quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mini-avisos:


1) Está todo mundo perdendo a cabeça por causa da matéria que saiu no jornal sobre protetores solares. Além de vários comentários, os pacientes lá do hospital me trouxeram a tal da matéria que causou tanta polêmica. Ainda não li e nem conversei com os representantes das marcas ditas "reprovadas". Assim que eu tiver maiores informações, lógico que postarei aqui. Seria extremamente irresponsável e antiético da minha parte condenar (ou não) a pesquisa ou os laboratórios envolvidos. Gente, se vocês souberem de mais algum ba-fa-fá me contem!!!
2) Durante os próximos dias, o blog andará um pouco paradinho, pois estarei em um congresso (onde espero que o assunto dos protetores seja debatido).
3) Estou morrendo de vontade de fazer logo esse sorteio!!!!
4) Alguns leitores pediram para eu fazer um link e esconder a foto de determinadas doenças. Entendo perfeitamente! Só que esbarro em dois problemas:
a) eu não sei fazer esse tal link (alguém me ensina o passo-a-passo please!)
b) nesse caso de câncer específicamente, acho válido que as pessoas vejam as lesões para aprenderem a reconhecer lesões esquisitas. Mas prometo só colocar fotos de outras doenças quando eu aprender a fazer o tal link. Vocês precisam me perdoar, mas eu não consigo achar nada disso nojento (claro, eu vejo todo dia e esqueço que as outras pessoas não têm esse hábito), eu amo estudar lesões de pele.

35 comentários:

Pedro disse...

Tenho forte desconfiança em relação ao teste da Pro Teste. Só confiaria no resultado se algum especialista independente analisasse a metodologia usada (que por sinal ainda não foi divulgada para a mídia, por que será?) e dissesse que não há nenhum problema nela.

Só para vocês verem como não faz sentido o resultado da Pro Teste: um dos que foi considerado mais eficientes é o Solar Expertise, da L'Oréal. E um dos que foram considerados menos eficientes é o Anthelios, também da L'Oréal. Mas a combinação de filtros usada no Anthelios é praticamente igual a combinação de filtros usada no Solar Expertise, sendo que no Anthelios a variedade de filtros solares considerados fotoestáveis é a ainda maior.

E a Pro Teste divulgou que só três das marcas testadas mostram o grau de proteção UV-A: Natura, Cenoura & Bronze e L'Oréal Solar Eperstise. Onde que é a Pro Teste foi encontrar um protetor da La-Roche Posay que não mostra o grau de proteção UV-A? Todos os produtos com proteção solar que tenho dessa marca mostram o grau de proteção UV-A, até mesmo o hidratantes. Aliás, durante tempo no mercado a La-Roche Posay foi a única a mostrar não só o FPS, mas também o PPD de seus produtos.

Uma vez a Pro Teste divulgou quais seriam os melhores cremes contra a celulite. Detalhe: cada produto foi testado por apenas 10 mulheres. Piada...

"(...)A ProTeste informou que não divulga a metodologia e o laboratório responsável pela análise por questões contratuais e para não comprometer as pesquisas. (...)"

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,entidade-questiona-teste-de-protetores-solares,475432,0.htm

Quem é que vai confiar em um suposto teste feito por uma entidade que não divulga a suposta metodologia usada nesse suposto teste?

Eu é que não vou!

Silmara disse...

Poxa, que triste... agora que terei tempo de acessar o blog todo dia ele terá uma pequena "paradinha"... rs
Mas como é pelo bem, e para maiores informações, entendo!
Nossa, fiquei doida e perdidinha com esse teste que fizeram... to sem saber qual protetor comprar... qual você indicaria?? Tenho a pele oleosa...

Um gde bjo!

Bela Adormecida de Santos disse...

Nossa Lu, também fiquei meio perdida por causa deste teste... ainda bem que ainda não comprei os protetores que usarei na praia em janeiro... vou esperar seu post sobre o assunto, rsrsrs!
bjos

Ana Carla disse...

Oi Lu
Otimo congresso para vc.
Bjoss

Stéphanie disse...

Eu acho bacana ver a imagem da doença, porque já fica um alerta de nossa tenho algo parecido com isso em mim e também é bom levar um nossa que horror e tentar se prevenir.

