quarta-feira, 12 de maio de 2010

Investimento de Peso ($$$$$$$$$$)


O tema da minha última aula no hospital foi "A Consulta em Cosmiatria". Adoro falar sobre isso, como os pacientes são diferentes (até pelo fato de a maioria não estar doente), como devemos abordar os procedimentos, as consultas, os exames, as expectativas (que algumas vezes são irreais), enfim, tudo relacionado ao tema.


Daí, chegamos a um ponto crucial: o preço das receitas dermatológicas. Resolvemos colocar na ponta do lápis, preços básicos de produtos que usamos na nossa prática diária em um hospital na periferia do Rio de Janeiro. Não vou dizer o nome dos medicamentos aqui, para evitar a auto-medicação, mas posso afirmar que não prescrevemos produtos importados porque o fator grana é altamente limitante nessa região.


Por outro lado, também não levamos em conta o preço de cremes manipulados, que geralmente (mas nem sempre) são mais baratos. Não vou entrar no mérito "manipular ou não manipular: eis a questão", pois isso resultaria numa discussão que merecia virar post.


Resolvemos pesquisar o preço de uma receita básica que possuísse: creme noturno + algo para limpar a pele + protetor solar de alto espectro (pois moramos no Brasil)

Obviamente, o preço de cada produto varia enormemente de uma farmácia para outra. Por exemplo, o mesmo protetor solar, eu encontrei custando R$66,00 , R$ 73,47 e R$ 85,00. Levei em consideração o preço "do meio".


Só que essa receita básica é muito pobre, não trata da área dos olhos, não hidrata a pele pela manhã e não cuida nem da aspereza do seu amado joelhinho. De forma que uma receita "completa", custa por mês uma média de R$ 503,50.

Quinhentosetrêsreaisecinquentacentavos! A pessoa gasta essa quantia por mês com a pele e não estamos nem colocando na ponta do lápis a consulta médica e possíveis procedimentos (peelings, lasers, toxina, preenchimentos...).


Por ano, o indivíduo gasta em torno de R$6.042,00 só em cremes!!!

Já parou pra pensar nisso? Dá pra passar uns belos dias em Paris com essa grana.


Agora a sua pergunta: "Porque você está escrevendo um post sobre o preço das receitas? Você não quer que as pessoas se tratem, se cuidem, sigam as suas orientações?"

Claro que quero, afinal vivo disso.


Porém eu quero que as pessoas coloquem na cabeça que estão fazendo um investimento (um senhor investimento!) na sua pele. Que não adianta gastar esse dinheiro todo com cremes e "esquecer" de passar o protetor solar quando se vai ao jornaleiro.


Quero que as pessoas pesquisem preços antes de comprar os cremes. Eu sei que o tempo é curto e não dá pra se andar o dia inteiro avaliando valores, mas quem faz isso acaba economizando.


Quero (isso soou imperativo demais) que os pacientes cuidem bem de seus cosméticos, guardem os frascos em um local fresco, para evitar desperdícios. Se o creme estragar, lá se vai mais dinheiro. Cuidado também para não contaminar os frascos com as mãos sujas. Nunca é demais lembrar de lavar as mãos antes de cuidar do rosto.


Verifiquem se a bula, sobretudo de cremes manipulados, fala algo sobre conservar os cremes na geladeira. Eles podem estragar e aí... adeus graninha!


Não usem o creme das amigas e não deixem que elas experimentem os seus. É melhor do que as duas terem uma queimadura no rosto e acabarem gastando mais dinheiro reparando os danos que podem surgir.


Ninguem precisa sentir vergonha de dizer para um médico que um creme estava caro demais para o seu orçamento. Saibam que, se nós não ganhássemos tantas amostras, a conta doeria no nosso bolso também. Decidam juntos uma opção mais viável para que o tratamento se torne satisfatório. Muita gente diz que "não encontrou" o creme, quando na verdade "não pôde comprar". Se você não for honesto com o médico, corre o risco de ele passar outro creme com o mesmo preço.


