terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rugas no colo: como, quando e porquê?

Coitadinho do nosso colo. Junto com as nossas mãos, é a área mais esquecida pelas pessoas, em termos de prevenção de evelhecimento. Conheço muitas pessoas que exibem um rosto lisinho e sem manchas, porém apresentam um colo não condizente com a face.
É fácil entender porque isso acontece. Primeiro, passar cremes no colo faz com que eles acabem mais rápido. Isso é fato. Segundo: passar protetor solar no colo pode sujar a sua roupa. Terceiro: por falar em roupa, as mulheres costumam usar decotes e blusas com golas mais largas do que os homens, o que acarreta em maior exposição solar. Quarto: a prevenção de rugas no colo vai além do uso de cremes e protetor solar. É necessário fazer uma correção postural, principalmente na hora de dormir. A posição lateral favorece muito o surgimento de rugas.

As rugas nessa região podem ser dinâmicas (só aparecem quando há contração muscular), estáticas (presentes o tempo inteiro, denotam um envelhecimento mais acentuado) ou mistas (também chamadas de "o fundo do poço". Brincadeirinha. Se é que se pode brincar com rugas do colo).

Também existe uma classificação quanto à profundidade das indesejáveis. Dessa forma, as primárias são as mais fininhas. São decorrentes da deteriorização das fibras elásticas e surgem a partir da terceira década de vida. As secundárias ocorrem com a acentuação dessas primeiras rugas finas em peles prematuramente envelhecidas. As terciárias estão presentes sobretudo em idosos, incluindo os casos de ptose e flacidez. Essas rugas são o somatório de vários fatores: o próprio envelhecimento do indivíduo, os efeitos cumulativos do sol, o estilo anatômico de cada um, o decúbito lateral constante, e a falta de hidratação e estímulo de colágeno.

Como vocês sabem, causas diversas demandam atitudes diversas. Dessa forma, recomendamos tratamentos associados, a saber:

1) Avaliação de seu médico. Pois além de manchas, ele vai procurar por lesões malignas e pré-malignas. Quando presentes, necessitam de quimioterapia tópica, geralmente usamos um creme que faz feridas na pele (queima para matar células malignas). Essas feridas podem manchar o colo. Pense comigo: não é mais inteligente tratar primeiro, fazer as feridas que forem necessárias, para só depois começar a tratar as manchas? É o médico que vai lhe orientar quanto ao melhor plano de tratamento.

2) Prevenir. Usar no colo o mesmo fotoprotetor do rosto. Espere secar completamente antes de vestir a sua roupa. Ou faça "a freira" e passe a usar roupas mais fechadinhas. Ok, não está mais aqui quem falou.

3) Prevenir mais. Existem sutiãs especializados em prevenir ruguinhas decorrentes das suas noites de sono. Funcionam se forem usados diariamente durante anos (de preferência antes da instalação das rugas). Ou então passe a dormir de barriga para cima.

4) Hidratar e tratar com cremes. Aqui é seu médico que vai lhe indicar os melhores produtos. O colo é uma reião que inspira maiores cuidados que o rosto porque a pele é fina e tem difícil cicatrização. Algumas pessoas não toleram o creme do rosto no colo.

5) Tratar com procedimentos médicos. Os principais tratamentos são: a toxina botulínica (que trata rugas dinâmicas por atuar na musculatura promovendo uma paralisia parcial e programada ), os peelings superficiais (retinóico, glicólico, etc), e a luz intensa pulsada (para tratar poiquilodermias, lentigos solares e melhorar a qualidade da pele. Outros procedimentos podem ser indicados de acordo com o caso clínico do paciente.


27 comentários:

Anônimo disse...

lu, dá aí umas dicas de cremes bons para o colo....pleaaaseeee...beijos, Dani

Ana Carla disse...

Oi Princesa
Não sabia desse sutien, interessante, mas pouco sexy né? rsss
Eu me preocupo muito com esse vinco pois durmo de lado e acordo marcada, logo desaparece, ja uso cremes com protetor solar, mas minha proxima visita a dermo vou falar especialmente sobre essa area.
bjão Linda

Naiara Romero disse...

