terça-feira, 21 de julho de 2009

Nós e os Lucros $$$$$$$

Olá, meu povo!!!
Incentivada pelo post sobre como o nível financeiro pode afetar a nossa beleza, resolvi dividir com vocês a descoberta dessa revista. Ela é voltada somente para o público feminino, e fala basicamente de dinheiro. As matérias geralmente são curtinhas e escritas de uma forma que até quem não entende de bolsa de valores (isto é, eu) consegue entender.

Já tem alguns meses que eu leio esta revista, e juntando algumas dicas para fazer sobrar dinheiro no final do mês, vou contar para vocês algumas modificações básicas que eu fiz na minha vida, e que deram super certo.
E o principal, sem sofrimento. Porque pra mim, economizar dinheiro é tão chato quanto fazer dieta. Detesto me privar das coisas.



Vamos lá:

# Um belo dia, meu telefone fixo amanheceu bloqueado para fazer chamadas para celulares. Liguei para a operadora e ela me informou que faria o desbloqueio se eu quisesse. Eu não quis. E a minha conta de telefone de casa despencou de uns R$180,00 por mês para uns R$70,00, que é o valor que eu pago atualmente. Quando eu preciso ligar para um número de celular, eu uso o meu próprio celular, e a tarifa é mais barata. Resultado: o valor que eu pago de celular por mês, não se alterou muito.

# Troquei de carro e agora ele é flex. Eu pagava uns R$95,00 por semana de gasolina. Agora só coloco álcool, e estes dias enchi o tanque pagando R$61,00. E já descobri um posto aqui na Barra que cobra ainda mais barato pelo álcool. Em um ano, quase que dá para eu pagar o IPVA do carro com essa economia.

Você também pode economizar no combustível de seu carro, fazendo rodízio de carona com seus amigos. Pessoalmente, nunca consegui me adaptar a isso. É que eu não tolero atrasos, então sempre que tentava fazer isso, acabava me estressando.

# Algumas vezes, preciso almoçar na rua. Além de tentar diminuir isso ao máximo, eu não compro mais água na rua. Sempre ando com minha garrafinha da ginástica cheia de água, e antes de sair do local em que me encontro para ir almoçar (seja a academia ou o consultório), encho a garrafinha e levo para o restaurante. Na maior cara-de-pau. Dá pra economizar uns R$10,00 por semana, dependendo de quantas vezes você almoça na rua.
Ou então vou almoçar na casa da minha mãe. E daí a refeição sai inteiramente grátis!

# As unhas: sabemos que a maioria dos salões cobra valores mais baratos de segunda a quarta. E se você pagar em dinheiro, esse valor cai ainda mais (pelo menos no Fashion Mall é assim). Tudo bem, uma escova você deve fazer mesmo no dia em que for sair, mas as unhas, uma depilação, um corte de cabelo, podem perfeitamente ser feitos na quarta-feira. Se você usar um esmalte de boa qualidade (eu amo os da Mavala), ele não vai descascar até o final de semana. A economia nesse caso pode chegar a 20%.

# O cinema: meu marido ama cinema e eu idem. Graças a Deus, o que não faltam são promoções em termos de cinema. Agora que já estou mocinha e não posso mais usar carteira de estudante, dou preferência para sessões no início da semana, e sempre que posso, o mais cedo possível. Atualmente o Shopping Via Parque está com uma promoção ótima nos finais de semana, para filmes que começam até às15Hs: a sessão inteira sai por R8,00!!!

# Academia: a maioria delas dá descontos semestrais ou anuais. Ora, se nós sabemos que precisamos malhar a vida inteira, porque não aproveitar esses descontos? Só pergunte antes se eles seguram esses dias corridos caso você faça uma viagem grande ou fique doente (isola!).

Tenho certeza de que ao longo do dia de hoje, ainda vou me lembrar de outras maneiras indolores de se economizar. E gostaria que me contassem os truques de vocês.
Fernanda, a minha prima, gostava de levar pipoca pro cinema de casa. Fez bem em economizar. Agora ela está chiquérrima, só assiste a filmes no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, com o mordomo levando a pipoca diretamente para a cadeira dela...Isso é glamour!!

36 comentários:

Ana Carla disse...