Peçam amostras grátis. O pior que pode acontecer é o médico não ter. O melhor que pode acontecer, é ele ter, te dar, e você descobrir qualquer intolerância ao creme antes de compra-lo.


Seu bolso e sua pele agradecem!

(e bolso cheio = pele bonita)

37 comentários:

Carol Pestana disse...

Muito interessante esse post... sei que vcs dermatos querem indicar o que há de mais moderno e eficaz para os pacientes mas certas receitas são inviávies... eu ja tive uma receita de dermato que deu quase R$1000, o q eu fiz? não comprei nem metade dos produtos.
OUtra coisa, pelo menos pra mim a maioria dos cremes dura bem mais de um mes entao é um investimento por um "longo" tempo, o meu protetor solar de 50g dura quase 6 meses, e sim, eu uso ele todos os dias.
Bjs

Cássia disse...

É caro mesmo...
Eu quero muito fazer um tratamento de pele, mas daí vem o outro tratamento que já faço, da síndrome do pânico, com remédio caro. Daí tenho que abrir mão de um pra fazer o outro. Fora os efeitos colaterais, dor de estômago, de cabeça, fora a pele que fica toda "bichada".
Agora aprendi a usar protetor solar sempre.
E espero que quando eu começar a fazer elguum tratamento eu vá até o fim.
Dra, ainda não tive como ir ao hospital, mas pretendo com certeza.
Bjos!

Renata Curvo disse...

Ameeeeeei ameeeeei ameeei esse post!!!
Vc descreveu exatamente o que se passa na minha cabeça Dra.!!
Aliás todos os seus posts são maravilhosos, seu blog esta entre os meus favoritos, com visitas diárias viu!
Meu nome é Renata, moro em Cuiaba, tenho 21 anos e sou apenas uma ESTAGIÁRIA de direitoo, ou seja, não posso torrar 500 reais do meu salarinho em cremes todo mês!
Que tragédia! Por isso estudo muitoo pra quando me formar daqui 1 ano gastarr muitoooooo com cremes, tratamentos, peelings, drenagem, velashape,visitas mensais a dermatologistas!
Pena que nao moro no Rio para me consutar com vc :( ........iria amaaaar!!!!!!!
Já frequentei alguns consultórios aqui na minha cidade e não conheci ninguem capaz de entender as minhas necessidades como vc!
Nem hidratantes faciais me recomendaram, diziam que nao precisava pois era muito nova :(
Sem contar que a sou rainha das estrias e celulites, mesmo controlando meu peso, me alimentando muito bem, fazendo exercícios... Acho que nao nasci com uma genetica boa...Passo hidratantes 3 vezes ao dia, inclusive alguns recomendados por vc aqui no blog!
Porém estou desistindo, minha pele e muitooooo seca, imagina no invernooo, ela repuxa, chega a doer, coçaaaaaaas!! E agora estou malhando 4 vezes por semana, meu corpo está mundandoo, as estrias estão aparecendo até nas costas!! E pior, elas já aparecem brancas!!! Já pensei em tomar cápsulas de colágeno, ainda não posso fazer peelings pela falta de grana e minhas estrias me encomodam muito :(
Sem mencionar a acne até os dias de hoje...nada muito grave, mas lavo meu rosto 2x ao dia com o sabonete em barra Dermotivim, porém a oleosidade não vai embora e as espinhas insistem em aparecer...
Enfim escrevi um texxxxto, mas so para mostrar a minha admiração por vc e pelo blog e tbm para pedir uma ajudinha!!
Queria um hidratante bem potentee, porém não mais caro que 50 reais..Já usei o Hidramamy, aquele azul da Mantercorp, Gerare...enfim os recomendados para grávidas!!!!Se vc pudesse me receitar um manipulado seria o paraisooo..Já pensei em usar o Cethapil para peles secas tbm!
Tenho medo das estrais aparecerem até nos seios..
Pensei em adquirir a linha Vichy para poros, a nutraderm, o q vc acha?
E ah, também AMEEEEEEEI o post dos livros, confesso que nao sou mto fa de leitura, leio mais os livros da faculdade mas estou muitooo interessada em virar um devoradora de livros! Gostaria de algumas recomendações, o seus preferidos, historias fantasticas!
Preciso da sua ajudinha Dra.! Meu e-mail é renatacmarini@hotmail.com, vc faria o meu dia!!!!!
Um grande beijo e continue com esse trabalho maravilhosoo!

