terça-feira, 15 de junho de 2010

"Programa Belezístico" em São Paulo - Parte 4 - Endorfinas





A equação é simples: o Davi me gera felicidade. Felicidade produz endorfinas. A questão é: como as endorfinas conseguem ajudar a sua pele a se manter sempre linda?

Produzidas pela hipófise e hipotálamo, você consegue produzir endorfinas de duas maneiras: estímulos endógenos ou exógenos. A presença do gostoso do Davi, junto com a prática regular de exercícios, a exposição solar moderada, beijar na boca e o consumo de alimentos deliciosos, como o chocolate, são bons exemplos de produção de endorfina.

As endorfinas deixam a pele mais luminosa, provocam sensação de bem-estar, aumentam a performace geral do organismo (já repararam que os primeiros 20 minutos de exercício são sempre os piores?), aumentam a analgesia no organismo.

Fato: a pele tem receptores para endorfina. Estes, são chamados cientificamente de receptores opióides. Um nome ridículo para designar o local de ligação do hormônio com uma das suas células-alvo, que no caso específico da pele são os queratinócitos e fibroblastos. As endorfinas, ao se encaixarem nesses receptores (como uma chave na fechadura da porta), vão incrementar a produção de fibroblastos, diminuir sinais de inflamações e promover migração de queratinócitos.

É por esse motivo que as pessoas felizes conseguem ficar mais bonitas! Não é só uma questão de beleza interior, mas exterior também! Dessa constatação nasceram os neurocosméticos, que são princípios ativos capazes de mimetizar as ação das endorfinas.

Além da questão da beleza, existe ainda a coisa mais importante do mundo, que é a nossa saúde. Os neurocosméticos também são capazes de proteger as nossas células, alem de embeleza-las.

Os queratinócitos da camada basal (a camada mais profunda da pele, que também é conhecida como camada germinativa) produzem NGF (fator do crescimento neuronal), o qual é responsável pela manutenção vital da célula neuronal. Além de proteger neurônios, ele também previne a apoptose (suicídio celular) dos queratinócitos e melanócitos, que ocorre após exposição ultra-violeta, pois a radiação provoca mutação genética no DNA dessas células. Portanto, os neurocosméticos protegem o DNA celular contra as agressões externas, prevenindo também a formação de radicais livres.

Alguns neuro-ativos existentes no mercado:

Calmosensine (Siderma) – Butilenoclicol, água, Laureth-3, Hidroxleticelulose, Acetil Dipeptídiio-1, Cetil Éster (usado em concentração de 30%);

Endorfin (Polytechno) – Extratode tephrosia purpúrea, Extrato de Theobroma cação (cacau), Propilenoglicol. O pH de estabilidade varia entre 4,5 e 6,5 e é utilizado na concentração de 3,0 a 8,30%.

Eritelina 2 (Secma) – Nome INCI, Sawed Extract, Butilenoglicol, Glicerina, Hidrolisado de Euteromorpha compressa ou Ao Nori ou Yellow-gren Nori. Ativo que reduz eritemas, pruridos e descamações. O pH de estabilidade varia entre 5,5 a 6,5, concentração de 2,0 a 3,0%.

Happybelle-Pe (mibelle) – Nome INCI, Vitex Agnus Castus Extract, Tocopherol, Ascorbyl Tetraisopalmitate, Cyclodexdrin, Glycerin, Água. O pH de estabilidade varia de 5,0 a 7,0, concentração de 1,0 a 2,0%.

Neuroxyl (Polytechno) – Glutamilanidoetil-Indol, Prolinamidoetil-Inudasol, Butilenoglicol, Água. É uma associação de neuropeptídeos com propriedades neurotráficas e neuroprotetoras e antioxidantes. O pH de estabilidade varia entre 4,5 a 6,5 utilizando concetração de 1,0 a 3,0%.

Davi (The King) - gerado e produzido em São Paulo, pela farmácia de manipulação Fernanda & Rodrigo, na concentração 1% (1 ano), é um grande produtor de endorfinas em mulheres adultas. Deveria ser usado diariamente, em doses cavalares, mas o uso esporádico também é capaz de produzir bons efeitos.

10 comentários:

Luciana Leal disse...

Mariana: O site da clínica é www.lintervento.com.br
Lá tem tudo o que vc precisa!

Anônimo disse...

dra lu, ontem fiz pela primeira vez a luz pulsada. Vi que era o aparelho Harmony. Pode me dizer se ele é bom? Se realmente tem a função de rejuvenescer ou se tem outros melhores?
Obrigada, beijos, Dani

Ana Carla disse...

Davi é tudo de bom!!!
bjos

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

O reizinho e a princesa! Que dupla, hein??? :)

Ri Coelho disse...

Doutora, boa sorte hoje para o seu BRASIL, vou torcer por voces hoje!
Cuidado com a Costa do Marfim, eles são terríveis, muito violentos!

Luciana Leal disse...

Juliana, estou é com a cara gorda mesmo, nem sei mexer em Photoshop....

Anônimo disse...

Gorda? Onde? Que nada! Então vc foi mesmo abençoada com essa pele! Como a gente faz pra ter a pele assim? Nasce de novo? kkkkkk
Juliana Tito

Anônimo disse...

Olá querida , gostaria que vc escrevesse sobre o Glamoxy Snake Serum, da companhia Rodial , que parece que é a sensação do momento
agradeço desde já
Ivone

Anônimo disse...

Oi dra. tudo bem? Em falando de beleza, li a respeito de uma tal pílula da beleza realmente dá resultados, é recomendado? É um tal composto de Exsynutriment e Bio-Arct...Muito obrigada ! Karina - São José do Rio Preto - SP

Aline Pozzan disse...

Acho tão lindo o amor e carinho que vc tem pelos seus sobrinhos. Quanto vc tiver um filho então, vai ser a mãe mais babona do mundo. Beijos

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Acompanham este blog:


Onde você está???