terça-feira, 8 de abril de 2008

Cabelos em queda-livre...



Desconfortável para os homens, a queda de cabelo nas mulheres ganha ares de tragédia. Ponto mais que importante do visual, perdê-lo, em pequenas ou grandes quantidades, assusta mesmo!(não desejo isso a ninguém!!!)



Segundo levantamento médico recente, 50% da mulheres que procuram um dermatologista reclamam de perda acentuada dos fios. “Antes de qualquer tratamento, temos que considerar a queda natural”, explica o tricologista (especialista em cabelo) Valcinir Bedin, de São Paulo (SP). (Mas vai tentar explicar isso...)



O tempo de vida de um fio é de aproximadamente quatro anos; após esse período, ele cai, dando lugar a um novo. “Caso não haja predisposição genética e a queda seja contínua, devemos procurar pelas causas internas e externas”, conclui o especialista. (procure um médico!Esqueça o conselho da sua vizinha invejosa!Ela quer mais é que seu cabelo vá para o ralo!)



Por que, afinal, o cabelo cai? Além da herança genética e doenças específicas do couro cabeludo, como dermatite seborréica, fungos e micoses, outros fatores — que não parecem relacionados — podem desencadear o problema. (sífilis e lupus podem ocasionar queda de cabelo... não se assuste caso seu médico peça esses exames...)



• Dança dos hormônios: a tireóide é uma glândula produtora de hormônios, responsáveis pelo equilíbrio do metabolismo. Assim, tanto o hipertiroidismo (produção maior de hormônios) quanto o hipotiroidismo (produção menor), ambos provocados por disfunções orgânicas, modificam o ciclo capilar reduzindo os fios. Já a glândula supra-renal e os ovários são responsáveis pelos hormônios sexuais. Sempre que sofrem algum distúrbio, o cabelo cai. “Unhas e cabelo são chamados anexos da pele. Quando o organismo percebe algum problema, economiza energia para uma situação de emergência. Um dos recursos é parar de alimentar os anexos. Por isso, eles caem”, explica Valcinir. (ou seja seu cabelo não é fresco, ele é inteligente!Mas eu já entendi, você preferia ter um cabelo burro, porém "que estivesse lá")



• Ferro em baixa: no exame de sangue, as taxas de referência valem apenas para detectar anemia ou doença infecciosa. Mas não servem para sabermos se o ferro é suficiente para o crescimento dos fios. Muitas vezes, as quantidades estão normais para um exame clínico, mas baixas para manter cabelos fortes e volumosos. Assim, não basta um exame laboratorial simples. Deve-se medir a dosagem do ferro sérico e da ferritina. (quem tem grandes perdas menstruais deve abrir o olho!!!Vegetarianos idem!!!Sabiam que a carne tem muito mais ferro do que o feijão?Se a sua ferritina não estiver em torno de 70, corra para uma farmácia ou uma churrascaria...)

• Aceleração máxima: quando enfrentamos uma situação de medo, angústia, pressão, o nosso organismo entra em estado de alerta e desencadeia uma rede de reações. O cérebro passa a produzir cortisol em grande quantidade, ficando mais ligado. Dado o alarme, o corpo economiza energia, mandando-a apenas para as atividades orgânicas vitais. Por isso, novamente os anexos são desprezados e os fios começam a cair. (solução: viajar urgentemente para desestressar...mas só resolve a queda de cabelo se a pessoa viajar para um lugar "bom", Iguaba não vale. Nada contra Iguaba.)

FONTE: Revista Boa Forma (o que está em vermelho é obra minha...)

Mini-dicas Finais: Se o seu cabelo está caindo, a primeira providência é marcar uma consulta com seu médico. Somente ele, após o exame físico, a anamnese e alguns exames de laboratório poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Existe uma infinidade de remédios, vitaminas, cosméticos e tratamentos que DÃO RESULTADO. Tenha paciência, pois geralmente em menos de três meses você sentirá pouca melhora.

11 comentários:

Izabela disse...

Luciana, seu blog é um pérola! Descobri pelo da Anne, e achei sensacional! Vou virar leitora de carteirinha! Parabéns, vc é super atualizada e consegu passar excelentes dicas! Bjo

Unknown disse...

