sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Melasma (parte 2)


TEXTO ESTRAÍDO DO SITE DA DRA. DENISE STEINER (que é muito bom, aliás!)
OBS. Meninas, essa semana foi uma correria!!!! Desculpem pela demora!!!!!



Tratamento do Melasma


Para o tratamento do melasma devemos traçar um plano estratégico para obter resultados mais satisfatórios uma vez que trata-se de dermatose crônica, e de etiopatogenia desconhecida.


Estratégias de tatamento:

1. Proteção em relação à radiação solar.

2. Inibição da atividade dos melanócitos.

3. Inibição da síntese de melanina.

4. Remoção da melanina.

5. Destruição dos grânulos de melanina.

6.Proteção em relação à radiação solar.


Em relação a proteção solar, trabalhos atuais denotam a ação positiva de "fotoprotetores sistêmicos". Protocolo randomizado duplo cego, provou que a associação de Vitamina C 2g e Vitamina E 1000 UI comparado com placebo é eficiente em evitar a queimadura em pele agredida pela radiação ultra violeta. Inúmeros trabalhos também realçam a importância da betacaroteno na proteção solar sistêmica.


O filtro solar tópico deve ser usado todos os dias, várias vezes principalmente em nosso meio. Atualmente os filtros tem protegido toda gama de radiação inclusive infravermelho. No caso da fotoproteção para tratamento do melasma é necessário que o filtro proteja em relação ao comprimento de onda B e também o comprimento onda A . A associação de filtros químicos e físicos é melhor pois incrementa a qualidade do bloqueador. Deve ser utilizado o dióxido de titânico e óxido de zinco associado a outros químicos como parsol ou benzafenonas. O número da proteção deve ser pelo menos 15 para a radiação B e no mínimo 5 para radiação A.


É importante no tratamento do melasma que haja consciência da necessidade de proteção solar diária, além de evitar o excesso de radiação sempre que possível.Inibição da atividade dos melanócitosPara que ocorra inibição da atividade global do melanócito, é importante evitar radiação solar e utilizar filtro solar, sistêmico e tópico diariamente, várias vezes ao dia. Está comprovado que a radiação solar induz a melanogenese aumentando o número total de melanócitos, melanossomas e melanina.


A área pigmentada escurece mais do que a área normal devido a hiperatividade do melanócito local. Outros fatores devem ser enfatizados como evitar o uso de drogas fotosensibilizantes. O uso de anticoncepcionais precisa ser descontinuado para obter melhores resultados uma vez que há associação direto do estrógeno e progesterona com o melasma.A agressão e manipulação da área com melasma deve ser evitado. Toda inflamação no local tende a escurecer mais a mancha devido a pigmentação pós inflamatória.


A hidroquinona age na tirosinase provocando sua inibição. Ela é derivada do fenol sendo citotóxica, principalmente se usada em doses altas e períodos prolongados. A utilização deste agente terapêutico para tratamento do melasma deve ser na concentração de 4 a 5%. Concentrações de 2% são menos ativas e utilizadas em cosméticos terapêuticos pois até este nível não há efeitos colaterais marcantes. Concentrações maiores do que 10% irritam a pele provocando avermelhamento e piora da mancha.


A hidroquinona ainda é o despigmentante mais utilizado para o tratamento do melasma. A associação de hidroquinona 5%, tretinoína 0,1%, dexametasona 0,05% em veículo alcoólico é conhecida como fórmula de "Kligman"que a preconizou para o uso no melasma. O ácido retinóico ou tretinoína foi usado em vários trabalhos comparativos e comprovou seu efeito clareador. Esta substância melhora e homogeiniza o extrato córneo e provoca efeitos de "limpeza" da melanina localizada na epiderme. Além de potencializar o efeito da lúdroquiriona, a tretinoína tem efeito despigmentante primário cujo mecanismo ação não é explicado.


O corticoesteróide tem efeito despigmentante e vários trabalhos demonstram esta ação. Na fórmula de Kliginan a associação com corticóide diminue o potencial irritante da tretinoína e também da hidroquinona. Por outro lado, o efeito colateral de atrofia que ocorre com o uso dos corticóides é compensado pelo efeito proliferativo do ácido retinóico. A fórmula de kligman pode ser modificada para outros veículos ou concentrações de cada agente. Alguns autores preconizam o uso de betametasona no lugar da dexametasona. Associados ao uso da fórmula de Kligman podem ser intercalados produtos como alfa hidroxiácidos, principalmente o ácido glicólico, e tático entre outros.


O ácido azelaico é um ácido dicarboxilico que compete com a tirosinase inibindo sua atividade. Sua ação também é antioxidante, preconizando-se a dose de 20%. Alguns trabalhos tentam demonstrar que ácido azelaico a 20% teria o mesmo efeito da hidroquinona 4%. Esta não é a minha experiência pois considero a hidroquinona mais ativa.


