ai! Estamos contigo, vc e uma pessoa de valor e ficop muito grata da corrente positiva que chegou ate vc! Abraco de uma leitoea

Anônimo disse...

Oi Lu, isso mesmo amiga, bola pra frente com forca total e o seu sorriso lindo!!!! O Gabriel nao poderia ter uma mae mais bonita, mais legal, mais carinhosa e que dara todo o suporte a ele. Um beijo e mais uma vez parabens!!!
Syl

Anônimo disse...

Voce é uma fofa e muito corajosa! Seu blog inspira: é verdadeiro, maduro, sensacional! Parabéns!!!😍

Alessandra Ribeiro disse...

Que boas notícias! Dá uma olhadinha em vídeos do youtube com o Dr. Alysson. Ele está fazendo um trabalho maravilhoso de pesquisa para cura do autismo.

Samara Karla disse...

http://razoesparaacreditar.com/como-o-autismo-ajudou-messi-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo. Ainda que o diagnóstico do atleta tenha sido pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo, o fato é que seu comportamento dentro e fora de campo são reveladores.

Ter síndrome de Asperger não é nenhum demérito. São pessoas, em geral do sexo masculino, que apresentam dificuldades de socialização, atos motores repetitivos e interesses muito estranhos. Popularmente, a síndrome é conhecida como uma fábrica de gênios. É o caso de Messi.

É possível identificar, pela experiência, como o autismo revela-se no seu comportamento em campo — nas jogadas, nos dribles, na movimentação, no chute. “Autistas estão sempre procurando adotar um padrão e repeti-lo exaustivamente”, diz Nilton Vitulli, pai de um portador da síndrome de Asperger e membro atuante da ong Autismo e Realidade e da rede social Cidadão Saúde, que reúne pais e familiares de “aspergianos”.

“O Messi sempre faz os mesmos movimentos: quase sempre cai pela direita, dribla da mesma forma e frequentemente faz aquele gol de cavadinha, típico dele”, diz Vitulli, que jogou futebol e quase se profissionalizou. E explica que, graças à memória descomunal que os autistas têm, Messi provavelmente deve conhecer todos os movimentos que podem ocorrer, por exemplo, na hora de finalizar em gol. “É como se ele previsse os movimentos do goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido.Quando ele entra na área, já sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de autista, de quem cumpriu sua missão e está aliviado”. ...... continua no site

Anônimo disse...

Oi Lu!
Eu leio seu blog aqui da Russia! rs
Acompanho seu blog deste a muito tempo e nele vc dividiu varias coisas, alem da vontade de engravidar... Como mae, leitora e amiga virtual fiquei com o coracao apertado com seu post...Mas Deus sabe de todas as coisas e nenhuma folha cai sem a permicao Dele. E Ele nos prepara para superar cada problema, na vida tudo tem um pq...
Achei linda e corajosa a sua atitude.
No momento tbm passo por um momento dificil, estou em tratamento contra o cancer de mama, isso mudou minha vida, o modo como vejo as coisas e hj agradeco ate pelos meus problemas.
Te admiro muito e vou orar por vcs.

Anônimo disse...

Oi Lu!
Eu leio seu blog aqui da Russia! rs
Acompanho seu blog deste a muito tempo e nele vc dividiu varias coisas, alem da vontade de engravidar... Como mae, leitora e amiga virtual fiquei com o coracao apertado com seu post...Mas Deus sabe de todas as coisas e nenhuma folha cai sem a permicao Dele. E Ele nos prepara para superar cada problema, na vida tudo tem um pq...
Achei linda e corajosa a sua atitude.
No momento tbm passo por um momento dificil, estou em tratamento contra o cancer de mama, isso mudou minha vida, o modo como vejo as coisas e hj agradeco ate pelos meus problemas.
Te admiro muito e vou orar por vcs

Anônimo disse...

Oi Lu!
Eu leio seu blog aqui da Russia! rs
Acompanho seu blog deste a muito tempo e nele vc dividiu varias coisas, alem da vontade de engravidar... Como mae, leitora e amiga virtual fiquei com o coracao apertado com seu post...Mas Deus sabe de todas as coisas e nenhuma folha cai sem a permicao Dele. E Ele nos prepara para superar cada problema, na vida tudo tem um pq...
Achei linda e corajosa a sua atitude.
No momento tbm passo por um momento dificil, estou em tratamento contra o cancer de mama, isso mudou minha vida, o modo como vejo as coisas e hj agradeco ate pelos meus problemas.
Te admiro muito e vou orar por vcs

Ana Fink disse...

Fiquei curiosa: como é esse aparelho?

Unknown disse...

Lu,você realmente está na corrente do amor, aliás todas as mães que são dedicadas aos seus filhos têm está energia extra, a esperança de ajudar não só seu próprio filho como dos outros de amigas e conhecidas da internet. Isto que importa! Estou convencida que o pequeno Gabriel vai progredir muito e este sentimento de acompanhar e torcer por ele, me faz bem. Isto não é demais ?

