quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Se a sua pele pudesse falar...


...ela pediria ÁGUA!!!!


Eu me inspirei para escrever este post ontem, durante a enchente que enfrentei na Avenida Brasil ao sair do hospital. Enquanto meu carro era engolido por tsunamis gigantescos cada vez que um caminhão passava ao meu lado, eu só conseguia pensar em água!


Quando pensamos em hidratação da pele, imaginamos qual seria o hidratante ideal. E se vier em um potinho dourado, melhor ainda, certo? O caso é que o hidratante mais caro, potente e lindo do mundo não fará absolutamente nada pela sua pele, se você não beber água. Sabe porque?


Porque o hidratante não coloca água dentro da sua pele, ele apenas impede que a sua água "pré-existente" evapore rapidamente, criando uma barreira que ajudam a manter o manto hidrolipídico. De modo que, se você for daquelas pessoas que "não suporta" beber água, estará gastando dinheiro à toa se não mudar seus hábitos. Está chocada?


Existem três categorias de hidratantes: oclusivos, umectantes e emolientes.

Os Hidratantes oclusivos são aqueles que impedem a evaporação da água da pele para a atmosfera.

Emolientes: sua principal função é a de preencher os espaços entre as escamas da pele deixando-a macia e suave ao toque. Os silicones, óleos de jojoba e de castor são bons exemplos de emolientes.

Os hidratantes que pertencem ao grupo dos umectantes, são considerados os hidratantes “ativos” justamente pelo fato de as suas substâncias atraírem água para a pele. São os hidratantes compostos principalmente por uréia, glicerina e propilenoglicol.


DICA: eu ando com uma garrafinha de água para todos os lados. Como só gosto de água bem gelada, essa garrafinha é térmica e eu gosto de enche-la de gêlo antes de sair de casa. Dessa forma, eventualmente eu dou tomo um gole de água, mesmo sem ter sede (sentimos menos sede do que deveríamos), e sem precisar me forçar a beber um copo inteiro sem ter vontade.

A água gelada também ajuda a gastar mais calorias, pois nosso corpo gasta energia para "esquenta-la" quando ela entra no nosso corpo.

11 comentários:

Sofia Rezende disse...

Boa dica! Eu também tomo água o dia todo... :D

Anônimo disse...

Olá! eu tambem só tomo agua gelada, e aqui no serviço tem um bebedouro com ela bem gelada por isso procuro beber de 6 a 8 copos por dia.
Patricia -BH

Anônimo disse...

Oi Luciana!!!
sou a Francis, filha da Norma(paciente da sua mãe)...vc já me deu carona no seu amado carro.Ela me falou do seu blog, pq leio vários blogs(de temas variados) e alguns blogs q frequento(pq sou viviada em cosméticos) há "seculos",tem o seu mencionado. O da voguete Vic Ceridonio...mas o que mais me surpreendeu foi o seu...gosto...menina vc podia ser minha irmã. Temos o mesmo gosto. Meu templo há quase 8 anos se chama SEPHORA...esse ano(2008/2009) viajei cinco vezes e adivinha...pit stop em todas as Sephora(s). Agora em janeiro fui p Disney com o meu marido e irmã. Chorei com as princesas...comprei uma tiara de 69 dolares em uma das fabulosas lojinhas do Magic Kingdon(meu lugar preferido)e minha mãe me disse q vc é louca por princesa e q chorou tb. Amo pele...só não fui pra sua mami, pq já estava com a Karla Assed antes de conhece-lá...mas agora quero vc!
Poxa vida, entra em contato comigo, trouxe mais de 1000 doláres de cosméticos(incluindo make up)...eu sei sou louca.
Vc tem orkut? O meu é FRANCIS MATHESON & LAZAR LEON KOWARSKI.
Meu email: FRANCIS@DINORMA.COM.BR
Adoraria te conhecer melhor...
Já li algumas matérias do seu blog e me apaixonei...vc é muitoooooo igual a minha pessoa. Muita coisa em comum.
bjssssssss

Anônimo disse...

Adorei esse post Lu!Isso de beber agua para manter a pele hidratada é mesmo muito verdade,eu com o problema de dermatite tenho sempre a pele ressecada e ja fiz o teste,se beber pouca agua a minha pele fica consideravelmente mais seca,da para ver a olho nu mesmo.Eu nao gosto muito de agua,entao testei durante uma semana beber so agua nas refeicoes,ao fim de dois dias tinha a pele horrorosamente seca,entao por agora bebo 2 litros por dia e quando faco exercicio bebo 3 ou 4 até.E,talvez seja ilusao de optica mas da a sensacao que a pele fica mais firme,sera?Beijo Lu!

