sábado, 16 de maio de 2015

Gabriel saiu no espectro do autismo. UAU!


Pessoal, tenho ótimas, excelentes notícias. É tipo a notícia do século, do milênio!
Gabriel, como todos sabem, vem sendo tratado como estando dentro do espectro do autismo desde um ano e meio. Vai fazer quatro esse ano.

Foram muitas lutas, decepções e frustrações.
Mas também tivemos a chance de ter muitas surpresas maravilhosas, curtir cada batalha ganha, e descobrir quem eram nossos amigos verdadeiros, como por exemplo, vocês.


😭
 ( já estão chorando? Quero ver lágrimas!)


Foram médicos, terapias, fonos, estimulação em casa e na escola, rios de dinheiro gastos com tudo isso e mais um pouco, e a incômoda sensação de isso tudo não estar sendo suficiente.

Nós ganhávamos batalhas, mas a guerra nunca.
Na última quinta-feira, Gabriel teve uma avaliação com uma Fono super experiente em autismo. Fez a formação dela toda na França. A mulher é fera.

E então, após avaliar o Gabriel, ela me recebeu na sala dela transbordando de alegria, pois aplicou um teste nele e após avaliá-lo nesse teste e também clinicamente, ela não detectou nenhum sinal de autismo. NENHUM.

Comecei a chorar na hora, junto com ela e com a Fono que faz o acompanhamento dele na sala ao lado.
Gabriel me deu um beijo e disse:
" não chora, mamãe."


Mas eram lágrimas de alegria!
De sensação de dever cumprido!
De milagre da mão de Deus sobre a nossa vida!
De alívio!
Tudo misturado!


Ele tem ainda dificuldades de linguagem e isso será trabalhado intensamente daqui pra frente. 

A guerra acabou, mas a luta, acredito, não vai terminar nunca. E é bom que não termine mesmo, pois todo ser humano merece se aprimorar cada vez mais.


O detalhe é que muitas crianças neurotípicas, ou seja, que não possuem  autismo, apresentam esse tipo de dificuldade e se tratam, e pronto.

Hoje Gabriel saiu da síndrome do espectro do autismo, e entrou no DEL ( Déficit Específico de Linguagem), que na linguagem popular é mais ou menos assim:
"Criança que demorou pra falar".


Ainda teremos acompanhamento neurológico para ver se já dá para retirar aos poucos sua medicação e sessões intensivas de Fono.
Mas o prognóstico e o futuro dele mudaram radicalmente hoje, embora ele não tenha sido reavaliado recentemente pela neuro.

Obrigada por estarem sempre presentes na nossa vida e por ajudarem a tornar o dia de hoje, uma realidade.

Observação. Existem vários tipos de terapias quando falamos em autismo. A escolha de cada uma delas, depende do grau do autismo, da idade da criança, da disponibilidade no local onde a pessoa mora...No caso do Gabriel, fizemos a terapia de intervenção precoce, o Early Start Denver Model, além da fono. 

66 comentários:

nadja disse...

Parabéns!!! Que felicidade!!! Não existe alegria maior de ver nossos filhos felizes e bem. Você se mostrou uma mãe no real sentido da palavra , enfrentando as adversidades com determinação.. Beijos

Unknown disse...

Lu!!! Que alegria!!! Muita saúde ao Gabriel e que a partir de agora vocês tenham muitas e boas notícias! Bjs, Andrea

Anônimo disse...

Ai, que lindo!

Anônimo disse...

Que seu filho cresça feliz e realizado. E vocês, pais, avós, médicos, professores tenham a certeza que o Gabriel é um presente de Deus a todos vocês.

Anônimo disse...

Parabéns Lu, que Deus abençoe seu filho e sua família.
Estou muito feliz por você.
Deus é muito grande.
Beijos
Luciana

Unknown disse...

Muito emocionada e feliz por sempre dividir conosco este tema. Certamente muitas mamães e papais que lêem o blog estão aprendendo muito.

Unknown disse...