Oi Lu
Gostei dessa revista! vou procurar!
Bjo
boa semana

Margot disse...

ótimo post :-)

Unknown disse...

Como viajo muito a trbalho, tenho alguns truques que uso inclusive nas minhas viagens pessoais:
Sempre procuro um mercadinho e abasteço o frigobar pelo menos de água. Já fiquei em hotéis que cobravam R$4,00 por um copinho de 200ml!!!Também compro algumas coisinhas pra beliscar quando bate uma fominha a noite e eu não vou pagar aquele valor absurdo por um biscoitinho...
E também tem as dicas básicas: comprar casacos na promoção do fim do inverno...

Claudia Pimenta disse...

oi luciana! é sempre um luxo economizar! bjs, querida!

Leticia disse...

Olá,
Então, eu entrei numa fase super radical para descobrir aonde meu rico dinheirinho estava indo... comecei com uma super planilha de gastos (com previsão e realizado, assim conseguia comparar aonde eu andava "escorregando"). Descobri que estava meio "desleixada" nos itens: salão (q incluia desde manicure, cabelereiro até esteticista), alimentação (meninas! descobri que gastava horroresssss neste item), presentes (para mim, é claro) e academia (que já explico como mudei). Como precisava desesperadamente diminuir gastos (vou me casar ano que vem, então a reforma do apartamento está me consumindo... como boa arquiteta, apesar de controlar todos os gastos na ponta do lápis, eu tenho verdadeira tara por coisas de casa!)... então percorri todos os itens: cabelereiro e afins... ah! amigas, diminui o padrão, sabe aquela manicure esperta que vai na sua casa e cobra bem mais baratinho? Então! Entrou em ação! Nadica de luzes e tinturas... só a boa e velha progressiva e os cortes (salãozinho mais ECOnomico). A esteticista vai me desculpar, mas só to bancando os tratamentos com a dermato... e só! Depois alimentação, virei adepta da comida da mamãe novamente nos almoços durante a semana... além é claro de bater um papinho com o noivo pra irmos mais devagar (bom pra dieta! bom pro bolso). E finalmente... os presentinhos. Este não teve jeito... virou igual mesada! Tenho um valor X por mês pra gastar! Estourou, não pode gastar no mês no próximo.
Não é que funciono? fora isso... desisti de dinheiro na carteira e jogo tudo no cartão de crédito... não sabia aonde ia os R$20,00 que tinha sacado no dia anterior... nunca! Ainda acho que eles se esconderam em algum lugar por ai...
Beijinhos!

Leticia disse...

Esqueci de falar da academia... eu corria, então era: academia + equipe de treino específica de corrida + corridas (2 x por mês, mais ou menos 90,00 reais cada) + viagem (pra ir correr fora). Troquei tudo isso, por uma coisa só... que é o ballet e mtooo mais barato, 3x por semana.
Ufaaaaaa! Acho q acabou...

Fabíola Lara disse...

A estratégia que adotei esse mês foi trazer almoço para o meu serviço inves de almoçar nos restaurantes aqui!
Outra que adotei esse semestre que passou é vir de carona para o trabalho e faculdade e dividir a gasolina com minha amiga!!!
Boas dicas!
Bju
Fabi
www.fabilara.blogspot.com

Blog da francis disse...

