segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Silicone, silicone meu...


Em tempos de carnaval, é impossível não repararmos nas turbinadas que desfilam no sambódromo, pela praia e em todos os cantos do universo, exibindo orgulhosamente os seus, digamos assim...troféus...

Pensando nisso, resolvi dividir com vocês uma reportagem sobre implantes nos seios que está publicada na REVISTA BOA FORMA e que tira algumas das principais dúvidas em relação a esse tipo de cirurgia.

Não vou entrar na velha polêmica "colocar ou não colocar, eis a questão". Tenho certeza de que cada pessoa sabe do que precisa e o principal: conhece onde o seu calo dói... Se for o seu caso, por favor, escolha um cirurgião com todo o carinho, cuidado com os exageros e boa sorte!!!

"Se você está realmente decidida, saiba que vai precisar bancar a repórter investigativa: converse com as amigas que já turbinaram o visual e, claro, escolha um bom cirurgião plástico. Vale marcar consulta com dois ou três profissionais. “Cada cirurgião tem a sua preferência por determinada técnica”, conta Gisela Pontes, cirurgiã plástica, do Rio de Janeiro. Isso não quer dizer que um está certo e o outro errado. “Mas é muito importante que haja sintonia e cumplicidade entre os dois lados para diminuir qualquer frustração com o resultado”, fala José Carlos de Carvalho, cirurgião plástico de São Paulo. Com a ajuda dos três especialistas citados acima, você fica por dentro do assunto, tira suas principais dúvidas e fica ainda mais segura do que quer.

Na segunda consulta com o seu cirurgião, você deve levar exames de sangue e de imagem que atestam que a sua saúde está com tudo em cima e que pode fazer a cirurgia. Depois disso, recomenda-se não beber e não fumar pelo menos nas duas semanas que antecedem a operação. Veja os exames mais comuns:• Hemograma• Teste de coagulação• Função renal• HIV• Eletrocardiograma• Ultra-som de mamas (mulheres com menos de 35 anos)• Mamografia (mulheres acima de 35 anos)

ONDE COLOCAR A PRÓTESE???

Por baixo da glândula: a prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral. Isso facilita a cirurgia e causa menos dor para a paciente depois da operação. Mas o implante pode ficar aparente se a paciente for muito magra, pois, por ser uma região mais superficial, não há pele suficiente para cobrir as bordas da prótese.

Por baixo do músculo: trata-se de uma técnica mais sofisticada, pois o cirurgião plástico vai precisar chegar até o músculo para alojar a prótese. Como fica instalado de forma mais profunda, o resultado é mais natural, principalmente para mulheres magrinhas. Essa localização também diminui o perigo da contratura capsular, um dos riscos dessa cirurgia e facilita a realização de mamografias. Em compensação, nos primeiros dias depois da cirurgia, a dor é intensa. Outra desvantagem: há maior risco de um deslocamento caso o músculo da mulher seja muito forte.

E A CICATRIZ??

Na mama: o corte é feito nos sulcos abaixo das mamas, o que facilita o acesso até o local onde a prótese será colocada. Em contrapartida, a cicatriz fica mais evidente ao vestir um biquíni e, pior, a região propicia uma má cicatrização para quem tem tendência à quelóide.

Na aréola: a cicatriz fica quase imperceptível, posicionada num meio círculo entre a aréola e a pele da mama. Alguns médicos acreditam, no entanto, que essa via de acesso é contra-indicada para mulheres que ainda não tiveram filhos por dois motivos: o primeiro por não haver sobra de pele na região do mamilo e o segundo por prejudicar as glândulas mamárias numa futura amamentação. Há também a questão da perda de sensibilidade erótica. Os que defendem a técnica, porém, afirmam que nada disso acontece quando corretamente realizada.

Na axila: nenhuma cicatriz na mama é a principal vantagem aqui. O corte é feito nas axilas, local de pouca i-ncidência de quelóide. Por outro lado, existe uma linha de pesquisa que acredita que a formação de uma cicatriz nessa área poderia mascarar a identificação do câncer de mama, pois aí se localizam os gânglios sentinelas, primeiras estruturas a dar um sinal da piora da doença. Há, entretanto, bastante discussão sobre o tema já que muito profissional não acredita nesse perigo quando a técnica é bem feita.

Contratura capsular, o principal RISCO:

Apesar do nome esquisito, você precisa saber do que se trata: é natural o organismo reagir à colocação da prótese formando um membrana fibrosa ao redor dela. Mas há casos em que esse tecido fica grosso, endurecendo ou até deformando o implante. Isso deixa-o com uma aparência artificial e, nos casos mais graves, causa dor.

Hoje em dia, a incidência desse fenômeno é pequena – de 2 a 4% das pacientes sofrem com o problema – graças à qualidade do material das próteses. Sabe-se que, com as texturizadas (com rugas na superfície) e as de poliuretano (uma espuma), o risco da contratura é menor do que quando utiliza-se a prótese lisa. Para tratar a contratura capsular, deve-se retirar o implante e depois colocar outro.