Anônimo disse...

Alguns dias estamos pra baixo, hoje era um dia especialmente assim pra mim. Dai, dentre outras coisas, dei uma passadinha aqui, pq leio todos os seus posts e tbm tenho muito xodó pelo blog desde o início.

Percebi que as vezes no meio de um dia ruim, acontece alguma lição para que a gente volte a sorrir.
Os seus dois últimos posts é que foram de tirar o fôlego. Domingo assistindo ao Fantástico pensei mto em vc, e no dom que vc tem para abordar a realidade sem medo, de peito aberto e principalmente a sorte que o Gabriel tem por ser seu filho. Infelizmente por culpa da falta de informação, utopias, sistema de saúde ineficaz e etc, muitas (mas MUITASSSSSSS) outras crianças não tem a sorte de um tratamento adequado.

Acho que essa facilidade em lidar de frente é que faz de você uma medica querida e admirada por tanta gente.

Mas na verdade esse comentário era pra dizer que hj vc colocou um sorriso no rosto de alguém que vc não conhece, mas que está se sentindo encorajada, depois de ler o seu post otimista, e mesmo no meio de um furacão, pode haver espaço para nascer uma rosa.

Iza Vieira disse...

Vi uma reportagem sobre como o jogador Messi lid com o autismo. Lembrei de você.
http://razoesparaacreditar.com/como-o-autismo-ajudou-messi-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Anônimo disse...

Ai,ai,ai,ai,ai, nós vamos invadir a tua clínica a espera do poderoso...

Unknown disse...

Oi Luciana. Li esta reportagem e lembrei de você. Acho que vai gostar de ler isso...bjss
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Pri Ferrarezi disse...

Assim que vi isso lembrei logo de vc!! http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Nutri Bobagens disse...

Que bom que isso não vai te consumir, muito bom ver como vc reage a tudo de forma otimista como realmente deve ser!!! Acompanho tem bastante tempo, mas pouquissimas vezes comentei.
Agora, esse aparelho babado hein, fiquei super curiosa, tem jeito para tudo, basta dindin rs.
Participa do sorteio la do blog.
http://www.nutribobagens.blogspot.com.br/

Bjos

Anônimo disse...

Escreve aí: vocês vão dominar o mundo!!! Pra quase tudo tem a fase de adaptação, mas isso não vai segurar vocÊs. Todo sucesso pra essa família.
Roberta, Curitiba

Anônimo disse...

Lu,

Vc é linda, uma mãe maravilhosa. Gabriel, fofo, mais que especial...Tudo dará certo! Adoro seu blog, sua sinceridade, seu jeito de colocar as coisas. Coisas boas acontecem na vida de quem faz bem aos outros.
Te adorooo! bjs
Tatiana

Anônimo disse...

PARABENS PELA FORÇA
ISSO MESMO...GABRIEL ÉH UM LINDO MARAVILHOSO E SAUDAVEL MENINO...E TODOS NOS NASCEMOS COM ALGUMA DEFICIENCIA OU DIFICULDADE.

Anônimo disse...

leia esta reportagem reveladora....

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

beijos Marcia

Anônimo disse...

Luciana,

Como colega médico, peço que tenhas cuidado com o código de ética. Seu Blog utiliza termos e meios não autorizados para a divulgação de técnicas e tratamentos. Entendo sua empolgação, mas se denunciado, este tipo de post pode gerar problemas juntos ao CFM e ao Codame.

Fungindo do assunto, mantenha a força e determinação por seu filho. Possuo um caso de doença neurológica na família e sei como é lutar contra um inimigo que não conseguimos ver. Como espírita também gostaria de dizer que este tipo de acontecimento vêm para o crescimento espiritual da família e não do enfermo. Força!

Anônimo disse...

Luciana,
Ao compartilhar a doença de seu filho, vc está ajudando muitas pessoas. Já leu este artigo?

http://www.readability.com/read?url=http%3A//www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Bjs,
Ângela

prestes disse...

Li essa materia e lembrei de vc, nao sei se eh verdade mas achei curioso... nao precisa divulgar este comentario, por favor, e desculpe-me se nao tenho intimidade para tanto...
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

prestes disse...

Vi esse artigo e lembrei de vc! Nao sei se eh verdadeiro, mas achei curioso.. desculpe-me se nao tenho intimidade para tanto, mas acheio-o interessante ! Nao precisa aceitar o comentário! Tudo de melhor pra vc e sua família! Abs


http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Eli disse...

MESSI é AUTISTA! Vale a pena ler...
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Eli disse...

MESSI é AUTISTA. Vale a pena ler... http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

Ana disse...

Não nos abandone, por favor! Sentimos muito a sua falta quando se ausentou. Cuide bem do presente que Deus lhe deu. Filhos são nossos tesouros. Logo vamos comemorar a evolução do tratamento dele. Bjs no seu coração

Unknown disse...