Lu,
as minhas são: não compre saco de lixo...use sacolas de supermercado. O bolso e o planeta agradecem!
Coloque unhas de porcelana...por 90reais consigo ficar mais de 1 mês sem fazer unha pq não descasca, as cuticulas super agradeçem (uso um creme que amacia) e não tem que pegar o carro (gastar combustivel) ou onibus (gastar passagem) e perder tempo. Se calcular...sobra dinheiro. Estou fazendo a eperiência e realmente é muito economico.
Depilação mais barata do mercado...Casas de depilação que não marca horario. Porem meu sonho é fazer LAZER e economizar para sempre...rs.
Não ~vá ao mercado com fome...JAMAIS. Coma antes e verá q o gasto fica menor...pq não dá fominha de besteiras.
Faça dieta sempre, pq um estudo recente comprovou que mulheres mais magras, são mais bem sucedidas financeiramente...ahahaha...quando ouvi isso na CBN não aguentei de rir. No meu caso q como doces todos os dias...faço a dieta dos pontos e a noite só leite Molico e chá de camomila para dar soninho, ajudar meus ossos e dormir leve.
Como amooooooo bolsas de grife (já falei pra Lú) e sou super cuidadosa, sempre que vou comprar uma nova, vendo algumas bolsas q não estou usando. É maravilhoso...com 3 bolsas eu compro 1...meu bolso agradece e as meninas que compram de mim ficam tão felizes...ahahaha.
Experimente marcas mais baratas...o OMO é dono do SURF...ACREDITA??? Faça o teste...rs.
Separe seu lixo e venda papelão, vidros e metais...esse mercado esta cada dia maior. Tem muitos postos de coleta espalhados pela cidade e mais pertos da sua casa do que imagina. Os meus dou para um fundo de ajuda a menores de idade. Remédios genéricos sempre (claro q com o OK do seu médico).
Compre roupas basicas que nunca saem de moda: calça jeans, camisa social, calça jeans, calça alfaiateria ou social preta, lenços, scarpin preto, vestidos de cores lisas, pq mudando o acessório vc parece estar com outro vestido, ou mudando de penteado, jogando um cardigã...
TENHO OUTRAS DICAS, MAS VOU LEMBRANDO AOS POUCOS E COLOCO AQUI.
Bjssss lu (vamos nos ver hoje???)

Luciana disse...

Oi, Lu!
Adorei as dicas... Eu comecei a fazer esse ano economia na água... Pode parecer pouco, mas como sou professora e fonoaudióloga , a bendita não pode faltar MESMO! E como trabalho em outra cidade, às vezes comprava 3, 4 garrafinhas... Imagina o quanto estou ecomomizando por mês!!!
Bjks
Ah! Seu blog é um vício... Ainda bem que não preciso fazer economia, posso lê-lo todos os dias!

Cássia disse...

Muito bom seu post. Sei bem como é economizar... Na minha casa estamos passando por momentos difíceis, subustituímos algumas coisas, e outras temos que abrir mão totalmente.
Cabeleireiro, faz quase 1 ano q não vou... Unhas, estão horríveis. Com isso, a gente vai aprendendo a se virar, aprendendo a se embelezar em casa, vendo produtos bons e baratos... A adaptação é horrível, mas... É preciso.
Achei super legal essa revista. Vou procurar.
Bjos!

Ana Carla disse...

Oi Lu
Achei o blog da revista!
www.elaselucros.blog.uol.com.br
Bjos

Anônimo disse...

muito bom! essa dica da água é bem legal. quando minha bolsa nao está lotada carrego a minha pra universidade. e também levo uma fruta pra comer antes de ir almoçar na rua. além de ser saudavel acabo comendo menos no restaurante self service hahaha

as unhas, tenho feito predominantemente com esmaltes claros que duram mais. AH! o que quero muito fazer é comprar uma linha profissional para o cabelo pra fazer hidrataçao em casa. sinceramente, prefiro gastar tipo R$2500 em produtos de vão durar vááááárias aplicações, do que ir mês em mês no salão e deixar R$80 em uma única hidratação. acho que vale a pena, né??

suzi

Anônimo disse...

poxa...ok , desisto...beijos, dani

Tânia N. disse...

Vamos ver a revista se é boa mesmo...rs!
Beijos nossos,

Luciana Leal disse...

Dani:
Não te esqueci, coração!!!
Seu comentário foi respondido meio atrasadinho, mas está lá, viu???
Desculpe a demora!!
Beijinhos e nunca desista de mim, viu???Se eu esquecer, me lembre!!!

:-)

marcia cristina disse...

Oi Luciana!