Tem sorteio lá no meu blog, se você puder divulgar, agradeço.
lookday.blogspot.com

Ana Carla disse...

Linda
Recebi pelo twiter

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091202/not_imp475241,0.php

Bjo

Anônimo disse...

Dra Princesa, volta logo.. sentiremos saudades!!!
Bom congresso!
Bjs

Nine disse...

Oi, Lu... tá uma confusão essa notícia mesmo... E também acho que a gente deve esperar um posicionamento, até da ANVISA, né... entre outros!!! Enquanto isso, vamos levando com o que já sabemos e temos!!!

Sobre as imagens, bem, eu acho (respeitando quem não curte, claro) que são fundamentais para que as pessoas entendam a gravidade da situação, que não existem apenas coisas bonitinhas, pele pessego, que se a gente não cuida, essas imagens podem ser na nossa própria pele... Não sei se é porque tb sou da área da saúde, mas acho importante, sim, e não me importo!!! Aliás, eu olhei detalhadamente uma por um pra tirar minhas dúvidas com umas manchinhas que o meu marido tem na pele, e descobri que são normais!!!

Beijo grande,

Fernanda disse...

Oi Lu,
Estou 'louca' pra saber sua opinião sobre o assunto dos protetores! Eu confiava tanto no Nivea...
Bjs,e sucesso no congresso!

Bridal Jewelry disse...

Hi ,

I just wanted to say that I love reading your blog.

As a bride-to-be on a tight budget, I recently discovered an online bridal jewelry store called GlamForLess.com.

Though their website is plain and simple, I found some great deals on jewelry sets for me and my bridesmaids.

I think other readers on a tight budget may also find GlamForLess.com to be helpful.
You may want to check them out at http://www.glamforless.com/ and inform other readers about it.

Keep up the good work.

Best regards,
Lisa Bloom

Anônimo disse...

QUE BOM QUE VC VAI PARTICIPAR DESTE CONGRESSO,TRAGA BASTANTE NOVIDADES.
QUANTO AS FOTOS ACHEI TÃO ESCLARECEDORAS,POIS ASSIM PODEMOS VER COMO É BOM NOS PROTEGER DEVIDAMENTE DO SOL.
E QUANTO AO SORTEIO,TODAS NÓS ESTAMOS ANSIOSAS!!
PATRICIA - BH

Pedro disse...

Perto deste vídeo, achei as fotos bem suaves:

http://www.youtube.com/watch?v=dQSJNbiH480

Unknown disse...

Olá doutora... acho muito importante que as pessoas vejam exatamente como são as "feridas" do câncer de pele, para que elas tenham noção da gravidade... uma coisa é imaginar, outra é vc ver com os próprios olhos, eu mesma nunca tinha visto, e a partir do que eu vi, vou triplicar meu cuidado com a pele! Um beijo e MUITO OBRIGADA pela sua atenção com as leitoras!

Anônimo disse...

Olá Dra. Princesa,
Ótimo congresso para você e traga muitas notícias "fresquinhas". Estarei aguardando ansiosa a sua opinião sobre os protetores.
Sobre as fotos, também acho importante olharmos para evitarmos o pior mais tarde.
Abraços e tudo de bom.
Helaine

Daniele disse...

Oi, tudo bem?
Meu nome é Daniele e acompanho sempre seu blog, adoro suas dicas e suas materias. Eu gostaria que voce falasse um pouco sobre Hiperhidrose, pois fui diagnosticada ha pouco tempo, embora ache que meu caso não é exatamente isso, mas sim um suor um pouco maior que o normal. Enfim, ainda tenho muitas duvidas, inlcusive sobre a cirurgia que a Dermato me recomendou. Eu tenho um certo receio, pois sei que precisamos transpirar, mas não sei exatamente quando isso se torna doenças. Bjus te adoro. Dani

Eliane disse...

Oi Luciana, bom congresso pra vc. Gostaria de dizer que ver as fotos foi chocante , algumas são nojentinhas mesmo.Mas acho que pondo as fotos direto no blog elas causão maior impacto e atingem maior resultado. se fosse por link eu não teria olhado, Eu não tomo sol sem protetor a 10 anos, tenho casos de câncer de pele na familia então praia e sol só com sombra, roupa e muito protetor solar.Gostei muito de conhecer seu blog. um beijo.

