terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fotoproteção no Pós Procedimento


Tão importante quanto a escolha do médico e a decisão sobre qual procedimento realizar, são os cuidados com a sua pele após sair do consultório. Isso engloba praticamente todos os tratamentos médicos, pois até uma injeção pode lhe deixar algum hematoma como recordação. E você não vai querer a hemoglobina extravasada no hematoma "tatuada" na sua pele pelo sol, concorda???
Seu médico é a pessoa responsável pelo seu esquema de pele após o procedimento. dependendo do tipo, você deverá usar protetor solar imediatamente ou não.
Se você fez um peeling profundo, terapia fotodinâmica, cirurgia ou algum tipo de laser ablativo, não deve aplicar protetor solar sobre a pele que ainda não se encontra completamente reepitelizada. Nesse período de recuperação, você deve dar uma de vampiro mesmo: tentar se esconder do sol o máximo possível. Ou se proteger com chapéus, sombrinhas, roupas com proteção UV e etc.
Assim que existir pele nova, procure optar por um protetor físico, ou seja, um bloqueador solar (que age como mini-espelhinhos, refletindo a luz do sol). Deve-se salientar que a pele após o procedimento encontra-se frágil, pois houve perda da barreira cutânea. Isso gera um processo inflamatório, e até que haja a completa resolução do quadro clínico (vermelhidão, descamação, aspecto de pele apergaminhada), a pele estará mais sensível e portanto sujeita a complicações.
Uma das complicações mais temíveis são as manchas, geralmente causadas pelo UVA (daí a importância do protetor ter cobertura tb contra o UVA).
Outra característica importante do protetor solar neste momento delicado, é ser hipoalergênico, visto que essa pele nova e fina absorve as substâncias com mais facilidade, e torna-se um alvo fácil para as alergias.
O veículo do protetor deve ser hidratante para ajudar à reparação da barreira cutânea. E se possível não deve arder. Não esqueçam de reaplica-lo a cada duas horas e de passa-lo no mínimo 30 minutos antes de sair de casa.

9 comentários:

Unknown disse...

É verdade que os protetores acima de fps30 nao sao mais eficazesque os de fps30?

Ana Carla disse...

Oi Lu
Super importante isso!!!
Ja fiz peeling de cristal e limpeza de pele e sempre saio, protegida, tenho maios medo de manchas e queimaduras!
E eu ja me escondo do sol direto!

Te mandei um email falando da LV, depois da uma olhada.
bjoss

Anônimo disse...

e pode ser o tal do protetor com cor que parece base? pode usar este?
beijinhos
Andrea

Estúdio de Design disse...

Sabe que ainda estou me escondendo do sol, pós peeling? Tem quase 3 meses... estou virando uma vampira das melhores.
Beijos!
Leticia

Manu Freitas disse...

Luciana,

Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizá-la pelo seu blog... É simplesmente maravilhoso! A-d-o-r-o os seus ensinamentos e a forma clara e divertida com que você escreve! E gostaria de fazer uma pergunta... Costumo passar o protetor solar de manhã, antes de sair de casa. Sei que é necessário reaplicá-lo outras vezes durante o dia, mas como uso maquiagem por cima dele, não sei o que fazer: lavar o rosto no trabalho, durante o dia, e refazer a maquiagem seria mt complicado... e, ao mesmo tempo, não dá para passar o protetor por cima da maquiagem... O que fazer?
Beijinhos,
Manu

Badá Rock disse...

Existe um filtro assim?

Sil disse...

Oi Lu! Me ajuda? Acho que a cirurgia do meu joelho está virando queloide. Tenho muita coceira na cicatriz e tá roxa e alta. Faz quase 2 meses que fiz a cirurgia e tô achando essa cicatriz muito estranha. Quando poderei tomar sol nas pernas, com proteção ? Bjs

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Tenho alergia a maioria dos protetores. Os que dão certo, depois de um tempo dão espinha... Por isso, ácidos, fora de cogitação! Mas para quem não tem problemas, protetor deveria ser utilizado até para dormir! rs

Beijos

Anônimo disse...

Eu uso Minesol Actif 60 e reaplico o compacto Heliocare 50. Caminhadas só com chapéu com FPS.
Sou uma vampira quase profissional
Abraço, Márcia
http://temdetudoeummisterio.blogspot.com

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???