Olá, tudo bem?
Sou repórter do jornal O Dia e estou fazendo uma matéria de capa para o Caderno D Mulher, de sábado, sobre blogueiras que dão dicas de maquiagem. Queria muito o seu contato para batermos um papo. Você pode me passar por e-mail? Seria ótimo!
Aguardo seu retorno,
beijo
Beatriz Mota (beatrizmota@gmail.com ou beatriz.mota@odianet.com.br)

Anônimo disse...

Oi Lu, é a Mari, em um post anterior fiquei sabendo que vc fez cirurgia de nariz, que inclusive foi seu irmão quem fez, se eu não me engano vc é do rio, gostaria muito de fazer tb, só que sou de sp, por aqui não conheço ninguém que tenha feito pra ter referências, tenho um pouco de medo de fazer, o seu irmão tb é do rio? ficou perfeito o seu nariz parabéns, aguardo uma resposta. Ahhhh, será que fica em torno de R$10.000,00, Beijos

Mari disse...

Ahhh, fiz um comentário, sobre o ebay no dia anterior, quando vi já tinha digitado,,,,by

Luciana Leal disse...

Oi,Mari!!!
Que bom que você está gostando do blog!!!No início,ninguem me deixava muitos recadinhos e eu me sentia péssima!!!
Com relação à cirurgia de nariz,dou o maior apoio!!!E te digo mais:não fiquei sufocada no pós operatório!Agora eles só colocam aquela gaze em quem faz desvio de septo,o que não era o meu caso...Meu irmão me disse que uma cirurgia dessas no Rio sai em torno de 8.000,00 incluindo toda a equipe (auxiliares,anestesista,instrumentadora,clínico,etc).Claro que isso varia de acordo com o cirurgião...o segredo é procurar um médico que já tenha feito em alguém e você tenha achado bonito o resultado.Aí em São Paulo,o que não falta é cirurgião renomado,entre eles:Dr.José Tariki, Dr.João de Moraes Prado Neto, Dr.Carlos Alberto Komatsu,e o Dr.Eugênio Gonzales Cação.
Não senti dor no pós operatório, mas tirar o gêsso do nariz após 1 semana doeu muito (mas levou 1 minuto, verdade seja dita).
Me dê notícias da sua decisão!!!!
Tem mais alguma dúvida???
Beijos!

Luciana Leal disse...

Izabela,
Obrigada pelos elogios!
Vou te contar um segredo: se algum dia eu tiver a sorte de ter uma filha,seu nome será o mesmo que o dela!Acho lindo esse nome de rainha!
Volte sempre!!!
Beijos!

Anny disse...

Luciana:
Que bom que consegui mais comentaristas para o seu blog. Fico feliz. Sabe, preciso te perguntar uma coisinha. O que usar para acabar com as caspas. A minha dermatologista diz que não é tireóide. Sugeri que pedisse para saber se a quantidade de ferro estava insuficiente, nem me ouviu. Preciso fazer alguma coisa. Pode me ajudar?
Beijos.
Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Muito bom o blog...achei no google jogando a expressao q mais tem me atormentado esses tempos: queda de cabelo... :( tenho problemas de tireóide, mas os níveis estao normais e a queda continua...a derma passou exame de ferritina e deu 38..será por isso? o que fazer pra aumentar os níveis? obrigada pela atençao, flor

Anônimo disse...

Amei seu blog!!!Já virei fã!!
Sobre a queda de cabelo,o q fazer qndo vc vai ao médico,toma as vitaminas,faz tratamento cosmético e o cabelo continua caindo??Esta é minha situação...tô desesperada já!!Gostaria muito de alguma dica!
Bju grande!!

Dani Scalon disse...

Oi Lu, tudo bem? Você conhece um bom médico aqui em São Paulo "especialista" em cabelo?

Um beijão e obrigada,

Dani Scalon.

Dani Scalon disse...

E outra coisa: É normal que o cabelo caia mais em algumas épocas do ano? Há alguma variação na queda por outras influências?

Um beijo e obrigada,

Dani Scalon.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???