segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ler é contagioso... me ajudem a contaminar as pessoas!


Então, gente.

Essa idéia vem me incomodando a alguns meses... sim, meses... Mas a idéia original era meio trabalhosa e a preguiça acabou falando mais alto.

Vou contar: como vocês sabem, eu sou fissurada por livros. Estou sempre com um livro dentro da bolsa para me ajudar a passar por momentos tediosos da vida, como filas de banco, almoços solitários, esperar por coisas de uma maneira geral...

Leio aproximadamente um livro por semana. Isso me proporcionou muitos momentos de alegria (e fuga), mas me gerou igualmente um "problema": o espaço físico da minha casa é limitado. Minhas prateleiras estão abarrotadas.

Eu nunca fui egoísta com meus livros (tirando uns dez que são os meus preferidos), sempre dei o excedente para as pessoas (pacientes, parentes, amigos...), doei para instituições de caridade, bibliotecas, mas uma coisa estava me incomodando.

Quando nós doamos um livro para uma biblioteca, por exemplo, esse livro só chegará às mãos de quem gosta de ler (porque quem não gosta, jamais irá se dar ao trabalho de pegar um livro por livre e espontânea vontade).

Meu objetivo é mais trabalhoso, é fazer o livro chegar às mãos de quem não gosta de ler. Sentiram o drama? Porque essas idéias ficam atrapalhando a minha mente? Porque eu não sinto vontade de doar livros somente para as pessoas que apreciam a leitura? Que saco! Seria tão mais simples! E eu sou tão atarefada!

Bom. Queimei meus dois neurônios (o Tico e o Teco) pensando em como eu poderia viabilizar essa coisa de fazer os livros chegarem às mãos de quem não gosta de ler. Tive até um pouco de insônia nesse dia, até que tive uma idéia.

É tão simples! Decidi que vou espalhar livros pela cidade do Rio de Janeiro. Vou "esquecer" livros (de propósito) em provadores de roupas, cadeiras de restaurantes, pontos de ônibus, metrô, caixa de correio do vizinho, e onde mais vocês conseguirem imaginar.

Imagine que você é uma pessoa trabalhadora, que tem o dinheiro contado, não sobra nada no fim do mês para pequenos prazeres, e encontra um livro no banco do metrô. No livro está escrito em letras garrafais "ME LEIA" (igual ao "me beba" e o "me coma" da Alice no País das Maravilhas). Você pega o livro, lê, gosta e descobre que ler é legal sim, ler é contagioso. Aí sim, essa pessoa vai procurar um meio de manter essa paixão ativa. Aí sim ela vai procurar bibliotecas, sebos, etc...

Pessoas do mundo inteiro lêem o meu blog. Eu gostaria muito que minha ação não acontecesse só no Rio de Janeiro. Eu adoraria que todos os meus leitores espalhassem livros pelo planeta. Imaginem a PANDEMIA que nós poderíamos causar??? Já pensaram se livros começam a aparecer nas ruas do Japão, em um movimento que foi iniciado aqui no Brasil?

Então, juntem-se a mim! Escrevam na capa dos livros "ME LEIA" e comecem a contaminar pessoas com a paixão pela leitura, em todos os cantinhos do planeta.
(podem usar aquelas canetas que escrevem em CDs)

Amigas e amigos blogueiros que quiserem copiar este post em seus blogs, sintam-se convidados a fazer isto! Desde já agradeço!

59 comentários:

Luzia disse...

Olá Princesa !
Existe um movimento : "Liberte um livro ", que faz exatamente isso, a diferença é que eles pregam que quem receber o livro tem que libertá-lo depois.Para isso, há uma etiqueta onde há o enedereço do site que explica o que quem achou um livro deve fazer : http://www.livrando.com.br/index.php

SaraH disse...

Lú...

Que idéia genial!

Gosto de ler mas com tanta leitura "obrigatória" na facul não me sobra mto tempo pra ver o que eu realmente gostaria.
Se fosse eu quem encontrasse com certeza ficaria curiosa e leria...
Linda a idéia.

Mil bjusss,

SaraH

Liliane de Paula disse...

Eu tenho ciumes louco dos meu livros. Não posso participar.

Flávia Batista disse...

Nossa, muito boa sua ideia.

Quando você vai começar a "deixar" os livros por aí?

