segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ralou o braço? Leia isto.


Aconteceu há 15 dias. Fomos numa festa, Lara (minha sobrinha com 2 anos e 10 meses) incluída, e a área de animação tinha um escorrega gigante inflável. Daqueles que não existiam quando eu era criança.
A Lara -óbvio- quis escorregar, mas era necessário que um adulto a escoltasse nessa missão. Nem pensei duas vezes e fui. Várias vezes. Aliás, recomendo, viu? Só acho que vocês devem usar uma blusa de manga comprida porque eu estou com o cotovelo em carne viva. Fiquei toda ralada como há muito tempo não experimentava. Esqueci que ardia tanto!
O que fazer nestes casos?
1) Lavar a área com água abundante.
2) Aprendi na festa com uma tia que é mãe de gêmeas (deviam ensinar isso na nossa faculdade): colocar gêlo (sem queimar a pele, lógico). Alivia instantâneamente. Eu e as gêmeas (de 5 anos) que também se ralaram (a Lara está intacta porque foi no meu colo), quase acabamos com o gêlo da festa.
3) Assim que possível, colocar spray anti-séptico com anestésico. Alívio imediato também. Pena que é de curta duração. Não coloque nenhuma substância abrasiva (não vou nem citar nomes).
Tive um professor na faculdade que dia o seguinte: "não se coloca numa ferida nada que você não colocasse no seu olho".
4) Use uma pomada cicatrizante e oclua para que a fricção das suas roupas não piore o machucado. Troque constantemente o curativo e sempre que possível deixe a pele respirar.
5) Se o processo de cicatrização estiver estranho (com odor fétido, coloração amarelada ou esverdeada, saída de secreções) procure um médico.

15 comentários:

Unknown disse...

♥ ai amiga, essa imagem do escorrega ralador é agoniante rssss melhora logo tá?

adoro seu blog flor,
mil beijos e boa semana!

xerim

Renata disse...

Boa!

Estúdio de Design disse...

Menina,
Acredita que agora comecei a ter cicatrizes? Depois de velha (no alto dos meus 30 aninhos). Me cortei com papel, um corte grande, uns 10 cm na mão, bem raso... além de demorar na cicatrização, está escuro. A médica está observando (vou uma vez por mês na dermatologista) e me disse que se não desaparecer até a próxima consulta, iremos entrar com clareador... posso com isso?
Beijinhos e boas dicas!
Le

Ana Carla disse...

Dr. Princesa
Sentimos sua falta ontem.
Menina eu me ralava mto quando criança.. um caos odiava e como arde mesmo.
Adorei saber essas dicas, show!
Bjoss

Juliana Lima disse...

Oi, luciana sempre leio o blog da Renata ( bulle), mas como ela está nos "quintos dos infernos", rsrs expressão dela tá? está no quinto ano de Medicina e está sem tempo de escrever,e como recomendação tem o seu blog lá, vim visitar e gostei muuuuito!!! parabéns!!!!

Luciana disse...

Lu, tenho uma dúvida nada haver com o post: qual a melhor opção para depilar o buço? faço com cera fria mas me disseram que com o tempo deixa a pessoa bicuda, é verdade? bjs Lu

Unknown disse...

oi, eu li que voce é dermatologista, gostaria muito de uma ajuda.
a minha pele é normal. tem alguns cravinhos no nariz e no queixo, aqueles bem pequenos. eu queria saber se vale fazer limpeza de pele com hidrossucçao para retira-los. eu quero saber se retira mesmo, sabe?
e tbm gostaria de saber se com 16 anos é possivel fazer pelling, ou a indicaçao de um creme anti rugas pra essa idade
por favor me ajude, eu nao sei a quem recorrer, por favor.
(filha da cris, meu nome é carla)

Gi Moreira disse...

Lembrar de colocar filtro solar em qualquer arranhão tb, senão corre o risco de ficar manchado, caso se pegue sol! É que nem espinha!

BJS

Luciane Miranda disse...

acho mtu legal suas dicas básicas!
^^

a foto de ralador é showw!
eu já me ralei mtu em escorrega dor!
bjuss

BY, Fabiana Bibi disse...

Adorei ...no caso de ralada tipo queimado um execelente remádio é o "ANDOBA" vêm em sprai e é o único remedio recomendado para queimaduras...como ralado é quase o mesmo é um santo remédio e não tampar vai que gruda...bjooo

Mima disse...

Luci,
Oi, tudo bom! Adorooo seu blog e ontem me empolguei e fiz o meu...sou consultora Mary Kay ! Olha add o seu blog lá na meu, tá!?

Se puder dá uma olhada lá no "Blza Pura!". http://mandalas.blog.com/
bjus
Gli

Anônimo disse...

Luciana, não sei se é meio chato perguntar isso pelo blog, mas procurei seu e-mail e não achei... queria saber se vc atende pela unimed aqui no Rio. Se não, você indica alguém?
:)

Priscilla Watanabe disse...

Gente o que é essa foto do menino no ralador?
Rachei de rir!

Unknown disse...

Menina, que 'MEDA' desse escorregador!!!!!
aiaiaiia
heheheh
Bjs!
http://experimentandocosmeticos.blogspot.com/

Andresa disse...

Primeiros socorros devia ser matéria obrigatória nas escolas, pois tem muita coisa simples que as pessoas não sabem. Lecionei primeiros socorros no CEFET da minha cidade e ficava espantada com o que meus alunos contavam. Creme dental em queimadura é um clássico, mas tem outras bem piores.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???