Justamente pensando em economizar é que tenho uma dúvida que só você pode me ajudar:
Uma amiga, que está gravida por sinal, me disse que ficou sabendo que o óleo de semente de uva é muito melhor para a pele que o óleo de amêndoas, por exemplo. Que o óleo de semente de uva tem um poder hidratante e não somente superficial como os outros óleos, e que eu poderia comprar um pote com óleo de semente de uva e misturar em qualquer outro creme que deixaria minha pele super macia e hidratada por muito mais tempo!!! O que você tem a me dizer sobre isso??? Como tenho vários cremes em casa, e acho que eles não hidratam nada, pensei em fazer o teste... Vale a pena, ou irei perder mais dinheiro ainda??? POsso por exemplo misturar o óleo de semente de uva com um body lotion da Victoria secrets que ganhei, e acho que não hidrata minha pele??? Na verdade só vejo resultado quando uso hidratante com ureia 10%... E com relação a bephantol solução, tambem pode ser misturada nos cremes hidratantes comuns para potencializar os resultados????
Lu, se puder, além de me responder, me indique algumas marcas de oleo de semente de uva que sejam confiáveis... Assim quem sabe em vez de deixar abandonados esses cremes, consigo dar uma boa aproveitada neles, e realmente hidratar minha pele de verdade!
Beijocas, e obrigada,

Marcia Cristina

Studio Bucal disse...

Lu, AMEI esse post!!!!

amei as dicas...tudooooo.
você é uma fofa mesmo nos ajudando tanto assim...
Engraçado que já sabemos de coisinhas que fazem nos sobrar dinheiro no final do mês, mas umas chamadas de atenção assim, sempre ajudam!!!

bjos
Flávia

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

AHAHAHAHAHAHHHHHAHAHHAHHAAHHAHAHAHA
PIOR É QUE EU LEVAVA MESMO! AHAHAHAHAHAHHAAH
Fui lendo esse post despretenciosamente quando me deparei com o meu nome. Tô MORRENDO de rir, prima!
Tem tb aquela promoção de pipoca do Cinemark que vc compra a grandona que é refil. Vc deixa o pacotinho do refil no carro e usa na proxima vez! Faço isso direto!
Valeu as dicas! Beijos

Luiza Miranda disse...

Olá Luciana,
Adorei as dicas, preciso colocar em prática urgente!!!
Bjs,
Luiza

Carla disse...

Minha dica de economia: Se for viajar para o exterior, procure viajar de segunda a quinta quando as passagens áreas são mais baratas.

Unknown disse...

olá:)))

descobri o seu blog hoje, e não sei como vivi até agora sem ele:)))

sou médica também (na verdade sou psiquiatra, o que me torna algo mais para o lado de ‘mérdica‘), e AMO estar em dia com tudo o que diz respeito ao cuidado e à beleza de pele, cabelos, unhas.

Serei presença constante por aqui, a partir de hoje.

beijos,
cris.

Anônimo disse...

eeeeee!!!! oba!!!! thanks thanks thanks, beijoooooos!!!!!

Badá Rock disse...

Eu economizo de muitas maneiras.

Só vou a salão de beleza em ocasiões especiais:casamento, festa de fim-de-ano, essas coisas. Normalmente tinjo e hidrato os cabelos em casa, faço escova (é muito raro, prefiro eles naturais), faço as unhas e depilação com cera fria (uso folhas prontas).
Economizo muito em livros, pois só compro livros em sebos. Mesmo os lançamentos. É que se você esperar dois ou três meses depois do lançamento do livro, já poderá encontrá-lo nos sebos ou usados na livraria Cultura. Não tenho afobação para ler no dia que lançou. Espero um pouquinho e consigo descontos de até 70% em relação ao preço do lançamento.
Também economizo na alimentação: nunca bebo nada durante as refeições, nem suco, nem refrigerante, nada. Além de fazer mal, são calorias e gastos extras. Prefiro tomar água ao longo do dia.
E na hora de comprar legumes e verduras, consigo economizar até 50% comprando na feira ao invés do supermercado. Além de mais fresquinhos e variados, custam mais barato.
Economizo energia usando o mesmo ambiente que meu marido. À noite, ele usa o computador e eu leio, então ficamos na mesma sala, com apenas uma luz acesa. Não há necessidade de deixar a casa toda iluminada só pra nós dois, e eu gosto da companhia dele.
Economizo comprando roupas boas e de griffe uma estação depois. O preço pode cair até 70%. Tem outlets ótimos com peças maravilhosas a preço de banana.
Converto meus pontos do cartão de crédito em milhas. Dá para conseguir descontos e até passagens grátis.
Esta é para quem tem disciplina: depois de fazer sete meses de academia, e de já ter feito judô e natação no passado, desisti de malhar em academia. Agora, baixo os treinos no site da Women's Health e faço tudo em casa: musculação, alongamento, ioga e calistênica. É fácil, gostoso, e nem precisa dizer que economizo a mensalidade, combustível, estacionamento, tempo de deslocamento, paciência, e que não tem desculpa (choveu? carro quebrou? não tem carona? malha mesmo assim).

