terça-feira, 20 de outubro de 2009

Porque o Ácido Retinóico mora no meu coração...(e como usa-lo)

O ácido retinóico é o vovô dos princípios ativos mais poderosos para a pele. Foi uma das primeiras substâncias a ser utilizada para fins estéticos e de lá pra cá ( meados de 1913) consegue se manter no olimpo dos ativos que realmente funcionam.

O ácido retinóico promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele, além de clarear e prevenir manchas escurecidas na pele e controlar a oleosidade, previnindo erupções de acne nas pessoas com tendência a espinhas.

Porém, tantas qualidades não aparecem sem um mínimo de sacrifício inicial do paciente. Quando começamos a usar o ácido retinóico, alguns pacientes, sobretudo aqueles que possuem uma pele sensível, podem sofrer um certo incômodo, a saber: a pele pode ficar vermelha, ressecada, descamativa e ardida. É quando o paciente retorna ao consultório afirmando que "não se deu bem com o creme".

Para diminuir esse "início de namoro conturbado com o ácido retinóico", convém que seu médico inicie esse tratamento aos poucos, suavemente. Por isso não se espante se você encontrar na sua receita as seguintes recomendações (que variam de acordo com a situação de cada paciente):

- Iniciar usando o creme duas vezes na semana por um mês, depois três vezes, depois cinco, para finalmente poder usa-lo diariamente.
- Evitar os "cantinhos sensíveis": não passar muito perto dos olhos, ao ladinho do nariz, nas comissuras labiais...
- Aplicar o creme com a pele completamente seca, afinal a umidade aumenta a penetração dos ativos (faça o contrário com o seu hidratante corporal, procure usa-lo imediatamente após o banho, para hidratar bastante).
- Pode misturar o ácido retinóico com um hidratante bem neutro (como o Effaclar M) e com o tempo ir misturando cada vez menos.
- Não usar uma quantidade demasiada de creme. Essa definitivamente é uma daquelas situações onde "menos é mais".
- Iniciar formulações com baixas concentrações e ir aumentando aos poucos.
- Usar sempre protetor solar pela manhã, após a retirada do produto. Lembre que sua pele estará mais phyna e sensível.
- Alternar o ácido retinóico com outros cremes menos sensibilizantes.
- De acordo com o estilo de vida de cada um, pode-se "dar férias" ao ácido retinóico durante o verão. Nessa hora, podemos apelar para um ácido glicólico por exemplo, ou usar um derivado do ácido retinóico menos fotossensível como o adapaleno, o retinol, o retinaldeído...
- O uso prolongado (anos) do ácido retinóico pode promover, em pessoas susceptíveis, o aparecimento de teleangiectasias. Para evitar que surjam, cabe a seu médico substituir o ácido retinóico por outros ativos alguns meses por ano.
- O ácido retinóico é uma das poucas substâncias que só podem ser compradas na farmácia com a receita médica. Isso é importantíssimo porque mulheres grávidas ou amamentando não podem usar este medicamento. O ácido retinóico é teratogênico.
-Existem pessoas alérgicas ao ácido retinóico. Elas sentem coceira, queimação e um certo edema no local onde passam o creme. Se for o seu caso, consulte o seu médico.
- Não use o creme da sua amiga sem o conhecimento do seu médico. Você pode se queimar ou coisa pior. Geralmente acontece coisa pior.
- Existem substâncias incompatíveis com o ácido retinóico. Converse com seu médico antes de acrescentar qualquer outro creme à sua rotina de pele.

65 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada,pelas dicas!
Qual o creme que possue uma quantidade boa deste acido e a um preço bom que podemos comprar?
E podemos comprar ele puro nas farmacias de manipulação,e colocar no creme?
Patricia- BH

Luciana Leal disse...

Oi, patricia!!!
É como eu te disse, só o médico pode avaliar sua pele e prescrever o creme com a concentração ideal para o seu caso.
Ah, esqueci de dizer que ele existe também em gel!!!
Beijos mil!!!