CR disse...

Ótimo!!
E é um investimento mesmo. Vejo dessa forma...
Ah, adoraria ouvir mais sobre "manipular x comprar pronto".
Beijo!

Ciça

Paula disse...

Ótimo post!
Além dos efeitos de cada item da minha receita, sempre discuto com a dermato o preço do que ela está me receitando. Não adianta ela receitar e eu não conseguir comprar, né?
Também gostaria de ler mais sobre cosméticos manipulados x comprados prontos.

Beijo!

Unknown disse...

Olá, Dra. Pricesa!

Meus cremes costumam durar mais de um mês, apesar de eu usar tudo certinho; só protetor solar que eu realmente "bebo", além disso, eles costumam acabar em épocas diferentes, ai dá uma facilitada.

Eu juro que falei isso outro dia... mas qd acho que o $$ não vai dar, eu penso: melhor sair no sábado (e comer pizza, beber, ganhar calorias, ficar cansada)ou comprar meu creme? Bom, vc imagina a resposta...hehhee

Beijos!,
Nathalia

Laura disse...

É muito dinheiro!
Eu já desisti de um tratamento por causa de grana. Isso pq nem tinha tanta coisa assim. Comprei o que deu e ainda tive uma reação alérgica a um dos cremes. Resultado: tive que gastar mais dinheiro para comprar um creme para alergia. Ô raiva!

Beijos!

simone disse...

ola dra. esse post me fez pensar muito sobre o assunto que alias ja tinha minhas duvidas...
uso protetor diariamente de 2 a 3 vezes ao dia no verao com mais frequencia e o meu ta durando meses quase 6 meses da marca la roche, meus cremes diarios sao para a noite e aerea do olhos, ta faltando o diurno mas vou conversar com minha dermato...rsr entao eles duram em media 2 a 3 meses, gostaria muito que voce fizesse um post de como passar os cremes e protetores no rosto, olhos etc e qual a quantidade, usar bastante?usar pouco? quais movimentos fazer na hora de passar? dificilmente os dermatos q fui explicaram isso direitinho...
a outro tema tbem que gostaria rsrs e sobre manipulados x marca, uso os dois e tenho la minhas duvidas por exemplo se os manipulados sao confiaveis ou se os de marca tem quantidade suficiente para tal efeito....

desculpe o comentario imensssooo foi culpa do post kkkkk
beijos

Cássia disse...

Sobre "bater perna" por aí para encontrar os melhores preços, não precisa. Pela Internet a gente acha fácil e ainda entregam em casa. Mas o seu post me fez pensar o seguinte: cuidar da pele nunca será um assunto de saúde pública? Porque, para a maioria da população, gastar praticamente um salário mínimo para cuidar do rosto é impensável. Outro dia, no programa Happy Hour, do GNT, o dentista que lá estava disse algo certíssimo. A Astrid perguntava sobre passar gase nos dentes e ele: "Deixe isso para lá, as pessoas nem fazem o básico. Fio dental e escovação. Fazendo isso todo dia, já faz uma grande diferença". Eu me cuido muito, mas não posso gastar 500 reais por mês, sinto muito. Nem me importa se os médicos todos dizem que é um investimento, tenho os meus outros gastos para cumprir. Acho que essa é uma questão que poderia ser pensada pelos médicos, porque antes de mais nada, cuidar da pele é questão de saúde.

Beijos.

Claudia K. disse...

Mesmo fazendo meu "dever de casa" bem direitinho, meus cremes de rosto duram cerca de três meses. O protetor solar e o hidratante corporal é que acabam em 45 dias em média. Sai caro mas nem penso em ficar sem.

Anônimo disse...