A vitamina C de uso tópico em doses adequadas inibe a ação do triasinose além de ter efeitos antioxidantes. Trabalhos atuais demonstram sua eficácia no tratamento de manchas tipo melasma "in vitro", porém "in vivo" sua ação é limitada pela instabilidade. Novos produtos estão no mercado com concentrações mais altas, porém há dificuldades de estabilização e penetração. O produto eficiente é aquele que tem concentração entre 5% a 10% de ácido ascórbico em solução hidroalcóolica. A atividade antioxidante da vitamina C é importante uma vez que a radiação solar induz a melanogenese incitando a formação de radicais livres.


O ácido kógico é citado em alguns trabalhos. É um derivado do arroz que também inibe a ação da tirosinase. É pouco irritante e pode ser associado a outras substâncias na concentração de 0,5 a 2%.


O Arbutin é um derivado metabólico da hidroquinona, inibe a tirosinase e pode ser usado de 2 - 4% provocando menor irritação que a hidroquinona.

Outras substâncias na literatura como melawhite, isopropilcatenol, cisteaminofenol, melfade, entre outras, necessitam de confirmação, pois há relatos esparsos sem controle cego.


A remoção da melanina pode ser feita com uso de "peelings" que promovem a esfoliação da pele, eliminando a melanina. São utilizados de preferência os peelings superficiais como: pasta de resorcina 40%, solução de Jessner, ácido retinóico 1 a 3%, ácido glicólico 70%, ácido salicílico 30%. Os peelings superficiais são eficientes para o tratamento do melasma epidérmico porém tem pouca ação no melasma dérnico. Alguns autores preconizam à associação de Jessner mais ácido tricloroacético 30 a 40% para o melasma dérmico, porém devemos estar atentos para o quadro inflamatório para evitar a hiperpigmentação residual. Os peelings superficiais são realizados semanalmente, entre 6-10, após preparo e tratamento com clareadores locais.

Alguns aparelhos de laser através do mecanismo fototermólise seletiva pode-se atingir a melanina com maior especificidade. O laser pode melhorar as manchas de melasma porém costuma haver recidiva .Muitas vezes após o clareamento do melasma com produtos tópicos, observa-se que há vasos dilatados formando raia rede que sombreia esta hiperpigmentação. O laser seletivamente pode ser usado para queimar estes vasos clareando as manchas. O laser deve ser usado após o preparo da pele com clareadores. A fluência (joules/cm2) deve ser pequena para evitar queimadura. Ele é um tratamento coadjuvante e não é eficaz isoladamente.


O tratamento do melasma é prolongado, a resposta somente inicia após cerca de 45 dias, e o sol precisa ser controlado e por esta razão o entendimento do paciente é importante.O tratamento do melasma é difícil, porém há respostas muito adequadas. Geralmente a recidiva principalmente se houver exposição ao sol. Isto ocorre porque os melanócitos desta região tem um comportamento fisiológico alterado que especulativamente deve estar relacionado ao mecanismo hormônio receptor.

13 comentários:

ღღCris Oliverღღ disse...

Dra. Lú, estou me deleitando com todos os posts. Mas o que fazer no meu caso que tenho Ovários Policísticos e estou tomando Diane 35. Se paro de tomar, o meu ciclo menstrual fica louco. Ou seja não mestruo.
Bjo e obrigada!

Lidy disse...

Óla Dra Lú,meu nome é Lidiane moro em Brasília tenho visto seus posts a respeito do melasma estou com um grande problema depois da minha segunda gravides apareceu manchas no rosto , na verdade usei antes da gravidez um acido retinoico para um pinling só p dar uma clareada no rosto e em seguida engravidei criou uma mancha que foi almentando e escureceu ainda mais duramte e depois da gravidez , isso já faz um ano já fiz varios tratamentos gastei o que podia e o que ñ podia laser, cremes e mais cremes e nada, ñ tenho ovario polosistico meus hormonios estão todos regulados e ñ consigo remover as manchas situadas nas regiões do nariz e ao lado no rosto, tbm ñ tomo anticoncepicionais a muitos anos...por favor me indique algum tratamento q realmente seja eficaz isso esta me causando problemas serios minha alta estima está muito baixa, pois sempre tive o rosto como meu cartão visita entende? e ultimamente ñ consigo se que me olhar no espelho.

Anônimo disse...