Ana Carla disse...

Oi Princesa
Gostei de saber sobre isso, não uso esse ultimamente, a minha manipulação tem Hidroquinona, em outro post vc pode falar sobre ele?
Bjos

Bia disse...

Nossa usei muitoooo por causa da acne!!
Ele é ótimo, deixa a pele linda!!!Pretendo voltar a usar mas agora p prevenir as ruguinhas rsrs
Bjokas!

Anônimo disse...

OiLuciana, sou nova no Blog, mas não poderia deixar de comentar....q matéria boa ! Eu uso o retinóico, receitado pela dermato, há muito tempo e prá mim não tem nada melhor....nenhum creme seja da marca q for deixa minha pele tão clara e bonita !Só uma dúvia...minha terapeuta fez em mim uma hidratação ( acho q é isso ) com um gel ortomolecular para os rosto... até q foi bom....o q vc acha desse tipo de produto ?

Bjs
Renata

Claudia Alves disse...

Luciana, sou do Rio e já tentei por duas vezes conseguir o endereço do seu consultório poderia me fornecer..

Obrigado

Claudia Alves

http://tata-amotudoquetraduzvida.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tb adoroo o acido retinoico, mas infelizmente ele nao foi muito eficaz com minhas inseparaveis espinhas, e no momento estou usando peroxido de benzoila. Gostaria de saber se tem algum problema usar os dois medicamentos em dias ou semanas alternadas nunca juntos claro! Essa eh minha primeira visita ao blog e amei, parabens pelos esclarecimentos.
Maysa

Hanid disse...

hey Lu,
Que post maravilhoso.
Tenho duvidas: qual e o melhor acido para pele seca e depois do 40? Como te falei ainda (estou procurando) um bom dermatologista aqui em Atlanta. E nesse periodo me viro na internet.Medico aqui e um perigo vc ir sem vc nao tem referencia . E nao e qualquer um que vai tratar desse rostinho.
Obrigada ,Lu .
Beijos

Hanid

Daniele disse...

Adoro os posts do blog, já falei até para a minha dermato de vc Lú, aqui em Poa.
Adoro um ácido para a pele.Já fiz uns quatro peelings de ácido retinóico,ai ai ai, como é bom ver apele descamando e uma novinha em baixo...
Mas não me dou bem com o glicólico, me dá alergia.
Bjs

patrícia disse...

oi!
só pra reforçar, o ácido retinóico pode ser comprado em forma de gel nas farmácias e aplicá-lo ao hidrantante neutro efaclar sugerido, misturados aos poucos, poderia fazre isso?

Anônimo disse...

Obrigada pela sua gentileza em me responder tão prontamente.
Estou no aguardo para saber como foi o encontro seu da Francis.
Quantas presentinhos maravilhosos e fora a oportunidade de conhecer voces duas de tão perto!
Sucesso!
Abraços,
Patricia - BH

Boudoir de Beauté disse...

Olá!
Uso ácido retinóico manipulado desde... desde sempre!
Ele deixa a pele mais fina e mais clara também mas o meu problema de oleosidade ele nunca resolveu =/
Estou um pouco de mal com ele na verdade...
No meu blog falei um pouco da minha rotina de cuidados (e são muitos), depois dá uma passadinha lá!

Beijoss =*
Nane

leticat disse...

Oi!!!Então para quem tem sardas e não melasma,como eu,vc acha relevante o uso do peeling de ácido retinóico após o LIP(luz pulsada)? Na primeira sessão o dermato aplicou,na 2 e 3 vez eu não quis pq já estava passando à noite um manipulado, e pq teria que gastar mais $ né!Eu farei a quarta sessão e estou pensando em pedir para ele o peeling.Eu gostaria da sua opnião,pois sinto que vc é super mega bem informada, além de ser dermato tb né!Eu vou "parar" na quarta pq estou com medo de voltar tudo no verão aqui do sul, mesmo com o uso de protetor solar!
Eu já sou sua "seguidora" bju.