Cara, muito interessante mesmo. Seria legal, se além da etiqueta você colocasse também uma frase curta, mas de efeito que convencesse a pessoa a realmente ficar com o livro e lê-lo. Que acha?

beijos e parabéns!

Anônimo disse...

Eu vou esquecer de proposito um livro HOJE!!!!!!!!!!!!!

Mariane Martins Manso disse...

Ler êh sempre bom!!!

Bjs

Vanessa Vieira disse...

Olá
Li em algum lugar, alguma vez sobre a campanha do abraço grátis, lembra?? Foi no mesmo lugar que eu li sobre "esquecer" um livro em algum lugar. Faz tempo que não leio um livro "palpável", tenho lido e-book.
Enviei uma msg no chat, não sei se vc costuma ler. Vc pode me passar o telefone e o endereço da sua clínica aqui no RJ? BJs

Anônimo disse...

Adorei a idéia, temos o mesmo vicio e já vi livros que foram doados a bibliotéca nunca serem lidos (triste), vou participar da campanha e espalhar a idéia genial

beijos

Carolina disse...

Oi!
Lembrei que já tinha lido a respeito em algum lugar. Achei isso aqui: http://www.artigosbrasil.net/art/varios/3678/projeto-esqueca-livro.html%22

Meu problema acho que é o da maioria: a ciumeira brutal dos meus livros! =/

Beijos!

Blog da francis disse...

Por isso que eu digo...ESTE BLOG EH O MELHOR DE TODOS.
Vc eh demais!!!

Anônimo disse...

Bookcrossing: esse é o nome que se dá a prática de “esquecer” livros propositadamente para alguém encontrá-lo, lê-lo e esquecer de novo. É algo comum em países europeus. Portanto, não será um movimento iniciado no Brasil.

Laura disse...

Oi!
Eu também amo ler, mas confesso que ainda tenho ciuminho dos meus livros.
Aqui em Brasília tem um dono de açougue que teve uma iniciativa muito legal. O nome da loja dele é T-Bone Açougue Cultural. Ele espalhou pelas paradas de ônibus da cidade várias estantes com livros variados. Qualquer pessoa pode pegar. O projeto se chama Parada Cultural. Legal né?

Bjs e parabéns pela iniciativa!

Luciana Leal disse...

Que bom que esse hábito já existe...se eu soubesse disso, não precisaria ter perdido algumas horas de sono...
Mas o importante é que já existem pessoas fazendo algo que eu considero fantástico, não importa quem teve a idéia primeiro, e sim que as pessoas façam ("Just do it").
Eu já estou com uma pilha de livros separados ao lado da minha porta. Cada vez que eu sair, vou libertar um livro para o mundo.
Aprendi essa expressão no site LIVRANDO, que a Luzia socializou conosco.

Luciana Leal disse...

Ah, esqueci de fazer um comentário frívolo: me senti o máximo, quando o anônimo disse que isso é uma prática comum na Europa...
Eu só conseguia pensar assim" Nossa, eu penso como uma européia!!!".
Ridículo isso, mas eu pensei.

Daniele Müller disse...

AMEEI a ideia, gata!
eu to realmente precisando me desapegar um pouco dos meus livros, e como leio MUITO também, vou começar a 'esquecer' alguns por aí HAHAHA
adorei o blog ;*

Cris disse...

Lu,
com vergonha confesso que não leio tanto assim. Tenho uma facilidade incrível pra me desconcentrar enquanto leio. Aí, acabo deixando o livro de lado... Mas vou agora mesmo divulgar no meu blog a sua idéia. Bjo!

Cecilia . disse...

ah, pliz, manda uns pra mim. puxa. e eu aqui tao carente de livro, ai.

Renata Rainho disse...

vários lugares que frequento aqui em são paulo fazem parte deste movimento de abandonar livros.
pelo que vi a maioria vai pra reciclar mesmo, são vendidos como papel... uma pena.

Anônimo disse...

Achei uma ideia maravilhosa! Eu já "esqueci" algumas vezes livros no avião, pensando que talvez eles fossem cair em mãos de algum passageiro entendiado! Mas sempre fiquei com a dúvida se a companhia aérea simplesmente jogava fora! Acho que em lugares públicos, sem convênios e projetos específicos também ocorreria isso... eles "limpariam" o lugar... :(

Geo :) disse...

