terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Peeling no bebê ?!?



Atualmente, as pessoas estão esperando mais para ter os seus bebês. Motivos não faltam, cada um tem o seu. Antigamente, as pessoas procriavam por volta dos 20 anos, algumas até antes. Hoje, muitas mulheres engravidam após os 30. Vamos combinar que, após essa idade, a maioria das pessoas já iniciou seus cuidados anti-aging (homens inclusive).

O que acontece então? Quando o cidadão aplica o seu ácido durante a noite, ele é absorvido, certo? Certíssimo. Porém, horas depois, se examinarmos microscopicamente a superfície da pele da pessoa, ainda será possível encontrarmos resquícios do produto.

Aí, a criança acorda chorando, com fome e querendo um carinho. Você passou o produto horas atrás. Coloca o bebê no colo e fica exatamente na posição da foto (em tempo: foto do meu irmão com o meu sobrinho).

Já perceberam que geralmente usamos nossa bolsa em um lado específico do corpo? Quando colocamos uma criança no colo acontece a mesma coisa. Todo mundo tem um lado preferido.

Resultado: o contato (sempre no mesmo local), prolongado (porque isso acontece diariamente), recheado de ácidos e afins (substâncias abrasivas), com a pele fina e delicada do bebê pode ocasionar uma espécie de dermatite. Em alguns casos, a dermatite é tão severa que o local fica parecido com o nosso rosto quando fazemos um peeling.

Essa dermatite costuma aparecer exatamente no local de contato entre a pele do bebê e o seu corpo (geralmente a bochecha ou a "careca").

Soluções:

1) Usar uma fralda (como barreira) entre o seu rosto e a pele do bebê. Se o bebê estiver muito irritado, ele vai se mexer muito e talvez essa opção não funcione.

2) Entregar a criança para outra pessoa acalma-la quando você estiver usando ácidos (pai, babá, avó, TIA PREFERIDA...).

3) Não usar ácidos durante um ano da sua vida. Algumas pessoas optam por substituir seus ácidos por formulações mais suaves, como por exemplo hidratantes ou uma vitamina C...

12 comentários:

SaraH disse...

Miss-Princesa Lú,

Muito boa essa dica!

Tenho minha baby de 1 ano, mas adio os meus cuidados anti-aging pensando nisso.
Às vezes Gabi dorme com a gente e é mão pra cá, mão pra lá...além do que eu ainda amamento, aí mesmo que é proibido, né?

P.S.Tô anciosa para o sorteio!!!!

Beijos,

SaraH

Tatinha disse...

Lu, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se posso usar filtro solar na minha bebê. Ela tem apenas 3 meses. Se sim, existe alguma marca ou produto específico?

bjs

Luciana Leal disse...

Tatinha,

Bebês só podem usar bloqueadores após os 6 meses...
Antes dessa idade, só podem pegar o sol da manhã (das 8 horas no máximo) por uns 20 minutinhos.

Beijos!

Witched... disse...

Sabe que eu nunca havia pensado nisso?

realmente, uqando eu tiver meu baby, e espero não demorar muito, humm, uns 8 aninhos, irei me preocupar com isso....
Obrigada pela prestação de serviço!!!

Bianca Duarte disse...

Muito obrigado pelas dicas!

E adorei isso de entregar pra tia preferida, hahaha

;*

Fany Camargo disse...

Oi, Lu!!!
Lembrei das bochechas do Reizinho Davi rsrs.

beijos e bem vinda de volta, estava sentindo falta dos posts!

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Oi prima, tudo bem?
Nesse final de ano estou programando mais uma consulta do Davi. Vc estará trabalhando até quando?
Bjs e saudades

obs: Vc vai PIRAR com o Davi que está lindo e risonho demais!!!

Ana Carla disse...

Oi Lu
Os bebes sofrem sem saber, tadinhos, bom saber disso, acredito que a maioria nem se lembra desse detalhe ao beija-los
Bjos

Vanessa disse...

Nuca tinha pensado nisso!! Vou tomar mais cuidado, pois vivo fazendo isso com a minha sobrinha qndo ela vem me acordar de manhã!!Vai ser difícil resistir..rs.
Bjos

Anônimo disse...

Olá Dra. Princesa,
E sobre os protetores, alguma novidade? Sua opinião sobre esse caso é muito importante para mim!! Qual é o protetor que você indica para crianças acima de 2 anos?
Abraços e obrigada,
Helaine

Anônimo disse...

Dra. Luciana,
Muito oportuno este post. Não havia lido nada a respeito destes cuidados. Atualmente, além dos pais, muitas pessoas próximas dos bebês fazem tratamento usando ácidos, mesmo as adolescentes.
Bjs,
Ângela

Anônimo disse...

Olá, aconteceu comigo exatamente o que está escrito na matéria...
Encostei no meu bebe sem querer com a pele cheia de ácido, agora ela está descamando... O que eu faço, como cuido da minha bebe???
Estou me sentindo uma péssima mãe, mas a médica que me aplicou o produto nao falou sobre os cuidados e eu disse que tinha um bebe de 6 meses...
fran_mkf@yahoo.com.br

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???