terça-feira, 18 de março de 2008

CARBOXITERAPIA:


O que é a carboxiterapia?
A carboxiterapia é uma técnica da medicina estética realizada através da injeção de gás carbônico nos tecidos para diversas finalidades.

Para que serve a carboxiterapia?
A Carboxiterapia tem indicação no tratamento de flacidez de pele, estrias, gordura localizada, celulite e úlceras (ajuda na cicatrização).

Em quais locais a carboxiterapia pode ser aplicada?
A aplicação da carboxiterapia pode ser feita em qualquer local onde haja acumulo de gordura ou flacidez de pele, incluindo abdômen, coxas, nádegas, costas, braços, pescoço.

Como atua a carboxiterapia?
A carboxiterapia age através da infusão do gás carbônico. O gás carbônico é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta muito a circulação do local onde é aplicado. Com uma circulação melhor, chega mais sangue, oxigênio e nutrientes para a pele. Uma pele melhor oxigenada cicatriza melhor, produz mais colágeno. Além disso, uma circulação melhor reduz o inchaço e melhora a distribuição de líquidos no corpo. A distensão do tecido pelo gás carbônico faz com que a pele retraia e melhore a flacidez, pois a presença física do gás estimula a produção dos fibroblastos de colágeno.

O gás carbônico é tóxico?
Não! Nós expiramos o gás carbônico. Logo, ele faz parte da nossa fisiologia, não apresentando toxicidade, em concentrações normais. A capacidade de eliminar o gás carbônico pelo corpo é muito maior do que a da maquina de carboxiterapia pode injetar, ou seja, não haverá acumulo deste gás no corpo.

A carboxiterapia tem contra-indicações?
Sim, como qualquer procedimento médico. Entre elas estão: doença grave dos pulmões ou coração (que comprometem a eliminação normal do gás), infecção no local de aplicação, gravidez, hipertensão grave, anemia.

A aplicação da carboxiterapia é dolorosa?
A aplicação do gás carbônico apresenta desconforto e/ou sensação de queimação, devido à distensão do tecido. Este desconforto some assim que a aplicação é interrompida e pode ser atenuado durante a aplicação do gás por vibração local ou infusão de gás aquecido.

Quantas sessões deverei fazer?
Para cada tratamento há um planejamento individual. Na maioria dos casos são realizadas em torno de 10 ou mais sessões, de uma a duas vezes por semana. Pode-se fazer sessões de manutenção quinzenais ou mensais.

Em quanto tempo poderei ver o resultado da carboxiterapia?
Depende do tipo de alteração que esta sendo tratada e da sua gravidade. Geralmente os resultados começam a ser notados depois de 5 sessões, porem há casos mais rápidos.
Viço da pele: resultados visíveis em horas
Úlceras: resultados visíveis em dias
Gordura localizada: semanas
Celulite: semanas
Flacidez: meses (por estimulação do colágeno)

É necessário repouso depois da aplicação?
Não. Todas as atividades podem ser realizadas após a aplicação, seguindo-se a vida normalmente. Evitar manipular o local das punturas. Se houver hematomas não deverá se expôr ao sol.

A carboxiterapia pode se associada a outros tratamentos?
Pode (e em alguns casos, DEVE). É comum a associação da carboxiterapia com mesoterapia, drenagem linfática, ultrassom, lipoaspiração, minilipo e outros tratamentos estéticos.

Qual profissional esta apto a aplicar a carboxiterapia?

