terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Isto é uma testa ou uma frigideira? (o que fazer quando estiver sem blotting paper)


Na semana passada uma enfermeira do hospital onde trabalho pediu que eu prescrevesse um sabonete bom para as peles oleosas. Mas tinha que ser "bom mesmo", segundo ela.
Eu achei estranho, porque as enfermeiras de lá usam as amostras grátis que ganhamos de nossos representantes, e nós só recebemos produtos ótimos. Perguntei como ela usava o sabonete.
A resposta: SEIS VEZES AO DIA!!!!
Nãoooooo!!!! Limpar a pele do rosto mais do que duas vezes ao dia pode estimular a oleosidade da pele. A coisa vira uma bola de neve (quer dizer, de sebo) e a pele cada vez fica mais oleosa, para se proteger do ressecamento intenso provocado pelo excesso de sabão.
Então ela me perguntou: "ok, mas como é que eu faço quando a pele do meu rosto estiver uma frigideira ao longo do dia?"
O ideal é usar aqueles papéis ideais para sugar a oleosidade (os blotting papers), ou quando estiver sem eles, o bom e velho papel toalha da cozinha. Aqueles papéis para enxugar as mãos também são ótimos! Esses sim, você pode usar no rosto quantas vezes precisar.

25 comentários:

Casa de Catarina - lelê disse...

Meu deus! 6x ao dia??
Ai não dá...
Eu ando com blotting paper na bolsa todos os dias, mas com o tratamento contínuo, percebi que não preciso mais usar (só em casos de emergência)... nada como 1 ano seguindo a risca a dermato!
Beijos
lelê

PS> boa dica, em caso de emergência!

Ana Carla disse...

Oie
Essa dica acho otima ja faço isso e lavo o rosto no máximo 3 vezes ao dia, mas normalmente duas mesmo.
To adorando os adornos no post vc tá craque!
bjoss

Eliane disse...

Adorei essa dica!!!!!!

Zica disse...

também não fico mais sem estes blotting paper!
Adoro!!!

Fazendo arte disse...

Gostei da dica: prática e acessível! Beijos, Lu

R.S disse...

Poxa onde encontro esses blotting paper? Nunca tinha ouvido falar. Tô precisando muito, pq minha pele é super oleosa e eu costumava lavar umas 5 vezes ao dia, meu dermato disse a mesma coisa que vc e passei a lavar só duas e melhorou muito. Adorei a dica do papel absorvente mas queria tanto esse blotting paper só não sei onde encontrar e tem marcas que vc indique? Juro que quando for ao Rio marco uma consulta com vc, minha pele é tão difícil e acredito que vc me ajudará muito.
Beijos

DóréMila Camargo disse...

Noooosa to passada... Minha pele é oleosa mas eu preciso de tanto assim não 6 vezes é muito... Eu uso lenços descartaveis é ótimo também...
beijos :*

www.doremila.blogspot.com/

priscila disse...

Dra. Lu,
ótima dica!!!!
Poderia me mandar por email o telefone e endereço do seu consultório? Vc atende unimed ou particular?
Desde já obrigada!!!
Bjsssssss

Unknown disse...

Hahaha! Sua abordagem é bem leve e divertida! Amei o blog!
Também tenho um, se quiser me eguir vou amar!!
http://blogdabeta.com.br/wp-login.php

Beeijos mil

Andressa Bruske disse...

adorei a dica :D
e tbm adorei o blog, já estou seguindo :}
:*

Cássia disse...

AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI esse post. Eu tenho uma pele que mina óleo demais. E sempre faço isso, dou secadinhas com papel. Mas vale tudo... guardanapo, papel toalha, lencinhos, até papel higiênico, eu não quero é ficar sebosa hahahahaha

Bjos dra!!!

Tatinha disse...

Ótima dica!

Tatinha disse...

Meninas,

como eu faço para minha foto sair ao lado da mensagem?

Unknown disse...

Adoro seu blog, ótimas dicas!! Leio Sempre!!!
Minha pele é uma novela, sempre foi boa mais agora que completei 30 anos ficou uma mina de óleo coberto de cravos que para sair a esteticista tem que furar com uma agulhinha, porém minha pele mancha muito fácil e por conta das limpezas de pele tá toda manchada... desespero total!
Como uso muito corretivo queria saber se faz mal essa rotina: lavar a pele de manhã e tarde (uso o Cleanance da Avene)e na hora do almoço ( horário pelo qual minha pele já se encontra uma refinaria, tenho que usar 2 bottings papers) passar um demaquilante e cobrir a pele de novo com corretivo. Pode???

Rosa Mônica disse...

Oi Lu, já sabia q/ ñ deve-se lavar mais de 2x, mas a dica do papel toalha foi ótima, o outra papel tb já faz parte das compras.
Bjos.

Flávia C L disse...

Querida Dra. Princesa
adoro seu blog,leio sempre, mas fico tímida para comentar...
Fiquei com uma dúvida: lavar com sabonete não dá, mas posso espirrar água termal e secar com papel toalha? Ou isso é tão prejudicial quanto lavar com sabonete?
Beijocas e pipocas!

Luciana Leal disse...

Água thermal não faz mal...

Gabi disse...

Nossa... usava essa técnica do papel pra secar as mãos escondida pra não parecer poooobre....
To me sentindo a mmaior agora! :-D
Super funciona... em dias quentes demais, é a unica saida!
Beijos

Anônimo disse...

Dra., e os lencinhos de papel vendidos em farmácia? Também servem? Eles têm textura mais suave, parecem não agredir a pele, mas não sei se são eficazes para absorver a oleosidade...
Ps.: seu blog é excelente! É impossível ficar sem lê-lo. Bjos.

Luciana Leal disse...

Pode usar os lencinhos sim!
Mas não se preocupe, o papel toalha, se for somente encostado no rosto, não vai agredir. Não pode é esfregar.
Lembram-se, ele foi prejetado para absorver óleo!
Beijos!

priscila disse...

Dra Lu,
E se for o Eucerin gel de limpeza? Pode ser mais de 2x??
Tinha te pedido o nº do tel do seu consultório, mas esqueci de deixar o email... rs É prilestro@gmail.com .
Bjsssssss

Anônimo disse...

Lu, sempre leio seu blog e tenho uma dúvida... Tenho MUITOS cravinhos pretinhos na região do bumbum... Além de passar sabonete adequado, etc, é possível fazer limpeza de pele nessa região???

Danielle Rocha - BH/MG

Anna Paula disse...

Gente, experiência pessoal:

1. Eu uso o blotting paper da Mary Kay, que tem um preço legal e é excelente (não é propaganda, tá, eu não vendo Mary Kay...)

2. Papel de seda resolve o problema que é uma beleza, e sai beeem mais em conta, o único problema é conseguir cortar bonitinho.

3. Já usei muito papel toalha também, que é ótimo, mas das três opções, pelo menos no meu caso, é quando mais sai a maquiagem.

Unknown disse...

Ok Eu só lavo duas vezes ao dia mas minha dúvida é: qdo reaplicar o protetor no rosto (dia-a-dia) é só passar a segunda dose em cima da primeira? Não passo uma agua antes?

Unknown disse...

vi em outro blog que os blotting papers são os mesmos tipos de papel daquele que compra pra enrolar cigarro e que usando eles dá o mesmo efeito.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???