sábado, 20 de setembro de 2008

Melasma (parte 3)


"QUERIDA LUCIANA, MINHAS DÚVIDAS SÃO: O MELASMA ESTÁ RELACIONADO COM A GRAVIDEZ? lUZ PULSADA É O MAIS INDICADO? CREMES COMO: TRI LUMA, E CLARIDERME, AJUDAM??"

Resposta: Sim, na gravidez os hormônios estimulam a produção de melanina, acarretando no melasma. A Luz pulsada é uma excelente escolha, desde que o médico saiba manejar adequadamente as fluências ideais para se tratar melasma. Cremes como Tri-Luma e Clariderm ajudam e muito, mas precisam ser prescritos pelo seu médico, pois alguns princípios ativos, se usados a longo prazo, podem trazer efeitos indesejáveis.


"Eu tenho uma dúvida!Tenho manchas de acne que já tive!Os tratamentos para esse tipo de mancha é o mesmo para pessoas que possuem as manchas de sol ou hormonios?Pq toda vez que vejo cremes que clareiam, eles dizem que clareiam esse tipo de mancha mas nunca falam sobre manchas de acne!Se o motivo da mancha é diferente o tratamento não seria diferente?Obrigada!!"

Resposta: Sim e não. Geralmente, as manchas de acne possuem o componente melânico, e aí sim se justifica usar cremes clareadores. Mas se houver um componente vascular associado ao melânico, aí será necessário fazer umas sessões de laser ou luz pulsada concomitantemente.


"Gostaria, se possível, que você comparasse os clareadores disponíveis atualmente."

Resposta: Voce encontra essa resposta na parte 2.


"Tenho melasma, frequento regularmente a dermatologista, uso duas aplicacoes de hidroquinona (4%) durante o dia e hidroquinona e glicolico aa noite. Filtro solar 70 direto. Nunca vou aa praia e fujo do sol. Mas o danado do melasma nao some.O que fazer?Obrigada."

Resposta: Talvez seja hora de discutir com sua médica a respeito de procedimentos feitos no consultório dela, como peelings ou lasers para tentar "apressar" um pouco as coisas...


"O que vem a ser melasma?"

Resposta: É uma hipermelanose (aumento da pigmentação) adquirida, multifatorial, que, para variar, acomete muito mais mulheres do que homens.


"Na verdade a dúvida é para minha melhor amiga que "emendou" duas gestações e está amamentando e seu sonho é se livrar destas terríveis manchas. Existe algo que ela pode usar com segurança durante a amamentação? A pele dela pigmenta-se com facilidade e até hoje (temos 33 anos) ainda sofre com acne, com erupções isoladas internas e enormes.Será já podemos começar a ajudá-la?"

Resposta: Sim, existem cremes que podem ser usados durante essa fase com segurança. Eles devem ser prescritos pelo médico da sua amiga. Ela sentirá melhora inclusive da acne. Além disso, ela deve procurar evitar o sol ao máximo! Boa sorte para ela!!!


"Quero saber se aquela mancha escura na axila causada por lamina de babear e melasma, e como faz para clarear com receita caseira. Obrigada."

Resposta: Cara amiga, não é melasma não...essa mancha é causada pela fricção da lâmina de barbear com a pele, que se torna mais escura e grossa para se proteger. O tratamento para isso? Depilação a laser e um creminho clareador...não use receitas caseiras, pois o tiro pode sair pela culatra. E por favor, não use limão em hipótese alguma!!!!


"O melasma tem a ver com a pílula? Ele pode voltar, mesmo depois de tratado? Existe solução sem ser o laser? "

Resposta: Sim! Pode voltar, pois não existe cura, existe controle. Existe solução sem ser o laser sim! Mais de uma, pra te dizer a verdade (proteção solar, peelings, cremes despigmentantes, controle hormonal...). Beijos!


AGUARDEM A RESPOSTA DE OUTRAS DÚVIDAS!!!!!

DEMORA UM POUCO PORQUE SÃO MUIIIIIITAS!!!!!!



16 comentários:

La boîte de Pandore disse...

Dra, ainda não tive resposta pra minha última pergunta... Assim que puder, dê uma olhada pra mim?
Bjos
Guga

Anônimo disse...

Dra Lu, tenho melasma (pouco e não muito escuro), me diga qual dos 3 produtos, na sua opinião, é melhor: Vitacid Plus, Triluma ou Melani D da La Roche?Beijooo e muito obrigada!!!

Fernanda Beux disse...

oi Luciana!
meus bebês já têm 1 ano e meio e ainda noto aquela linha na barriga. Verão passado usei maiô e já passei glyquin por alguns dias, mas a mancha parece ter vontade própria e não vai embora nuuuuunca. Será q vou ter q passar outro verão de maiô? Se eu tomar sol o q acontece? Não estou podendo fazer um tratamento em clínica ($$$), será q só c/ o glyquin ela vai sumir um dia?
obrigada pela ajuda,
Fefê

Anônimo disse...

Eu tenho uma colega que teve e foi bem no buço, coitada. Mas acho que ela pega sol, apesar de dizer que não pega. Sabe como é, né? :P
Eu ando sempre com meu filtro na bolsa e reaplico sempre que lembro, só vou à praia/ piscina com um chapéu que mais parece coisa de mexicano... Criei o hábito... Mas vale a pena, porque quando vejo minhas amigas da minha idade com muito mais rugas do que eu, é que reconheço que este sacrifício é recompensador. ;) Bjs. Paty

Anônimo disse...