Adorei vc leu meus pensamentos com esse post ontem fui a dermatologista pela primeira vez na vida acredita? tenho ate vergonhs de falar mais e verdsde tenho 34 anos, ela ficou admirada elogiou a minha pele fiquei muito feliz mais o motivo da minha consulta foi pq eu tinha cansado de ir atrás dos lançamentos nunca usava o mesmo creme no mes seguinte sempre mudava e comecei a ficar na duvida se eu poderia ta perdendo tempo e dinheiro pois como nunca continuava o tratamento com os mesmos cremes, então tomei coragem e fui a uma dermatologista sabe pq coragem ?pq eu tinha vergonha de ir a dermatologista atrás de creme anti rugas, comecei a tomar mais coragem depois do seu post que falava justamente sobre isso, mais então ela passou 2 cremes que pra mim mais estão caro HYALURON-FILLER noite 149.00 (EUCERIN)e RETINAGE esse RETINAGE SO VEM COM 15G ai! Jesus!!! e custa 104 reais so pude comprar o episol water que custou 85 fator 30 com 60g e o Cleany que foi 31 reais ai que tristeza, a consulta foi 150.00 a minha pergunta é pelo menos para esses anti rugas poderia ser manipulado? pq se puder vou voltar la e pedir pra ela. obrigada Dra. Princesa adoro seu blog e visito ate mais de uma vez por dia, minha filha ja até sabe quando sento na frente do computador ela ja diz ja sei mae o que vc vai vê minha pele e melhor que a sua rsrsrsrsrs adoro e o primeira coisa que abro bjs

claudia8802@hotmail.com

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Oi Prima!

Sempre que vou a um médico com meu pai e o médio pergunta se ele tem alergia a algum remédio, sabe o que o seu padrinho responde?

Tenho sim, Dr, tenho alergia a remédio CARO!

Eu me escondo de vergonha! ahahaha

Pedro disse...

Mas isso também é porque cosméticos no Brasil são MUITO caros! Isto é, não é um problema geral, é um problema mais exclusivo do Brasil mesmo.

Por exemplo: Cetaphil hidratante nos U.S eu encontro em qualquer supermercado por algo em torno de R$ 15. Aqui, o mesmo Cetaphil, eu só encontro em farmácias e ainda por cima por quase 100 reais.

Por mais que existam impostos aviltantes no Brasil, duvido que a Galderma tenha que cobrar em torno de umas OITO VEZES mais o que ela cobra pelo mesmo produto nos Estados Unidos. Até porque ela produz Cetaphil aqui no Brasil mesmo.

Desconfio que entre os administradores destas empresas tenha-se uma ideia de que no Brasil só rico procura o dermatologista para cuidar da pele, portanto não teria problema em cobrar caro pelos produtos.

Fátima disse...

E ainda precisa sobrar uma graninha pra cuidar dos cabelos não? ai meu deus...

Unknown disse...

Olá Dra! Acompanho seu blog diariamente, e devo confessar que é um dos meus favoritos! Por esta razão decidi marcar uma consulta, porém não consegui achar sua clínica ou telefone no google maps! Você faria a gentileza de deixar seu contato no meu e-mail? Muito obrigada!

je disse...

Pior do que ir na dermato e ter que vender um rim pra comprar tudo que foi prescrito é ir na dermato e ela,morrendo de pressa, dizer que é assim mesmo e prescrever NADA!

Sou branca,bem rosa na verdade, e fui na dermato pra ver umas pintas (sao varias e eu sempre fico de olho nelas) aproveitei e disse que tava cansada dessa vermelhidao do rosto,que tinha usado o effaclar mas que nao fez diferença e que o 3steps da clinique era um que nao me deixavam tão vermelha, enfim, eu queria bater um papo né! ela olhou pra mim e falou que nao tinha jeito, que eu era muito branca por isso eu ficava vermelha. ...

