terça-feira, 16 de setembro de 2008

Melasma (parte 1)


1) O que é MELASMA????


É uma alteração da pigmentação que ocorre na face, na maioria das vezes de mulheres (10% em homens), geralmente com mais de 25 anos de idade e após gravidez ou terapia hormonal.

Entretanto, pode acontecer em algumas pessoas azaradas que nunca engravidaram e muito menos receberam estrógenos e/ou progestágenos.

Diante dessas informações você perceberá que a causa do melasma...


2) O que causa o MELASMA?


A causa ainda não foi completamente estabelecida. Porém sabemos que existem múltiplos fatores contribuintes:

Predisposição racial (mais frequente em pessoas morenas) ou familiar. Não se consegue fugir disso.

Gravidez (nessa fase, há um estímulo da melanogêse). Ninguém vai deixar de engravidar com medo de ter melasma, mas sabendo que isso pode acontecer, pode e deve aumentar a proteção solar.

Hormônios (entre8-29% das mulheres que usam anticoncepcionais). A disfunção da tireóide também pode agravar o melasma.

Exposição solar. É o fator desencadeante mais importante do melasma, pois a radiação ultravioleta aumenta a atividade dos melanócits, provocando a pigmentação. E temos como nos proteger dele!

Cosméticos e Drogas. Produtos que contenham derivados de petróleo, psoralênicos, e substancias fotossensíveis podem contribuir para agravar o quadro.
Calor. Cientificamente ainda não li nada sobre esse assunto, mas o que nós médicos observamos na prática diária, é que vários pacientes comportados que realizam uma proteção solar efetiva, eventualmente pioram da doença, o que nos faz pensar que o calor pode ser futuramente incriminado para contribuir com a piora do melasma.
AGUARDEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MELASMA!!!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

Querida,
Obrigada pelas informações e por dividir seu conhecimento.
Aguardo ansiosamente pela continuação, em especial, pelas opções de tratamento.

Anônimo disse...

Oi Luciana
Gostaria de saber a sua opniao a respeito das camas de bronzeamento artificial? Ja faz um ano que nao vou ao Brasil, e com isso nao tive ferias de verao. Ou seja, estou me sentindo "branca", embora seja morena....rs
Andei lendo muito a respeito mas ainda estou dividida. Minha intencao seria fazer 1 sessao por semana de apenas 3 min até atingir o bronze ( que pego super rapido), mas tenho medo dessa exposicao acabar com minha pele do rosto, em termos de rugas.
Qual seria o seu conselho?
Um abraco,
Juci

Anônimo disse...

Ahh, que legal, me enquadrei em 90% das causas, aguardo ansiosa pelas próximas partes,,,,BJS MARI

Anônimo disse...

Oi Luciana!!!
Descobri hoje seu blog e me considero totalmente viciada!!!!
Estou me martirizando por não ter te encontrado antes!!! Vc foi um achado!!!
Posso abusar um pouco de vc? Tenho uma dúvida: acabei a alguns dias um tratamento com Roacutan e durante o tratamento tbm usei o Diacneal. Na minha última consulta (após o fim do tratamento) e dermatologista me passou o Retin-A Micro para passar em dias alternados. Gostaria de saber para que serve esse medicamento e se posso continuar usando o Diacneal nos dias em que não usar o Retin-A Micro.
P.S.: Estou muito decepcionada, pois apesar de ter feito o tratamento com Roacutan com a dose máxima recomendada, não tive um bom resultado. :~(
Obrigada!
Desejo muito sucesso à vc e ao seu blog!
Carol-BsB

ღღCris Oliverღღ disse...

Nossa, eu sou um melasma ao cubo, tenho muitas manchas, de acne, do sol de gravidez e por aí vai.
Aguardo anciosa pela próxima matéria.
Obrigada Dra. Lu..
Bjo

Anônimo disse...

Oi Luciana,
tb me enquadrei em 90% e concordo qdo vc diz que o calor pode ser uma das causas. Ha 3 anos me mudei p/ um lugar super quente e desde então minha pele piorou MUITO. Não importa o que eu faça, todos os cuidados parecem ser em vão!
Beijos,
Lilia

Mônica Souza disse...