Poxa! Meus olhos encheram de lágrimas agora. Acompanho seu blog desde quando estava escolhendo o nome dele. Fico muito feliz por vocês, de verdade.
Abraços,
Samantha

Débora disse...

Não estou chorando, não, Dra. Não consigo parar de sorrir. Minhas bochechas estão até doendo.
Débora

Unknown disse...

Dr. Luciana, dá pra ver manchas internas, que não se ver a olho nu, com essas lupas que vocês dermatologistas usam? Achei estranho uma dermatologista dizer que tenho 2 melasmas grandes de cada lado do rosto, depois de me examinar apenas com uma lupa de aumento. Na minha ignorância de leiga acho que precisa de um aparelho pra enxergar melasmas internos. O q vc acha? Obrigada por responder!

Monica Braga disse...

Luciana, esta notícia me deixou MUITO feliz! Acompanho seu blog (embora eu praticamente não me manifeste...) e essa vitória é a recompensa que - creio eu - todos os seguidores desejavam. Parabéns e que seja apenas o início das muitas conquistas do pequeno Gabriel.
Fé, alegrias, sucessos e muita felicidade a todos!

Camila disse...

Oi, Luciana!
Eu te acompanho no blog desde o início, desde o início MESMO, tipo desde o primeiro post. Participei de tudo, da dificuldade pra engravidar e da comemoração que Gabriel estava vindo. Chorei junto quando vc narrou o dia do diagnóstico do Gabriel, que vc chorou no caixa de uma loja que ia sempre, quando te perguntaram se estava tudo bem.
Quase nunca comento, mas dessa vez fiz questão porque senti, daqui, 1 milésimo da sua felicidade e salvou o meu dia. Parabéns pelo resultado do esforço! Grande mãe, grande filho!

Anônimo disse...

Parabéns!!! :) Isso é uma benção maravilhosa! Imagino o tamanho da vossa felicidade! Fico muito feliz também!! Beijinho
Sara Barbosa (Coimbra, Portugal)

Sheila disse...

Que notícia ótima! Fiquei emocionada sim, acompanho o desenvolvimento dele e estou muito feliz por essa vitória! Que ele continue dando muita alegria aos papais <3 Bjos

Anônimo disse...

wow...............dra Lu...que sensacional.......com tanto amor carinho e bons profissionais........eu tinha certeza.........Gabriel é um guerreiro com seus lindos pais.
saude e sucesso sempre.
beijos
Marcia de SP

Anônimo disse...

Nossa, que ótima notícia, muito feliz por vocês!!! Beijos, Sabrina

josemaria disse...

Fiquei curiosa com a parte da medicação, era relacionado com antidepressivo ou o que? Não entendo o porque do medicamento. :)

Anônimo disse...

Lu! Acho que é a segunda vez que comento por aqui e só tenho que parabenizá-la - e ao seu marido e, claro, ao Gabriel - por esta conquista! Que o futuro de vocês seja incrível! Beijos

maiara disse...

Dra. Princesa, ou Lu!

Apenas arrepiada lendo seu post! Nem sei a quanto tempo leio o blog, mas faz tempo... (desde antes do episódio do choro no meio de Paris(?) por conta de não poder entrar na sephora... hahahaha)

Que linda e maravilhoso notícia! Felicidades e muitas bençãos sempre pra vc e sua família linda! bjss

Maiara

Anônimo disse...

Pra mim ele nunca foi. Perdoe. As vezes não podemos acreditar em tudo que nos dizem. E o desespero de mãe, cala a razão. Bjxx e muita paz. Adoro esse blog.

Anônimo disse...

Deus está presente... a melhora do tratamento do Gabriel é reflexo da tua luta! Que Deus proteja vocês! Beijo grande

Concurseira Mãe disse...

Meus parabéns Lu!!!! Que Deus abenço infinitamente o Gabriel, muitas e muitas outras recompensas virão, na torcida sempre por vcs!!

Cris disse...