Luciana disse...

Como eu queria poder me beneficiar dessa substancia "milagrosa". Minha pele odeia acidos e agentes clareadores (já fui no derma com alergia ao Klassis após a 3a aplicação)

Depois de MUITO insistir, meu derma receitou acido retinoico (0,05%) em creme p/ estrias. (Até então, só tinha testado no rosto) Durante 4 dias misturei o creme com outro creme tb manipulado de amendoas doces (8%) e ureia (5%). E após o banho pela manha Betaderm creme.
RESULTADO: no 4o dia começou a aparecer VARIAS bolinhas vermelhas pelo corpo todo e MUITA coceira (não só nos locais da aplicação, como já tinha sido alertada que poderia acontecer). Na região com as malditas estrias, a coceira era insuportavel, e não "feliz" em ficar vermelha, minha pele assou/queimou.
Isso tudo foi na semana passada... e só hoje (7 dias após a suspensão do tratamento + 5 dias de Allegra + Betaderm 2x ao dia + APENAS o hidratante manipulado) é que a coceira está suportavel.

Acido retinoico = nunca mais! Pensei que talvez a pele do meu corpo não reagiria como a do meu rosto... e foi pior pq estou com lesões pelo corpo todo.

Quem se der ao trabalho de ler meu post gigantesco, fica o "alerta" do pq que esse produto só pode ser comprado com receita médica (como a Lu disse)

Beijos Lu!!!

ADORO seu blog! Aprendo MUITO e tb me divirto horrores por aqui!

leticat disse...

Oi!!!Então para quem tem sardas e não melasma,como eu,vc acha relevante o uso do peeling de ácido retinóico após o LIP(luz pulsada)? Na primeira sessão o dermato aplicou,na 2 e 3 vez eu não quis pq já estava passando à noite um manipulado, e pq teria que gastar mais $ né!Eu farei a quarta sessão e estou pensando em pedir para ele o peeling.Eu gostaria da sua opnião,pois sinto que vc é super mega bem informada, além de ser dermato tb né!Eu vou "parar" na quarta pq estou com medo de voltar tudo no verão aqui do sul, mesmo com o uso de protetor solar!
Eu já sou sua "seguidora" bju.

Badá Rock disse...

Desde meus 16 anos eu uso, durante 6 meses por ano.
No começo foi uma tortura, ressecou a pele, piorou a acne, descamou.
Agora é só alegria. Nem preciso usar todo dia. Ele dá resultado mesmo.
Ach oque agora já nem é mais por causada acne que uso, mas por causa da idade mesmo...

Carla Querci disse...

oi Dra Lu.. eu passei por uma dermato há alguns meses e ela me passou Triluma, me recomendou muito e então comecei a usar. No meu retorno com ela, a clinica não aceitava mais meu convênio, então tive que ir a outro médico, o qual me desaconselhou continuar com o triluma, pois disse que tenho alguns vasinhos e isso iria piorar com o ácido.
Resultado, to com aquele creme parado (e foi caro) e com vontade de ir a outro médico.... uff!! Que chato! Isso dos vasinhos, poderia comentar??

bjocas :)

Luciana disse...

Lu... vc só esqueceu de um detalhe IMPORTANTISSIMO: tanto o gel, quanto o creme devem ser conservados sob refrigeração.

(Momento frescurinha: eu coloquei uma adeguinha no meu quarto p/ conservar meus cosméticos. Infelizmente não cabe tudo lá... MAS minha ideia foi otima! Agora meus principais cosméticos "vivem" num ambiente climatizado com temperatura e umidade controlada e constante!)

Lilliane Leal disse...

Luciana,

Em viagem longa qual a melhor maneira de transportar o ac. retinóico, naquela caixinha de isopor posso deixar por quanto tempo?

beijos

Pedro disse...

