segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Quando a receita vai além da medicação


Eu vou confessar uma coisa muito particular pra vocês. Muitos dos meus pacientes, são pessoas tão queridas, que considero como amigos. De fato, muitos deles sabem mais sobre a minha vida, do que alguns parentes.
Sendo assim, eu também acabo tomando conhecimento de alguns fatos da vida da pessoa, e algumas vezes quando eles chegam para a consulta, percebo que precisam de mais do que a prescrição de um simples medicamento.
Quando a intimidade me permite isso, e a situação pede, eu acrescento alguns itens extras a receita médica, que podem o não estar relacionados com a doença em questão.

1) SAIAS DA ZARA
Era uma paciente com uma micose na virilha, e após quinze dias do início do tratamento, a lesão ainda estava ativa. Reparei nas roupas da minha amiga/paciente, e ela estava usando uma calça tão colada no corpo, que parecia ter sido fechada à vácuo.
Eu falei que ela precisava usar roupas mais soltas para o local não ficar quente e úmido, fatores que fazem os fungos se sentirem em férias nas Bahamas. E comentei que vi umas saias lindas na Zara.
Ela me disse que não tinha saias no armário (?!) e que o marido ficaria uma fera se ela gastasse mais no cartão.
Imediatamente pensei....Mas será que se ela levar isso escrito numa receita médica, o marido vai ficar assim tão irritado? Então não pensei duas vezes e incluí as saias na receita (junto com uma medicação oral).
E deu certo!

2) SPA NA SUÍÇA
Gente fina é outra coisa. Essa paciente era riquíssima e estava hospedando parentes do marido na casa de Angra. Segundo ela, foi "a parentela inteira". Ela tinha um exército de empregadas à disposição, mas sabe como é... Se o marinheiro fica doente ou a cozinheira falta, era obrigação dela arranjar soluções. 
No fim das férias, ela estava esgotada de brigar com a sogra, decidir menus, participar de jantares intermináveis, e escutar a falação das pessoas. A falação era o que mais incomodava, ela queria silêncio. Paz. Tranquilidade.
Chegou ao consultório atacada da psoríase, por puro estresse.
Nem pestanejei, escrevi na receita o nome de um SPA na Suíça, em que a pessoa ficava numa piscina quente, com vista para os alpes, um oásis de paz e tranquilidade.
Não achei que ela ia! Mas para a minha surpresa, ela foi e me mandou uma foto pelo celular, agradecendo a indicação e dizendo que a lesão melhorou muito.
(Quem pode, pode!)

3) LIVRO DE AUTO-AJUDA
Embaixo da minha mesa de exames, eu tenho alguns livros que levo para o consultório, justamente para emprestar para as pessoas. Em alguns casos, eu penso em pacientes específicos, em outros, eu levo aleatoriamente.
Um dia desses, uma paciente linda, loura e alta apareceu com piora da acne e extremamente chateada com o término de outro namoro. Ela nunca conseguia engrenar nenhum, de alguma forma ela mesma sabotava os relacionamentos.
Bem no rodapé da receita, além de toda a medicação para controlar a acne, escrevi o nome de um livro que a ajudaria a controlar a vida sentimental.
Não adiantou nada, mas pelo menos eu tentei.

4) ABRAÇO DE URSO
Essa é triste.
Na época dos desmoronamentos da região serrana do Rio, perdemos duas pacientes. Foi muito sofrido para todos os envolvidos.
Como costumamos atender a diversos indivíduos de uma mesma família, na primeira vez em que a família enlutada veio ao consultório, passamos mais tempo nos consolando mutuamente, do que falando de pele propriamente dita.

24 comentários:

Anônimo disse...

Já fizeram isso comigo!
Eu semi gostei. Achei diferente e criativo mas não fiquei feliz porque foi uma bronca.
A minha ginecologista é da família.
Depois de ver meu peso oscilar e no fim subir as alturas ela me deu uma bronca e me receitou Academia, personal, nutricionista e uma consulta com um cirurgião bariátrico. =x

Luciana Leal disse...

Achei super legal, sinal que ela se preocupa com você. Não fique chateada!

Todas Amam disse...

Simplesmente amo esse BLOG!
Post mara vou compartilhar na fanpage, quem sabe os médicos comecem a prestar mais atenção nos seus pacientes.
Bejuzzz
Gi Almeida
www.todas-amam.blogspot.com.br

Mayara disse...

Dra. você poderia me dizer o nome do Spa na suíça? Adorei a receita! Minha mãe também é muito estressada e acho que seria uma ótima "terapia" pra ela.


Luiza disse...

Oi Dra Luciana,
sou de BH, leitora assídua do seu blog há anos e, finalmente, mudei para o Rio de Janeiro.
Então, quero muito marcar uma consulta com você, mas não encontrei o telefone de sua calínica em Ipanema.Você pode me enviar, por favor?
Luiza.