Dra Lu, você sabe que eu sou sua leitora assídua, além de paciente, mas dificilmente ou nunca faço comentários. Eu simplesmente ganhei minha semana com essa notícia. Que acontecimento maravilhoso! Estou muito feliz por você e a sua familia. Acredito nisso, que temos que lutar sempre, pois os desafios existem na vida de todos os seres humanos. Faz parte da jornada. Acredito também no pensamento positivo, que coisas boas e belas acontecem o tempo todo. Parabéns querida! Você e todas as mães do mundo merecem ver os seus filhos felizes e com saúde. Muitos beijos pra você e para o fofo e lindo Gabriel. Cristina Rezende

Cris disse...

Querida Dra Lu, como sua leitora assídua, além de paciente, dificilmente ou nunca faço algum comentário, mas com uma noticia dessa não pude resistir. Simplesmente ganhei minha semana. Estou muito feliz por você e a sua família. Penso que os desafios da vida existem e fazem parte da jornada. E apesar dos tropeços, não podemos desistir jamais de lutar. Acredito em milagres, pensamento positivo e que coisas boas e belas acontecem o tempo todo. Parabéns querida! Um beijo pra você e muitos beijinhos para o lindo e fofo Gabriel, Cristina Rezende

Cris disse...

Querida Dra Lu, como sua leitora assídua, além de paciente dificilmente ou nunca faço algum comentário, mas com uma noticia dessa não tive como. Simplesmente ganhei minha semana. Estou muito feliz por você e a sua família. Os desafios da vida existem sim, faz parte da jornada. E apesar dos tropeços não podemos desistir jamais de lutar. Acredito em milagres, pensamento positivo e que coisas boas e belas acontecem o tempo todo. Parabéns querida! Um beijo pra você e muitos beijinhos para o lindo e fofo Gabriel, Cristina Rezende

Anônimo disse...

Querida Dra Lu, como sua leitora assídua, além de paciente dificilmente ou nunca faço algum comentário, mas com uma noticia dessa não tive como. Simplesmente ganhei minha semana. Estou muito feliz por você e a sua família. Os desafios da vida existem sim, faz parte da jornada. E apesar dos tropeços não podemos desistir jamais de lutar. Acredito em milagres, pensamento positivo e que coisas boas e belas acontecem o tempo todo. Parabéns querida! Um beijo pra você e muitos beijinhos para o lindo e fofo Gabriel, Cristina Rezende

Cris disse...

Dra. Lu! Sem querer acho que enviei vários comentários rsrsrs, sorry! Fica valendo o que você achar melhor. Beijos com vergonha rsrsrs

Flávia Renovato disse...

Parabéns Luciana pela dedicação, pelo exemplo de mãe. Fiquei realmente feliz e emocionada com a notícia. Obrigada por compartilhar conosco.

Anônimo disse...

Nossa, nem consigo imaginar sua emoção. Que notícia maravilhosa!!!

Joana Brito disse...

Parabéns!!Tudo isso é reflexo da sua persistência, força de vontade e esperança de que as coisas no fim se ajeitassem e dessem certo!!

Line =) disse...

Yeahhhhh!!! Notícia-escândalo!! Parabéns pela garra que vcs tiveram (têm!)

Beijos!

Roberta disse...

Que alegria, Luciana!!! Parabéns pela dedicação ao seu filho, é lindo de se ver.

Luciana Leal disse...

Pessoal, realmente ganhei o ANO com essa notícia!!!
Obrigada por estarem sempre pertinho de mim, desde o início!!!
Amo vocês, e se depender de mim, nunca vou parar de escrever e dar notícias, ainda que a vida esteja corrida.
Muito, muito obrigada por tudo!!!

Anônimo disse...

Parabéns por essa grande vitória! Sou sua leitora antiiiiiiga e fiquei muito feliz por essas boas noticias. Desejo que tudo continue a melhorar!!!

Anônimo disse...