Eu nunca vi um dermatologista que não usasse ácido retinóico na própria pele. hehe. Conheço um dermato. que não suporta nada na área de estética (ele só gosta de cuidar dessas doenças graves de pele) e mesmo assim ele se "rende" ao ácido retinóico. :) Bom, como a minha pele é muito sensível, eu consigo usar o ácido retinóico no máximo uma vez por semana. Mas o meu dermato. falou que aplicando 1x por semana já é suficiente para se notar algum efeito, ainda que discreto.

Pedro disse...

Eu nunca vi um dermatologista que não usasse ácido retinóico na própria pele. hehe. Conheço um dermato. que não suporta nada na área de estética (ele só gosta de cuidar dessas doenças graves de pele) e mesmo assim ele se "rende" ao ácido retinóico. :) Bom, como a minha pele é muito sensível, eu consigo usar o ácido retinóico no máximo uma vez por semana. Mas o meu dermato. falou que aplicando 1x por semana já é suficiente para se notar algum efeito, ainda que discreto.

Kelly disse...

Oi Lu,

há anos usei creme a base de ácido retinóico para estrias e não aguentei ... meus seios ardiam muito falei com o médico e ele pediu para continuar, não teve jeito, abandonei o tratamento. Recentemente procurei outro médico e ele me indicou peeling de ácido retinóico a 70%. Nem a pau Juvenal, não suportei um creme a 10% imagina o peeling.

Lu, quais as opções ao ácido retinóico para estrias e que não arda (não suporto essa sensação)? Subcision funciona?

Bjs e até dia 31/10.

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

I love retinoic acid too!
Alias, I love hidroquinona either!

Unknown disse...

Doutora, estou usando o adapaleno, minha dermato disse que ele é mais suave que o acido retinóico, porque minha pele é acneica, porem muito sensivel (ja utilizei o retinoico pra estria uns 15 anos atras e quase morri,rsrs...)...
Fale sobre o adapaleno tambem!!
bjuss

Unknown disse...

Oi Luciana,

Interessante seu post, minha dermo me passou o vitanol A, 0,05, estava usando desde novembro do ano passado, ela me falou que você não pode parar de usar nunca. Mudei pros EUA e minha pele aqui fica que nem lixa, seca, seca,qdo passo, mesmo usando o hidratante da clinique, por que será? Será o clima mais seco daqui? No Brasil, Fortaleza, eu me dava super bem......
Obrigada pelo espaço!
Luciana

Kelen disse...

Oie

Sou assidua visitante do blog fiz meu acido estou amando o resultado..Qdo começa a descamar mto paro uns dias e volto..
Por curiosidade queria saber pra q servem os outros componentes da minha formula esqueci de perguntar na consulta agora soh daqui 2 meses. Posso mandar? Vc tem e-mail?
Beijocas

Jan disse...

Oi Lu, sou seguidora e amo seus posts...
O ácido retinóico ajuda também no clareamento do melasma?
Um milhão de beijos,

Luciana Leal disse...

Respondendo a perguntas:

- Falaremos sobre hidroquinona em breve!
- Hidratação é uma coisa muito boa, Renata. Mas vc esqueceu de dizer o nome do produto.
- Tata: o endereço do meu consultório encontra-se no site da clínica que é www.lintervento.com.br
- A associação do ácido retinóico com outras substâncias só pode ser proposta pelo seu médico
- Em Atlanta tem muitos dermatologistas competentes!!!É mais perigoso a pessoa se tratar "pela internet" do que com um médico sem referências. Falo isso com todo o carinho do mundo!
- Patricia: sim, desde que o ácido retinóico seja prescrito pelo seu médico.
- Leticat: estou achando que você precisa conversar honestamente com a sua médica em relação a seus cremes. Se $$$ for um problema para você, ela precisa saber disso, concorda?
- Luciana: hum...provavelmente você é alérgica a algum desses componentes usados.Precisa descobrir a qual junto a um alergista...
- Realmente o ácido retinóico pode piorar os vasinhos, mas para que isso aconteça, é preciso que seja usado durante tempo prolongado.
- Geralmente recomendamos que os ácidos manipulados sejam guardados sob refrigeração. Os comprados em farmácia devem ficar em ambiente ventilado e bem tampados.
-Kelly: acho que você está confundindo o ácido retinóico com o glicólico...porque o retinóico nunca é usado nessas concentrações...
- Adapaleno é mais suave e ideal para ser usado durante o verão por não ser tão fotossensível...E PRECISA DE RECEITA TB!!!
-Liliane: para transportar o ácido retinóico vc só recisa de refrigeração se ele for manipulado.
- Luciana: muda o clima, muda a pele. Conheço gente que vai para lugares mais amenos e a pele fica uma seda. Daí tem que mudar o creme.
-Kelen: te respondo com o maior prazer, mas acho que vc deveria melhorar a sua relação médico-paciente e perguntar diretamente para sua médica. A pessoa não pode ter receio de fazer isso. É seu direito.
-Jania: sim, mas geralmente ele vem acompanhado de outros componentes...