Oi Luciana,

qdo puder, pode fazer um post sobre a Rosacea e as opções de tratamento, além da carissima Luz Pulsada?

Anônimo disse...

Dra, onde estao os principios ativos clareadores?em qual parte?

Unknown disse...

Dra. Lu,
Adorei o site. Parabéns e obrigada por tanta informação, eu li tudo.
Bem, gostaria de saber qual os cremes que devo usar:
- Tenho melasma antigo, ou seja apareceu há 9 anos e já tratei com active C, vitamina a, amelan no consultório em em casa (há 4 anos),e agora com tri-luma de novo.
- 44 anos.
- uso protetor solar 100.
Mas até quando entro no carro que estava quente (no sol, por exemplo), as manchas ativam e volta tudo outra vez.
- Estou com receio dos tratamentos mais fortes, pois tenho a vida bem movimentada e não tenho coragem para fazer tratamento tão agressivo.
Tem algum produto novo por ai?
Outra coisa: onde onde vc atende?
Muito obrigada
Obrigada
Linda

Unknown disse...

Olá!Tive duas gestações, onde tomei todo cuidado com o sol, mas acabei ficando com uma mancha na testa e outra no buço que não saem por nada.
Já fiz vários peelings, uso regularmente Vitamnina C + filtro solar FPS60 e a noite também já usei de tudo.
Triluma, Glyquin, idebenona,hidroquinona, etc...
Falei com os meus 2 dermatologistas que queria fazer laser, mas eles contra indicam pois teria um efeito rebote.
É verdade??
Tô cansada desta cara manchada...

Cris Semanaka disse...

Meu Deus to ficandolouca com seu blog!ameiii td!1Principalmente vc dirando dúvidas,i eu tam´bem tenho a minha
Tenho pele oleosa tenho cravos no rosto e no colo mas a concentração maior é nas costas!1que horror to com muito ódio de mim!!!
Sempre tive mas comecou aumentar muito até o ponto de eu rancar com a unha minhas costas está toda manchada horrivel tenho vergonha de usar mini blusa q mostre!
sisplesmente não sei a causa de tanto cravos???Detale estou no
Jp fui ao dermatologista e ele disse para passar um creme(feito lá mesmo)e filtro solar pode??
Tem algo que clareia essas manchas que vende ai no Br que seja bom e outra tenho que tratar desse problema pois percebi que no meu pescoço já está cheio e com umas manchas também to apavorada.Da marca Avene vc me indica algum produto??Comprei agua termal dizem que ajuda mas...
Bjsss
Obrigada

Marcia disse...

Bom dia! gostaria de saber se vc conhece a solução de kligman, e se ela realmente funciona contra manchas no rosto. bjs

Anônimo disse...

Dr Luciana,acido retinoico 5,0% 4 aplicacoes do mesmo prazo 10/10 dias resolve para remover manchas de sol da mao?,ja queimei as manchas com hidrogenio 2 vezes,nao adiantou ,usei o medicamento Glygin por 30 dias parece que escureceu mais ainda sera que vou ter resultados com o acido? obrigado

Lívia disse...

Olá Dra.Luciana,

Tenho uma dúvida. Gostaria de saber se hiperpigmentação pós inflamatória é considerado melasma? Pois recentemente (4 meses) fiz um peeling com TCA primeiro 30%, e depois 80 % (motivo cicatrizes profundas de acne)e fiquei com manchas na testa. Me irritei e não fui mais na esteticista, ela trabalha associada à um médico. Qual o melhor tratamento prá isso???? Já usei Hidroquinona 5%, ácido retnoico de 1 a 3%, ácido Azelaico 20%, Arbutin 9%, ácido Glicólico 6% melhorou bastante, mas ainda tem manchas...

Unknown disse...

O que você acha do tratamento com Cosmelan? VAle a pena?

cleo disse...

Ola Dr. preciso muito saber tenho melasma e tbm descobri q tenho ovario policistico,minha dermatologista me disse q a pilula mancha ,so q o ovario policistico tbm mancha e mancha mais do q a pilula ,mais cada medico q vou cada um fala uma coisa,nao sei se tomo a pilula pra tratar o ovario ou se fico sem tomar pra mancha nao aumenta,,,ai preciso saber o q mancha mais se e a pilula ou o cisto... so um cisto mancha ou muitos como ovario policisticos? ja fiz de tdo nao consigo tratar meu melasma prq cada hora falam uma coisa pra mim,fiz todos os exames possiveis ,so tenho cisto outras alteraçoes hormonais nao... me responda por favor ,todos os blogs q postei ninguem nunca me respondeu,me mande um email se for possivel... bjoo !! obrigada

cleo disse...

dr preciso saber o q mancha mais a pele pra quem tem melasma ovario policistico ou pilula... nao sei mais o que fazer,cada um me diz uma coisa!!! se nao sei devo ou nao tomar pilula uma vez q o cisto so se trata com pilula,mais se apilula mancha como tratar o cisto e me disseram tambem q a pilula mancha menos q o cisto isso e verdade!!obrigada

cleo disse...

dr preciso saber o q mancha mais a pele pra quem tem melasma ovario policistico ou pilula... nao sei mais o que fazer,cada um me diz uma coisa!!! se nao sei devo ou nao tomar pilula uma vez q o cisto so se trata com pilula,mais se apilula mancha como tratar o cisto e me disseram tambem q a pilula mancha menos q o cisto isso e verdade!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???