tipo,oi?como assim?Fiquei bem indignada com o que pra mim foi falta de vontade de explicar alguma coisa ou tentar dar um jeito. So pq eu fui atraves do convenio?As vezes eu fico bem puta com isso pq parece que existem 2 padroes de atendimento: pessoas que vem pelo convenio e pessoas que pagam pela consulta.
Entendo que que ela nao ta ali fazendo caridade e que todo mundo trabalha tb por dinheiro mas né, eu ja tinha falado dos produtos que usava e ela com certeza sabe o valor, claro que se me prescrevesse algo absurdo eu ia pedir uma outra opçao mais acessivel (tão eficiente qto ou não)mas nao iria deixar de comprar.E se eu tivesse pagando pela consulta?ela ia prescrever alem do necessario so pra justificar?
Enfim,são varios fatores nessa conta. As pessoas de antigamente (aka: minha mãe!) nao se previniam e so procuram o medico qdo o problema ja existe.Sempre digo a minha mãe pra se cuidar/comprar o protetor solar pro rosto alem de cremes especificos pra idade dela e o que ela faz? nao compra pq acha caro demais!!Mentalidade da geraçção praia sem protetor pq é caro!
Ai ela diz que nao sabe de onde vem minha vaidade de me cuidar e tals ...vem da pele enrigada e manchada dela que nao quero ter!!!
Putz,ja falei demais pra quem nunca comenta

Bjo

Patty disse...

Adorei esse post, como sempre! Gasto mesmo em cremes e sempre tenho estoques;) Tb fico curiosa sobre a questão manipular x comprar pronto.
Outra coisa, vc poderia falar sobre a eficácia de cremes "populares", como Avon, Natura, Boticário, etc?
Vou divulgar o seu post sobre livros no meu blog amanhã.
Um beijo.

Sandra disse...

Credo!! Achei esse básico muito caro...rs...
Quando eu morava no Brasil não lembro de pagar tanto para cuidados básicos. Usava sabonete específico para o rosto, adstringente, creme noturno e filtro solar.
Aqui em Zürich para cuidados básicos para ter uma idéia. (valores aproximados):
Solução de limpeza La Roche Posay: 22 francos
Adstringente Vichy ou La Roche: 22 francos
Hidratante noturno Vichy com Retinol: 50 francos
Creme para contorno dos olhos Avéne Ystheal com Retinaldehyde: 33 francos
Filtro Solar para o rosto Vichy: 32 francos
Creme hidratante para o corpo Avene/La Roche ou Vichy: 30 francos
Total: 189 francos
Aproximadamente 300 reais
Estes produtos costumam durar muiito se souber usar bem.

O Brasil está precisando mesmo rever seus impostos...
Abraços!!!

Ana Carla disse...

Princesa
Realmente a coisa é punk... umamaiga trouxe o receituário da dermato no final do ano passado e gastei R$100, aqui teria pelo menos um R$450, e confesso q sou viciada em dermocosméstico.
bjos

Leticia disse...

Verdade, doutora princesa! A gente não pode é ficar com vergonha de explicar o que vai ou não usar.
Fui a uma médica "chiquérrima" da última vez (e morrendo de medo da conta), porque queria tratar vasos e vermelhidão no rosto com um laser que meu dermato (clínico e old school mas que não se nega a indicar tratamentos mais estéticos) não tem. Ela, além de dizer que o laser era desnecessário e me recomendar produtos calmantes, se deu o trabalho de ligar pra uma farmaceutica (ou representante de laboratório, não sei) pra perguntar a melhor e mais barata forma de manipular niacinamida 4%. É que eu usava o papuless e gostava muito, mas expliquei que produto demais me dá preguiça. Saí com um tônico manipulado baratinho, sabonete calmante, hidratante calmante pras bochechas, normaderm nuit pra zona T, o bom e velho minesol oc, o bom e velho creme de olhos, e um hidratante pro corpo também manipulado (melhor que o iso-urea e mais barato!!)
Aí ela me explicou que prescreve manipulado só quando é fórmula "consagrada" porque é difícil saber como dois ou três componentes diferentes vão interagir numa mesma fórmula. Que médico é médico, e não químico. E que a textura do produto é o que faz a pessoa usar com disciplina, porque resultado é só com três, quatro meses, e que os laboratórios investem pra garantir a melhor textura, o que é mais difícil pros manipulados.
E agora fiquei ansiosa pro teu post sobre laboratório x manipulado!
Ainda, ela fez uma recomendação muito esquisita! Recomendou que se eu não fosse fiel a uma farmácia, que buscasse no mínimo quatro orçamentos e escolhesse os intermediários. Qual será o motivo?
Paguei um horror por vinte minutos de consulta, mas saí 100% satisfeita!