Anônimo disse...

oie dra
adorei o post! eu tenho usado o acido retinoico + perox benzoila manipulado e receitado pela dermato e, depois de um mês com a pele meio estranha e ressecada, agora minha pele tá ótima (com relação as espinhas e poros). ou seja, o processo foi exatamente como voce disse no post!
mas eu sinto que a pele tá mais oleosa (apesar de mais "limpa" com relação às espinhas). isso é normal? você já viu isso acontecer com alguma das suas pacientes depois de usar o acido?

em todo caso, vou à dermato no próximo mês pra ver com ela.

um beijo! bom restinho de semana.
suzi

Gabrielle C. disse...

oiii dra ento..
olha estou a 1 mes e meio fazendo o uso do ac. retinoico, so q minha pele ainda esta descamando um pouco( mas n esta vermelha e arde mmais) , mas como esta no verão( e eu amo praia) queria trocar o ac. pelo adapaleno, sera q posso? ahh , outra duvida eu pretendo usar o adapaleno no verao e ac. retinoico no inverno, qd voltar a usar o ac. retinoico minha pele vai descamar novamente( pq eu n AGUENTOO mais ver minha pele despelando!!!)??
bjaooooooooooooooooooooooooooo
aguardo resposta!

Anônimo disse...

Oi, tem problema em usar esses cremes com o ácido no verao, passando pela noite e lavando e passando protetor pela manha? Ou é melhor usar suspender no verao?
Obrigada,
Fabiane

Adriana Nunan Goulart disse...

Oi. Botamos um link para este post no nosso blog, aqui:
http://www.beautyblog.com.br/?p=8424
Bjs!

Daniele disse...

Oii Luciana!
Adorei seu post! :)

Citamos no nosso blog (beauty blog), aqui
http://www.beautyblog.com.br/?p=8424

Bjss

Amanda disse...

Oi Luciana, minha dermatologista me passou o AR 0,1% pra usar a noite alternando com o Acido glicolico 10% por noite...

Estamos no verão, mas eu não tomo Sol, porém estou pensando em ir a praia mês que vêm, com quantos dias de antecedencia tenho que parar os acidos pra poder tomar Sol e quanto tempo depois que eu voltar da praia eu recomeço a usar?

Obrigada!

Unknown disse...

Olá! Lú, vc já ouviu falar da N6-furfuriladenina? Dizem que é o ácido retinóico do verão, pois possui o mesmo efeito só que sem a fotossensibilidade e a irritação! Tô muito interessada porque tenho rosácea, então tive que parar de usar o ácido retinóico!! O que vc acha??
Bjos

Unknown disse...

