quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quem pode se submeter aos peelings???


Chega o outono-inverno e não dá outra: começa o rebuliço dos peelings. Todo mundo quer fazer, mesmo quem não sabe exatamente que benefícios poderia ter com este procedimento...

Mas nem todas as pessoas são boas condidatas aos peelings.

Então, quem deve pensar duas vezes antes de fazer um???


(Detalhe: vocês não tem a obrigação de saber isso. O médico, antes de realizar o procedimento, faz uma anamnese, e nela reconhece bons candidatos ou não. Separa o joio do trigo, se é que vocês me entendem...Mas acho interessante dividir com vocês estas informações para diminuir as expectativas das pessoas que gostariam de fazer um, mas ainda não descobriram que não devem.)


- Se você já teve herpes, alerta amarelo. Você pode sim fazer o peeling, mas seu médico lhe recomendará uma profilaxia herpética, para que o peeling não facilite uma recaída da doença.


- Se você tem tendência a fazer quelóides, ou se cicatriza mal, deve dar preferência a peelings superficiais, que não fazem muita "casquinha", por motivos óbvios...


- Se usou Isotretinoína oral (Roacutan) há menos de 6 meses, deve saber que este remédio (maravilhoso, por sinal) temporariamente interfere na cicatrização normal da pessoa. Espere ao menos 6 meses ou faça um peeling superficial.


- Se fez um lifting facial a menos de 1 ano, também deve esperar um pouquinho antes de se submeter ao peeling. Para dar tempo de o seu corpo criar uma nova circulação e melhorar portanto a cicatrização pós-peeling.


- Se precisou fazer um tratamento chamado radioterapia cutânea, você não é um bom candidato ao peeling. Isto porque a radioterapia destrói os folículos pilosos, que são as "unidades básicas" da cicatrização.


- Se está imunodeprimido por algum motivo (HIV, uso de corticóides sistêmicos ou imunossupressores), saiba que quando rompemos a barreirra epidérmica, que tem a função de defesa do nosso organismo, existe um risco aumentado para se contrair infecções. E no caso de uma pessoa estar com a imunidade em baixa, contrair uma infecção (ainda que leve) é uma péssima idéia.


- Uso de nicotina ( = fumantes) diminui o suprimento sanguineo e consequentemente retarda a cicatrização das feridas.


- Pacientes com dermatite atópica, psoríase e dermatite seborréica na face podem sofrer um aumento de absorção do peeling, e consequentemente ter um peeling mais profundo que o pretendido. Além disso, podem desenvolver hipersensibilidade pós-peeling. Pacientes com psoríase podem exibir o fenômeno de Koebner, que é a reprodução das lesões em áreas de traumas (a queimadura do peeling é um trauma).


- Fototipos altos (peles bem morenas a negras) têm maiores chances de desenvolver discromias, ou seja, alterações da pigmentação, após o peeling.


- Grávidas não devem se submeter aos peelings.


- Pessoas com angina, ansiosas, com expectativas irreais, ou eternamente isatisfeitas com a sua aparência também devem evitar este procedimento.
Porque estou falando todas estas coisas desagradáveis???
Porque muitos pacientes chegam eufóricos querendo fazer o seu peeling e saem do hospital e do consultório chateados por descobrirem que não são bons candidatos. Isso gera uma frustração na pessoa. Meu recado: se você se enquadra em algum desses ítens, calma.
1) Alguns casos são desaconselháveis somente temporariamente. Tenha um pouquinho de paciência para fazer a coisa com segurança.
2) Não brigue com o seu médico se ele contra-indicar algum procedimento. Este médico está sendo muito honesto contigo. Ou você acha que para ele está sendo ótimo não receber ($$$) por este procedimento?
3) Toda regra tem a sua excessão. Cada caso é um caso. Se você tem dúvidas sobre a perfeita indicação do seu peeling, converse com o seu médico.

9 comentários:

Ana Carla disse...

Oi Lu
Adorei as dicas, vou repassar.
bjo

Unknown disse...

olá, Luciana! Estou sempre dando umas bisolhadas no seu blog pra saber das novidades... mas qt ao peeling, me tira uma dúvida: existe algum peeling que seja mais eficiente na diminuição de poros de pessoas com a pele oleosa e que tenha algumas sequelas de acne? Bjs!!

Anônimo disse...

Que post útil! Muito interessante.

Luciana Leal disse...

Ana: faça isso sim!!!Beijos!

Vivi: os peelings só diminuem os poros temporariamente...depois quando a pele recupera a espessura original, tudo volta a ser como antes...beijos!

Anônimo: obrigada!!!

Anônimo disse...

Oi Lu, Você atende pela Amil? Caso sim , pode me passar o contato? Obrigada!

Unknown disse...

Olá Luciana!! Td bem??

Muito bom o seu blog! Parabéns!!

Estou com uam dúvida: estou amamentando meu bebe de 2 meses. Fui em uma clínica e ela me indicou um peeling de ácido mandélico no rosto(não disse a porcentagem). Eu posso fazer??

Ela também indicou um peeling de ácido glicólico a 70%, eu acho, para as estrias no bumbum. Mas também fiquei na dúvida se seria indicado nesse momento.

Um pouco antes de meu bebe nascer, um dermato comentou sobre esse peeling da La Roche quer vc comentou em outro post. Eu comentei com ele minhas intenções (clarear sardas e manchar de acne), mas pelo que entendi esse peeling não vai clarear. É isso mesmo??

Obrigada e bom domingo!!!

Mrs. B disse...

Dra Luciana, bom dia!

Vejo que sra é uma médica bem antenada com a area estética e por isso imploro sua ajuda. Tenho 24 anos e comecei a ter acne agora, no incio de 2009.
Na adolescencia, tive acne (como todo mundo) porém era só no torso, entre os seios. Hoje, ainda restam algumas cicatrizinhas porém não incomodam e são bem claras
Só que meu rosto está me matando! Estou com diversas manchas. Minha dermato me passou uma mistura de hidroquinona, acido kojico e outras coisas e estou tomando Selimax Pulso 500mg. Não pude tomar o roucatan por motivos de saúde. Fui buscar a ajuda de um peeling e a médica me disse que não seria 100%. Sei que não tenho cicatrizes, só manchas mesmo. Qual o melhor tratamento nesse caso. [E o peeling quimico, qual deles: Jesneer, Salicilico

Obrigada
Bruna
msbruna.sanches@hotmail.com

MORETHANSPECIAL disse...

uariacomm3) Toda regra tem a sua excessão.

Nessa sentença, a palavra Exceção tá escrito errada! O correto é do jeito que escrevi aqui em cima, ok?
Não precisa aceitar não, é só consertar. Adoro o que escreve! Beijinhos e muito sucesso!!!

xNilo00 disse...

Oi! não que eu seja racista nem nada do tipo mais é um gosto meu e gosto não se discute ^^ Gostaria de saber se Uma Pessoa Morena Pode ficar Branquinha Com peeling ???

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???