Olá Dra. , Te acompanho desde o inicio de seu blog , por me identificar muito com vc, enfim gostar das mesmas coisas, apesar de termos profissões diferentes, sou Advogada, mas nunca comento, porém hoje não resisti , tamanha a minha felicidade com sua notícia ! Isso tudo é resultado de seu empenho , dedicação e pensamento positivo! Parabéns para vc e sua família!
E olha como esse mundo é pequeno, estava mostrando seu blog para minha tia ( parte das viagens ), e ela reconheceu seu esposo na foto, trabalhou com ele no Cardoso , só que ela é Cirugiã Infantil. Bjs, Ana Paula.

Anônimo disse...

Notícia maravilhosa! daqui pra frente é bem mais fácil! meu irmão mais novo tambem teve o mesmo deficit pra falar que o gabriel... e conforto vc: hj ele é um tagarela! não ficou sequela nenhuma... a gente até brinca que não devia ter sido tão estimulado... além de ser uma criança altamente inteligente!

Anônimo disse...

Querida Lu, passei a te seguir a alguns meses por indicação de uma amiga, justamente por causa do seu Gabriel. Estou muito feliz, de coração! Também tenho um lindo loirinho, da idade do seu, e com nome de anjo também, o Miguel, no espectro. De todas as crianças que conheço no espectro, pelos seus comentários, achei o seu muito parecido com o meu em tudo. rsrsrs. E para minha felicidade, o meu também está saindo do espectro, segundo os profissionais que cuidam dele. Lu, gostaria muito de conversar mais com você sobre o assunto, pois tenho muitas esperanças e sempre acho que posso estar deixando de fazer algo. Pode ser por e-mail, whats, como você quiser... Gostaria do nome desta fono maravilhosa, e dos tratamentos do Gabriel. Moro em Floripa, e capital pequena e bem mais complicado... Temos a melhor equipe, mas mãe tem sempre medo de ser pouco, né?
Um grande beijo em vc e no Gabriel.

Lia Jung

Ana disse...

Essa é uma notícia muito feliz para nós que acompanhamos seu blog e toda a luta que você enfrenta pra criar e educar seu filho da melhor forma.
Sou uma aspirante a médica - me formo em 6 meses - e toda vez que alguém me diz que medicina é difícil ou algo assim penso que a maternidade é algo muito, mas muito mais complicado. Imagino que seja necessário uma elevação espiritual tão grande que não sou capaz, pelo menos por uns bons anos.
Parabéns pela força e coragem de cada dia. É claro que o Gabriel é um presente e é sorte sua tê-lo, mas não há dúvidas de que ele também é um grande sortudo por ter uma mãe tão maravilhosa.

Roberta Mello disse...

Luciana, que notica linda! Acho que vc nao deve se lembrar de mim, era do extinto blog E isso é glamour, mas isso nao vem ao caso, o fato é que sendo mãe de u TDAH E Sindrome de asperger, sei bem das dificuldades de criar um ser " diferente" num mundo onde nem sempre as diferenças sao bem vindas, sao 13 anos de luta e qdo falo luta, nao associo a martirio, mas a real luta pra existir, sem ser tao julgada, segregada por ter um filho que nao cabe nem aqui e nem ali....a luta continua e sempre vai exisitir enquanto existir vida, mas sabe de uma coisa, apesar de ficar exausta as vezes, nao me arrependo e nem me lamento de nada, amo meu filho por ser especial, nada usual, e acho que fomos moldados assim, um pro outro! Bjk e felicidades sempre !

Anônimo disse...

Tentei escrever ontem, mas algo deu errado com a publicação. Passei a te seguir por causa do Gabriel, por indicação de uma amiga. Lu, estou muito feliz por vocês! Muito mesmo! Também tenho um gatinho lindo, da idade do seu, e com nome de anjo - Miguel. Ele tem diagnóstico de tea, e também está saindo do espectro. Queria muito conversar com vc, queria nomes de médicos, dicas... e o contato desta fono deusa! De todas as histórias de crianças que conheço, o teu lindo era o mais parecido com o meu. Moro em uma capital pequena, e por mais que tenhamos os melhores profissionais, tenho medo de ser pouco. Agora que sei que alguém realmente saiu do espectro, estou com mais esperanças e fé! De coração torcemos pelo Gabriel! Se vc aceitar, te mando um email. Beijos. Lia Jung

Anônimo disse...