Marta disse...

Oi Lu!

Sobre o link, não sei se é bem isto que pretendes, mas aqui vai:

em vez de teres algo como <*img src="http://imagems.jpg" />

pões

<*a href="http://imagem.jpg" target="blank" />

Basicamente, em vez de mostrar a imagem (img) vai colocar um link (a href) que aponta para o sítio onde está alojada uma imagem ;)
o target="blank" serve para abir o link numa nova página, sem sair do blogue ;)

AH, retirar os asteriscos do código!!!

Espero que seja isto que procura! Qualquer coisa, pergunte!

Beijos

Renata Auler disse...

Esse caso dos protetores foi algo bem assustador até, mas preferi não me preocupar de imediat, até porque as 2 marcas que estou usando não apareceram na pesquisa: Copertone e Huggies Baby. Enfim, boom congresso! Entãão, para fazer links bastar ir pra página do http://imageshack.us/, é em inglês, mas bem fácil e leve. Na própria página já mostra "upload" e o tipo de arquivo que tu queres. É só selecionar do teu computador na caixinha e por em "start upload" que irá aparecer algumas opções de links para essa imagem ^.^. Aì no blog, é só colar esse link em vez da imagem. Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Olá, sou uma turista real e gostaria de receber seu contato profissional (estou precisando de uma dermato MUUUUUUUUITO BOA). Ah! Já ia me esquecendo!!! Gostaria de paricipar do sorteio!!!

Fernanda - S.P.

Mary disse...

Eu voltando com meu blog de uma paradinha e vc começando uma...
espero que não demore igual à mim rsrs

beijos e boa sorte no congresso

Srtas. Moraes disse...

Nossa, tô chocada!
por causa da correria do trabalho e outas cosas nem vi sobre isso!!! agora que tou abrindo matérias sobre.
Ah e qtos as fotos, infelismente acredito que só vendo para crer e conhecer!
bjos e obrigada pelas informações!

cris disse...

Oi Dra Lú,

Estou indo para o Rio dia 25 e fico até 15 de janeiro, vc vai trabalhar nesse periodo? Quero muito fazer uma consulta com vc!!!

Absss,
Cris

Luciana Leal disse...

Oi, Pessoal!!!
O congresso (na verdade, é a Jornada Carioca de medicina estetica) está bem legal!
Dei minha palestra ontem e só agora vou conseguir curtir propriamente as aulas, pois ainda fico na maior tensão....

O site do meu consultório é www.lintervento.com.br

Lá vocês encontram telefone, endereço, etc....

Cris, depois das festas, voltarei a trabalhar no dia 12 de janeiro.Te espero lá!!!

Sofia disse...

No "dia de beauté" a Vic postou sobre esse assunto!!
Link: http://diadebeaute.com/2009/12/02/bafo-do-protetor/

mcoral disse...

hoje saiu uma materia reportagem no estado de sao paulo, jornal, de mta credibilidade sobre a materia dos bronzeadores....
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091202/not_imp475241,0.php

sobre o cancer de pele estou esperaando a reportagem ansiosamente..
um beijo enorme...

luciana disse...

Hummmm estou adorando o blog.
Tomara que esse congresso traga muitas novidades, beijos


Luciana - Paulínia

Dee disse...

Mas e quanto à tal substância cancerígena? Procede?

Eu usava o Nivea e fiquei assim :O. Já queria testar mesmo o da L'oreal. Vamos ver.

Unknown disse...

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia quanto a questão da eficácia dos protetores solares:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4137520-EI1497,00-Sociedade+Brasileira+de+Dermatologia+questiona+teste+com+protetores.html

Ana BH disse...

Achei extremamente descabido o comentário da colega dizendo nao aprovar as fotos, nojentinho? Meu Deus! É gente como a gente, nunca tiveram um caso na família ou de alguem próximo com sérios problemas de saúde? Nunca limparam uma bundinha de bebe? Nunca ampararam um amigo bebado aos vomitos? Soa para mim irritante alguém tao distante da realidade: um dia qualquer um de nós pode chegar a situaçoes bem piores, isso é a vida!!! Pra dizer a verdade, fiquei tao irritada com o comentário "mundo da lua" que gostaria até de ser mais direta, mas, vou me conter por elegancia....