Alice disse...

Olá, sempre entro no blog para ver as novidades...mas nunca fiz nenhum comentário, hj por acaso estava pesquisando o R$ de um creminho que minha dermato recitou e vi mta diferença, e claro achei todos caros rsrsrs, mas ela sempre fala, vc sabe que coisa boa é caro neh?! Ai respondo sei sim...Adorei o post e concordo que todas devemos ter cuidados básicos com a pele, fico de boca aberta qdo alguem me diz que não usa protetor diariamente....A maioria das minhas coisas duram mais de 2 meses que é o tempo de pagar se dividir no cartão, então compensa...
bjos!!!!

Anônimo disse...

''manipular ou não manipular: eis a questão''
SERIA UM ÓTIMO POST!! SEMPRE TENHO DUIDA SOBRE CONFIAR NESSES PROTETORES MANIPULADOS QUE SÃO SUPER SECOS, BARATOS E C/ FPS ALTO!! DESCONFIO DA EFICÁCIA DELES... RS
AGRADECEMOS DESDE JÁ!

Thais Mittmann disse...

Ah se todos os dermatos pensassem assim. Uma vez fui numa dermato e falei que a receita tinha sido beeem salgada (R$ 870,00 +/-), ainda mais para quem estava montando apartamento, prestes a casar. Ela fez uma cara de "ai, coitada dessa pobre". Conclusão, troquei de médica, que fez praticamente a mesma receita por R$ 250, com produtos manipulados! Claro que amo marcas e não há que se negar que alguns produtos são ÓTIMOS, mas a gente ganha em real e ganha muito mal, né? Mal sabe a médica do "ai, coitada dessa pobre" que eu comprei muito mais do que ela me passou, pela metade do preço em Paris na minha lua de mel! Parabéns pela sua iniciativa. Não ter muito dinheiro não é sinônimo de pele feia. Um protetor solar ao longo da vida faz milagres! E já que estamos falando no assunto, por que alguns produtos manipulados duram tão pouco? Reparei que o Tri luma dura mais de 2 anos e sua versão manipulada dura 1 mês. Pela quantidade usada X custo benefício vale a pena investir no tri luma, por exemplo. bjs

cris disse...

Oi Lú!!! Eu gasto um dinheirão com produtos mas acho que vale a pena!!!Lú, é possível fazer alguns comentários sobre ginástica facial? Eu tenho a maior dúvida se fazer ou não...na verdade já faço alguns exercícios... Bjosss,Cris

Anônimo disse...

Oi Dra. Lu mais um ótimo post!! A minha história é a seguinte... eu já passei por vários dermatologistas na vida... VÁRIOS mesmo !!! Sofri de acne e hoje luto para combater algumas cicatrizes que restaram. Foi difícil encontrar um médico que realmente fosse esclarecedor e que indicasse tratamento/remédios realmente eficazes. Bom, eu frequento um dos dermatologistas mais caros de são paulo. Esse dermatologista costuma passar remédios manipulados.

Eu sou desconfiada com farmácias de manipulação, pois já passei por algumas experiências não muito agradáveis com algumas. Mas esta clínica que eu frequento indica algumas farmácias de manipulação confiáveis para os pacientes. Bom, na minha opnião, eu percebo que os remédios manipulados agem tão bem quanto os de farmácia, mas isso se manipulado em uma boa e reconhecida farmácia de manipulação, né. Para vocês terem uma idéia:
Sabonete do rosto (manipulado): 25,00
Loção tônica (manipulado): 20,00
Hidratante facial (manipulado): 83,00
Ácido para o rosto(manipulado): 58,00
Contorno dos olhos (manipulado): 83,00
Protetor solar (farmácia): 130,00
Total: 399,00

Os manipulados duram 3 meses e meu protetor solar dura um pouco mais de um mês.

