sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Bela e a Fera (da vida real)

Inacreditável! Teve um dia durante essa semana em que encontrei com esses meus dois queridos personagens, só que na vida real.

Começou com A BELA. Precisei fazer uma consulta domiciliar com uma paciente linda, simpática e inteligente (praticamente uma sósia da princesa), que estava com uma reação alérgica séria e não podia ir ao meu consultório pois havia sofrido uma cirurgia recente.
Entre outras medidas, aconselhei o uso de roupas de algodão branco, e ainda brinquei que ela ia ficar igual à Maya viúva da ex-novela das oito. A paciente respondeu: "É pra já!" e encaminhou-se para o seu closet para mudar a roupa.
Gente, quando ela saiu do closet, meu queixo caiu! Ela me apareceu com uma bata branca de algodão egípcio ma-ra-vi-lho-sa!!! Puro poder!!!Não é porque estava se recuperando que ela ia ficar desleixada! E não pensem que ela faz isso "para o marido". Ela faz para o seu próprio bem-estar.
Depois me lembrei daquele filme "Uma Secretária de Futuro". Lembram que a chefona, após sofrer um acidente esquiando, fica na cama toda poderosa? Fica aqui a lição (inclusive para mim).

A FERA: existe uma paciente lá no hospital que mete medo em todo mundo. Médicos, secretárias, enfermeiras, todos fogem dela. Como diz a Elise do Salada Mista, ela tem o coração peludo.
Para o meu azar, a criatura resolveu fazer um peeling. Tiramos foto, fizemos o preparo da pele e depois de um mês ela realizou o procedimento. Deu tudo certo. Pedimos que ela voltasse um mês após para vermos o resultado e esta semana o encontro aconteceu.


Eu e os alunos fizemos a fatídica pergunta: "A senhora está satisfeita com o resultado do seu peeling?". Esse tipo de gente nunca está. Ela respondeu (cheia de atitude) que estaria totalmente satisfeita se não fosse a manchinha que surgiu no rosto dela depois de fazer o peeling.
Hã? Surgiu?

Com cara de Monalisa, expliquei que ela já tinha essa manchinha antes de fazer o peeling e ela teimou dizendo que não (e gostaria de saber o que eu iria fazer a respeito da mancha que nós causamos). As cabeças dos alunos viravam de um lado para o outro, como se estivessem assistindo a uma partida de tênis.
Com uma voz de fadinha-feliz (mas fervendo por dentro) sugeri que olhássemos a foto que a criatura tirou antes do peeling. Nesse momento ela resistiu. Disse que conhecia a própria pele e não precisava ver foto nenhuma. Eu insisti e fomos ver a foto em bando (eu + alunos querendo ver o circo pegar fogo + enfermeira + FERA).
Gente, a mulher engoliu toda a soberba quando viu sua foto do "antes".
A mancha -logicamente- existia antes da realização do procedimento. E uma aluna ainda completou verbalmente o que meus olhos sabiam que eu ia ver:
"Sra. Fera, sua mancha existia antes do peeling e era muito mais escura... A sra. deveria estar agredecida!"
A fera morreu de vergonha, mas nem por isso nos pediu desculpas. Esse tipo de gente nunca pede.
É claro que a Fera estava mal intencionada. Mal sabe ela que estou vacinada contra esse tipo de situação. É muito importante fazer documentação fotográfica antes de qualquer procedimento médico.
FATO: quando fazemos um procedimento, é comum a pessoa passar a se olhar mais no espelho, querendo ver o resultado. Esse olhar atento, acaba descobrindo imperfeições que antes eram desconhecidas para o paciente. Como a pessoa nunca tinha reparado naquela manchinha antes (ou espinha, ou calombinho, ou... etc), é normal chegar à conclusão, de que aquela alteração estética foi causada pelo procedimento.
Não estou dizendo que procedimentos são livres de riscos como manchas e etc, mas até que tudo seja esclarecido, porque não manter uma relação legal entre ambas as partes?

17 comentários:

Anninha Rios disse...

Parabéns pela aula de precaução! Pessoas amarguras existem em todo lugar e, incautas de que devem resolver primeiro seus problemas consigo mesmas, sempre querem alguém pra culpar.

O fato é que a nossa beleza existe, deve ser buscada em nós. Mas é alimentada por algo que está bem antes do rosto, bem mais por dentro.

Beijo e eu fico aqui pensando nos algodões egípcios que são TU-DO!
hehehe!

Anninha Rios
Chiccult.com

Studio Bucal disse...

Lu, eu também já tive pacientes "Feras". Ainda bem que estou cercado de "belas" para me salvar.
Vou adotar a que você chamou de "rosto de Monalisa"!!!! achei o máximo!!!!
ahahhahahahaah, estou até agora rindo. Aliás, temos que rir dessa situação!!!!

um beijo.
Flávia/Sc

Badá Rock disse...

