quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cuidados com a pele durante a gravidez (parte 1 - estrias):

Esse post está sendo prometido à minha xará Luciana há séculos... daqui a pouco o bebezinho dela nasce e nada de post...
Em primeiro lugar, parabéns à todas as novas-mamães!!! Deve ser emocionante se descobrir grávida e ingressar na jornada de preparar uma nova vida para o nosso mundo.
Mas olha só, não se esqueça de se cuidar. É muito fácil a pessoa ficar tão embevecida com o bebê e esquecer de si própria. O bebê vai querer conhecer uma mãe que se ama e se cuida.
Então vamos começar...
A primeira providência que você deve tomar, inicia-se antes de engravidar. É chataaaaaa... e se chama "perder-peso-antes-de-engravidar". Isso, lógico, se você estiver acima do peso. E cá entre nós, conto nos dedos as felizardas que estão em seu peso ideal (e sinto um pouco de inveja-branca, prontofalei). O seu peso é um dos fatores determinantes em relação às temidas estrias. É fácil de entender: a coitada da sua pele já tem que esticar toda para acomodar aquele bebê fofinho. Isso já demanda espaço. Agora, se além do feto, a pele ainda tiver que carregar gordura (não gosto nem de escrever essa palavra. "Atrai", entende?), coitadinhas das suas fibras elásticas, elas vão se romper certamente. E daí as estrias aparecerão.
As estrias aparecem mais em mulheres jovens e obesas. Assim, se você ficou pra titia ou ficou grávida após os trinta anos, comemore! Suas chances são menores de ter estrias. Tudo tem o seu lado bom nessa vida.
As malditas podem aparecer a qualquer momento da gestação, mas costumam dar o ar da graça durante o terceiro trimestre. Nas estrias recentes, a pele é rosada, e em alguns casos, a pessoa sente uma coceira e a pele fica com uma sensação de ardência, antes da dita-cuja mostrar as garrinhas de uma vez. Então, fique de olho. Se começar a se coçar em uma área com alto risco de formar estrias ( abdomem, mamas, coxas, nádegas), capriche na hidratação do local e corra para o médico.
Depois elas vão se tornando mais planas e lisas, para finalmente, após o parto, tornarem-se atróficas.
Atualmente, existem trabalhos científicos que comprovam que o uso de óleos e hidratantes realmente diminuem as chances de a indivídua ter estrias. Diminuir e anular são coisas diferentes, viu pessoal? Se a sua genética for forte, você provavelmente terá estrias. Em menor quantidade, mas terá. Voltando aos trabalhos: as coitadas das grávidas só passaram os óleos e hidratantes em um lado da barriga e naquele lado foi comprovado que o aparecimento das estrias foi menor do que no lado não tratado. E agora, as santas (sim, porque ou essas voluntárias são santas canonizadas ou ganharam muito dinheiro para fazerem isso) estão lá com marcas em um só lado do corpo.
Associado à hidratação, é importante lembrar de evitar o uso excessivo de sabonetes e temperatura elevada durante o banho, visto que são fatores agravantes para uma pele seca.
Qual creme usar? Existem diversos especiais para as mamães no mercado. Todos são ótimos, mas gosto muito do Hidramamy da Mantecorp, porque esta é uma marca séria que desenvolve medicamentos e faz pesquisas. Só que o preço é um pouco salgado devido aos litros que você certamente vai usar (uns R$52,00 dependendo da farmácia). Digo isso porque o ideal seria usa-lo de duas a três vezes ao dia... Façam as contas...e rezem para que o pézinho do seu neném seja a única lembrança que ele deixou na sua barriga...
(credo, que frase agourenta pra terminar o post!!!! Claro que ninguém aqui vai sofrer com estrias! Isola!)

20 comentários:

Meninas de Pantufa disse...

que fotinho mais linda!!!!
que emoção.....
só quem está ou passou por esse momento sabe da emoção que estou falando......rs

beijos...........

ops... belo post!!!

Ana Carla disse...

Oi Lu
Uma amiga comentou uma vez, que na gravidez um tipo de exame tem como detectar um tendência, algum tipo de "acido alguma coisa" estiver alto, vc ja ouviu falar disso? Vou tentar saber com ela o nome correto para te passar.

Menina Fran me mandou uns paves de Doce de leite com crocante!!! Estou enlouquecida, como é gostoso! Quando for na loja, nao vai prestar!!! rirri
bjoka

Blog da francis disse...

LU E NÓS????
QUE BOM SABER Q TEM ALGUMA VANTAGEM EM SER MAMI APÓS OS 30 ANOS.
BEIJOS.

Ana Carla disse...

Oi Lu
consegui fala com minha amiga e ela escreveu assim "durante a gravidez tem uma grande quantidade de liberçao de CORTISOL...assim como na fase de crescimento, por isso algumas pessoas que crescem muito rapido ficam com estrias....quando uma pessoa engorda muito...enfim, diversas situacoes levam a um aumento da liberacao do cortisol! a pessoa pode fazer exame de sangue para ver, mas nao tem como se prevenir totalmente"
Até aonde isso é realmente verdade com relação as barrigudinhas?
bjos

Marcia Crsitina disse...

Oi Luciana...

Não estou grávida (por enquanto,hehhee)mas não posso deixar de fazer um comentário sobre esse post...Quero te dar os parabéns, pois adoro a maneira divertida que você escreve!!! Você consegue me fazer rir enquanto leio muitos dos seus posts!!! Mas para não fugir do assunto gravidez, gostaria de saber sobre a utilização de cremes hidratantes com uréia durante a gravidez, já ouvi dizer que não pode, é verdade???

Mais uma vez parabéns!!!
beijos,
Marcia Cristina

Anônimo disse...