Anônimo disse...

Luciana, você não existe! Vc Eh o amor em pessoa!! Bjs Lorena Carvalho.

Anônimo disse...

Luciana, minha ultima consulta, veio o titulo de um livro no receituario. Ele ( o medico) dissecq era parte da consulta? Meu dever de casa para qdo retornasse.
Ainda nao comecei aler. Mas vou, claro.

Bjs

Vanessa P

Unknown disse...

Ahhh se todos os médicos tivessem essa sensibilidade e esse carinho com o paciente!!! Parabéns Dra!

Unknown disse...

Ahhh se todos os médicos tivessem essa sensibilidade e carinho com o paciente... Parabéns Dra!

Unknown disse...

Ahhh se todos os médicos tivessem essa sensibilidade e esse carinho com o paciente!!! Parabéns Dra!

Katia disse...

Oi Luciana, adoraria ter você como minha dermatologista, mas moro em São Paulo.
Você conhece alguém aqui na capital paulista que se pareça um pouco com você nessa forma tão simpática e empática de se relacionar com seus pacientes?
Um beijo,
Katia

Unknown disse...

Que fofa !! Nunca fui em uma médica assim ! O paciente deve se sentir mega special ! :-) Luciana, vc não existe ! Beijocassss

Karem Romano disse...

Lu, vc é um ser humano lindo e uma profissional incrivel . Bjs

Anônimo disse...

achei divino..apesar que nem todas as pessoas gostam de palpites, mesmo sendo construtivo...
é dificil....outro dia perguntei p meu quase irmao..o que poderia resolver a dor q tinha no tornozelo e ele me respondeu....os pes sao pequenos e nao aguentam sustentar peso.....emagreça...e respondi...se quisesse emagrecer iria buscar um endocrino..to com dor no meu tornozelo.....se nao consegue me ajudar tb nao precisa dar palpite.....entao..por um lado.....é bom...mas por outro.....é perigoso o outro ficar com bode.....beijos

Unknown disse...

Dra. Luciana, a gente só vê essas coisas aqui no seu blog... Amei!

Unknown disse...

Dra. Luciana, a gente só vê essas coisas aqui no seu blog... Amei!

Luciana Leal disse...

Em São Paulo, procure a clínica da Dra. Marina Odo.


Obrigada pelo carinho meninas!

Anônima do tornozelo, puxa vida, claro que vc deve ter ficado chateada, principalmente dependendo da forma com que foi falado. Mas sabe, muitas dores no nosso corpo, principalmente na coluna e joelhos, podem melhorar muito quando o paciente reduz o peso. Mas claro que isso precisa ser explicado com todo o carinho para a pessoa.

Beijos a todas!

Katia disse...

Obrigada Luciana.

Uma das clínicas da Dra Oda fica bem pertinho de casa!

Um beijo,
Katia

marília disse...

oi Luciana,

sou cliente da sua mãe, mas me diga qual o nome desse spa na suiça...tenho psoríase e se um dia eu estiver de bobeira por ai, e podendo (quem sabe?) ao menos eu tenho a dica. Sempre pensei em ira Islândia, pra tratar da psoríase, mas a Suiça é mais pertinho.

Beijos
Marília

Luciana Leal disse...

Aqui está o link do SPA Firefly:
http://www.premiumswitzerland.com/luxury-spa/zermatt/firefly.htm

Fica pertinho de uma montanha onde dá pra vocês esquiarem.

(eu não faria isso, se rola uma perna quebrada, acabou-se a viagem)

Manu Freitas disse...

Dra. Lu, você é o máximooo! Como diria Vinícius de Moraes: "Se todos fossem no mundo iguais à você, que maravilha viver..."
Ainda vou me consultar com você um dia! Acho muito bacana quando os médicos tem essa sensibilidade de entender o problema "emocional" por trás da patologia do paciente! É uma pena que algumas pessoas não aceitem e encarem isso como bronca ou palpite... Eu acho ótimo! É importante sabermos ouvir as opiniões/críticas construtivas que as pessoas nos dão!
Beijossss

sou organizada disse...

essa doutora princesa é maraaaaaa! sempre sorrindo, nos recebendo com carinho e nos fazendo lindass. Adoro quando alguém elogia minha pele, lembro logo do: "minha pele é melhor que a sua" kkkk. bjs Lu. te vejo no MK daqui a dua semanas. bjjjjjjjjjjjjjjjjssssssssssss

Ana Carolina disse...

Bem doce e sensível. Carinho sempre eh bom!!! Parabéns por se preocupar com isso,num mundo cada vez mais egocêntrico.
:-)

Anônimo disse...

Dra. Princesa, você é muito especial, uma pessoa linda! Queria que você fosse de BH-MG. :'( Até hoje não encontrei uma dermatologista super profissional e fofa! Bjo em você e no pequeno príncipe. Deus continue os abencoando. Stephane

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???