A importância do DRENO:

Apesar de não ser uma norma, algumas pacientes saem da sala de operação com um dreno. É uma espécie de caninho colocado no corte que tem a função de excretar secreções. Além de diminuir a ocorrência de contratura capsular, o dreno mantém a área operada seca e limpa, acelerando a recuperação. Ele é retirado dois dias depois da cirurgia. Antes disso, saiba que não dá para tomar banho.

Para garantir o resultado, você vai precisar de calma para retornar à rotina. Mas o tempo de recuperação depende tanto da técnica do médico como do seu organismo. Veja como é a evolução, em média.

• Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias.

• Não troque, mexa ou molhe o curativo até o primeiro retorno ao médico. Isso significa banho de gato nos primeiros dias.

• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia.

• Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias.

• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana.

• Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia.

• Você deve dormir de barriga para cima de sete a 14 dias após a cirurgia.

• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas.

• Não dirija por 20 dias para não haver deslocamento da prótese caso aconteça algum acidente.

• Você pode voltar a fazer bicicleta ou caminhar na esteira após três semanas, contando que mexa o mínimo possível os braços e o tórax.

• Natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de dois meses.

• Tomar sol só após três meses da cirurgia com esparadrapo branco em cima das cicatrizes e muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes grossas e escuras.

• O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência dos seios, pois eles podem estar inchados."


Nestes sites você se informa sobre materiais e formatos das próteses:

www.protesesilicone.com.br

http://www.silimedprodutos.com.br

http://www.importmedic.com.br

http://www.eurosilicone.com

26 comentários:

Margot disse...

Sinceramente, só se eu tivesse uma razão médica MUITO forte para botar silicone.. não entendo como tanta gente coloca uma bolsa de plástico dentro do corpo, cruizcredo!!! Mas cada um sabe de si... bjos!!!

Anônimo disse...

Olá, tem como vc escrever um post sobre a cirurgia de reduçao de mama?
abraços

Lola disse...

Gostei do post! Eu, sinceramente, nao tenho opiniao formada a respeito. Meu marido trabalhou avaliando algumas proteses por microscopia eletronica e tinham umas proteses que praticamente derretiam depois de muito tempo implantadas... outras, nao sofriam nadinha. A ciencia dos biomateriais esta melhorando a passos largos.
Posso dar um palpite? Que tal um post sobre auto-bronzeadores e/ou bronzeamento artificial???
Ai no Brasil esta quente, tem praia, mas aqui nos states, so frio, neve, vento e gente azeda de tao branca (eu inclusive)... beijos!

Gramppolla disse...

Oi Luciana, passei aqui só pra te agradecer e dizer que consegui comprar a máscara! Foi só pedir pelo nome do laboratório.

Beijos linda!

Unknown disse...

Eu fiz essa cirurgia há mais de 8 anos!!! O resultado foi maravilhoso, pesquisei muito para achar um ótimo médico, de confiança, profissional respeitado!
Eu acho que quando a gente está insatisfeito com nosso corpo e tem condições de melhorar isso, deve sim fazer!! Eu era reta igual a uma tábua, consultei me gineco, endocrinologista e eles falaram q no meu caso, somente a cirurgia daria jeito! Não tive nenhum problema até hj!!!
O que eu acho absurdo são pessoas que se arriscam com médicos de anuncio no jornal e parcelamento em 24 vezes!!!

Sweet Canadian Life disse...

Bem informativo!
Sabe, quando eu era adolecente tinha o maior complexo dos meus seios. Eu tinha muito e as outras meninas nao tinham nada. O muito que eu digo nao e' exagerado nao... seria mais o turbinado... mas real! Cheguei muitas vezes a pensar em fazer uma reducao. Ainda bem que nao fiz! Hoje eu sou super orgulhosa deles!!! Os padroes realmente mudam!!!
Abracos,
Denise

Unknown disse...

Eu fiz e uma das piores coisas do planeta é ter que dormir de barriga pra cima! Foi um desafio, e pra conseguir voltar a dormir de bruços demorou bastante pq vc "sente" a prótese!

Enfim, apesar do sofrimento eu achei que valeu a pena! :)

Anônimo disse...

Lindinha diz Olá,
Alerto minhas "amigas do peito" que se vcs decidirem colocar a protese, vão encontrar muuuita informação à respeito. PORÉM..depois, se der a tal contratura, vão encontrar muuuito pouca informação. Já estou na segunda protese em menos de 6 anos e apresentou contratura nas duas x. Sei que é um problema do organismo, mas vcs quase não vão achar alguem pra ajudar ou que entenda "bem" de tratamento pra contratura quando e se der problema...fora isso, vale a pena.Boa sorte, meninas

Anônimo disse...