Hum! Nada mais propício que este post na minha atual fase! Amei! Tenho usado o Gerare que minha médica (indicada por vc ;)) me indicou e por enquanto, tudo certo. O preço é meio salgadinho também, mas com certeza, melhor gastar agora do que depois embarangar e não ter como sumir com as malditas.
Agora diz aí, o que fazemos com estes pêlos desagradáveis que insistem em nos transformar em mini-ursas? Aff, ninguém merece! :)

Anônimo disse...

Oi Lu, comprei o Hidramamy por recomendação do meu Alergologista, pois estou com algumas estrias na barriga, mas sou muito alérgica. Fiquei viciada. Não deixa a pele melada e por ser sem fragância, não compromete o cheiro do meu perfume.
Adorei saber que você tem a mesma opinião sobre essa loção. Ela é simplesmente MARAVILHOSA. Obrigada pelo blog, suas dicas são ótimas. Beijocas! Paula.

Luciana disse...

Lu, obrigada por antender ao meu pedido. Ainda não estou grávida mas estou me preparando para isso e que bom saber que depois dos 30 o risco de ter estrias é menor. Bom, agora só me resta perder uns 2, 3 ou 4 quilinhos rsrsrs e esperar!!! Dicas anotadas e espero a parte 2. Bjs

Lu

Carla Querci disse...

OI lú! Que divertido esse post e muito esclarecedor! Que bom que as chances diminuem depois dos 30, tem q ter alguma vantagem..hehe! Mas, quem já tem como eu, desde os 12 anos, pq meu quadril desenvolveu muito rápido =(
tenho mais chances de ter??

bjobjo

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Lú,
Eu me cuidei pra burro na gravidez, mas tenho uma dica pra dar. Eu passi muito creme anti estrias na pança e esqueci de passar nas laterais quase nas costas. Conclusão: Elas apareceram exatamente onde eu não passei o creme. Ainda estão discretas, mas estrias são estrias! Enfim, Luiz Felipe nelas pq já já o procurarei para uma plastica! rsrs
A pele do rosto fica MUITO RUIM durante a gravidez, é nivel cortar os pulsos. Seria ótimo se vc pudesse incluir o rosto nessas suas maravilhosas dicas!
Davi tá aqui mandando um beijo enorme pra Tia Lu. Tá dizendo aqui que tá com saudades! ahaah

Daniele disse...

Oi Lu!
Parabéns pelo blog.
Eu sou endocrinolgoista e acompanho seu blog há tempos, mas só agora resolvi comentar.
Estou na minha segunda gravidez. Na primeira, há 2 anos, tentei usar todos os cremes específicos para gestantes, mas todos me deram alergia! Resolvi o problema me "besuntando" de loção Johnson's hipoalergênica!
Dessa vez tentei usar o Gerare, mas ele tb me deu alergia. Estou usando um hidratante comum, que minha irmã me trouxe dos EUA, mas marca Bath and Body Works. Não é para gestante, mas deixa a pela muito hidratada! Uso 2x/dia!
Bjs Dani

Daniele disse...

Oi Lu!
Parabéns pelo blog.
Eu sou endocrinolgoista e acompanho seu blog há tempos, mas só agora resolvi comentar.
Estou na minha segunda gravidez. Na primeira, há 2 anos, tentei usar todos os cremes específicos para gestantes, mas todos me deram alergia! Resolvi o problema me "besuntando" de loção Johnson's hipoalergênica!
Dessa vez tentei usar o Gerare, mas ele tb me deu alergia. Estou usando um hidratante comum, que minha irmã me trouxe dos EUA, mas marca Bath and Body Works. Não é para gestante, mas deixa a pela muito hidratada! Uso 2x/dia!
Bjs Dani

Ana Carla disse...

Oi Lu
Passeando no blog www.frescurinha.com.br, lembrei de tu, a Cea ta fazendo uma promoção personagens, até 01/07, vitrine Especial Personagens na C&A. Tem:
- Barbie, Alice, Muttley, Bela, Branca de Neve.
Dei uma olhada no site e tem algumas fofas.
bjoss

dea disse...

lu, tenho uma mega dúvida [nada a ver com gravidez, mas como esse é seu último post resolvi opstar aqui].

faz mal para a pele se maquiar todo dia [com base, pó, rímel e todo o pacote completo]?

e esses filtros solar com cor, tipo spectraban e o da avéne que parece pó compacto, eu devo retirar só com água e sabão ou preciso usar demaquilante?

thanks!

xoxo,
dea

Antonio Rizza Fotografia disse...

Bela foto e lindo post!!!!

Está de parabens!!!!

Gabi disse...

Olá Luciana!
Parabéns pelo blog! Gostaria de saber em que cidade você tem seu consultório, pois trabalho com maquiagem e procuro uma dermatologista bacana.
Obrigada!
bjs

Sanathia Alves disse...

Nossa, descobri o blog por acaso... Adorei! EStou grávida, estou no fim do primeiro trimestre, mas me coço sem perceber durante a noite, percebi já umas pintinhas vermelhas... vou procurar um dermatologista.

Monica Vianna disse...

Oi Lu,
Uma amiga me indicou o blog e estou amando! Gostaria de saber se grávida pode usar o creme anti-estrias da Biotherm (Biovegertures) ou se deve usar apenas óleos e hidratantes. Desde já agradeço sua atenção,
Mônica Vianna.

Daniela disse...

"...se você ficou pra titia..." Credo, que frase mais antiga e machista!

Giuli disse...

Oil Lu! Posso usar demaquilante durante a gravidez2 Esse da nivea visage pode2 a outra dúvida é se posso usar algum creme anti-sinais na área dos olhos, e se for o bepantol na área dos olhos, pode2

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???