Tem gente que é assim mesmo. Eu atendo muitos clientes mal-intencionados todos os dias.
Como diria minha avó: a falta que faz um berço...

Ana Carla disse...

Oi Lu
Adorei, também fiquei imaginando essa bata.... e vc com essa foz tão doce, argumentando com a Fera pentelha hahaha
bjoss

Anônimo disse...

Olá Luciana,
Sei que esta dúvida está meio fora do lugar, mas é urgente.
Gostaria de saber se é seguro mesmo usar cosméticos que contenham parabenos. Minha dermato indicou o active c da la roche e verifiquei que ele possui parabenos em sua composição. Utilizo ou não???
Muitíssimo obrigada,
Júlia

Paloma Cândida disse...

Amei seu blog de cara, e já está entre os meus favoritos!!
Agora a história da Bella, deixará para mim também uma lição, percebi que meu pijama preferido esta velho e cheio de bolinhas....eu insisto em usá-lo.
Vou aposenta-lo pra o bem do meu casamento e de minha auto estima.
Obrigada.rs !!!

Paloma Cândida disse...

Por favor me responda um delima me minha vida(nossa né?).

Tenho uns pontinhos barncos no rosto, parece espinhas mas só saem depois de muita esfoliação, demoram até dois meses pra sair?
O que posso fazer para previni-los?
E como tirar masi facilmente?
Obrigada!

Sil disse...

Legal ter a oportunidade de enxergar os extremos, né? Tá cheio de gente mal educada por aí...haja peeling pra essa pessoa ficar mais bonita! Bjs

Alessandra Vilas disse...

Adorei as histórias.

(Parece comentário de quem não tem nd a dizer, mas é pq eu gostei mt mesmo. Precisava falar. =D )

Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns pelas orientações - fáceis de compreender e seguir! Sou fã do blog. Gostaria de acrescentar que a prescrição "detalhadinha" também adiciona garantia ao profissional. Ah - sou advogada!
Sucesso!
Regina

sofia disse...

ola :)

Eu queria que me desse uma opiniao sobre qual das duas marcas é melhor para minha pele, endocare ou neostrata? Tenho 23 anos, nao tenho rugas nem linhas, minha zona t ocasionalmente é oleosa ou com uma espinha mas de resto é normal.
Eu queria mais um creme assim preventivo anti idade.
Obrigada

bjinhos

Hanid disse...

Lu,
Ja convivi com esse tipo de fera muito e muitos anos e eu sei bem com e isso. Humildade passou longe dessa criatura de coracao peludo (adorei essa).
Eu particularmente gosto que tirem fotos antes e depois do procedimentos.Gracas a Deus o depois sempre e melhor e nunca tive problemas.
Beijos e saudades
Hanid

tudo_gratis_e_mais_gostoso disse...

oie passando para fazer uma visitinha!
~.~

Carol - Be Dorothy - disse...

Lu 10 X 0 Fera
hehehehe
Beijos querida! Adoro o blog!

Luciana Leal disse...

Meninas, amei os comentários!!!

Ai, gente, obrigada pela torcida!!! Ainda vou pensar num tratamento para a Fera que não exista no nosso hospital...daí quem sabe ela não anima de arrumar outra médica???

Agora cvou responder a algumas perguntas específicas que me fizeram...

Julia: para um produto estar no mercado,o seu nível de parabeno é aceitável. Use sem problemas, a não ser que seja alérgica...

Paloma: os pijamas de bolinha são os mais deliciosos....deixe ele escondidinho e use quando o maridón estiver viajando...
Já as bolinhas brancas do seu rosto podem ser mil coisas, mas a mais comum delas é ser um comedão fechado...Para tirar, só fazendo limpeza de pele....

Sofia: pela sua pele ser oleosa eu escolheria neostrata....agora vc deveria ver um médico....

gardenha rosa disse...

Existem pessoas que demonstram a sua beleza e sofisticação apenas com uma postura simpática que encanta quem ver. Outras ganham o troféu de feias pelo jeito amargo e arrogante com quem tratam as pessoas.
Suas duas clientes destacaram bem as duas situações e tenho certeza que ambas te deixaram lições interessantes.
beijos

Aline Darezza disse...

Lu...mtoboa a historia...essa gente mal resolvida assim msm..sao ETERNAMENTE insatisfeitos!
Passo para agradecer por vc contribuir para o nosso dia-dia ,e continuarmos a ser admiradora do seu esplendoroso trabalho!!

Parabens!!!

Ps:So para judiar , Promoçao na Sephora em Luxembourg sobre todo magazin,com menos 25% desconto.me esbaldei né!rsrs!

bjus

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???