Ola!!!! sou formada em tecnica estética,v/c sabe em nossa profissão é muito dificil acabar com manchas , melasma,por que não podemos aplicar acidos com concentração como um medico. Não tenho tanta mancha, mas a 2 meses atras fui em uma dermatologista e ela passou hidroquinona 3% -------- retinoico 0,025%-para pasar a noite não resolveu nada , passei muito filtro solar, só que mesmo conciente acabei pintando a minha casa e tomei sol , a coisa ficou feia a minha pele no mesmo dia ficou muito manchada . Mas começei eu mesma a cuidar. Tinha comprado o peeling diamantado , fui passando 1 vez na semana, minha pele afinou a camada. Sou morena clara , em baixo das palpebras aonde manchou mais ficou uma manchinha pequena estou lutando contra. Fiz um curso esta semana em São josé dos Campos aonde mando manipular cremes. São acido mandelico 20% com fitíco5% ,estou passando 3 vez na semana junto com ionto clareador , mascara clareadora é um protocolo, mas o resultado é lento... Tenho algumas sardas , mas são poucas no mesmo lugar onde encontra a mancha.Gostaria tanto de acesso em acido retinoíco seria mais rapido, mas tentei com dermatologista mas eles não manipula para nós esteticista , medo de nós aplicamos e ganhamos , eles compram na minha cidade a cada seção R100,00. é um absurdo não acha? fiz estagio em clinica e no local poderiamos passar acidos forticemos , mas só dentro da clinica com o medico perto.Gostaria que me responde-se se conhece algo que deixa a pele limpa e aonde encontra-lo.
Agradeço beijooo

Rosana fialho

Marta disse...

Olá Luciana!

Tenho uma dúvida sobre o beta-caroteno. Alguns estudos apontam para que ele seja um importante aliado na fotoprotecção, mas também tenho lido que ele ajuda na estimulação da melanina. Ora não é o contrário que se quer? Uma das estratégias de tratamento do melasma é a INIBIÇÃO da síntese da melanina..
Estou confusa, adorava saber a sua opinião, a qual agradeço desde já.
Beijos

Unknown disse...

Oi doutora!!!meu nome é Zena!!!!e faço tratamneto já tem uns 5 anos e nada de melhorar o aspecto do melasma!!!!!ele só clareia msm!!! atualmente uso uma formula manipulada e protetor solar fator 50(roc)tipo base!!!!me ajude por favor!!!obrigada e bjs !!ahhh gostei da ideia do blog!!!!!Zena de Brasília.

Professora Rosana disse...

Oi Dra Lú, meu nome é Rosana e gostaria de saber se a mistura de 1 latinha nívea + 1 tubo de hipoglós + 2 capsulas de Ephynal 400 + 1 tubo de nebacetin, é bom para tirar manchas da pele e se isso não faz mal.
É uma receita de avó mas tenho receio de usar sem uma orientação melhor.Pod me ajudar? Grata.

Daniela Moura Ferreira Cunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ola Dra Lú, ñ tenho a pele linda e minha mae nao da a minima para as minhas espinhas , keria te pedir pra me add no msn e me explicar melhor ,se for possivel ,ando muito depressiva,, estou na pior fase da minha vida, porfavor me ajude , conto muito com a sua ajuda , porfavor de uma atençao especial, escreve o mesmo em lagrimas a acne me da vergonha de tudo estou horrorosa me ajude e converse comigo no msn , la eu esplico melhor a situação desde ja obrigada.
e eu keria tbm saber se o seu consultório eh aki no rio de janeiro, se for , pode ter certeza de ke em breve estarei tendo uma consulta com você... meu msn eh carol-caroline@hotmail.com

SI Freebie disse...

Sofro escrava de todos os tratamentos possiveis contra melasma, preciso urgentemente de um tratamento que naos e baeseie somente em peeling, nao sei se quer a razao do meu, como marcar consulta?

Veronika Praise disse...

Olá Dra. Lu,
Estou desesperada!!!!! Minha dermato me receitou hidroquinona, a princípio deu super certo, o melasma clareou quase que 90%, mas um belo dia, a meu rosto amanheceu ardendo e avermelhado, o lavei como de costume. No entanto no decorrer do mesmo dia foi notável que o melasma voltou e mais escuro, fiquei assustada com a rapidez e de como ficou muito pior. Segui os passos como me foi indicado... Gostaria de saber se existe um despigmentante chamado Aburtan e se ele pode ser manipulado. Não quero tratamento rápido. Pode ser gradativo desde que resolva o meu problema. Agora eu pareço um guaxinim gigante!!!!! O melasma a pareceu na minha vida depois que eu tive meu filho,ele já tinha uns cinco anos de idade, então acho que foi por causa do sol ou anticoncepcional. Me ajuda por favor!!!!!!

daiane disse...

ola preciso tirarou uma duvida estou fazendo tratamento com roacutan... ja no 3 mes meu dermatologista me passou acido pra manchas usei umas 3 vezes e meu rosto amanheceu muito vermelho e um pouco inchado... porq sera? se eu parar de usar o acido meu rosto melhora a vermelhidao? ouve alguma alergia ou ou esse e o efeito do acido msm?

Anônimo disse...

ola, fui fazer uma limpeza de pele e clarear umas manchas e foi usado acidotricloacetico, porem meu rosto ecureceu. esta mancha saira.































































































































Anônimo disse...

ola, fui fazer uma limpeza de pele e clarear umas manchas e foi usado acidotricloacetico, porem meu rosto ecureceu. esta mancha saira.































































































































Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???