Um tratamento dermatológico infelizmente é muito caro !!! isso pq não contei o tratamento com peelings e laser fraxel seriado que faço que são SUPER caros!! e encontrar um bom dermatologista foi uma luta (pelo menos pra mim foi).

Adoro seu blog!!!

Eu tbm concordo que seria interessante um post sobre manipulados x farmácia.

Beijos,

Elen.

Cris disse...

Gastar praticamente um salário mínimo com cremes, não é muito a realidade brasileira.
Usar um bom protetor solar, é o mais importante.

Sá... disse...

Me senti obrigada a comentar mais uma vez rs!

Pra dizer que além do resto, adoro sua franqueza.

Aos 19 anos estava intrigada com uma matéria que dizia que em torno dos 20 anos começam a surgir os primeiros sinais da idade (o.O), não sei o quanto disso é verdade, mas me preocupei e marquei uma consulta com a dermatologista e pedi DESESPERADA um creme pra área dos olhos, porque na minha e cabeça (e bem provavelmente só na minha) eu estava enrugada aos 19 anos...

Okay, ela me passou um creme que não devia ter nem 30ml e custava quase duzentos reais... Algo em torno de 180 e qualquer coisa. Quase enfartei! Estagiária e tal, sem um conto pra ir no cinema e tendo que desembolsar duzentas pilas sem pestanejar...

Aí que desencanei, investi em um bom hidratante pro rosto (além do protetor ever) muito bom (preço médio: R$70,00) e estou feliz da vida... Hoje, aos 22 anos já estão sim aparecendo os meus primeiros sinais da idade (Oh, God!), mas desta vez vou conversar bem sério com ela a respeito de um creminho mais amigo, né... Nada melhor!

Beijos, gals!

Anônimo disse...

Òtimo post. Doutora princesa acertando na mosca mais uma vez. Cuidar da pele além do investimento necessita de bom senso e comprometimento. Tem que abraçar a causa. Bjos
Roberta

Luciana Leal disse...

Carol: tem que ver se você está aplicando a quantidade certinha...porque durar uns dois meses, vá lá, mas seis meses....

Cassia: estou te esperando lá no hospital!

Renata: é só uma questão te tempo até você poder comprar tooodos os cremes que quiser! Agora a sua boa genética, isso nenhum dinheiro compra, concorda??? Obrigada pelo carinho!

CR, Paula, Patty, Anônimo: aguardem!

Nathalia: você fica com a pizza???? Ou cada mês escolhe uma coisa?

Laura: não desista, querida! Procure algo com o seu médico que não cause alergia...

Simone: não se esqueça de passar o protetor do rosto também no pescoço e no colo...o importante é reaplicar e não esquecer nenhum pedacinho...

Cássia 2: concordo contigo, mas pense só, o governo tem dificuldades até de arrumar remédios baratos, imagine dermocosméticos...

Claudia K: continue assim!!!

Claudia-anônima: igualzinho, igualzinho, acho que não é possível, mas algo parecido sim...
Converse com ela!

Prima: ainda bem que ele não aplica esse pensamento quando vai comprar meus presentes de aniversário...hehe...

Pedro: eu sempre concordo com você!

Fátima: granona!!! Se existem coisas caras no mundo, essas coisas são "produtos de cabelo"...

Helena: site da clínica www.lintervento.com.br
Beijos!

Je: vender o rim???? Você tem toda a razão e eu tive que rir, desculpe!!!!
Mas você tem razão, consultas apressadas são U-Ó. Pessoalmente, eu não atendo convênios, pois prefiro gastar pelo menos uma hora nas minhas consultas. E quem tem convênio, só sobrevive, se fizer volume de atendimento. E para atender muitas pessoas, a consulta precisa ser rápida, não tem mágica.
Lá no hospital, a consulta da cosmiatria precisa ser rápida, mas a anamnese geralmente é feita numa outra consulta prévia, num atendimento anterior. Essa questão é complicada mesmo.
Vc faz bem em se prevenir!