Lu, adorei o post! De fato, sempre percebo que o colo, justo ele que tão valorizado na hora de se vestir e conquistar, é deixado de lado na hora de se cuidar. Assim, como o pescoço, né? Quase sempre quando vejo alguém aplicado hidratante e principalmente protetor solar, a pessoa não está aplicando nestas áreas.

Eu tenho 22 anos e cuido como posso por enquanto, ou seja, nada muito "especializado", mas sempre hidrato e passo protetor solar - ainda mais depois do dia que notei que estava com uma cor ali que nãoe era minha. rs

Sobre dormir de barriga para cima e tal, acho complicado! Normalmente durmo de bruços ou de lado, principalmente de lado... E todos fisioterapeutas que conheci recomendam dormir de lado.

Ah! Estava olhando os sites de revistas e encontrei uma matéria legal sobre edição de fotos - tá que é na Atrevida, mas já é alguma coisa. rs. Lembrei que você estava perguntando sobre isso esses dias, então vou deixar o link, vai que é útil: http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/183/artigo154970-1.asp

Beijos
=*

Badá Rock disse...

Muito obrigada pelas dicas! Eu já uso creme no colo antes de dormir (não é o mesmo do rosto porque tenho acne, então uso antirrugas no colo e antiacne no rosto) e filtro solar FPS 30 diariamente no pescoço, colo e mãos.
E, bom, ioga ajuda também, porque melhora a postura. Tem gente que joga os ombros pra frente e fica curvada. Isso deixa mais "pele solta".
Mas para dormir não tem jeito, se eu dormir de barriga pra cima, tenho pesadelos.

tata_milly disse...

Oi Dra. Princesa,

Adoro ver as novidades que vc posta no blog .. fico aki só bisbilhotando rsrsrsrsrs
Aproveitando a matéria sobre o colo, vc poderia "emendar" uma sobre seios .. seria bem legal. Existem tantas opções de cremes, mas será que funcionam mesmo ???

Um beijão pra vc e uma super semana !!!

Anônimo disse...

Q sutiã é esse? Onde encontro? Bjão!

Kaká

Gabi disse...

Às vezes eu acordo no meio da noite toda torta na cama e penso "aiii, meu colo!!". Mas pelo visto não é só a péssima posição na hora de dormir que vai deixar meu colo feio já que eu não passo filtro solar, hidratante, etc.
A Badá me deu uma idéia. Eu ganhei aquele Rénergie Morpholift RARE Nuit da Lancôme mas parei de usar porque me deu espinhas. Será que posso usá-lo no colo?

:****

Michele disse...

Muito bom o post. Vou mudar hoje em dia mesmo a minha rotina, só passo o creminho e o filtro até o pescoço.

Casa de Catarina - lelê disse...

Tenho que assumir que faço parte das "levemente preguiçosas" com o colo...
Não é todo dia que passo protetor solar e também não faço o estilo freira de plantão. Quanto a dormir de barriga para cima, estou treinando... mas sempre acordo com a cara no travesseiro, totalmente amassada!
Beijos
lelê

Adriana Rodrigues disse...

LU,
como tenho pele muito clara e me expús ao sol em demasia na vida, obtendo melanomas, fazendo cirurgia inclusive (como injeção na testa dói!!!!) o uso protetor solar, faça chuva, faça sol, em cas, na rua, na fazenda... se fez necessário.
Sempre abusei dos creminhos, desde os 15 anos, e há meses comprei um sérum para o pescoço e o colo, da Jurlique, no Morangão. Ele é concentrado, com textura fluida e hidrata bem ambas as regiões. Passo 2 x/dia, manhã (pré Protetor solar) e noite antes de dormir. As vezes passo depois um outro creme.
BJSSSSSSSSSS.

Anônimo disse...

Lu, adorei o post. Muito informativo e interessante. Em relacão ao uso de protetor solar no colo, gostaria de saber se você conhece o protetor Neutrogena Fresh Cooling e se acha que ele é apropriado para usar no dia a dia. Comprei o de fps 45 para usar nas caminhadas matinais, pois eu achei ele bem interessante por ser em Aerosol, facilitando a aplicação, mas fico com medo que ele manche a pele caso não seja uniformemente aplicado.
No rosto eu uso o anthelios ac 40 da La Roche. Devo passar o anthelios no colo e o da neutrogena no restante do corpo, ou posso passar o neutrogena no corpo todo sem problemas??? ahahahaha fui confusa?
E concordando com a comentário da Tais, seria mesmo bem interessante se você partisse para um post dobre os seios agora ;D

Bjs.