Anônimo disse...

Esse eh um habito de "beleza" que me orgulho muito.
Eu bebo MUITA agua todos os dias.
Ao contrario de voce, nao suporto agua gelada, entao no caminho pro trabalho compro uma garrafa de 1,5L e deixo o dia todo na minha mesa, na temperatura ambiente, e sem perceber bebo a garrafa toda, uma por dia.
Nao compro garrafas novas todos os dias (pra nao gastar tanto plastico!0, mas re-encho a garrafa todo dia de manha.
Isso sem contar os varios chazinhos que e sucos que tomo durante o dia.
Mas mesmo assim, nao dispenso um hidratante!

Karoline Veruska Quesada disse...

TEM SELINHO PRA VC !!! ENTRA NO MEU BLOG (WWW.MAMAEQUEROSERCHIC.BLOGSPOT.COM)

BJUS

^^camis^^ disse...

agua é bom demais... tomo no minimo 2 litros de agua pura por dia (quando estou trabalhando) nas férias é mais difícil...

mas a quantidade de calorias que temos que gastar para aquecer a água gelada no nosso corpo é meio que irrelevante, não ajuda por exemplo para fazer regime... rs
mas a água ajuda muito de qualuqer maneira...

beijocas

Anônimo disse...

Oi Luciana,
Um dia um dermatologista falou para mim exatamente o que vc disse no post.
Falou também que: A pele ficando desidratada produziria mais óleo para compensar a falta de água.
Pele menos hidratada = pele mais oleosa?
Dra. vc concorda com isso ou não passa de um mito?
Um beijão
Parabéns pelo blog...

Anônimo disse...

Pergunta beeeeeem imbecil: a maioria dos hidratantes industrializados unem as funções oclusivas, emolientes e umectantes?
Se não, vc pode me dar um exemplo de algum? Pode ser caro ou barato, tanto faz.
Eu to usando aquele Johnson's Softlotion com fator de proteção solar, sabe? Gostei da praticidade. Mas não sei se como hidratante ele faz um bom serviço, pq a minha pele é boa (e oleosa) então eu não passando nada, passando óleo ou um hidratante caro... sinto a mesma coisa quando passo a mão! Basta dar uma esfoliadinha 1x por semana.
Uma coisa que eu não faço é beber água, só bebo quando to com sede e suco nas refeições. Mas tenho que incorporar de vez esse hábito.

Beijos

Luciana Leal disse...

Sofia: que bom!!Nunca perca esse hábito!

Patricia:legal, cada pessoa tem a sua solução para beber água!

Francis: EU ME LEMBRO DE VOCÊ!!! Se não me engano, te deixei no Fashion Mall, é isso mesmo? Eu também acho que poderíamos ser irmãs. Digo isso pelas coisas que a sua mãe fala de você quando estamos juntas.Só de gostarmos de Sephora e princesas, isso já nos torna almas gêmeas. Além disso, moramos no mesmo condomínio, então não deverá ser difícil para nos encontrarmos.Vou te dar o meu e-mail pessoal (a sua mãe já tem).Eu tenho orkut sim, vou te adicionar.
Beijinhos!!!!

Cintia: legal você ter feito esse teste...só assim para vermos a importância desse assunto. Estimo melhoras!!!!

Dri: caramba,as pessoas são muito diferentes!!!Eu jamais conseguiria beber água sem ser gelada....

Karoline: vou lá capturar o meu selinho!!

Camila: realmente, a água gelada não substitui o regime, mas cada caloria a mais que eu possa gastar sem fazer ginástica já está valendo...:-)
A propósito: o mesmo vale para bebidas quentes.O corpo gasta calorias tentando "esfriar" a bebida.

Adriane: com certeza!!!!

Camila: a pergunta não foi imbecil!!!E a resposta é não...porque cada uma dessas categorias agrega qualidades bioquímicas diferentes. Porque você não tenta usar o Kalima da Theraskin duas vezes ao dia? Em três dias verá a diferença!Beijos!

Sonia disse...

Amei ter conhecido seu blog. Eu adoro água geladérrima, só bebo assim. Tá demais. Continue dando dicas... beijinhos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???