sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cortei a franja!!!!!

Olá, pessoal!!!
Ontem, ao sair do consultório, resolvi dar uma passadinha no salão para cortar o cabelo. Estava com cada ponta dupla medonha (e algumas triplas), e eu estava me sentindo com uma aparência meio desleixada. E quem trabalha com beleza não pode se dar ao luxo de parecer descuidada.
Eu estava realmente radical, e no calor da transformação pedi para o cabeleleiro cortar a franja desfiada, porque não queria ficar com aquele volume pesado de fios na testa.
Bem. Eu gostei. Agora, aqui entre nós, meu marido detestou. Ele não disse isso com todas as letras porque tem medo de perder os dentes, mas deixou o recado: "da próxima vez em que for cortar o cabelo, não corta a franja, por favor?".

Vou dizer uma coisa pra vocês. É chato quando mudamos o visual e o nosso par romântico não gosta, mas fazer o quê? Ninguém aqui vai morrer por isso. E eu, modéstia à parte, não fiquei feia. Fiquei completamente diferente! Acho que ele estranhou isso, mas daqui a pouco ele acostuma.

Talvez isso tenha acontecido contigo. Mudou o cabelo e se arrependeu, ou alguem cuja opinião você preza, detestou. Não se desespere. Cabelo cresce. Peruca existe pra isso. Para entender um pouco mais sobre o crescimento dos seus fios, continue lendo estes trechos que eu retirei do site http://www.belezain.com.br/. Em vermelho, são observações minhas. Depois eu mostro uma foto da minha franja pra vocês!!!


O cabelo tem um ciclo biológico de crescimento e queda. Um fio de cabelo cresce continuamente por um período médio de dois a cinco anos, em média. Isso se chama fase anágena. O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês. Se o seu cabelo é geneticamente programado para ter uma fase anágena que dure 3 anos, o seu cabelo crescerá 12 cm vezes 3 => 36 cm. Resultado: nunca chegará na cintura.


O período em que a matriz pára de proliferar e a parte baixa do folículo, ou seja, abaixo da inserção do músculo piloeretor, entra em atrofia e o cabelo deixa de ser produzido, é chamado de fase catágena, que dura apenas algumas semanas.
Após o desaparecimento completo da matriz e involução máxima do folículo, o cabelo permanece em uma fase de repouso. É a fase telógena.
Após algum tempo na fase telógena, que dura de três a seis meses, uma nova matriz é organizada e um novo cabelo é formado na fase anágena e, assim, o ciclo mantém-se sucessivamente por toda a vida. Porém, com o envelhecimento, cada vez menos cabelos entram na fase anágena, e os que entram, vão ficando mais finos...
A queda normal diária de cabelos tem uma relação direta com o número total de cabelos e a duração da fase anágena. Supondo que uma pessoa tenha 100 mil fios de cabelo, e que seu anágeno dure três anos, teremos uma queda média de cem fios por dia. Se ela tiver 200 mil fios com fase anágena de três anos, terá uma queda de 200 fios por dia. Uma pessoa com 100 mil fios com fase anágena de oito anos terá uma queda de 30 fios diários.
Nota-se que a perda diária é extremamente variável entre os indivíduos.
Dessa forma, é fácil entender as causas das alopécias ( doenças que cursam com a perda total ou parcial dos cabelos, e que pode ser transitória ou permanente).
a) Alteração no tempo da duração das fases. Por exemplo, na alopecia androgenética a fase anágena torna-se muito curta e a telógena muito longa;
b) Transformação rápida da fase anágena para telógena. O cabelo cai na fase telógena, como ocorre nos eflúvios;
c) O cabelo é eliminado ainda em sua fase de crescimento, como ocorre nos tratamentos com citostáticos;
d) Quando por um motivo qualquer o folículo é totalmente destruído, como nas alopecias cicatriciais e congênitas.

Não consideramos verdadeiras alopecias as alterações de haste, quando o cabelo é partido, como doenças genéticas, tricoxorrexis nodosa, traumatismos físicos ou químicos, cabelereiros malucos e sedentos por cabelos, etc.

25 comentários:

Louise disse...

Eu cortei chanel há alguns meses e no primeiro dia foi um choque. Meu marido ficou pasmo. Não disse nada de ruim ,ams eu via o horror na cara dele.
Com o passar dos dias ,acostumou-se e agora já gosta. Há poucos dias vimos umas fotos antigas em que eu estava com o cabelão, e ele disse que "agora está bem melhor, está mais bonita".
Fiquei muito feliz com o elogio "atrasado".

Anônimo disse...

oi Lu, pois é, eu tb já passei por isso e meu namorado fez aquela cara de "hummmmm"...um saco né? Dica boa: passa em um lojinha,compra um tic tac micro, puxa a franja pra tras e prende com ele deixando os restos do cabelo solto..Fica super fofo, jovial e diferente...Funcionou bem comigo..E depois que a franja for crescendo mais, ela pega o jeito mesmo do cabelo e fica bem mais sexy (aí ele vai gostar mais). Beijos, Dani

:: Tami :: disse...