Claudia Speroto disse...

Oi!!!
Tem sorteio de um kit de maquiagem lá blog!!!
Te espero lá!
B-jus, Clau Speroto
www.useicontei.blogspot.com

Studio Bucal disse...

Lu, amei o teu post e claro, tentarei fazer tudo certinho: cremes, postura, dormir de barriga para cima...
Sabes que eu adoro, de vez em quando, usar uma blusinha fechada, mas meu marido fala que eu estou a "la Heloísa Helena"...hahhahahaha

protetor Já!!

bjos
Flávia/SC

Anônimo disse...

Olá Luciana,
Sou Renata inventora do sutiã COLOLISO,super obrigada por sua indicação ao meu produto,como faço para lhe mandar um???
Um abraço
Renata

Renata disse...

Adorei as dicas. Qual é o sutiã milagroso? Beijos

Anônimo disse...

Lu, sei que este post já passou e você já está em outro assunto (rsrsrsrs), mas sem querer ser chata, já sendo, tem como indicar bons cremes para o colo? beijos e obrigada, Dani.

Isabella Rabello disse...

Nossa, nunca tinha imaginado um sutiã desses!

Hanid disse...

Oi Lu,
Eu ia falar sobre o produto da Renata Pacheco (ela e da minha cidade e tem uma super academia de ginastica) e ela ja falou aqui no blog. Ela foi quem inventou o Cololiso. Ainda nao tenho mas eu sei que faz maravilha. Parabens Renata.
Beijos e saudades
HAnid

Srta Pooh e Chef Mota disse...

oieeee
procurando dicas de cremes para o colo achei seu blog, adoreiiii
vc não poderia nos dar dicas de cremes para essa região por favor obrigada pelos posts maravilhosos
linda sexta e fica com Deus
bjinhos carinhosos

Anônimo disse...

o que costuma dar p mim e a mascara de argila verde depois que retiro a pele do colo fica mais lisa

Luciane disse...

adorei a materia, tenho34 anos e ja estou desesperada com isso, nunca gostei de sol, mas sempre esqueci de passar filtro nessa regiao, durmo sempre de costas. Mas ja estou cheias dessas linhas q nao desparecem nao.sei o q fazer!!!

Luciane disse...

fala mais. sobre isso to desesperada..

MJornal disse...

Lu, estou com umas cicatrizes no colo que sempre acreditei serem resultado das espinhas enormes que já tive, e uma dermato me disse que na verdade são "cisto veloso". Ela disse que não há nada que se possa fazer, não há "cura" e ponto final (e estão saindo mais!)!! Não tem jeito mesmo?? Esta ficando muito feio!! Beijos

MJornal disse...

Lu, estou com umas cicatrizes no colo que sempre acreditei serem resultado das espinhas enormes que já tive, e uma dermato me disse que na verdade são "cisto veloso". Ela disse que não há nada que se possa fazer, não há "cura" e ponto final (e estão saindo mais!)!! Não tem jeito mesmo?? Esta ficando muito feio!! Beijos

Anônimo disse...

Tb quero um como faço para adquirir. Meu email é edivania_2009@ig.com.br

Vanessa Rocha disse...

Oi bom dia, estou aflita pois tenho 33 anis e antes eu acordava marcada no colo e logo sumia, agora percebo q demora mais e nem aomwm todas.. Quero adquirir esse sutian antes q seja tarde!! Bjs vanessarochabarros@hotmail.com PS: durmo de frente mais sempre acordo de lado toda marcada... Não tem jeito!!!

Vanessa Rocha disse...

Oi bom dia, estou aflita pois tenho 33 anis e antes eu acordava marcada no colo e logo sumia, agora percebo q demora mais e nem aomwm todas.. Quero adquirir esse sutian antes q seja tarde!! Bjs vanessarochabarros@hotmail.com PS: durmo de frente mais sempre acordo de lado toda marcada... Não tem jeito!!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???