Oi Dra,
vou fazer uma perguntinha nada haver com o post.
Eu faço tratamento contra acne com Differin e Clindacne Gel, recomendados pela minha dermato. Posso continuar usando hidratante no rosto a noite e pela manhã por cima desses produtos?
Meu rosto ta super ressecado e muitoooo mais oleoso. Tô pra ficar louca. Acho que vou aderir ao peeling. :/
Beijos linda!

Tatiana disse...

Lu, muuuito legal a sua idéia. Já me contaram que algum conhecido fazia isso.
Eu também tenho esse problema e acabei montando uma biblioteca no meu escritório. Temos muitos profissionais circulando por lá e a idéia é eles levarem, sem marcar nada nem urgência ou exigência de devolverem. E se quiserem podem trazer outros também.

Beijo

Dani Ferreira disse...

Oi, boa noite!
Gostaria de falar com vc sobre uma parceria entre meu site e seu blog, por gentileza vc pode me contatar via email dani@dani-ferreira.com.

Obrigada

Priscila disse...

Olá,
Sou médica tb e moro em Brasília, e aqui há um movimento semelhante: os livros são deixados nos pontos de ônibus, podem ser levados e podem ser deixados no ponto seguinte. Ou seja, existem bibliotecas nos pontos de ônibus para estimular a leitura. AH!!! Seria muito bom, se isso pudesse ser feito em outros lugares, e se os bons hábitos fossem sempre estimulados. Boa sorte!!

Gabriela disse...

Oi Luciana!
Sou estudante de Medicina na UFSC e me formo em dezembro próximo, então você sabe como é, TCC, prova de residência, meu hábito de leitura não relacionada à profissão tá meio deixado de lado.
Não costumo deixar comentários em blogs, mas como apaixonada por livros que sempre fui e continuo sendo, senti necessidade de te dar os parabéns e contar que esse post me deixou emocionada!! Emocionada mesmo, porque esse tipo de iniciativa é o que falta no nosso país. Isso e que sejam reduzidos/abolidos os impostos sobre livros, porque como você mesma disse, a maioria da população mal consegue fazer sobrar um dinheirinho no fim do mês, e quando um livro custa em média 10% de um salário mínimo, fica difícil.

Denise disse...

Eu simplesmente amei a idéia. Infelizmente não tenho condições de comprar livros físicos.. mas sempre dou uma baixada em alguns aki pela net mesmo! Queria tantooooo encontrar um livro perdido por aí... ! Parabéns!

Anônimo disse...

Dra Princesa,
Você é realmente uma Princesa!
Linda e com conteúdo!

Carla Querci disse...

EU ADOREI A IDÉIA, NÃO SABIA Q JA EXISTIA! SERIA UMA ENORME ALEGRIA ENCONTRAR UM POR AI :)

ps. coloquei no meu pequenino blog viu?!

bj

Leticia disse...

Lu
Vou divulgar no meu blog, ok? Eu tb sou rata de livraria e também concordo com o seu ponto de vista. Normalmente destino a entidades carentes... mas nunca tinha pensado no que você falou!
Também leio livros compulsivamente... mesmo morrendo de sono, grudo meus olhos em algumas páginas e descanso a alma.
Assim que postar, te aviso, tá?
parabéns pela iniciativa!!!
Beijos
lelê

Unknown disse...

Ei Dra. Princesa!

Sou sua leitora assídua e adOOOro o blog!
Aproveito para pedir as informações sobre seu curvex térmico.
Marca, onde comprou, base de preço, se vale a pena mesmo... rs!

Beijinhos e obrigada!!!

Simone Make Up disse...

Excelente idéia! Me identifiquei horrores com sua paixão pela leitura. Tb não saio de casa sem um livro na mão!
Como leio muito, de tempos em tempos, preciso doá-los para abrir espaço para os novos.
Vou entrar na sua onda: vou esquecer livros em lugares públicos com um LEIA-ME bem grandão nele! KKK
Bjos,

Íris disse...

Adorei o "Penso como uma européia" hehehe

Realmente a prática já existe, cheguei a divulgar no meu blog há um bom tempo atrás (e quando divulguei era novidade total pra mim hehehe).

Antes de "Perder seu livro" cadastra ele no site http://www.livr.us/ , assim você pode ver por onde ele anda ;)

P.S.: Tb sou viciada em livros e pretendo aderir a esse movimento XD

Anônimo disse...