Lu,
por que será que os homens são assim?!
Uma vez estaquiei todo o cabelo e ficou mais curto, ele disse até que tinha ficado "diferente", mas agora que cresceu de novo, eu falei que ia cortar do mesmo jeito ele disse logo: não. deixa assim.

que coisa...

deve ter ficado linda sim, toda mulher de franja é linda! =]

Blog da francis disse...

Lu,
há dois anos cortei a franja e meu marido tambem não gostou...deve ser problema com MARIDOS em geral. Eu gostei na época, só que como meu cabelo não é liso, fazia de dois em dois messes (somente na franja)uma progressiva ou algo do tipo. Adorei mais começei a ter uma espinhas pequeninas na testa...fora que era verão e fazia um calor aquela "capotinha" em forma de cabelo...ahahah...mas adorei, acho que mudar o visual é sempre uma forma de renovar a parte exterior que interfere em uma mudança (para os psicologos) no interior de uma pessoa. Coloca a fotinho vai...
Beijosssss

Leticia disse...

Amei a explicação sobre o cabelo! Nunca conversei com a minha dermatologista sobre isso... mas meu cabelo realmente só chega até o meio das costa!

Sobre a franja... cortei a minha no final do ano passado! Meu noivo e meu sogro (isso mesmo, meu sogro) amaram!!! Ai, desisti, porque minha testa ficou muito mais oleosa!!!! Um horror! E ela já é super oleosa... Agora que estou investindo pesado na minha pele, quem sabe eu volte a cortar a franjinha! Tb acho que fica uma graça! Normalmente rejuvenece!!!

Mas se você gostou, curta a fase agora... porque realmente cresce!
Bjos!

^^camis^^ disse...

ahhh, os homens nuncam gostam das nossas transformações...

eu nem ligo... da última vez que cortei curo, meu namorado ficou me chamando de leãozinho, me zuando, e no final veio: é, sabe que até ficou bonitinho esse cabelo! hahahahhahahaha

homens tem mais dificuldades para aceitar mudanças... mas no final eles gostam da gente de qualuqer jeito... ou são obrigados a gostar, rs

Mara disse...

Meu marido é, definitivamente, inimigo número UM de franjas.

Eu adoro, cultivava a minha com todo o amor e carinho até que um belo dia ele me pergunta com o jeitinho delicado de um rinoceronte

"E essa franja aí, heim? Não cresce não?"

Morri !

Gisa Dias* disse...

Eu fiz uma gagainha em cortar meu cabelo que era cabelão em cabelinho, quase morri!
E to querendo morrer enqanto ele não cresce!
Mas tudo bem, ainda bem que ele pode crescer!!!


Bjokas*

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Prima, vc é linda e ponto final!
Olha, eu tb cortei meu cabelo esses dias, mas preferi não arriscar dado que meu corpicho continua digamos arredondado...rsrs

Ana Carla disse...

Oi Lu
Vc deve estar mais bonita ainda!
Sabe que ja pensei nisso mais meu namorido nao é fã de franjas....
Não tenho muita testa, fica legal ja usei uma vez na adolescencia(confesso q achei estranho e deixei crescre ririr)

Gostei desse texto que vc colocou, estou com uma queda "gigantesca" a um ano,devo estar nessa fase, meus exames so deram uma deficiÊncia de ferro, mas meu cabelo novo ta demorando a crescer e como tenho historico de mãe e vo com pouco cabelo(mas não caem) talvez isso interfira. Estou usando Avicis e minoxidil, uso um shapoo da vichi e tomando pill food a uns 4 meses. A dermo disse que tenho tendência a calvice feminina, será? Meu pai tem tanto cabelo com 68 anos!!!!
O tratamento é meio chato o cabelo na manhã seguinte fica meio grudado muito chato! Vou até guardar o texto e levar pra Dermo para fazer algumas perguntas..

Obrigadinha pela ajuda. Vc e um anjo sempre ajudando a gnt!
Bjos

Carla Querci disse...

já passei por isso... ano passado cortei a franja tb, depois de anos com ela igualada ao cabelo, meu namorado detestou!! Lembro que fiquei chateada...agora ele adora..hehehe! Acredita nisso?!!!

posta foto!!!!! bjo

Cássia disse...

Meus cabelos crescem muito rápido... Mas caem demais. Muito mesmo. E pior, tenho rodamoinhos logo na frente, dos 2 lados. Que linda né hahahaha Já to começando a achar q são entradas, pois qd caem demais, ficam 2 buracos na frente, e eu tendo q ser artista pra esconder.
Eu to doida pra mudar o corte. Queria chanel, mas minha mãe quase dá um troço em me ouvir falar q quero cabelo curto. Ao mesmo tempo que quero ter cabelo comprido, quero ter cabelo curto tbm. Não faço idéia de como cortar. E eu nunca tive franja curtinha não, só das mais longas e desfiadas.