Sandra: ainda bem que morando fora, vc não mais padece desse mal...tô com inveja branca...

Leticia: concordo com a sua médica, nós não somos quimicos e nem farmacêuticos. Quando eu manipulo, são fórmulas consagradas, que as próprias farmácias nos ensinam...Em relação ao orçamento dos cremes, acho que ela só queria que vc tivesse diferentes preços, pois eles variam muito.

Alice: tudo de bom pra vc e viva seus cremes!

Thais: releve...pessoas bestas existem em todo lugar...

Cris: não tenho experiência nisso...

Luciana Leal disse...

Elen: de fato, eu confio em farmácias boas, tipo dermatus, Dermage, Office Lab....mas já vi pessoas manipularem cremes em farmácias sinistras e aparecerem com o rosto queimado....

Cris: o protetor solar realmente é o mais importante, até por uma questão de saúde pública.

Roberta: FALOU E DISSE!!!!

Ri Coelho disse...

Doutora, gostei muito do teor deste post!
É muito bonita essa sua preocupação com o consumidor/cliente, considerando esta crise mundial que todos estamos a passar (uns a notarem mais, outros a notarem menos, mas ninguém fica indiferente a esta mudança)pois, apesar de a sua área estar sobretudo envolvida com a beleza e (bom) aspecto da pele. Como referiu no post, a maioria dos seus pacientes nem sequer sofre nenhum tipo de patologias e mutias vezes há um preço a pagar pela beleza ou saúde cutânea.
Gostei do facto de nos ter consciencializado, o que acaba por ter dois efeitos: por um lado alerta as pessoas em relação ao investimento que se faz em prol da beleza/saúde da pele, e também em segundo lugar acaba por "responsabilizar" as pessoas a cumprirem com o tratamento prescrito, visto o dinheiro investido nele.
Gostei do facto de se preocupar com os seus pacientes, aconselhando-lhes coisas que têm uma maior probabilidade de virem usar,(devido ao custo, esquema posiológico mais extenso, etc.) em vez de prescrever um creme carérrimo que é mais conhecido ou que possa lhe possa trazer mais benificios dos laboratórios (não sei se aí se verifica isso, mas cá em portugal há viagens, barcos e todo outro tipo de prémios oferecidos a médicos pelos laboratórios mediante determinado número de prescrições de um certo fármaco).
Beijinho e continuação de bons posts!

Anônimo disse...

Lu, a dica das amostras é boa mesmo. A minha dermato me indicou um creme(por volta de R$85,00) e a minha pele não gostou nadinha dele. Com isso pude relamente gastar meu dindin com um produto que fez a minha pele agradecer!!!!
Bjs

Aline Darezza disse...

Dr.Luciana ..post maravilhoso como sempre !Incrivel como vc se supera a cada dia !!
é realmente um prazer ler o seu blog!!!
Em pensar que aki na europa custa metade do preço...e tem algumas farmacias q ainda te dao 20% de desconto sobre Vich,La Roche posay..e boa parte desse que vc sempre cita por aki!
Fim de ano eu faço a festa com as amigas ai no Brasil, vendendo minha "muamba chik"...rsss

Bisous

krinha de buneca disse...

Dra Princesa, eu vou ao Rio em julho( de 22 à 30/07)e gostaria de me consultar com vc, se a sua agenda não estiver lotada até o final do ano, rsrs.Se puder me responda pelo e-mail lueconomia@hotmail.com
Desde já agradeço.
Luciene Vidal
Goiânia-GO

Raquel Oliveira disse...

Ótimo post Dra!

Aline Pozzan disse...

Ah Drª. Luciana. Que bom seria se o mundo tivesse mais médicos como você. Adoro o seu blog e o jeito como escreve, parece estar conversando conosco cara a cara. Beijocas

Anônimo disse...

Oiii médica!!!

Infelizmente receita de dermatologista é sempre cara. Passei em um dermatologista e somente dois produtos deu R$168,00. Eu sinceramente achei caro, mas foi culpa minha, não acalmei a minha ansiedade e não pesquisei.

Gostei mt do seu blog.

Ju

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???