A carboxiterapia é um procedimento médico e deve ser realizada por médicos capacitados.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) através de infusão nos tecidos com pressão controlada. Tem ganhado muito espaço na medicina estética devidos aos bons resultados obtidos no tratamento de celulite, estrias e flacidez. O gás carbônico é o produto natural do metabolismo após o uso de oxigênio, sendo produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e portanto não apresenta alergia ou toxicidade, se usado na quantidade habitual. A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos: Sabidamente um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura) ao melhorar a circulação no local da aplicação. Um tecido melhor oxigenado queima mais gordura, cicatriza melhor, produz mais colágeno. O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e conseqüente melhora da flacidez. A aplicação é feita por injeção com agulha muito fina, o que causa pouco desconforto. É comum um ardor na hora da aplicação e leve coceira logo após. O tecido fica pouco distendido por aproximadamente 15 minutos, voltando depois ao seu normal. A quantidade e freqüência das sessões variam conforme o tipo e local do tratamento. Os efeitos são vistos após algumas semanas, quando ocorre a maior produção do colágeno, retração e queima da gordura. O resultado esperado e a frequência das aplicações dependem do tipo de pele, biótipo do paciente, grau da alteração a ser tratada e deverão ser discutidos em avaliação com o médico.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Resolvi escrever um pouco sobre carboxi porque com a Páscoa se aproximando, muitas pessoas vão precisar dela na semana que vem...eu, inclusive...

19 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, adoro seu blog!
Sobre a carboxi, achei as explicações muito válidas. Mas este tratamente é definitivo ou tem data de validade? É preciso ser refeito após um tempo? E outra, afinal os refrigerantes diet com gás causam celulite. Beijos! Silvia (www.anovidadeira.com.br)

Anônimo disse...

adorei o blog!!!tva precisando muito de informacoes sobre este assunbto,pois tenho uma prima que estava um poico doente e ela faz muito isso,mas depois de ler o artigo sei que nao tem nada a ver o que ela esta sentido com as aplicacoes de carbox......
vlw ae
bjao so axei que vc deveria ter colocado os precos ne pois muitas pessoas kerem saber

Anônimo disse...

me desculpe....mas a carboxiterapia tb pode ser realizada por fisioterapeutas!!!
Aliás os profissionais médicos e fisioterapeutas só podem aplicar com certificado de curso de carboxiterapia. E o que estou percebendo muito é que certos profissionais compram o equipamento, não fazem o curso e colocam esteticistas para aplicarem!! Tomem cuidado....

Anônimo disse...

Olá, estou fazendo carbox com um dermatologista e estou adorando. Começei na barriga (CELULITE E FLACIDEZ). Fiz três seções e adorei o resultado até agora. Tomo injeção de enzimas uma vez por semana (já fiz 02) e agora carbox começei em dias alternados carbox nos joelhos para flacidez. Meu organismo está reagindo muito rápido.

Anônimo disse...

Olá, estou fazendo carbox com um dermatologista e estou adorando. Começei na barriga (CELULITE E FLACIDEZ). Fiz três seções e adorei o resultado até agora. Tomo injeção de enzimas uma vez por semana (já fiz 02) e agora carbox começei em dias alternados carbox nos joelhos para flacidez. Meu organismo está reagindo muito rápido.

Anônimo disse...

O autor do site está equivocado. Além de médicos a carboxiterapia também pode ser aplicada por FISIOTERAPEUTAS. Resolução COFITO 8 e 80.
Sugiro que o autor modifique o texto no site, pois como está escrita gera confusão na cabeça do público leigo e com isso atrapalha mais do que ajuda ao informar de maneira errada num site da internet.

Anônimo disse...

Ola, gostaria de esclarecer qt a contraindicacao; por ser um vasodilatador, ou seja, aumenta a circulacao no local, tive uma mega dor de cabeca,fiz para olheiras, no local da aplicacao, e gostaria de saber o que fazer para que essa dor passe..

monica disse...

Dra Lu, gostaria muito de saber como ver suas respostas às perguntas feitas aqui no blog, já tentei entrar em todos os links e nada...
Mônica

Roberta disse...

Olha eu sou esteticista, já curso pós e aplico carbox. Claro, fiz o curso. A lei não diz que é apenas para médicos.

Anônimo disse...

