quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dermatoscopia



Dermatoscopia é um exame que analisa todos os sinais da pele cuja coloração varia do marrom claro ao preto. Inclui-se neste grupo as pintas ou nevos, as queratoses seborréicas e dois tipos de câncer de pele, o carcinoma basocelular pigmentado e o melanoma cutâneo.
Objetivos e indicações do exame:
A finalidade maior é diagnosticar o melanoma o mais cedo possível, bem como as lesões pigmentadas que podem evoluir para o melanoma. O exame avalia qualquer lesão pigmentada cutânea, mas ele é essencial na avaliação dos sinais de pessoas que apresentem várias pintas no corpo, porque ele detectará a possível existência de algum sinal perigoso, que pode virar um câncer.
Aparelhagem para realizar o exame:
A dermatoscopia pode ser realizada de três maneiras:

a) com aparelhos portáteis manuais conhecidos com dermatoscópios;
b) com máquinas fotográficas digitais com lentes específicas para a fotografia da imagem dermatoscópica;
c) com vídeo-câmeras com adaptações especiais que capturam e digitalizam a imagem para que a mesma seja visualizada no computador (Dermatoscopia digital).

Como o exame é realizado?
É feita uma triagem clinica dependendo da quantidade de lesões a serem avaliadas. As que apresentem características que chamem a atenção - tal como tamanho, irregularidade ou várias cores (preta e marrom) - são documentadas com fotografias digitais em close up (bem de perto), com ampliações que variam de 20 a 50 vezes.

Ganho obtido com a dermatoscopia:
O método permite uma precisão maior no diagnóstico, evitando que pintas sadias sejam retiradas e indicando de forma mais precisa as lesões que devem ser retiradas (exérese biopsia) para um estudo histopatológico (que analisa a lesão no microscópio) e diagnóstico definitivo (câncer ou não).
Os sinais que não apresentam indícios de malignidade podem ser monitoradas por meio das fotografias armazenadas em um banco de imagens digital. Este processo se chama Monitorização de Lesões Pigmentadas Cutâneas.

O que é a Monitorização de Lesões Pigmentadas Cutâneas:
Nem todo o sinal escuro da pele apresenta algum risco de ser ou se tornar um câncer de pele. Na verdade, a grande maioria dos sinais apresenta um caráter benigno. Algumas vezes ocorrem, com o passar dos anos, mudanças no tamanho e no aspecto dos sinais. Geralmente estas alterações representam processos evolutivos naturais e são benignas.

A Monitorização é essencial para perceber, a tempo, qualquer alteração maligna.

Fonte: www.sbcd.org.br

Nenhum comentário:

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???