Oi Luciana! Leio seu blog assim como tantos outros pq eu realmente aprendo e aplico o que aprendi no meu dia a dia. Vi sua matéria sobre autismo e chamou minha atenção pq, assim como vc, tenho filhos pequenos. Costumo ler o blog "crianças na cozinha" da pat feldman e ela tem algumas matérias sobre autismo e alimentação: http://pat.feldman.com.br/category/artigos-comentados/autismo/
Passa por lá. Se não lhe ajudar nessa questão pode, com certeza, lhe ajudar da alimentação do seu pequeno! Beijo e muito obrigada pelas matérias que vc escreve. Seu filho é lindo!!!

Unknown disse...

Lu, sempre que posso leio seu blog e o tema autismo me trouxe à mente outro blog que leio muito e que é voltado para a alimentação dos nossos pequenos: "crianças na cozinha" da pat feldman. Passa lá. Tem duas matérias sobre autismo e alimentação. Se não lhe trouxer ajuda nessa area, com certeza vai lhe ajudar muito na alimentação do seu pequeno. http://pat.feldman.com.br/category/artigos-comentados/autismo/
Beijos e obrigada!

Luciana Leal disse...

Colega médico,
obrigada pela dica!
Juro que não imaginei que poderia estar ferindo algum codigo de ética médica... fiquei até preocupada.
Eu sempre falo de procedimentos médicos aqui no blog, para informar as pessoas, alguns eu tenho no consultorio, outros não. você acha que esse post pareceu propaganda por eu ter comprado o aparelho?
Será que no post fututo, onde escreverei sobre como ele funciona, eu devo evitar mencionar que tenho ele?
Morro de preocupação com essas coisas, aliás é por isso que não coloco o contato do consultório aqui.
Obrigada!

Anônimo disse...

querida, sobre o autismo, vc ja ouviu falar na relação gluten X autiso? sei que agora sao mil informaçoes mas talvez valha a pena se informar sobre o uso do gluten na alimentaçao.

Anônimo disse...

Lu, que bom que entendeste que meu comentário era para alertá-la sobre este tipo de divulgação. Sou dermatologista e já tive um blog, no qual falava sobre técnicas novas, doenças comuns da área e respondia comentários de pacientes e interessados. Fui alertado sobre a CODAME e informado que no meu estado (RS) as punições são severas. Resolvi, com muita pena, retirar o blog da internet. Não divulgava telefone, nem endereço no blog, mas fiquei muito receoso quanto ao conteúdo das postagens. Dê uma olhada no link lá embaixo, pode ajudar a tomar a melhor decisão na hora de redigir uma postagem. Por sinal, considero você uma pessoa com uma energia especial e iluminada e tenho certeza que teu anjinho veio para este mundo e suas mãos, para que você cuidasse dele. Um grande abraço e coragem!

http://www.cremers.org.br/index.php?indice=74

Kelly disse...

Linda vc! Muito feliz pq vejo vc buscando sua felicidade! Em oração por vcs! Bjs!

Anônimo disse...

Entra fase, sai fase da minha vida, e esse é o blog que sempre fica!!
É aqui que muitas vezes encontro forças e energia pra muitas situações que já passei, e isso porque nenhuma situação foi igual a sua.
Amo esse blog por isso, porque você é incrível, e ler os posts daqui é como se renovasse tudo...
Lembro que chorei ao terminar de ler a carta que você recebeu dos seus pais ao casar... Tantos posts que amei, e esse sobre autismo é um deles!
A sua capacidade de transgredir o senso (preconceito) comum, a capacidade de amar, de se sentir vulnerável pra logo em seguida ser corajosa faz as outras pessoas quererem ser felizes também!
Nunca deixe de escrever, beijos!!!!

Anônimo disse...

Tantas mensagens bonitas de seus leitores no post anterior, não preciso falar mais nada!
Andei sumida por aqui, e venho desejar à você e sua família linda muitas alegrias, felicidades, força, fé, só coisas boas!!
Beijooos

Myla

Gre disse...

Lu, querida, sou leitora há muito tempo, o que nos gera uma estranha intimidade, e que nos dá uma imensa vontade de te dar um grande abraço, daqueles que confortam e encorajam! Tenha certeza que estaremos torcendo e orando pelos melhores resultados para o nosso querido Gabriel! força! Estamos te enviando muito energia e luz, dias melhores estão chegando, que Deus abençoe sua família! Um forte abraço Gre

Anônimo disse...

oi, Meu nome é Mariana e descobri recentemente que meu filho de 1 ano e 10 meses está dentro do espectro autista, ainda estou meio sem rumo, sem chão, foi quando pesquisando achei o seu blog, gostaria de saber se você pode me enviar o contato dos profissionais que ajudara o Gabriel meu e-mail é marianass90@hotmail.com fico no aguardo.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???