Parabéns pelo alerta e clareza em que tratou o tema, doutora!

marcia cristina disse...

Dra Lu,

Quero registrar que eu também aprovo a divulgação das fotos diretamente nos posts... Isso é real, e é claro que não é bonito de se ver, mas é a triste realidade de muitas pessoas, e é importante alertar a todos!!! talvez muita gente procure um médico após ver fotos como essa. Serve como um alerta!!!
Como sempre, parabéns!!!
Beijo,
marcia cristina

Barbara disse...

Sou leiga e ignorante em muitas outras coisas mas, evidências de que não se deve confiar em multinacionais e suas conclusões , há sim, até porque não se sabe do critério ou do patrocínio de tal pesquisa.
Mas tenho um problema cardíaco e o médico receitou remédio "de ponta", lançado agora simultâneamente em todo o mundo, e tal lançamento, feito em congresso patrocinado pelo laboratório do tal remédio que custa 190 reais .
Fiz um esforço, e comprei mesmo deixando de saldar outras coisas.
Pois tive um aborrecimento, uma tristeza grande e o peito doeu . Coloquei o "de ponta" embaixo da língua e esperei por 2 horas e nada- a dor continuava.
Então resolvi colocar o remedinho antiguinho, que custa 8 reais e a dor passou em uns 2 minutos.
Está claro?
Ou meu corpo respondeu de modo a ser amiguinho do meu bolso ou realmente há muito o que se questionar sobre remédios, sejam para o que forem.
Obrigada.

Laura disse...

Olá!!
Ah, não creio! Pediram para vc não postar fotos de certas doenças? Afff Quanta gente fresca... seria ótimo para podemos identificar, saber a respeito, são coisas que podem acontecer... fazer o quê. Ótimo congresso! Adoro o blog. Beijos.

Deise disse...

Affff Nojinho? Como assim, nojinho??? Fotinhos ruim de ver? Pelo amor, que gente frescurenta e não-me-toques... se as fotos que vc postou são fortes "não li a matéria por causa das fotos", então essa garota nunca viu nada pior, né? Em que mundo vive, no mundo das núvens cor de rosa? Afffff A FAVOR DAS FOTOS SIM, UMA COISA É IMAGINAR OUTRA COISA É SABER A SERIEDADE DA COISA.

Daniela Lacerda disse...

Adoro visitar seu site, parabéns pelas ótimas matérias! Gostaria de sugerir uma materia, sobre queda de cabelo pós parto e como podemos tratar das acnes que surgem no pós parto devido ao ovario policistico, já que não podemos tomar quase que nenhum medicamento devido a amamentação. Por favor!!!!! Me ajude!!!!!
Bjs...

Cris Oliver ਏਓ disse...

Olá

quero dizer que, também sou a favor da publicação de fotos mostrando a realidade. Pois é bem isso que vivemos, a realidade e não um conto de fadas, onde tudo é muito lindo e maravilhoso. Assim como foi útil pra mim, será útil para outras pessoas se orientarem. Pois eu não sabia da diferença entre as feridas(malígna e benigna). Meu marido tem muitas pintas nas costas, e tenho muito medo, sempre peço para que use protetor solar, principalmente quando está sem camisa. Umas são altas, tipo verugas, mas são de um tom marrom claro. Pelas fotos pude fazer uma comparação.

Muito obrigada pelo post Dr.
Agora quero fazer uma pergunta.
Comecei a usar o bloqueador solar Minesol Actif fps 60 da Roc. Senti uma mudança na minha pele, ela meio que começou a ter uma leve descamação na região do nariz(ficou ressecado e cascudinho), queixo(leve descamação), mandíbula(ficou avermelhada com bolinhas e teve leve descamação) e testa(leve descamação). Estou intrigada com isso, seria mesmo por causa do produto? Ele pode dar alergia?
Mesmo porque, só estou usando ele.

Obrigada
Beijo

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???