Gostei muito da sua idéia... mas aí, fiquei pensando... Acho que já li no blog que vc atende em uma clínica onde o poder aquisitivo do pessoal é um pouco menor. E se vc tb fisesse um cantinho de doação por lá? A recepcionista podia explicar a proposta, e as pessoas poderiam folhear os livros e escolher um para si. Porque eu temo que livro "abandonados" por aí... podem acabar assim mesmo, abandonados... e o pessoal não entender a proposta.

Luciana Leal disse...

Claro que pensei lá no hospital onde atendo....já "esqueci" alguns por lá, nos bancos de espera!
Só não posso colocar em cima de um espaço especial porque é um hospital público, eu não tenho poder pra isso....
mas é muito boa a sua idéia!

Gabi disse...

Nossa!! Sua atitude realmente me inspirou! Estou me sentindo "tentada" a seguir seus passos rsrs
Parabéns pela iniciativa!

até me arrepiei =)

Carolzinha disse...

Eu amo ler de montão, e achei o máximo a sua idéia, eu infelismente não posso ficar comprando livros, mas adoraria encontrar um seu perdido por ai, minha cidade não tem nem biblioteca aff, q tal deixar um perdido no portão da minha casa, rs, eu prometo q leio e passo a diante.
Bjss ... amo de mais seu blog princesa.

Makeup da Cris disse...

nossa genial será que estou lendo isso msm? Ganhei meu dia hj!Parabéns pela atitude!bjussssssss

Romullo Pontes disse...

O nome deste movimento é BookCrossing e foi iniciado nos EUA, mas mesmo não sendo inédita sua ideia é ótima. Inédito mesmo é querer doar livros para quem não gosta de ler... Tarefa árdua, mas louvável. Para quem gosta de ler, existem várias opções para troca de livros: http://olivreiro.com.br/blog/2009-08-15-intercambio-de-conhecimento-sites-incentivam-troca-de-livros-via-internet

Luciana, fizemos recentemente um quiz/concurso cultural no blog d'O Livreiro, rede social para quem gosta de ler, assim como você, baseado no livro recém lançado da Laure Luke, o Looks. Olha lá e depois diz o que achou: http://olivreiro.com.br/blog/2010-05-05-quiz-qual-look-de-celebridade-mais-combina-com-voce

Beijo grande!

Anônimo disse...

Dra, tenho uma pergunta: eu li na revista corpo a corpo que Ticiane Pinheiro usou, enquanto grávida, os produtos da marca Obagi Clear para acabar com as manchas de pele. Os produtos são bons mesmo? Que tipo de mancha eles tiram?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MissNicole disse...

Olá.. ADORO seu blog, é um dos meus preferidos! ahhaha há muito tempo o acompanho e tenho salvo nos meus favoritos =] Sou estudante de medicina ainda.. mas também quero muito seguir a area estética.
Só agora criei o meu blog.. e adicionei vc a lista dos meus favoritos também, espero que possamos ser amigas blogueiras! ;)
Beijão!

Studio Bucal disse...

Lu, tenho passado diariamente por aqui, mas por falta de tempo não tenho comentado. Aí vão meus comentários...
1. Post do plágio: SEM COMENTÀRIOS!! Tenho é pena da menina que fez isso..coitada. Ela foi muito infeliz com isso.
2. Cuidados da pele: nossa pele vai agradecer todo cuidado de hj quando tivermos na casa dos 50-60. Penso assim quando passo um creminho. Cuidado nos 30, linda nos 60!!
3. Livros: Lu, vc é a grande responsável por me incentivar na volta à leitura de livros que não são técnicos. Fazia tempo que não lia um livro de história, romance...Com seu blog, mergulhei nas suas dicas e tenho lido diariamente (na medida do possível!!). Agora vou praticar o "esquecimento" .
Um beijo...
Flávia

Cláudia disse...

Parabéns vc é 10, mais cade vc ? to viciada nos seus post entro varias vezes pra ler coisas interessantes seu blog faz bem a minha pele to esperando ansiosa bom dia Dra.Princesa

Patty disse...

Oi Princesa!
Já ouvi falar de uma campanha assim. Tenho até uma dica - e coloco em prática seguidamente: deixar revistas ao alcance do público. Ótimo para quem tem ciúmes dos livros! E já é uma forma de leitura, né? Pelo menos tem algumas informações. Eu procuro dar livros para crianças e jovens, vou testando vários tipos até encontrar o gosto deles. Adorei sua iniciativa! Beijos.

Unknown disse...