OLá Luciana!
Adoro seu blog,sempre dou uma passadinha para olhar as dicas!!
Estou com algumas dúvidas: Minha pele é oleosa e sempre tive e ainda tenho acne, nada muito exagerado mas que deixaram algumas manchinhas.Comecei a usar o ácido retinóico a 0,025% recomendado pelo dermatologista. A pergunta é: Qual sabonete mais indicado para usar,para pele oleosa ou sensível?(já que por causa do ácido ficou um pouco vermelha e ressecada.)Estou usando o hidratante Hydrance Optimale legere da Avéne, posso continuar usando?
Abraços!
Fernanda-Porto Alegre

Unknown disse...

ola Lu Amo de paixao seu blog,utiliade publica rsrss...Bom estou fazendo uso de acido retinoico a uma semana,e arde muito,coça,queima ate pra passar o filtro solar,e nornal??Estou em uso por recomendaçao da minha dermato,uso fator 30 de proteçao ultra sheer,que alias eh assim maravilhoso...bjs.aguardo resp.Att Dessa

lisandra mariel disse...

ola tudo bem ?tenho umas manchinhas no rosto minha dermatologista me passou hidroquinona me deuu alergiaa ....daii agora me passouu traluma pra ver se nao da alergia mais me disse que tem um pouco de hidroquinona tambem estou no segundo dia de usso minha buchexas entao bem vermelha e ardidas sera normal ?como devo usar ....tem algum outro que seja tao bom pra clarear quando a hidroquinona ...obrigado espero anciosa a resposta ...bjos

Anônimo disse...

adorei esse papo sobre acido retinoico.eu sempre sofri por manchas no rosto, pois sou bem branca e as manchas sempre me baixavam a estima. conheci o acido a tres anos e sempre que tenho dinheiro eu uso. no começo minha pele fica vermelha e descamada por um mes +ou-, mas depois fica branquinha e lisinha. o resultado é bem visivel,todos perguntam o que ouve com minha pele. eu indico para todas mulheres pois é maravilhoso. costumo dizer que o acido é minha fonte de juventude, pois so tenho 26 anos e quando uso ele, aparento ter 22. quem diz o contrario sobre o acido retinoico é porque nao teve paciencia de esperar o resultado. vale mto a pena!

Borboleta Azul disse...

oi
procurando informações sobre ácido retinóico, encontrei o seu blog,
eu fui no dermatologista e ele me recomendou um creme chamado Ketrel, que ele diz que tem na constituição ácido retinóico.
e falou para eu lavar a cara com sabonete, mas não falou qual... eu uso o gel mousse purificante pele oleosa e sensível da effaclar, acha que posso continuar a usar este, ou é melhor usar outro???

obrigado

Kaliandra Dall'Agnol disse...

Oi Lu

Minha dermato mandou que eu manipulasse ac. retinoico 0,025% + clindamicina 1% em gel.
Estou usando mas nao percebi muita diferença, só senti minha pele um pouco seca, mas nada muito significativo.
Pelos diversos comentários que li e ouvi sobre o acido, imaginei que minha pele iria descamar toda, ficar irritada e etc.
Será que o manipulado é tão bom quanto o comprado pronto?

O que vc me diz?

Um abraço... adoro esse blog ;)

Fernanda disse...

Estou usando o AR 0,1 há duas semanas nos seios para as estrias recentes e a pele já está bem avermelhada. É normal?

clemir disse...

eu uso o acido vitaminol qual é o mais forte 0.5ou 0,01

LAURI disse...

OI, LUCIANA!!!
EU TBM SOU ADEPTA AO USO DO ÁC. RETINÓICO HÁ ALGUM TEMPO. +- 4ANOS. ANTES EU TINHA A PELE MUITO MANCHADA DE SOL, JÁ QUE SOU BEM BRANQUINHA E ABUSEI BASTANTE DO SOL QDO ERA ADOLESCENTE. HOJE EU ESTOU COM 30 ANOS E MUITAS PESSOAS NÃO ACREDITAM QDO FALO MINHA IDADE. ALGUNS ME DÃO 22ANOS. O QUE É MUITO BOM PARA A ALTA ESTIMA DE QUALQUER MULHER... A MINHA DERMATO PEDIU QUE EU USE O ÁC. TODA A NOITE E PASSE PROTETOR SOLAR DURANTE O DIA.
GENTE, REALMENTE ESTE ÁC. É O MEU ÁC. DE CABECEIRA. MAS COMO A LUCIANA FALOU. É MELHOR NÓS PASSARMOS PELO DERMATOLOGISTA, POIS SÓ ELE SABE A CONCENTRAÇÃO PARA CADA CASO.