Carla Adriana disse...

Outra dica para economizar: Procuro sempre deixar meu carro em estacionamento de supermercados, assim economizo no estacionamento, se o supermercado não faz o controle do horário não pago nada, caso ele faça,compro algo que esteja precisando e pronto..estacionamento grátis. NO final do mês vc vê o quanto economizou em estacionamento, zona azul, etc..

Luciana Leal disse...

Marcia Cristina: se você misturar o óleo no hidratante da VS vai ficar um melê daqueles!!! Mal não vai fazer!!! Mas o ideal seria manipular um creme com as concentrações certinhas, entendeu??? Em termos de eficácia, os dois se equivalem...
Realmente a uréia é muito boa para a hidratação corporal. Se possível, deve reaplica-lo até 2 vezes ao dia...Beijos!

Luciana Leal disse...

Em tempo: mil dicas legais para economizar, meninas!!!

O bom é podermos gastar todas as economias em cremes e maquiagens!!!

marcia cristina disse...

Lu,
obrigada pela sua resposta... voce como sempre muito atenciosa!!! eu gosto mesmo é dos cremes com uréia, e prefiro compra-los pronto ao inves de manipular, mesmo sendo um pouco mais caro, mas pelo menos tenho certeza do que estou adquirindo! a ideia de colocar o oleo de semente de uva era só pra aproveitar esses cremes que não hidratam nada, e tentar dar uma boa finalidade pra eles, e não perde-los e ficar com dor no bolso e na consciencia!!!
Obrigada e beijos,
marcia cristina

Ana Carla disse...

Adorei a ideia Lu!
bjo

Kaka disse...

Minhas dicas:
1. Fazer xixi durante o banho diminui o uso da desgarga. Estamos até ensinando nossa filhota a fazer isso

2. Troquei o salão que frequentava toda semana e que me cobrava 28,00 reais para fazer as unhas dos pés e mãos e 35,00 para escovar(sem lavar, com lavagem aumentava 5,00)
Passei para um salão que trabalha com pacote( unha+hidratação+escova)=30,00!!!E ainda tem programa de fidelidade, a cada 10 pacotes se ganha 1.
Ah, eu levo meus produtos pq a qualidade é melhor!

3. Passei a comprar o produto da minha escova inteligente e chamar uma cabeleireira pra aplicar em casa.A primeira vez que fiz no salão anotei o nome do produto direitinho e pesquisei ate conseguir comprar.
Pagava no salão 300,00 pela escova Inteligente, agora compro o kit por 280,00 e da pra 6 a 8aolicações.
E pago 50,00 reais para cabeleireira vir aplicar aqui em casa

4.Comprei o produto das minhas luzes( platinum da Loreal, que custa uma nota) e levo na hora de fazer luzes no salão.Agora pago 50% a menos do valor e ainda garanto o uso de um excelente produto nas minhas luzes que antes eram feitas com descolorante simples.
Minha mãe tambpem criou o mesmo hábito e agora leva sua própria tinta Keune ao salão, ao invés de usar a de lá, sempre mais simples.
O engraçado é que todos os funcionários ficam querendo saber onde e como conseguimos comprar produtos que não são vendidos para clientes

5. E por último, compro meus shampoos, condionadores (e até os hidratantes da loccitane que amoooo) em sites internacionais que entregam aqui no Brasil sem cobrar taxa de envio(morangão e cosme de).Sai muuuito mais barato e não preciso abrir mão da qualidade.

Alias, pra mim economizar é conseguir manter o padrão de qualidade(ou pelo menos algo proximo a ele) por um valor menor.

Isabella disse...