Oi, eu sou hiper-tença, posso fazer aplicação de carboxiterapia? Pretendo fazer na barriga.

Anônimo disse...

Bom estava em duvida quando ouvi falar da carboxiterapia, mas quando vi o blog de Luciana, no qual estava explicando todos os procedimentos e tirando algumas de minhas duvidas, inclusive com as próprias duvidas do pessoal que fez comentários, não tive outra escolha e optei por fazer a tal da carboxiterapia rsrs... bom vamos ver o resultado neh! bjsss... taís Letícia!

Anônimo disse...

Comprei um pacote de carbox através de site de compra coletiva e ontem fiz a primeira sessão de carboxiterapia facial com um fisioterapeuta, mas algumas horas depois meu rosto voltou a inchar. Pelo que pesquisei na internet, achei que o procedimento não tinha contra-indicações. Estou preocupada e no cartão da clínica não consta telefone de contato do profissional para eu pedir orientação. Gostaria de ter alguma ajuda e aos leitores aqui vai um alerta: procurar clínicas confiáveis e profissionais que se responsabilizem caso algo o paciente/cliente tenha alguma queixa.

Anônimo disse...

Oi boa tarde...adorei o blog..estou aplicando carbox e gostaria de saber se posso aplicar enzima junto o que vc acha?

Anônimo disse...

Olá, iniciei um tratamento de carboxiterapia recentemente mas só tenho possibilidade de ir as sessões de 3 em 3 semanas. Irei conseguir obter resultados mesmo com este intervalo grande entre sessões? Se eu iniciasse tratamentos complementares comova mesoterapia. Ou radiofrequencia nesses intervalos iria compensar de alguma forma? Obrigada.

Anônimo disse...

As informações sobre carboxiterapia estão bem expostas aqui,mas sugiro que corrija a informação de que a carboxiterapia só é realizada pro profissional médico,pois segundo a Resolução COFITO 8 e 80 o profissional Fisioterapeuta também está habilitado para trabalhar com este procedimento.

Dora disse...

As reportagens dizem que podemos realizar todas as atividade3s normalmente após o carbox, porém na clínica onde faço é proibido fazer atividade física. Gostaria que me confirmassem que posso ir malhar após a aplicação do carbox sem prejuizo do tratamento. E também, lá na clínica disseram que só pode ser aplicado uma vez por semana. Qual a quantidade de gáz que pode ser injetado por aplicação?

beth disse...

obrigada!! amei as explicações,tiraram tdas as minhas dúvidas a respeito do tratamento com carbox, pois estou só no começo do tratamento ,me sinto mais animada depois desses exclarecimentos
obrigada dra!! e não se preocupe com as críticas de alguns, eu faço as aplicações em uma clinica de estética com uma fisioterapeuta!! e estou muito bem!! beth

Anônimo disse...

OI EU ESTOU FAZENDO CARBOXI OUVI DISSE QUE SE MALHAR NO MESMO DIA DA APLICAÇÃO O GÁS EVAPORA PELOS BURAQUINHOS E VERDADE ?

Unknown disse...

OLA.........BOM DIA.ESTOU FAZENDO E MUITO TRANQUILO,QUERIA SABER A QUANTIDADE HABITUAL OU SE EXISTE QUANTIDADE MAXIMA DESTE GAZ PODE SER USADO EM CADA SESSÃO.ESTOU FAZENDO CORPO TODO E QUERO SABER DETALHES INFORMAÇÕES E CONFIRMAÇÕES,POIS JA FIZ VARIOS TRATAMENTOS,UNS OTIMOS E OUTROS TB,MAS O MERCADO SEMPRE VISA FINANCEIRO E NOS ENGANA PELA FALTA DE INFORMAÇÃO,QUEIMANDO OS PROFISSIONAIS CORRETOS.AGUARDO.BOM DIA.E DESDE JA GRTA PELA ATENÇÃO QUE DAR.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???