Danni Fernandes disse...

Oi, amei essa do cabelo, mas queria te dizer sobre o clareamento que vc disse que um 10 seria um androide, eu acho simplesmente maravilhoso o grau de brancura dos dentes da daniele Winits, morro de inveja, mas meu clareamento ficou assim no 9.0 uhaueha, bjim

Unknown disse...

Não é sobre cabelos... mas não aguentei esperar até um post a respeito... rs
Tenho um sério problema.. minhas mãos criam calo a toa, até quando uso alicate de unhas (o alicate cria um calo na palma da minha mão!).
Vc conhece algum creminho para tirar o calo ou eu tenho que lixá-lo?
Obrigadaaaa!!

p.s. amoooo seu blog!

Leitura obrigatória do dia!

Danni Fernandes disse...

tá explicado pq meu cabelo não passa muito dos ombros pra baixo, existe uma forma de faze-los crescer um tico mais?
minha tia fez um tratamento num cabelereiro e esta n cintura, essas coisas funcionam?

Bju Lu.

Luciana Leal disse...

Estou com vergonha de postar a foto do meu cabelo....se vocês não gostarem vai ser pior do que o meu marido não gostar!!!!
Hoje disseram que fiquei igual à namorada do pica-pau (eu estava de rabinho de cavalo e franja),e uma outra pessoa pensou que eu era uma pin-up!!!

Acho que estou menos bonita que imaginava....


MEDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luciana Leal disse...

Charlene: calos, amiga??? Que chato!!! Bem, você vai ter que arrumar uma luva para realizar as tarefas manuais para diminuir o impacto e consequentemente os calos. Além disso, deve pedir para um médico te manipular um creme, de preferência com uréia e ácido salicílico, para usar diariamente...Melhoras!!!

Ana Carla disse...

Fica com medo não, vamos adorar ,mostra a foto Lu!!!
bjos

Danni Fernandes disse...

Também quero ver, hoje vou fazer mechas e estou morrendo de meda,por incentivo do namorado vou fazer, e meu cabelo é virgem..
Falei com ele que se ela falar que ficou feio, vai ganhar uma porrada.
Mas vc deve ter feito um corte parecido com o da katy pery, to louca pra ver sua foto.. bju

Luciana Leal disse...

Ai, gente, hoje eu estou gostando menos do que ontem..
Acho que já enjoei dessa franja!

Luciana Leal disse...

Ana Carla: se a sua genética para calvície feminina é forte, faz muito bem em ir cuidando desde já!!!Os remédios são esses mesmos, foram muito bem prescritos pela sua médica...Agora é ter paciência e lutar com todas as armas!!!

Anônimo disse...

Lu, como também tenho problema de queda e estou lutando contra isso há um ano. Gostaria de saber se o phytophanere é melhor que o pill food (pois ja me falaram deste pill food mas ainda nao pesquisei). No cabelo estou colocando aquela loção nova da LA ROCHE (kerium loção)...está bom este tratamento ou você acha que eu deveria complementar com alguma coisa? Por favor me ajude...bj bj bj Dani

Ana Carla disse...

Oi Lu
Obrigada pela força, espero ter sorte pois nao tem mulher careca na minha familia! rirriirir

Não se preocupe é normal, nao sei se acontece com vc, mas toda vez q corto o cabelo na primeira quinzena nao gosto muito, depois o cabelo vai se adaptando e fica otimo!
Bjos

VAP disse...

Oi Lu!!Tenho 32 anos e estão surgindo pêlos na minha testa e no rosto, além de ter um monte de cabelos novos ao redor da testa...pode ser alguma problema hormonal?? será que vou virar "lobiswoman"?? Hehehehehh!!

Natali Moura disse...

UM RAIO CAI SIM DUAS VEZES NO MESMO LUGAR.

Meu cabelo é grosso, pesado e ondulado, mas uso chapinha continuamente. Teve uma época que inventei de cortar franja, daquelas tipo EMO, mas não cortaram direito e ficou uma cagada ¬¬
chapinha vai, chapinha vem, prendia pra trás e etc. Foi crescendo e virou um franjãao na altua do queixo, passei a tesoura e deixei na altura do nariz. mas não pososo ver uma tesouro q fico com vontade de cortar o cabelo. kkkkk. essa semana inventei de cortar de novo aquela franjinha tipo emo, e cortei tudo troonxo, ficou horrível. Não há chapinha que aguente,tô usando tic-tac pra esconder, deve ser por isso que meu namorado ainda não percebeu. rsss

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???