Oi Lu, vc tb tem a opção de morar nos EUA onde fazer as unhas e se importar com moda não fazem sentido e não dirigir, como optei por fazer : )

Agora aqui, está na moda economizar!
Todo mundo bem low profile!

bjs

danielle disse...

quem tem cartão de crédito do itau(itaucard) paga meia entrada nos cinemas da rede severiano ribeiro em qualquer dia ou horario!uma beleza pra quem não é mais estudanto ou maior de 21 anos

Glenda Stephanie disse...

Acabei de conhecer a revista por você. Adorei e com toda certeza irei ler. Otimo seu post, parabéns!!!

Dani Scalon disse...

Oi Luciana! Acho que funciona em todos os cinemas do Brasil: nas quartas-feiras, a entrada é meia. Dê uma olhada aí nos cinemas que costuma frequentar. Um beijão. Dani.

Nanda Lowen disse...

Oiieeee
complicado fikr lendo os seus posts...
pq quero comprar td... rss
mas ameiiiii as dicas q vc deu nesse post..
acho q vou acabar sendo fã dessa revista tb...
to aki com o caderninho d anotaçoes... anotando todas as dicas...
já assisti ate as dicas d maquiagem avon... jah tah td anotado tb... rs
bjinhooos

Bruna Schweigert Bastos disse...

adorei suas dicas e as dicas do pessoal nos comentários! bom, eu adoro fazer unha no salao, mas não faço, acho um disperdicio! se vc comprar unhas esmates, coisinhas pra fazer sua unha, ai sair mais barato e vai durar por bastante tempo! com o dinheiro que voce gastaria fazendo unha da pra comprar milhoes de esmaltes. Minha mae é enfermeira, dai no posto de saude dela, ela consegue medicamentos que o estado e o municipio dão. remédios para dor, como paracetamol, entre outros eu consigo. voce pode conseguir, leve a receita do seu médico para um posto de saude e peça o remédio. é de graça. mt simples, fica mais facil se vc tiver uma amiga emfermeira ou médica! guarde sempre dinheiro para viagens ou promoçoes (na internet as coisas sao mais baratas, dik) dai vc gasta com isso, coisas fora do brasil sao BEEEM mais baratas! em quarto de hotel, ja traga de casa ou compre no super mercado agua, refrigerantes, bolachinhas, porque num hotel é mt mt caro! alguns nao deixam entrar com isso, mas sao poucos que barram na entrada.coloque dentro da bolsa e entre. afinal, eles nao podem olhar sua bolsa né?
na minha academia, é R$59 antes das 3h30min, depois disso, é R$140!!!! Por isso, eu sempre vou na academia de tarde, por ai pelas 2h30min porque o almoço ja baixou e nao tem problema, é otimo pra mim e para meu bolso! para fazer o cabelo, sempre tem aquelas amigas que sabem pintar(o que é bem facil) dai vc compra a tinta, QUE É BEM BARATA, dpeois que ver os valores, vai ficar chocada! depilaçao? pra que air de casa, tem cera fria(folhasp prontas) cera quente, é facinho, vc compra as coisas, faz em casa, e sai bem mais! aqui tem uma universidade de cosmetologia e estetica que tem salao dentro da universidade. la eles cobram BEM mais barato, porque é tambem apra as alunas, vc faz tudo, desde depilaçao, corte, tintura, unha, sombrancelha, até limpeza de pele, drenagem linfatica. bom, e elas fazem perfeitinho e nao é essas coisas de salao que nem limpam as coisas, elas medem direitnho pra faze tua sombrancelha, e combram 5 reais! é muito bom mesmo,
essas sao umas dicas minhas, espero que tenham gostado. visitem meu blog!! http://justbrubs.blogspot.com/ espero que gostem! hihi

Anônimo disse...

Lu
minhas dicas.
eu faco minha unha. nao tiro cuticula, uso um creme da avon que afasta e diminui. se estiver grande, ai uso o alicate.
depilo com maquina eletrica.
corto meu cabelo, ate repico! e uso shampoo tonalizante.
meu cabelo e cacheado e eu amo isso. escova? acho que fiz duas ate hoje....
tb faco minha sobrancelha.
ou seja, nao vou em salao.
roupas? ou pechincho ou so na lkdacao. mas se amar a peca, ai levo sem pensar. igual sapato.
almoco em casa ou levo a marmitinha...rs....
bjsssss

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???