Jaqueline disse...

Olá!
Linda mulheres segue aqui como dica para quem tem acne na pele, peça ao seu dermatologista que receite o "roacutan". Eu usei por 9 meses e foi o único tratamento que realmente solucionou definitivamente. logo após o tratamento usei também o ac.retinóico que melhorou mais a aparência da pele.

Anônimo disse...

Olá Luciana, td bem? Luciana, eu tive uma alergia (dermatite de contato e dermatite atopica) na face. Após eu ter melhorado, minha dermatologista me indicou o acido retinoico 0,025% + alfa bisabol 1% + gel creme 20g, para uso em noites intercaladas. No entanto, estou na segunda semana do tratamento e meu rosto esta com mais espinhas que antes e possui placas ressecadas. Apareceram algumas bolinhas também. Isso e normal? O rosto nao esta vermelho ou com coceira. Desculpe a falta de acentuação, já que o teclado nao possui alguns. Obrigada. Fernanda

carol disse...

Oi Luciana, boa noite.
É recomendável fazer peeling ácido
em casa? Correria algum risco?
Seria o ácido glicólico 30%.
Gostei muito do seu blog.
Grata.
Carol:)

carol disse...

Oi Patricia,
é possivel fazer peeling de ácido glicólico em casa? Seria um 30%.
Eu correria algum risco?
Gostei do seu blog.
Grata.
Carol:)

Luana disse...

Ola, estou fazendo um tratamento para estrias chamado galvano pultura tbm chamado de eletro list... ja fiz 5 sessoes. e vou fazer a primeira com laser... mas ate o momento nao vi resultado... sera que o acido retinoico seria bom para as estrias? tenho bastante e sao estrias de gravidez e ja estao bem branquinhas pq faz 4 anos e vivo em essas danadinhas....
estou louca para elas desaparecerem, mas sei q eh impossivel. mas se elas diminuir o tamanho ja fico bem feliz....

Luana disse...

Ola, estou fazendo um tratamento para estrias chamado galvano pultura tbm chamado de eletro list... ja fiz 5 sessoes. e vou fazer a primeira com laser... mas ate o momento nao vi resultado... sera que o acido retinoico seria bom para as estrias? tenho bastante e sao estrias de gravidez e ja estao bem branquinhas pq faz 4 anos e vivo em essas danadinhas....
estou louca para elas desaparecerem, mas sei q eh impossivel. mas se elas diminuir o tamanho ja fico bem feliz....

Anônimo disse...

vitanol A ele é o mais baratinho e existe de 0,25 a 1grama e eu compro sem receita, mas cuidado com o sol

carol_yingfa disse...

Luciana, eu sempre tive duvida: ácido retinóico funciona como antioxidante?

camilla disse...

Amei o blog Lu ta de parabens!!!gostaria de tirar uma duvida!eu ja uso o acido retinoico a mais de 5 anos e minha pele apesar de ficar super sensivel sempre que uso fica linda!!!como aqui na minha cidade o calor é forte resolvi usar o glicolico e parar com o retinoico por algum tempo,eu posso ta intercalando os dois usar o glicolico em uma semana e na outra o retinoico?bjinhos

Anônimo disse...

ooi luu meu nome é diane tenho 18 anos e tenho bastante estrias brancas no bumbum voce me recomendaria o acido retinoico?

Anônimo disse...