Dra. Luciana,
Gostaria de saber alguma dica de creme para minimizar as cicatrizes cirúrgicas de mama e abdominoplastia.
Rosângela Linhares

JC disse...

Achei interessante o que a leoraineiziel disse a respeito do estudo por microscopia eletronica das capsulas das proteses de silicone. Gostaria de ler trabalhos a respeito pois estou estudando alguns aspectos das proteses.
Como contacta-lo? Onde achar artigos dele?
Grato.

nilnilnil disse...

acho q as pessoas q postam criticas ao silicone deveriam se limitar a guardar suas criticas pra si, quem tem peito ñ precisa de colocar pô!

nilnilnil disse...

silicone sim! tem muita gente q precisa desse recurso, acho que as criticas devem ficar pra si.

Unknown disse...

Olá a todas!! eu coloquei a 14 dias 260 mls,ainda estão inchados mas eu não me arrependo, fiz tbm abdomen e lipo! como uma coléga disse aqui...o dificil é dormir de barriga p/ cima..visto que amo dormir de bruços aiii que saudades rs bjos a todas e boa sorte p/ quem decidir fazer ok!!!

Anônimo disse...

Eu coloquei 240 ml há um ano e isso mudou minha autoestima, meu guarda-roupa, enfim, deixei de ter vergonha na praia, ao andar de biquini,recomendo demais. Porém, tem muita gente sem noção por aí, querendo pular do sutiã 40 pro 46, vestindo manequim 38. Mulheres, respeitem suas medidas!!!O barato é parecer que vc já nasceu com esses peitos, não ficar óbvio que são falsos.

Unknown disse...

Olá, tem como vc escrever um post sobre a cirurgia de reduçao de mama e alguma dica de creme para minimizar as cicatrizes cirúrgicas de mama?
abraços

Unknown disse...

Eu coloquei 280 ml a pouco mais de 1 mês, e digo q me sinto muito mais confiante e feliz com o meu corpo, pq desde o momento em q eu percebi q nao teria seios, sendo uma mulher adulta, e em outras tantas situações como ir a praia, me sentia péssima.. Na minha opniao se temos a opçao de mudar algo q nos deixa infelizes, pq não? E tanto o formato, qnto a textura estão muito naturais.. Felicidade pura..!!

Unknown disse...

Coloquei 340 ml fz 7 dias. não tinha nada de peito,era reta. isso me incomodava bastante. Acho que aumenta muito a auto estima de uma mulher. Hoje me sinto realizada com meu corpo, e não complexada como me sentia antes.

Unknown disse...

Coloquei silicone e estou me sentindo muito feliz!!! nossa auto estima não tem preço.

Paty disse...

Quem fala mal do silicone é pq não sabe do que está falando!! Para todos os assuntos, existem pessoas ignorantes que fazem comentários idiotas..
Dou o maior apoio para quem quer colocar.. concordo plenamente com os cuidados da escolha do médico, pesquisas com quem já colocou, qualidade do material, etc...

Depois de muitos anos tendo vontade, pesquisando e avaliando amigas que já tinham colocado, decidi ano passado enfim colocar.
E digo, de boca cheia, que estou muito feliz!

A questão é respeitar seu corpo, seus limites..
O meu ficou muito natural, perfeito! Segui direitinho tudo o que meu médico falou e posso dizer que minha vida mudou totalmente!

Tem que ter consciência do que vai fazer, acima de tudo afinal de contas vc não vai ali fazer uma maquiagem e já volta.. vai mudar ser corpo!

Anônimo disse...

Queria muito por silicone,mais morro de medo,tenho muito medo mesmo..acho lindo de mais peitos grandes e fartos,você pode colocar uma blusinha decotada e fica perfeito..
Nossa quem sabe um dia né...
Meninas vocês são corajosas de mais,admiro vocês...

Bjos

Anônimo disse...

Estou querendo colocar silicone,mais a minha duvida é sera que eu não vou mais poder durmi de bruços.

Anônimo disse...

Tomem muuuito cuidado com o silicone! Há muitas mulheres hoje em dia, que estão doentes porcausa da prótese. É só pesquisar um pouquinho que encontra. Eu gostaria muito que tivessem me contado isso antes de ter colocado, agora estou procurando médico para fazer meu EXPLANTE, retirada das próteses.

lindona disse...

coloquei 260 ml a 12 dias e estao lindos e natural, ae fosse ruim as famosas nao arriscariam suas carreias, pode ocorrer sim algum proplema como qualquer cirurgia, comentario invejosooo esses q falam mal.

Unknown disse...

Oi Aline, estou pensando colocar 280 tb. Qual era sua altura e peso na época da cirurgia?

Unknown disse...

Oi Aline, estou pensando colocar 280 tb. Qual era sua altura e peso na época da cirurgia?

Anônimo disse...

Puis a 14 dias
estou amamdo, sou transex e nao tinha peitto nenhum , puis 400 ml

Estao ottimo mais ja quero mais

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???