Esperando loucamente pela continuação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho!!! Trato o ano inteiro e é só me aproximar uns 100km do litoral (moro em MG) que elas voltam com tudo!! Decepção total!! Li não sei aonde que não adianta apenas proteger o rosto, que o sol tomado em qquer parte do corpo já desencadeia a produção de melanina e isso faz com que as malditas apareçam novamente, é verdade?? então tenho que me trancar em casa enunca mais ver a luz do sol?? Sabe o método mais eficaz comigo? Desencanar e usar uma boa base ou filtro solar tonalizante(uso o photoderm max e amo).

Anônimo disse...

Eu já conhecia esses fatores.
Calor é um fator importante.
Eu não tomo sol, mas quando está quente (moro no RJ), as manchas ficam mais pronunciadas.
O problema das portadoras de melasma´é o controle.
O que fazer para controlá-las?

Anônimo disse...

Oi, Dra. Luciana!
Gostaria de marcar uma consulta com vc!
Para onde posso ligar?
Obrigada!

Renata disse...

Eu admimito minha pele é melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr que a sua não passo nada e ainda é de bêbe, mas tudo tem seu preço minha pele e muiiiito seca no periodo de seca fica pessima de julho a setembro fica com manchas brancas que desaparece no resto do ano mas sofro pra caramba mas minha pel é morena . mas em compensacao moro no salao desde os nove anos de idade tendo que alisar é Deus náo da tudo rs.

Tânia N. disse...

Adoramos as suas aulinhas, pois afinal de contas, não somos apenas rostinhos bonitos, né?rs!
Beijocas,

Gramppolla disse...

Oi Lu, tudo bem? Esqueceu de mim...snif...

...queria saber se o Solanquin serve para tirar/clarear manchas/sardas apenas ou ele pode reduzir o já "enrugadinho" do colo também?

... se puder responder te agradeço muito!

Gosto muito de ti e do teu blog. Beijos!

Tânia N. disse...

Querida,
Você sabe se o creme Strivectrin é realmente bom pra pele?
Beijocas e obrigada,

Anônimo disse...

oi!!!!
o que vc sabe o msm...Metilsulfonilmetano ou enxofre organico.....é mesmo wonderfull para os cabelos????
beeeeejos

Luciana Leal disse...

Lizziane:
Obrigada pelos elogios!!!!

Juci:fuja das camaras de bronzeamento como o demo foge da cruz!Estou falando sério!!!!Comemore que você está longe do Brasil e vá à loja mais próxima da sua casa e compre um creme autobronzeador!Beijos!

Mari: conhecer a causa é o primeiro passo para o tratamento dar certo!!!!

Carol: O Roacutan tem uma eficácia no primeiro ciclo, que varia entre 80 e 90% de cura. Se no primeiro ciclo não deu pra você,tente fazer um segundo.Pode até usar doses mais baixas. O Retin A micro é um derivado do ácido retinóico, que faz maravilhas com a pele.Pode usar em dias alternados com o Diacneal.Se a pele ficar muito sensível, dê um tempinho e recomece!Boa sorte!

Cris: Nem parece!Você está toda bonitona nessa foto!!!!!

Luciana Leal disse...

Lilia:
Viu só???Precisa se mudar para a Suíça se quiser ficar boa de vez!!!Hehehe

Monica:Aguarde.....

Paulinha:
Pois é, pegando mais radiação, as malditas reaparecem.....

CintiaLim disse...

Por favor, estou com um melasma no rosto, tenho 34 anos e fui ao dermato que me passou o Helioral, o La Roche-Posay, vitamina C e D e também o Triderm. O problema é que antes de usar este último, o ácido, resolvi pesquisar e vi relatos de pessoas que tiveram ainda mais manchas, só que dessa vez, manchas brancas. Estou com muito receio de passar o Triderm. Também li que a hidroquinona é proibida na Europa e Ásia por ser muito agressiva, então gostaria de saber sua opinião a respeito.

Muitíssimo obrigada!!!!!!!!!!!!!!

Cintia.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???