Oi Luciana,
Quando comecei a usar o acido retinóico, foi no seu blog que encontrei paciência pra continuar, confesso que até pensei em desistir, mas na segunda semana veio a recompensa, minha pele ficou uniforme , em cor e textura,fiquei com uma aparência descansada.
Mas mesmo, a minha dermatologista tendo dito pra eu não usar na área dos olhos, confesso que não resisti, então uma vez por semana passo na área dos olhos, e adorei o resultado, minhas olheiras (genéticas, de origem árabe) melhoraram muito, porém confesso que tenho medo do que possa vir depois, por gentileza me responda o porquê de ter que evitar a área dos olhos.
Desde já agradeço pela atenção!
Amo o seu blog!

Sarah

Anônimo disse...

Estou com vasinhos no rosto, fazendo tratamente de luz pulsada e minha dermatologista me receitou Retin A q eu acredito q seja acido retinoico, o qual dizem q é justamente o inimigo n 1 dos vasinhos. Estou preocupada..isso é verdade? Obrigads Lívia

Anônimo disse...

ola , estou usando vitanol a 1 mg meu rosto está com placas que escureceram muito mais do que eram e escamando,além de seca estou péssima acho que estou sem paciência de esperar o resultado.é importante idratar,ou é melhor deixar escamar mesmo?

Anônimo disse...

DESCULPE MORO EM SBC O VITANOL RETINOICO COMPRO SEM RECEITA JA COMPREI VARIAS VEZES ,TUDO EM FARMACIA DIFERENTE SEM RECEITA

Unknown disse...

Boa noite De.Luciana ,

Bem eu deixei a pílula Yasmin 3 meses (tomava a 6 anos) e bumm toca a aparecer acne ao nível da face esquerda e pescoço,mas só do lado esquerdo (nunca percebi o pq).Entretanto pensava que isto era uma alergia e fui ao derma.Ele disse que tinha acne tardio e desregulação dos ácidos gordos porque fiquei com irregularidades na face.Passou.me o sebium global e ketrel .Ah e voltei a tomar a pílula . Este tratamento será o melhor.o ketrel chateia.me porque a pele fica sensível mas quero ver.me livre disto .Pus ontem e hoje patece que os comedoes fechados que tengo aumentatam e se prepatam para rebentar.É normal?ah ando tb a tomar um suplemento para cabelo e pele que tem zinco.

Aguardo resposta ,

Obrigada

Unknown disse...

Boa noite De.Luciana ,

Bem eu deixei a pílula Yasmin 3 meses (tomava a 6 anos) e bumm toca a aparecer acne ao nível da face esquerda e pescoço,mas só do lado esquerdo (nunca percebi o pq).Entretanto pensava que isto era uma alergia e fui ao derma.Ele disse que tinha acne tardio e desregulação dos ácidos gordos porque fiquei com irregularidades na face.Passou.me o sebium global e ketrel .Ah e voltei a tomar a pílula . Este tratamento será o melhor.o ketrel chateia.me porque a pele fica sensível mas quero ver.me livre disto .Pus ontem e hoje patece que os comedoes fechados que tengo aumentatam e se prepatam para rebentar.É normal?ah ando tb a tomar um suplemento para cabelo e pele que tem zinco.

Aguardo resposta ,

Obrigada

Anônimo disse...

O ácido retinoico puro1% é mais forte que aqueles comprados em farmácia o vitanol 1%?

Unknown disse...

Boa tarde lu!To usando o vitanol 01% a um mês,não faz nei cócegas rsrsr!será que mesmo sem ter reação na pele ele está fazendo efeito,??? Obrigada

Unknown disse...

Boa tarde lu!To usando o vitanol 01% a um mês,não faz nei cócegas rsrsr!será que mesmo sem ter reação na pele ele está fazendo efeito,??? Obrigada

Unknown disse...

Boa tarde lu!To usando o vitanol 01% a um mês,não faz nei cócegas rsrsr!será que mesmo sem ter reação na pele ele está fazendo efeito,??? Obrigada

Unknown disse...

Olá ! Usei a 8℅ manipulado mas descamou minha pele um pouco no começo agora usei de novo mas não está descascando mais.. só fica vermelho um pouco.. que devo fazer ? Aumentar para 10 ℅ ?

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???