Acompanho o seu blog desde antes da gravidez do Gabriel e hoje, lendo este post, a minha alegria foi tão grande, que senti a emoção fluindo do meu coração. Parabéns pela luta de vcs e pela grande vitória. Que o Papai do Céu lhes abençoe sempre!

Anônimo disse...

Acompanho o seu blog desde antes da gravidez do Gabriel e hoje, lendo este post, a minha alegria foi tão grande, que senti a emoção fluindo do meu coração. Parabéns pela luta de vcs e pela grande vitória. Que o Papai do Céu lhes abençoe sempre!

Aline Aarão disse...

Oi Luciana, assim como vc sou dermato e sempre acompanho seu blog. Adoro o jeito como escreve, de forma leve e bem humorada. Apesar disso, nunca comento nada, mais pela correria do dia a dia mesmo....mas hoje, tive que vir aqui te dar os PARABENS!! Sou mãe há 11 meses e fiquei muito emocionada com esse post. Imagino a luta pela qual toda sua familia passou para chegar a essa ultima consulta e diagnóstico! Parabens pro Gabriel e tb p/ vc que enfrentou essa adversidade com muita força e teve a coragem de expor tudo isso aqui e quem sabe assim ajudar muita gente que como eu lê mas não comenta....rsrsrs
Bjos

Aline Aarão disse...

Oi Luciana, assim como vc sou dermato e sempre acompanho seu blog. Adoro o jeito como escreve, de forma leve e bem humorada. Apesar disso, nunca comento nada, mais pela correria do dia a dia mesmo....mas hoje, tive que vir aqui te dar os PARABENS!! Sou mãe há 11 meses e fiquei muito emocionada com esse post. Imagino a luta pela qual toda sua familia passou para chegar a essa ultima consulta e diagnóstico! Parabens pro Gabriel e tb p/ vc que enfrentou essa adversidade com muita força e teve a coragem de expor tudo isso aqui e quem sabe assim ajudar muita gente que como eu lê mas não comenta....rsrsrs
Bjos

Anônimo disse...

Excelente notícia, imensa alegria e vontade de que todas as famílias com filhos especiais possam ter mais esperança!!

Anônimo disse...

Oi Luciana, te mandei um e-mail. Quanta emoção ler isso!!!!
Quando puder responde pra mim...é muito importante. Beijos

Kelly disse...

Sei nem o que te dizer! Estou tão feliz! Tão feliz! Orei muito por vcs! Vc é muito querida e amada por Deus! Como Deus é bom! Vejo seu coração grato por tudo o que vcs passaram ... Nossa! Que lição! Parabéns! Estou muito feliz! Beijos!!!!!!

Denise Menezes disse...

Que emoção, muita LUTA coroada com Milagre. Beijo

Anônimo disse...

Olá Luciana! Comecei a acompanhar o seu blog recentemente, por indicação de uma amiga do trabalho. Tenho uma menininha linda, de 4 anos, diagnosticada autista aos anos e meio. Por favor, você poed dividir o nome da fono que avaliou o seu filho? Se preferir, pode me passar por email - lizasouza@hotmail.com.
Obrigada!

Anônimo disse...

Acompanho vc desde o início do blog e vivi esta história com vc....fiquei arrepiada e muito emocionada com esta notícia maravilhosa.Vcs merecem esta recompensa por toda a luta e dedicação...já são vencedores.Vc é um exemplo de mãe guerreira e espero que se sua história possa inspirar muita gente. Um caminho cheio de luz e muitas bênçãos!um abraço, Renata

Roberta disse...

Oi Luciana, que alegria!! Sou fonoaudiologa e atuo em brasilia. Por aqui, minha maior clientela também são crianças dentro do espectro. Quem seria essa profissional? Pode me passar o contato?? Obrigada !! Parabens pela vitória!! Tenho certeza que se não houvesse a participação da família, o sucesso tardaria a chegar...Bejios.