Olá Luciana,

gostaria que você falasse sobre os produtos Eucerin da linha Dermo Purifyer que é recomendado para peles oleosas e acneicas!

Super recomendo e gostaria de dividir isso com as suas leitoras também!

Beijos!

RoxaPimenta - Fabiana Dias disse...

Oiiiiiiii!
Adorei aqui!!
é.. vamos contagir mesmo,
pq Ler é tudo de otimo!!!

Vou te seguir viu??

Se quiser me fazer uma visitinha, Tenho legais dicas de nutriçao!

Um beijo! Sucessoo!

Unknown disse...

Muitooo show o seu blog!!
e concordo plenamente que a leitura é contagiosa!rsrs Pode deixar que colocarei "me leia" em tds os livros!rsrs
Passa no meu blog: http://makeup38.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu vi uma coisa parecida na Oprah... A idéia é realmente muito boa!

Dayane disse...

Pandemia confirmada na cidade de Manaus-AM.

Luciana Leal disse...

Pessoal, essa semana "esqueci" 30, eu disse TRINTA livros por aí.....

Vanessa Vieira disse...

Só nessa semana 30 livros?? Nooossa, que biblioteca vc tem em casa, hein!! rsss... Esqueceu de responder a minha pergunta?
BJs

nessavieira10@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, Lu!

Tudo bem!? Sou assídua de seu blog e me chamou atenção este post de sua doação dos livros.

Apenas para informação....Sou de São Paulo e trabalho em uma ONG voltada para a educação de Jovens e Adultos e nós SEMPRE recebemos doações de livros...se te interessar, fico a disposição!!

Um grande beijo

Sheila

MICHELLI disse...

Oi Lu,
Que bela iniciativa!
O mundo precisa de mais pessoas assim como vc.
Vc é especial mesmo!
Com certeza vou participar deste movimento e espalhar uns livrinhos pela cidade de Porto Velho.
Bjs,
Michelli.

Luciana Leal disse...

Vanessa: acabei de lhe escrever!

Vinnie Medeiros disse...

Querida Luciana,

Primeiramente quero dizer que seu blog é FANTÁSTICO. Parabéns. Você além de uma ótima médica dermatologista, deve ser uma pessoa especial, encantadora! Penso isso pela maneira que conduz seu blog e como escreve seus posts. Enfim, curti muito todo esse seu blog. Rs =)

Bom, vamos lá, vou transformar seu post em e-mail, pode? E então, tenho ideia de passá-lo para meus conhecidos.

Posso entrar em contato com você? Estou estudando pra Medicina, e quero uma opiniõa sua.

Desde já, agradeço.

Ps.: Segue meu contato, Luciana:

www.meadiciona.com/vinniemedeiros
ou

MSN: vini.boa@gmail.com (Somente de domingo)

Fátima - Blog da Alergia disse...

Oi Luciana: em 2009, Nova Friburgo comemorou o Dia Nacional da Cultura com várias atividades. Uma das campanhas foi de estímulo à leitura e livros eram "esquecidos" nos bancos da praça Dermeval Moreira, no centro da cidade. Leia:
http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=7190
Beijos e parabéns pelo blog!

Vanessa Vieira disse...

Oi, Lu....
Recebi seu e-mail.
Obrigada
Bjs
Vanessa Vieira

Ana Flávia Oliveira disse...

Olá dra Princesa!
Seu blog é simplesmente o MELHOR! Fico um pouquinho longe da net e já sinto falta dos post`s. Vou divulgar no meu blog, tá? Eu tmb amo ler... Domingo começei a ler "as 100 mais" p/ distrair um pouco dos livros da medicina. rs* Um tática que eu adoto é comprar alguns livros (de medicina mesmo) p/ presentear os colegas de sala. Tem surtidos bons efeitos. Eles são meio que "obrigados" a ler pq sabem que eu vou perguntar e querer falar sobre o livro! rs*
Bjinhos!

Débora disse...

Amei a idéia! Vou esquecer todos os meus livros por ai...
Obrigada!
Débora

Anônimo disse...

Esse seu posicionamento demonstrado em "Ler é contagioso...me ajudem a contaminar as pessoas" só demonstra uma única coisa: que além de linda por fora, você é igualmente espetacular por dentro!! Parabéns!! Adoro você!!!

Queria que alguém me apreciasse por algo que escrevo!! Por isso, acho que também vou criar um blog! Rs...

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???