terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Nem todo câncer de pele é uma mancha escura

Essa história é antiga, e ainda não havia terminado o meu curso de dermatologia. Estava em um congresso, indo assistir a uma palestra sobre - tinha que ser isso - ÉTICA MÉDICA. Um advogado famoso, daqueles que todo mundo respeita (e tem medo) ia dar a palestra. Estávamos em São Paulo. Calhou de pegarmos o mesmo elevador, e quando entramos não deu pra ignorar...

O homem estava com uma lesão no dorso do nariz, que parecia ser um carcinoma basocelular. E era enorme. Mas eu não tinha certeza se era, pois estava estudando ainda (e estava beeeeeem no início). Então surgiu a questão:


Como eu gosto de ir dormir sem nenhuma questão me atormentando os pensamentos, contei. Obviamente eu disse que era médica, mas que não tinha terminado meu curso de dermatologia. Pedi que ele me desculpasse, mas eu não podia ignorar uma lesão que tinha todo o jeito de ser um carcinoma basocelular, que seria interessante ele marcar uma consulta com o médico de confiança da família dele.

O que aconteceu? Ele agradeceu muito a preocupação, mas disse que aquilo lá não era um câncer de pele, e sim um calo que seus óculos fizeram no nariz. Que ele já tinha aquilo há anos (como é comum de acontecer nesses tumores, que podem ter um crescimento lento, nem sempre eles crescem rápido), e que o "calo" não o incomodava nem um pouco.

Resolvi não dizer mais nada, o recado foi dado. Essa resistência ao escutar a sugestão de que aquilo seria um câncer de pele aconteceu, porque uma grande parcela da população acredita que câncer de pele é sinônimo de uma mancha escura na pele, ou uma pinta estranha. Muitos, só conhecem os melanomas.

Mas na realidade, existem até os chamados "melanomas amelanóticos", que não necessariamente são pretos. Essas lesões podem ser rosadas e até esbranquiçadas, é um diagnóstico dificílimo.

Existem os carcinomas basocelulares, que são nódulos cor da pele, com finas teleangiectasias na sua borda (são lindos, devo admitir). Algumas vezes ulceram e ficam horrorosos, podem desfigurar um rosto.

Existem lesões, úlceras que nunca cicatrizam. Elas podem ser pequenininhas e não causar preocupação no paciente, mas essa lesão pode ser maligna, um tipo de carcinoma chamado espinocelular.

Existem diversos tipos de câncer, e se algum dia vocês notarem uma lesão diferente, procurem seus dermatologistas, para tirar a dúvida se aquilo pode ser ou não um câncer de pele.


Todas essas imagens foram retiradas do Google e são exemplos de câncer de pele, que não necessariamente se parecem com uma pinta ou mancha escura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu (me desculpe a intimidade)! Acompanho seu blog há alguns anos já, e estou numa situação difícil. Minha esteticista, formada em química e acupuntura, está fazendo um tratamento de cicatrizes em mim. Alternamos entre micropunções com lancetas e peeling de diamante. Terça-feira passada, 13 de janeiro, ela achou que uma mancha de nascença dessas com cor "café au lait" fosse uma cicatriz e passou a caneta do peeling lá sem eu pedir. Na hora, não parecia ter machucado, mas deu casca. Agora a ferida está cicatrizando diferente das demais (e eu não queria feridas... só uma exfoliação...). Ela está vermelha e com dois "pontos" vermelhos meio transparentes, sem secreção, e está coçando em volta, num raio de uns 5-6 cm. As outras feridas não estão coçando. Devo procurar minha dermatologista agora ou espero o tempo de 3 a 4 semanas para ver se ela vai cicatrizar? Estou com medo de câncer; um tio meu já teve melanoma... Espero a sua resposta ansiosamente. Obrigada!

Anônimo disse...

Lu, sou eu de novo! Lembrei de passar para dizer que a ferida cicatrizou dentro do esperado (apesar de mais lentamente), e a mancha ficou mais clara no centro e com manchas usuais (como eram) mais em volta. Vou fazer exame de sangue para acompanhar qualquer alteração. Obrigada pelo espaço para o desabafo! Bjosss

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???