sábado, 22 de novembro de 2008

Cuidado com a Dermatite do Celular!



Primeiro, os perigos da radiação eletromagnética, que poderiam causar danos ao cérebro, suspeita que até hoje não foi confirmada. Agora, mais um estudo vem levantar nova polêmica e colocar os telefones celulares na berlinda.


Segundo recente pesquisa da Associação Britânica de Dermatologistas, usar o celular em excesso pode levar a irritações e vermelhidão na pele nas regiões da orelha, bochecha e nos dedos.
A reação alérgica já tem nome e origem. De acordo com os especialistas, a "dermatite do celular", como está sendo chamada, é provocada pela presença do níquel, metal relativamente comum na natureza, cuja composição pode desencadear reações em algumas pessoas após o contato prolongado.


Modelos mais novos trazem mais riscos!
O minério pode ser encontrado em ligas metálicas de aparelhos, capas de proteção e botões dos celulares, sobretudo nos modelos mais modernos, dizem os estudiosos. Além do níquel, outras substâncias como a borracha e a pintura do celular também podem provocar a irritação.

O toque contínuo, por horas e dias seguidos, teria o efeito de causar manchas vermelhas, placas na pele e coceira insistente nos desavisados.


Níquel pode estar em outros objetos:
Mas o celular não é o único vilão. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, outras peças como bijouterias, cintos, pulseiras e botões de calça jeans também teriam o mesmo potencial por conter níquel.
As mulheres, que usam brincos e acessórios diariamente, seriam as mais atingidas pela dermatite de contato por níquel.
Especialistas não delimitam um tempo máximo de exposição ao níquel e, no Brasil, não há legislação que verse sobre a presença de metais em produtos industrializados. Independente dos riscos ou não, os médicos recomendam bom senso no uso do celular: quanto menor o tempo de exposição, melhor.



Fonte do texto: Diário de Pernambuco (31/10/2008).

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu!Tenho andado desaparecida,fui fazer umas ferias mas estou de volta :) isso da dermatite do celular é verdade mesmo,eu comprei o novo nokia,e gostei do modelo que tem metal,entao comprei esse mesmo,usei 2 minutos e acabou a brincadeira,fiquei com uma alergia horrorosa.Sou alergica ao niquel mas nao sabia que o celular continha isso porque nao vem escrito em lado nenhum.Tudo o que compro para usar tem que ser prata ou ouro ou aço cirurgico para nao fazer alergia.Na roupa mando substituir os botoes e tudo mais,enfim,fazer o que....beijo Lu!

Luciana Leal disse...

Que chato,hein????
Acho que vou aparecer morta em um saco preto depois desse post...as empresas de celular não vão gostar nadinha que os consumidores saibam disso....
Beijos!

Paula disse...

Nossa... ouvi falar sobre isso na rádio Oi fm.
Fiquei preocupada, pois tenho alergia muuuito forte a níquel.
Se tiver algum ferrinho aparente no sutiã, é certeza que vou ficar com uma feridinha ali por alguns dias.
Vou ter muito cuidado ao escolher meu próximo celular. rsrs

Descobri seu blog hj, através da Fávia... (http://itsallaboutthelookpt.blogspot.com/2008/11/quando-o-problema-de-dentro-para-fora.html)
Adorei!
Beijos

mensajes claro disse...

Que chato,hein????

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???