Anônimo disse...

Oi Luciana, que alegria!! Sou fonoaudiologa e atuo em brasilia. Por aqui, minha maior clientela também são crianças dentro do espectro. Quem seria essa profissional? Pode me passar o contato?? Obrigada !! Parabens pela vitória!! Tenho certeza que se não houvesse a participação da família, o sucesso tardaria a chegar...Bejios.

Unknown disse...

DEUS E MARAVILHOSO.NUNCA SE ESQUECE DE NÓS

Anônimo disse...

Parabéns pelo amor e dedicação ao Gabriel.Notícia maravilhosa! Bjs, Ângela

Unknown disse...

Nossa que bacana!! Parabéns para todos os envolvidos (médicos, fonos, pais, familiares, avós). Ótima notícia.

Gabriela Cunha disse...

Nossa, Lu... Chorei de felicidade!!! Deus está presente sempre!!!

Anônimo disse...

Fico feliz como se fosse meu filho!!!! Notícia maravilhosa!
Seu filho é lindo. Sua família é linda!
Deus abençõe vcs!!!

Luciana disse...

Caramba... Quanto tempo estive ausente. Acompanhava vc, ainda com o Gabriel bebê. Porém fico feliz de retornar aqui com essa notícia fantástica!!! Que Deus acompanhe vcs sempre assim, de pertinho! Bjs

Anônimo disse...

eu chorei de alivio, que bom, que ele esta curado, e que milagres são reais, acontece também.
bjs,
m.

Anônimo disse...

Lia, moramos perto, quer trocar umas ideias? Passa o seu e-mail. Beijos!!! Karine

Mary Helen disse...

Tbem tenho uma filha autista, ela tem 5 anos e ainda "nao fala". Tenta repetir quando solicitado, mas ainda não deu um click no cérebro dela. Pede ago pra agua, pega pra pegar, mama, etc. São poucas palavras, mas já tem intenção de comunicação. Ela berra bastante quando contrariada e por brincadeira também. Ama tirar a roupa e não para. Não toma nenhum medicamento ainda.
ME AJUDA. O que seu filho toma?
Minha filha tem atendimento com fono, pedagoga e psicologa o que vc pode me passar de dica? Parabens pela vitória, um dia quero chegar lá. Bjs e obrigada

erika machado disse...

ola Luciana
Acompanho sua pagina há seculos e essa é a primeira vez q ponho comentario
Estou muiiitooo feliz por vc, seu baby e sua familia .
bejus
e força garota !
erika machado

erika machado disse...

ola Luciana
Acompanho sua pagina há seculos e essa é a primeira vez q ponho comentario
Estou muiiitooo feliz por vc, seu baby e sua familia .
bejus
e força garota !
erika machado

Unknown disse...

Lú, te acompanho aqui no blog desde muito antes do Gabriel nascer, chorei várias vezes lendo seus posts, e hoje chorei de novo, mas como o seu choro o meu também foi de alegria!
Desejo tudo de melhor para a sua família! E que Papai do Céu abençoe muito o Gabriel!
Estou muito feliz por vocês!
Um grande beijo!

Com carinho,

Rubiana

Marcia disse...

Olá Luciana! Acompanho o seu blog há algum tempo, mesmo antes do Gabriel nascer. E fico muitissimo feliz com a notícia! Meu filho tem quatro anos e também é muito parecido com o seu. Foi diagnosticado aos 3 anos dentro do espectro e recentemente saiu (segundo neuro, é Transtorno de Linguagem). Fico muito emocionada quando vejo o quanto os pequenos são capazes de progredir!
Um grande beijo!!
Marcia

Unknown disse...

Parabens! Luciana não consigo contato com você pelo email minhapele@ig.com.br. tem outro email para contato ou whatsapp?

Anônimo disse...

Fazia muuuuuito tempo que eu não vinha aqui! E quando venho tenho essa excelente notíciaa!

Feliz Demais por vcs! Deus abençoe!!

Beijos, Eliane

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???